Notícias do Popa
(a começar pela última publicada)

30 Ago 2008
PF prende polonês em catamarã de bandeira grega

Agentes da Polícia Federal prenderam na manhã de ontem o tripulante de um catamarã de origem grega, o ‘ Speranza’. O polonês Roman Kubik estava hospedado no luxuoso veleiro que fora encontrado no rio Amazonas, cais da orla do bairro Santa Inês.
Conduzido para a Superintendência da PF, em Macapá, Roman teria contado em depoimento que já tinha sido intimado quando esteve em Belém do Pará há deixar o país dentro de três dias. E justificou sua parada em Macapá, em virtude do Catamarã ter apresentado problemas elétricos.
Disse que conseguia dinheiro para sobreviver dentro do veleiro, alugando o mesmo para passeios particulares. Segundo a PF, o caso foi investigado, e descobriu-se que o barco é de uma firma alemã, de onde teria sido furtado em maio do ano passado.
Os proprietários já foram comunicados sobre o achado. Em seguida, o ‘Speranza’ foi levado para a sede da Capitania dos Portos em Santana, onde ficará guardado durante o processo de deportação do polonês, que ficará preso.
Fonte: Jornal Do Dia

29 Ago 2008
Imagens 'flagram' movimento de monstro de lago sueco
Uma equipe de filmagem sueca afirma ter capturado a imagem do lendário Monstro do Lago, uma criatura que, segundo diversos testemunhos, viveria nas profundezas do lago Storsjön, no centro da Suécia, desde o século 17.
Exibidas na TV sueca, as imagens borradas mostram uma silhueta longa e estreita movendo-se no lago. O vídeo foi filmado por uma das câmeras instaladas há cinco meses por uma equipe independente de filmagem em uma pequena ilha do lago, o quinto maior da Suécia.
Segundo relatos, a mítica criatura, apelidada de Storsjöodjuret, teria entre 3,5 e 14 metros de comprimento, uma cabeça enorme, um longo pescoço e pelo menos três corcovas.
As tentativas de encontrar o suposto monstro tem gerado um interesse cada vez maior por buscas no lago Storsjön, na região de Jämtland.
O número de câmeras instaladas no lago está aumentando para 30, e a rede americana de TV NBC anunciou planos de documentar a caça à criatura.
Idade do Gelo
A história do Storsjöodjuret tem fascinado curiosos e caçadores de monstros nos últimos 400 anos.  Os primeiros relatos sobre o suposto monstro datam de 1635, e desde então foram documentados 200 testemunhos de 500 pessoas que juram ter visto a "besta do lago".
Uma das diferentes teorias dá conta de que o monstro teria ficado aprisionado nas águas do Storsjön durante a Idade do Gelo, há 11 mil anos.
Em uma antiga ruína localizada na ilha de Frösön, situada no lago, foi encontrado o desenho de uma serpente, ao lado de uma cruz. Inscricões no local dizem que embaixo daquela pedra vive uma imensa serpente.
Caçadores de monstro
Diversas expedições já tentaram encontrar a criatura. Em 1894, um capitão sueco chamado Dedering criou uma companhia com o objetivo de capturar o misterioso animal, em uma caça patrocinada em parte pelo rei sueco Oskar II. Em 1986, as autoridades de Jämtland chegaram a anunciar a proibição de "matar, ferir ou capturar" o monstro.
Em julho de 1996, imagens do que seriam a criatura foram registradas em vídeo pelo sueco Gun Britt Widmark, de 67 anos, durante uma expedição de barco pelo lago.
Dois anos mais tarde, uma missão famosa reuniu um grupo de pesquisadores suecos e o explorador Adrian Shine, líder do projeto de buscas a Nessie, o monstro do Lago Ness, na Escócia. Nenhum resultado significativo foi obtido, mas o mistério continua atraindo caçadores de monstros. "Todos os anos ouvimos relatos de pessoas que afirmam ter visto o monstro", disse Sten Rentzhog, da Sociedade de Investigação Científica do Lago Storsjö, que coleciona os testemunhos sobre o Storsjöodjuret realizados desde 1635.
"Há inclusive relatos de mergulhadores que dizem ter encontrado a criatura", acrescenta ele. Apesar dos vários testemunhos e expedições já realizados, nenhuma imagem nítida da criatura do lago Storsjön foi registrada até o momento.
Fonte: BBC Brasil Imagens: Sveriges Television
Assista o vídeo no Youtube

