Paisagens 1625
José Eduardo Zanella

06 Nov 14 Estamos retidos em Melinka, Isla Ascención, desde dia 4, pelas péssimas condições de tempo. A Armada Chilena fechou o porto para saída de qualquer embarcação.
Teremos permissão para zarpar somente amanhã, ou sábado. Diversas vezes ao dia a estação meteorologia da Armada dá as previsões meteorológicas. Ontem, nos
assustaram com previsão de rajadas de 100 nós no Golfo Corcovado, que dá acesso ao local onde estamos. Como estamos bem abrigados, as rajadas chegaram a 36
nós, provocando inclinação na embarcação. Colocamos uma segunda âncora para garantir. Estão aguentando bem o tranco. Conseguimos conectar numa internet
gratuita disponibilizada pelo governo, que aceita 31 conexões simultâneas, com duração de 30 minutos. Passado este tempo, a conexão cai e deve-se tentar novamente.
Então, a diversão a bordo é conseguir uma vaga na conexão.

A primeira, a gente nunca esquece
Nossa primeira ancoragem nos canais chilenos

Foi uma experiência fantástica. A ancoragem foi no Estero Comau, numa 'caleta', que é um fiorde, onde chegamos num maravilhoso entardecer. A ancoragem consiste em jogar âncora na proa e, pela popa, dois cabos de cerca de 100 metros cada são amarrados em pedras ou árvores, para o caso de ventos fortes. Enquanto eu ficava no leme, controlando o barco, Eduardo e Paulo foram até a margem fazer a amarração. Tivemos sorte, pois naquela noite não entrou nenhum vento maluco, comum nesta região. Mas quando saímos daquele abrigo, o bicho pegou. Rajadas de 45 nós de vento sul. Entretanto, aquele ventão não levanta ondas no mar. Ele desce pela cordilheira e faz umas marolinhas, como pode-se ver nas fotos abaixo. Mas, assim como o vento aparece, logo desaparece. Pouco tempo depois a situação normalizou e seguimos para a caleta Porcelana, onde havia uma fonte de águas termais. Como todas as poitas estavam ocupadas, colocamos o Guga Buy a contra bordo de um catamarã.