Veleiro transportado por carreta gigante em SP vai dar a volta ao mundo
Barco de 7MI será mastreado em Porto Alegre
Luísa Brito

 

15 Fev 2008
O veleiro de 40 metros de comprimento que está sendo transportado por uma carreta gigante pela cidade de São Paulo desde quarta-feira (13) vai dar a volta ao mundo.

De acordo com o engenheiro elétrico que trabalhou na construção do barco, Marcos Hurodovich, o veleiro será levado para Mônaco, onde vai começar uma volta ao mundo em abril deste ano. A viagem deve durar quatro anos. A lateral superior da embarcação nem foi pintada ainda para dar lugar às marcas das empresas que patrocinarão a viagem. Segundo Hurodovich, o veleiro vai hastear bandeira brasileira nos quatro cantos do mundo.

A embarcação está avaliada em US$ 4 milhões (cerca de R$ 7 milhões) e foi comprada por um aventureiro profissional suíço. O proprietário, segundo os funcionários que estão cuidando do veleiro, proibiu que fossem feitas fotos ou filmagens do interior. O barco pesa 80 toneladas, tem 9 metros de largura e 3 metros de altura.

O Pangaea, como será chamado o veleiro, saiu do estaleiro em Itapevi, na Grande São Paulo, com destino a Santos. Ele está sendo transportado numa carreta gigante, de 48 metros de comprimento, que só pode circular pela cidade durante a madrugada, para não atrapalhar muito o trânsito. Nesta sexta-feira (15) ele está estacionado numa baia da Avenida Vicente Rao, na altura da Rua Barão do Triunfo, na Zona Sul de São Paulo.

Em Santos, o veleiro deve receber a parte superior da cabine do piloto e seguir viagem, já velejando, até Porto Alegre. A cabine não foi posta ainda porque dificultaria a locomoção da carreta por São Paulo. Na capital gaúcha, a embarcação receberá o mastro onde serão fixadas as velas. A previsão é de que no dia 5 de março, Pangaea deixe terras brasileiras e vá até Barcelona, onde serão colocadas as velas. Serão 22 dias de viagem até a Europa. O veleiro deve chegar a Mônaco no dia 7 de abril.

Carro alegórico
Os funcionários estão encerrando os últimos detalhes do interior da embarcação e também acompanham a viagem para vigiar o veleiro e impedir que curiosos queiram conhecê-lo por dentro.

Na parte superior ainda há galhos cortados durante o trajeto pela cidade. Eles se divertem com as caras de curiosidade que as pessoas fazem ao se deparar com o veleiro em pleno trânsito da cidade, a imagem que se tem de longe. “Já perguntaram se era um carro alegórico de carnaval”, conta sorrindo o eletricista José Roberto da Silva. Segundo ele, os curiosos também querem saber de quem é o veleiro, para onde vai e de onde vem.

Seis quartos
A embarcação, por dentro, é tão completa quanto uma casa e luxuosa. Tem seis quartos, três banheiros, sala, escritório, cozinha com mesa para refeições, garagem e uma pequena sauna. Os eletrodomésticos também não ficam de fora, há duas geladeiras na garagem, duas máquinas de lavar na casa de velas, cafeteira automática, forno elétrico e na sala será colocada uma TV de plasma de 60 polegadas com DVD. A sala possui ainda um grande sofá oval feito de estofado de camurça marrom.

Os quartos possuem camas em estilo beliche divididas por prateleiras que servem como guarda-roupa. As camas nem sempre obedecem o tamanho regular de uma de solteiro. Muitas delas são estreitadas nas extremidades para se adequar à estrutura do veleiro. Só o quarto do proprietário tem uma cama de casal, além uma beliche.

Perto das camas há um sistema de controle do ar-condicionado que vai refrigerar todos os quartos. Cada um contará também com uma TV de plasma de 30 polegadas com DVD.

Piso e paredes são revestidos de madeira e serão envernizados antes de a embarcação ser entregue ao proprietário, de acordo com Douglas Pinheiro, ajudante de marceneiro. Ele está ajudando a construir seu primeiro barco. “Esse vai ficar na lembrança”, comenta.

O veleiro será lembrado também pelas horas de trabalho que custou aos funcionários. Para entregar a embarcação, no prazo de um ano, cerca de cem pessoas se revezaram num trabalho de 24 horas diárias.
Fonte: G1 Globo.com - ed. SP Fotos: Luísa Brito

-o-