29 Ago 2008
Água mineral feita a partir do mar chega aos EUA

ANVISA rejeitou pedido de registro
Moradores de Miami, na Flórida (EUA), poderão a partir do próximo mês entrar em lojas de conveniência da cidade e levar pra casa uma nova garrafa de água mineral, a H2Ocean. Seria apenas mais uma marca no mercado, não fosse por um detalhe: a H2Ocean é feita a partir da água do mar, com aplicação da nanotecnologia.
E mais. O processo foi desenvolvido por brasileiros. A H2Ocean nasceu da experiência de dois cientistas, que começaram a desenvolver a tecnologia de controle de minerais em água dessalinizada.
Isso ocorreu há dez anos. Em seguida, somaram-se à dupla outros dois sócios. Em 2003, eles conseguiram a patente do processo e passaram a bater de porta em porta para tentar comercializar a água.
'Ao longo de dez anos, foram investidos cerca de US$ 2 milhões na companhia', diz Rolando Viviani, gerente de marketing da H2Ocean. Segundo ele, todas as pesquisas foram feitas com recursos próprios dos quatro sócios. Seus nomes, por enquanto, são mantidos em sigilo.
No início, o objetivo da H2Ocean era vender a água 'nanotecnológica' no Brasil. A empresa alega ter procurado a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2006 para realizar o pedido de registro do engarrafamento do produto. A resposta teria sido a de que não há legislação específica para que esse tipo de água seja vendido no país por conta da sua fonte: o mar.
Procurada, a Anvisa informou que a H2Ocean nunca entrou com um pedido de registro.
A empresa, entretanto, enviou ao Valor fac-símile da página da Anvisa na internet em que aparece o número do processo do registro e do protocolo, em nome de Aquamare Beneficiadora e Distribuidora de Água.
A data de entrada é de outubro de 2006 e o pedido foi negado em março do ano passado. Em dezembro, a mesma Aquamare fez uma segunda tentativa, enviando uma carta à Anvisa em que pedia esclarecimentos sobre o que fazer para obter o registro. A resposta veio quatro meses depois, com a indicação de que a empresa deveria 'importar' uma legislação sobre o assunto. Ao Valor, a Anvisa também informou que 'a empresa interessada na produção (...) de água dessalinizada deve apresentar, preferencialmente por intermédio de uma associação, proposta de regulamentação para avaliação pela Anvisa'.
As dificuldades para se obter o registro no Brasil levaram a H2Ocean a mudar de estratégia. A empresa continua interessada em obter a aprovação da Anvisa, mas decidiu priorizar a busca por novos mercados.
A opção foi pelos EUA. 'O registro da empresa saiu em três horas e a água foi analisada em 15 dias.
Nos EUA, conseguimos resolver em três meses tudo o que não conseguimos aqui em quatro anos', afirma Viviani. O Valor, porém, não teve acesso ao registro obtido no exterior.
A venda da H2Ocean começa nos Estados Unidos em agosto, em três estados: além da Flórida, Nova Jérsei e Atlanta. Foram embarcados oito contêineres do produto, feito inicialmente na fábrica de Bertioga, litoral sul de São Paulo. A unidade poderá ser desativada em breve. A produção deve ser transferida para os EUA no fim deste ano.
A nanotecnologia foi o instrumento utilizado pela H2Ocean para transformar a água do mar em água mineral dessalinizada. A água dos oceanos é rica em micro e macro nutrientes, como o boro, o cromo e o germânio - elementos dos quais o corpo humano necessita, em pequenas doses.
Com a nanotecnologia, a H2Ocean conseguiu, a partir da água recolhida em alto mar, retirar o sal e manter grande parte dos minerais. Para chegar a esse resultado, os cientistas criaram um filtro com nanotecnologia aplicada, o nanofiltro.
O processo inicial é o mesmo que se faz desde a década de 1940: a dessalinização. Depois de retirado o sal, restam duas opções, segundo Viviani: 'Ou todos os minerais são retirados da água ou ela continua salgada'.
Com uma sequência de nanofiltragens, a H2Ocean conseguiu manter 63 dos 86 minerais contidos na composição inicial. Surgiu a água do mar mineral.
Para saber se o resultado é bom, o brasileiro vai ter de esperar. Ou passar em alguma 'deli' na próxima viagem à Disney.
(Fonte: Gazeta Mercantil - Indústria)
Colaboração: Antonio Joaquim Machado

29 Ago 2008
Capitania dos Portos aprende veleiro estrangeiro no Amapá
A Capitania dos Portos do Amapá aprendeu hoje (29), um veleiro que estava ancorado há cerca de 15 dias na rampa do Santa Inês. A embarcação com bandeiras de várias partes do mundo chamou a atenção das autoridades.
Segundo Roberto Vital, o comandante da Capitania dos Portos de Santana, após investigação, foi descoberto que o veleiro tem origem grega e havia um mandado de busca e apreensão por ter sido roubado.
O polonês, Romã Kubik, de 44 anos, foi preso durante vistoria na embarcação. O veleiro está sobe a guarda da Capitania dos Portos e deve ser encaminhado a delegacia de Santana até que seja devolvido ao proprietário.
Kubik está preso na sede da Polícia Federal em Macapá. A Delegacia de Migração informou que o estrangeiro já havia sido notificado pela Polícia Federal do Pará para deixar o país dentro de três dias.
Fonte: TV Amapá - ET

O comandante Luís Alves de Sales, responsável pela embarcação ‘Comandante Sales 2008’ que naufragou em maio deste ano matando 48 pessoas, será levado a júri popular em data a ser marcada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), segundo informou o juiz da 2ª Vara da Comarca de Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus), Luis Cláudio Chaves. As informações são do jornal Diário do Amazonas desta quarta-feira (27).

