Paisagens 984
Guto Vieira da Fonseca

Porto Alegre - Buenos Aires (1/2)
Partida de Rio Grande

Os veleiros "Victor" e "Easy Going" partiram de Porto Alegre rumo a Buenos Aires, em torno das 09:00h de 09 Jan 2010. A primeira escala foi em Rio Grande, onde chegaram às 13:30h de 10 Jan 2010, após terem percorrido 164 milhas náuticas pelo Rio Guaíba e Lagoa dos Patos. A borda de um ciclone extra-tropical indo das Ilhas Malvinas para as Ilhas Georgia (Lat ~S50º Long ~W50º), a 1.300 milhas náuticas de Rio Grande, impediram a continuação da viagem (veja carta meteorológica mais abaixo). A tripulação dos veleiros Fast345 aproveitou para confraternizar no Rio Grande Yacht Club, usufruindo da tradicional hospitalidade do mais antigo clube náutico do Rio Grande do Sul.

A rota típica dos ciclones extra-tropicais que sobem da Antártica e ditam o clima no sul, é vir pela costa da Argentina e do Uruguai, onde tomam o rumo leste, em direção a alto-mar. São estes ciclones que exigem muito cuidado com a meteorologia na navegação pela costa dos hermanos.

Em torno das 09:00h de 14 Jan 2010, os veleiros desatracaram do RGYC (fotos abaixo) com destino a Piriapolis, no Uruguai. A perna tem em torno de 280 milhas náuticas, a contar da Barra do Rio Grande. A velocidade de cruzeiro pré-estabelecida pelos comandantes, em caso de calmaria ou de vento fraco, é de 6 nós.

Com partida da barra às 12:00h de 14 Jan, o Victor e o Easy Going deverão chegar a Piriapolis na manhã de 16 Jan 2010.
Veja a rota mais abaixo.
Estrelas a barlavento!

Rio Grande

 

 

 

 

 


A rota do Victor e Easy Going, de Porto Alegre a Buenos Aires

Google Earth

Um ciclone extra-tropical entre as ilhas Malvinas (Falklands) e as ilhas Geórgia do Sul fizeram soprar um
sudoeste poderoso nesta semana em Rio Grande, a 1.300 milhas náuticas ao norte. Os barcos aguardaram no RGYC.

Previsão dos ventos para o horário aproximado da partida da Barra do Rio Grande, em 14 Jan 2010
Orça com vento suave por boreste, ainda por influência do ciclone, enquanto os veleiros afastam-se da costa de Rio Grande

Cartas do GRIB

Previsão para as 22:00h (local) de 14 Jan (1ª noite)
Vento suave de través ou orça folgada por bombordo, já no rumo sudoeste

Previsão para as 22:00h de 15 Jan (2ª noite)
Vento em popa, "de regular a meio-bueno", ainda no rumo sudoeste

Previsão para as 10:00h de 16 Jan (manhã da chegada em Piriapolis)
Vento de través por boreste

Porto Alegre - Buenos Aires (2/2)

Comentários recebidos

0
P

D


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail