Óleo derramado em Rio Grande
Acidente durante a atracação

25 Jan 2008
Deve se estender até o próximo domingo a operação de retirada do óleo combustível que vazou do navio cargueiro Monte Sarmiento, de bandeira alemã, na área do cais do Tecon, no final da tarde de terça-feira. A informação foi dada ontem pelo chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Superintendência do Porto (Suprg), Celso Corradi. Segundo ele, trata-se de um trabalho moroso porque a mancha de óleo está contida embaixo do cais.

Até o início da noite de quarta-feira, a remoção do óleo era feita com equipamentos de aspiração, mas devido à sua localização e ao volume estar reduzido, as duas empresas que fazem o serviço passaram a usar mantas de absorção. Conforme explicou Corradi, essas mantas são colocadas sobre o óleo, embaixo do cais, e depois recolhidas. No entanto, é possível colocar manta em apenas uma parte da área em que está a mancha, onde o cais é mais alto. Em função disso, o trabalho é lento. Os técnicos ficam tirando o óleo e observando. Sempre que é possível, usam o equipamento de aspiração.

O navio já está recuperado, porém permanece no cais devido à operação de limpeza da água. O cais está cercado de barreiras de contenção, mas se o navio for movimentado haverá deslocamento de água.
"É uma precaução que se precisa ter", explicou o tenente Rubens Dario, da Capitania dos Portos. Também devido ao trabalho de remoção do óleo, visando a evitar que a mancha se alastre, o cais do Tecon permanece interditado, sem operar nenhum outro navio.

O vazamento de óleo combustível aconteceu devido a um acidente com o cargueiro, ocorrido por volta das 17h30min da última terça-feira. Durante a atracação, o navio bateu no cais e sofreu uma fissura no casco, na altura de um dos tanques de óleo. Dentro do inquérito aberto para apurar as causas do acidente, a Capitania dos Portos já ouviu o comandante e três tripulantes do Monte Sarmiento. Práticos da Barra também serão ouvidos. A Capitania tem 90 dias para encerrar o inquérito.
Fonte: Jornal Agora / Fotos: Hamburg Süd

O Monte Sarmiento, em Lisboa.

-o-