O barco ‘Comandante Sales 2008’ naufragou por volta das 5h20 do dia 4 de maio, no rio Solimões, próximo à Costa do Pesqueiro, área do município de Manacapuru. Além dos 48 mortos, duas pessoas permanecem desaparecidas desde o acidente com a embarcação.

O juiz Luís Cláudio Chaves disse que há cinco pontos no processo que sustentam a decisão de levar o comandante a júri popular. Além de comandar o barco sem habilitação, alcoolizado e sem licença da Capitania dos Portos, Luís Sales também foi omisso ao permitir a superlotação e não oferecer coletes salva-vidas em número suficiente para todos os ocupantes.
De acordo com o magistrado, esses cinco fatores caracterizaram o dolo eventual, que consiste, na definição legal, em assumir o risco de produzir o acidente. “Ao conduzir o barco nessas condições, muito embora não quisesse, assumiu, sim, o risco de produzir o resultado, o naufrágio do barco que ocasionou a morte de 48 pessoas”, afirmou o juiz.

Fuga
Luís Chaves também criticou o fato de o comandante ter fugido para Manaus depois do naufrágio, permitindo que seu nome figurasse, inclusive, na lista de desaparecidos. “Ao agir dessa forma o réu colocou em risco a instrução processual e a produção das provas o que justificou por conveniência da instrução criminal sua prisão cautelar”, disse.
Fonte: Portal Amazonas

29 Ago 2008
A Volvo Ocean Race vem aí!

Il Mostro, PUMA Ocean Racing's challenger para a regata 2008/2009 desatracou de Newport, Rhode Island, em direção ao Alicante, ponto de partida da mega-regata. Lançado em Abril, Il Mostro chegará à Espanha no início de Setembro. Em Alicante a tripulação fará o treinamento obrigatório para salvatagem enquanto o Il Mostro será medido oficialmente. A regata começa dia 04 de outubro, em Alicante com escalas em Cape Town, Kochi, Singapore, Qingdao, Rio de Janeiro, Boston, Galway, Estocolmo e chegada em St. Petersburg em 27 de Junho de 2009 - nove meses de regata volta ao mundo.

Fonte: Volvo Ocean Race

29 Ago 2008
Queda acentuada de temperatura em Porto Alegre

Segundo o registro da estação meteorológica da Absoluta, de Porto Alegre, ontem a sensação térmica sofreu uma queda de 18ºC em apenas 12 horas, das 12h às 24h cfe gráfico ao lado, por conta de vento de WNW de 20 nós, com rajadas de 30.
28 Ago 2008
AVISO DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISO NR 708/2008
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 28/AGO/2008
ÁREA BRAVO AO SUL DE 28S A PARTIR DE 281500 HMG. VENTO NE/NW
PASSANDO SW FORÇA 7/8 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 291200 HMG.

AVISO NR 710/2008
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 28/AGO/2008
AREA CHARLIE A PARTIR DE 290000 HMG. VENTO NE/NW PASSANDO SW
FORÇA 5/6 COM RAJADAS FORÇA 7/8.
VÁLIDO ATÉ 3
00000 HMG.

AVISO NR 712/2008
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1430 HMG – QUI – 28/AGO/2008
ÁREA ALFA A 60 MILHAS NÁUTICAS DA COSTA. ONDAS DE NE/NW PASSANDO
SW 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 291800 HMG.

AVISO NR 713/2008
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1500 HMG – QUI – 28/AGO/2008
ÁREA SUL OCEÂNICA AO SUL DE 32S E OESTE DE 035W A PARTIR DE 291200
HMG
. ONDAS DE NE/NW 3.0/4.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 300000 HMG.

Determino:

ALFA - Dar ampla divulgação, utilizando canal 16 VHF e outros
meios disponíveis, às embarcações que se encontram no
mar, recomendando atenção;

BRAVO - Dar ampla divulgação à comunidade marítima local,
disseminando as recomendações do item "A"; e

CHARLIE – Referente aos avisos nº 708/2008 e 710/2008, dar
conhecimento a defesa civil dos Estados/Municípios.

28 Ago 2008
Cerca de 2 mil pingüins são encontrados mortos no litoral de SC
Segundo a polícia, animais foram vítimas de um vazamento de óleo
Desde domingo (24), cerca de dois mil pingüins já foram encontrados mortos nas praias de Florianópolis. A polícia diz que a contaminação dos bichinhos foi provocada por um vazamento de combustível de uma grande embarcação. A mancha ainda não foi localizada.
A vendedora Adriana Santos encontrou um pingüim em uma praia perto de casa. “Ele estava bastante debilitado, estava com bastante óleo. Toda lateral dele estava grudada. A asinha dele estava toda grudada”, conta.
Pingüins sujos de óleo aparecem em praias de SC Instituto pede doações para salvar pingüins em Salvador Instituto monta abrigos para pingüins na Bahia Voluntários ajudam a cuidar de pingüins em Salvador Pingüins chegam ao litoral de Sergipe Ibama recebe denúncia de venda de pingüins Pingüins recebem ajuda de voluntários no Espírito Santo Brasil registra aumento de pingüins perdidos no litoral de 4 estados Aquecedores são usados na recuperação de pingüins em SC Mais de 40 pingüins são encontrados sujos de óleo no RS. Ela chamou a Polícia Ambiental, que esta semana já recolheu 130 pingüins, cobertos de óleo em diversas praias de Florianópolis.
“Não existe um patrulhamento em toda a costa para a gente ter noção em qual barco aconteceu um vazamento destes. Aqui, existe uma rota em que passa centenas de barcos todos os dias. Então, aconteceu o fato em um barco desses. Para se descobrir em qual desses barcos aconteceu esse é um negócio complicado”, aponta o Sargento Marcelo Duarte, da Polícia Ambiental.
No mar, quando o pingüim se suja de óleo, ele perde a impermeabilidade natural das penas e a água gelada entra em contato direto com o corpo dele, a maioria não resiste e morre de frio. Aqueles que conseguem sobreviver precisam de ajuda para se recuperar.
Em um centro de reabilitação, os bichos ganham até papinha na boca. “A gente está tratando eles com papinha de peixe, óleo mineral, água e carvão ativado para ajudar a desintoxicar os animais”, explica o veterinário Guilherme José Silva
.


Nerd Dad (Imagem de arquivo do Popa, John Weiss)

Por enquanto, nada de banho. Primeiro, os pingüins precisam ganhar peso. A recuperação completa pode levar até um mês. Mesmo com tantos cuidados: “a gente estima que uns 20% ou 30% deses que a gente está trabalhando vão acabar morrendo, por causa do problema com a intoxicação com óleo”, ressalta o Sargento Marcelo Duarte.
Fonte: G1

28 Ago 2008
Menor de idade no leme causa morte nos EUA

Lancha conduzida por menina abalroa ponte.
Um navegador de 49 anos morreu ontem quando uma lancha conduzida por uma menina de 15 anos abalroou pilares de madeira de uma ponte no Arroio Quantico, na Virginia.

O navegador caiu da lancha de 18 pés e desapareceu na água. Os bombeiros de Dale City resgataram o corpo horas depois. A menina teve ferimentos leves. Nenhuma das vítimas usava colete salva-vida.
Fonte: AP

28 Ago 2008
Militares britânicos ancorados em Santos são suspeitos de uso de cocaína
Dezoito tripulantes do HMS Liverpool participaram de missões para apreender drogas no Caribe
Dezoito marinheiros britânicos podem ser expulsos da Marinha Real depois que seus testes deram positivo para uso de cocaína em um navio de guerra usado para combater o tráfico de drogas, informou nesta quinta-feira (28) o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Eles foram flagrados em um teste de rotina feito no porto brasileiro de Santos, a bordo do HMS Liverpool (foto), que está no Atlântico Sul para uma missão de seis meses. O navio apreendeu drogas no valor de milhões de dólares em missões no Caribe.
O teste foi feito em 240 membros da tripulação durante uma parada no porto. A imprensa local acredita que esse possa ser o maior caso do gênero na Marinha britânica, segundo a imprensa local.
Os suspeitos devem ser destituídos de suas funções no barco e substituídos. A Marinha britânica está presente no Atlântico Sul desde a guerra das Malvinas, contra a Argentina, em 1982.
Fonte: G1

26 Ago 2008
Navio Viking feito com palitos de sorvete viaja da Inglaterra à Holanda
Barco tem 15m e consumiu 15 milhões de palitos
Americano Robert McDonald contou com ajuda do filho e de mais de 5 mil crianças.
Réplica de navio Viking foi construída com 15 milhões de palitos de sorvete.
Não tente ensinar a Robert McDonald com quantos paus se faz uma canoa - ele pode ter uma resposta melhor que a sua. O dublê norte americano construiu um navio Viking usando 15 milhões de palitos de sorvete usados, e colocou a embarcação à prova nesta terça (8), ao iniciar uma viagem da Inglaterra à Holanda. Batizado de Thor, o navio tem 15 metros de comprimento e foi feito com 15 milhões de palitos de sorvete, colados por McDonald, seu filho e mais de 5 mil crianças voluntárias. O projeto foi concluído em 2007, e esta é a primeira grande viagem da embarcação. "Se você sonhar, você consegue... quero ensinar às crianças que tudo é possível", diz McDonald. McDonald ficou ferido, quando criança, em um acidente que matou sua família. Ele carregou o navio com brinquedos e diz que, ao chegar em Londres, pretende visitar crianças nos hospitais.
Fonte: Reuters / Foto: Robin van Lonkhuijsen/Reuters

21 Ago 2008
Tentando mamar em veleiro

Autoridades na Austrália revelaram nesta quinta-feira que cogitam sacrificar um filhote de baleia que se perdeu da mãe ao confundi-la com um veleiro ancorado no litoral da Austrália.
Veterinários coletaram amostras de sangue da baleia para tomar uma decisão sobre o sacrifício do animal.
O especialista Bunna Lawrence afirmou que o filhote de baleia está sentindo falta dos adultos e que quer voltar para o oceano. 
O animal foi encontrado na segunda-feira quando tentava mamar em um veleiro numa baía ao norte de Sydney.
Nos últimos dias, ativistas conseguiram evitar que o bebê morresse de inanição. 
Caso os especialistas considerem o bebê suficientemente forte para ser solto no oceano, ele deve ser rebocado.
Na segunda-feira, a baleia chegou a ser levada para alto-mar (na foto o veleiro sendo rebocado) na esperança de que reencontrasse a mãe ou um grupo de baleias adultas, mas no dia seguinte, voltou a ser vista perto da costa. Mais (em inglês) Fonte: BBC Brasil Fotos: AP
Atualização:
21
Ago 2008
(22:41h ) Filhote de baleia foi sacrificado
Técnicos australianos sacrificaram, na manhã desta sexta-feira (22, horário local), o filhote de baleia que se perdeu da mãe e a confundiu com um veleiro ancorado na costa de Sydney.
A decisão havia sido tomada na quinta (21), depois que veterinários e cientistas examinaram a baleia e determinaram que suas condições haviam piorado. Contudo, quando o plano ia ser posto em prática, os técnicos tiveram dificuldades para encontrar 'Colin' -- como foi apelidado o filhote na mídia australiana.
A história ganhou grande
destaque desde que o animal foi encontrado, no domingo (17), tentando 'mamar' em um veleiro.
No início da manhã de sexta, a baleia foi localizada e os veterinários conseguiram sedar o animal antes que ele recebesse uma dose fatal de drogas.
"Nós temos uma baleia cujas condições se deterioraram rapidamente nas últimas 24 horas, que está sofrendo, e tivemos de tomar a difícil decisão de sacrificá-la", disse Sally Barnes, do Departamento de Meio Ambiente e Mudança Climática de New South Wales. "É uma decisão muito delicada".
Sally disse que os técnicos locais buscaram opiniões de outras autoridades australianas e mesmo de outros países sobre como lidar com a baleia perdida, mas as condições de saúde do animal pioraram a ponto de não haver mais tratamento.
Alguns australianos acusaram as autoridades de meio ambiente de não terem feito o suficiente pelo filhote e de não tentarem alimentá-lo.Tentativas anteriores de levar a baleia para o alto mar não funcionaram -- o filhote preferia continuar a acompanhar as embarcações.
Fonte: G1 Foto: Rob Griffith/AP
Atualização:
21 Ago 2008
Filhote de baleia tenta mamar no casco de um barco, em Pittwater, Austrália
O filhote de baleia que se perdeu há dois dias em águas australianas, chegando a confundir um iate com sua mãe e tentando mamar no casco do barco, foi sacrificado nesta sexta-feira. Segundo a guarda ambiental, que o monitorava, a decisão foi tomada para acabar com o sofrimento do animal.

"O filhote de baleia foi sacrificado de forma tranqüila e humana", disse à AFP o porta-voz do Seriço de Parques Nacionais e Vida Selvagem, Chris McIntosh. "Foi um momento triste, mas foi como se ele tivesse ido dormir".
Um veterinário a bordo de um pequeno bote na baía de Pittwater, em Sydney, perto de Palm Beach, administrou um analgésico ao animal, que vinha sendo chamado de Colin. Em seguida, o bebê baleia foi levado para águas pouco profundas e recebeu uma injeção letal.
O destino do filhote foi tema de calorosas discussões nos últimos dias na Austrália. Houve quem defendesse a amamentação artificial, e também quem sugerisse a presença um adestrador de baleias aborígene, que cantaria canções capazes de tranqüilizar o animal. Até o Exército australiano se ofereceu para ajudar a devolver Colin ao mar.
"Ele se sentia sozinho e queria estar com sua mãe e sua família", disse Bunna Lawrie, da tribo Mirning do Grande Estreito da Austrália.
O chefe do serviço de parques nacionais, Sally Barnes, afirmou que não restava outra opção senão a eutanásia.
"Ele estava sofrendo muito, e por isso fomos obrigados a tomar esta difícil decisão", lamentou. O filhote era um exemplar de baleia jorobada (Megaptera novaeangliae). Ele foi encontrado no domingo passado, perdido de sua mãe, tentando mamar em um iate na costa australiana. Como não encontrou sua família e não conseguia se alimentar sozinho, Colin ficou muito fraco nos últimos dias. Um filhote de baleia consome em média 230 litros de leite por dia.
As baleias jorobadas estão neste momento do ano em plena viagem de volta da Antártida para águas tropicais, onde se reproduzem. Nesta época, podem ser observadas com freqüência não muito longe das praias de Sydney.
Fonte: Noticias-Yahoo!

21 Ago 2008
Scheidt e Prada trazem Prata para o Brasil.

Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram em terceiro lugar na Medal Race e conquistaram a Medalha de Prata na classe Star. A conquista foi muito disputada, tendo os brasileiros liderado a prova em algumas pernas. Os ingleses levaram o ouro, e a Suécia o bronze.
Os suecos protestaram. Caso obtivessem sucesso, os brasileiros ficariam com a bronze. O resultado geral dos brasileiros e suecos foi empatado, mas o Brasil levou vantagem porque se saiu melhor na Medal race.
O vento soprava em torno de 11 nós, mas com muitas ondas.
Esta é a quarta medalha olímpica na carreira de Robert Scheidt: ele foi duas vezes ouro na classe laser, nos Jogos de 1996 e 2004, e ficou com a prata nos de 2000. Já Bruno Prada disputou sua primeira edição olímpica.
A conquista torna a vela o esporte que mais deu medalhas ao Brasil nas olimpíadas.
Confira na lista abaixo.

CONQUISTAS OLÍMPICAS DA VELA BRASILEIRA
OLIMPÍADAS ATLETA/DUPLA/TRIO CLASSE MEDALHA
 Cidade do México-1968 Reinaldo Conrad/Burkhard Cordes  Flying Bronze 
Montreal-1976 Reinaldo Conrad/Peter Ficker Flying Bronze
Moscou-1980 Alexandre Welter/Lars Björkström  Tornado Ouro
Moscou-1980 Marcos Soares/Eduardo Penido  470 Ouro
Los Angeles-1984 Torben Grael/Daniel Adler/Ronaldo Senfft Soling Prata
Seul-1988 Torben Grael/Nelson Falcão Star Bronze
Seul-1988 Lars Grael/Clínio de Freitas Tornado Bronze
Atlanta-1996 Robert Scheidt Laser Ouro
Atlanta-1996 Torben Grael/Marcelo Ferreira Star Ouro
Atlanta-1996 Lars Grael/Henrique Pellicano Tornado Bronze
Sidney-2000 Robert Scheidt Laser Prata
Sidney-2000 Torben Grael/Marcelo Ferreira Star Bronze
Atenas-2004 Robert Scheidt Laser Ouro
Atenas-2004 Torben Grael/Marcelo Ferreira Star Ouro
Pequim-2008 Fernanda Oliveira/Isabel Swan 470 Bronze
Pequim-2008 Robert Scheidt/Bruno Prada Star Prata 

                                     Fonte: G1

20 Ago 2008
Scheidt/Prada terminam regata em terceiro e ganham quatro posições

Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram em terceiro lugar na oitava regata da classe Star, a primeira realizada nesta quarta-feira, e avançaram da oitava para a quarta posição na classificação geral.
A dupla mostrou que sabe aproveitar a boa intensidade do vento, que soprou de 11 a 15 nós na baía de Fushan, e deixou para trás concorrentes diretos pela medalha, como a dupla alemã Marc Pickel/Ingo Borkowski e a francesa Xavier Rohar/Pascal Rambeau, que agora estão atrás dos brasileiros.
Scheidt e Prada chegaram 1min35s depois dos britânicos Iain Percy e Andrew Simpson, que venceram a prova e estão em segundo lugar na classificação geral.
Com 41 pontos perdidos, os brasileiros agora têm 16 de diferença para os líderes, os suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que terminaram a oitava regata na segunda posição. Os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki estão logo à frente de Scheidt/Prada, com três pontos a menos.
A dupla deve realizar outras duas regatas nesta quarta-feira, de acordo com a programação da raia de Qingdao. Caso a agenda seja cumprida, os brasileiros vão dormir na China sabendo se têm ou não chances de chegar ao ouro na regata da medalha, marcada para quinta-feira, às 2h (horário de Brasília).
Fonte: UOL Esporte

20 Ago 2008
Ivete Sangalo I - O champanhe e o casco
Inauguração do ferry boat Salvador-Ilha de Itaparica.
No ponto culminante da inauguração do Ivete Sangalo, o navio, Ivete Sangalo, a cantora, deveria cortar a fita e uma garrafa de champanhe francesa, pendurada, despencaria para bater no casco da embarcação e espatifar-se. Não quebrou. Ivete fez uma segunda tentativa. Também não deu. Na terceira pegou a garrafa com a mão, houve até contagem regressiva (da platéia): “3!... 2... 1...”. Atirou forte e... nada. Ivete jogou a toalha: “Zorra! Não bato mais! Este champanhe vai quebrar o meu ferry”.
O champanhe foi levado para Ivete, já no primeiro andar do navio. Ela estourou do jeito clássico. Sobrou para os seguranças no pé da escada. Tomaram um banho.
Ivete Sangalo II - “É assim como eu”
Ivete Sangalo, a cantora, afirmou que já navegou muito no Gal Costa e no Maria Bethânia, dois dos ferries mais antigos, e disse sentir-se honrada em ser nome de navio:
– Sei que sou uma artista amada pelos baianos. Quem estiver navegando nele vai estar acariciando a minha pessoa. É seguro, rápido e confortável, assim como eu. As pessoas vão se sentir tão bem...
Adiante, completou, com uma pitada de malícia:
– E tem uma sala vip tão boa, tão chic, que dá para fazer um bocado de coisa...
Fonte: A Tarde

20 Ago 2008
Júri internacional da vela rejeita protesto de italianos e espanhóis da 49er
O júri internacional de vela rejeitou o protesto apresentado por Itália e Espanha em relação à vitória da Dinamarca na classe 49er dos Jogos Olímpicos de Pequim.
O motivo da polêmica é o fato de os dinamarqueses Jonas Warrer e Martin Kirketerp Ibsen terem utilizado a embarcação da Croácia na última regata da competição, a medal race.
A rejeição ao pedido de espanhóis e italianos já era esperada, pois o regulamento das regatas impede que as equipes solicitem qualquer tipo de reparação.
Pouco antes do início da medal race, a dupla da Dinamarca sofreu um dano em sua embarcação e pegou emprestada a dos croatas, que não participavam da prova.
Na regata, Warrer e Ibsen chegaram em sétimo lugar, somando os 14 pontos que lhes garantiriam o ouro. A Espanha, vencedora da prova, ficou com a prata, enquanto o bronze foi para os alemães.
Já os irmãos Sibello, que representavam a Itália, ficaram insatisfeitos com a mudança dos dinamarqueses. A dupla alegou ter a impressão que estava competindo contra os croatas, o que afetou sua estratégia.
Fonte: Yahoo! Notícias/EFE

18 Ago 2008
Zonas mortas

Um novo estudo afirma que quedas acentuadas no oxigênio dissolvido contido nos oceanos é um dos problemas ambientais mais sérios do século. A eliminação é causada pelo aumento em nutrientes químicos, que estimulam a atividade microbiana de depleção do oxigênio e provocam a morte ou a dispersão de muitos organismos marinhos, aponta a pesquisa, publicada na edição desta sexta-feira (15/8) da revista Science.
O trabalho foi feito por Robert Diaz, do Instituto de Ciência Marinha da Virgínia, nos Estados Unidos, e por Rutger Rosenberg, do Departamento de Ecologia Marinha da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Segundo eles, o número dessas "zonas mortas", ou seja, com oxigênio insuficiente para apoiar a vida, dobrou em cada década desde a de 1960.
O cenário está se agravando, uma vez que apenas de 1995 a 2007 essas áreas aumentaram em 33%. Os pesquisadores apontam que há atualmente mais de 400 sistemas marinhos do tipo, que ocupam uma área total superior a 245 mil quilômetros quadrados.
O estudo aponta que as principais causas para os níveis elevados de nutrientes e para o excesso de atividade microbiana são o aumento da presença de fertilizantes atirados em rios e a queima de combustíveis fósseis.
"O surgimento das zonas mortas não é um evento natural. Essas zonas eram raras, mas agora são comuns", disse Diaz. Segundo ele, a principal alternativa para que as zonas mortas não aumentem ainda mais é o desenvolvimento de métodos que mantenham os nutrientes induzidos pela ação humana fora dos sistemas aquáticos.
O estudo indica que nenhuma outra variável de tamanha importância para os sistemas costeiros sofreu tantas alterações em um período de tempo tão curto como os níveis de oxigênio dissolvido. Segundo os autores, o problema deverá se tornar em pouco tempo o fator mais importante com relação ao uso humano de mares e oceanos.
O artigo Spreading dead zones and consequences for marine ecosystems, de Robert Diaz e Rutger Rosenberg, pode ser lido por assinantes da Science em www.sciencemag.org.
Fonte: Agência FAPESP
Colaboração: Fernando Maciel
Em tempo: A maior zona morta nos EUA está na foz do Mississipi, com 8.500mi2.

18 Ago 2008
Espanha recorre da vitória dinamarquesa para o TAS

A Espanha anunciou hoje que vai recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da vitória da Dinamarca na classe 49er de vela dos Jogos Olímpicos Pequim2008, por ter utilizado o barco dos croatas na regata das medalhas.
O recurso, que poderá ser acompanhado por outro da Itália, quarta classificada, foi anunciado pelo presidente do Comité Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco, em declarações à imprensa do seu país.
A organização da prova confirmou hoje a vitória da dupla dinamarquesa, por considerar que Jonas Warrer e Martin Kirketerp não tiveram benefícios por terem utilizado domingo o barco da Croácia, uma vez que o seu estava danificado.
A dupla espanhola Iker Martinez e Xavier Fernandez, campeões olímpicos em 2004, venceram a regata das medalhas, mas não foram além do segundo lugar da geral, à frente dos alemães Jan Peter e Hannes Peckolt, medalha de bronze.
Por ter uma delegação nos Jogos, o TAS poderá pronunciar-se rapidamente sobre este assunto.
Jorge Lima e Francisco Andrade, os representantes portugueses na classe 49er, falharam a qualificação para a regata das medalhas, ao concluírem as 12 primeiras a um ponto do 10º lugar.
Fonte: Lusa

17 Ago 2008
Com Ben Ainslie na Finn, Reino Unido leva segunda medalha de ouro na vela

Americano fica com prata e francês com bronze
A segunda medalha de ouro do dia nas competições de vela, em Qingdao, também foi para o Reino Unido.

epois de ter conquistado a primeira colocação na classe Yngling com o trio formado por Sarah Ayton, Sarah Webb e Pippa Wilson, o atleta Ben Ainslie venceu na categoria Finn e deu ao país mais um título olímpico.
Zach Railey, dos Estados Unidos, terminou a regata da medalha na sexta colocação, mas o rendimento nas outras etapas lhe garantiu a medalha de prata. O bronze ficou com Guillaume Florent, da França, que superou o sueco Daniel Birgmack na disputa pela terceira colocação. O atleta da Suécia terminou a última prova em 6º.
Esse é o terceiro ouro consecutivo do inglês Ben Ainslie. Além da conquista em Pequim, ele ficou no lugar mais alto do pódio pela classe Finn também em Atentas-2004 e tirou a primeira colocação do brasileiro Robert Scheidt na Laser, em Sidney-2000.
Fonte: Globo Esporte

17 Ago 2008
Dinamarca pode perder ouro que ganhou com barco emprestado na 49er

Espanhóis entraram com protesto e decisão sai nesta segunda
Neste domingo, Jonas Warrer e Martin Kirketerp Ibsen disputaram a regata da medalha com o barco emprestado da Croácia, chegaram em sétimo e garantiram o título. O protesto foi feito pela dupla espanhola, Iker Martinez e Xabier Fernández, que terminaram com a prata, com três pontos perdidos a mais que os vencedores – 61 a 64. Segundo a Federação Internacional de Vela é proibido usar equipamento de outro país. Os juízes da prova adiaram o anúncio da decisão para esta segunda-feira. Pouco antes do início da prova, o mastro da embarcação dinamarquesa quebrou e Warrer e Ibsen pediram emprestado o barco da Croácia que já havia sido eliminada. Se a decisão for favorável aos espanhóis, eles conquistarão o bicampeonato olímpico.
Os brasileiros André Fonseca e Rodrigo Duarte terminaram em oitavo lugar a regata da medalha e terminaram na sétima posição na classificação geral.
Fonte: Globo Esporte

17 Ago 2008
Vitória na quarta regata faz Scheidt/Prada subir para sétima colocação na Star

Enfim, dupla brasileira faz boa prova e entra de vez na briga por medalha
Uma regata quase perfeita colocou os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada em situação mais confortável na briga por medalha nas Olimpíadas de Pequim. Neste domingo, na quarta prova da classe Star, a dupla passou a primeira marca em segundo e depois liderou até o final. Assim, eles sobem de 11º para sétimo no geral.
Esse foi até aqui o melhor momento dos representantes brasileiros na Star. Depois de um desempenho ruim nas três primeiras provas, a dupla verde-amarela estava apenas na 11ª colocação geral. A tendência, caso eles repitam uma liderança na próxima regata, é que colem nos líderes. A diferença do conjunto brasileiro para o líder é de apenas sete pontos. Ainda restam seis regatas na fase classificação. Dez duplas vão para regata da medalha.
Neste domingo, depois de vários dias de atrasos e adiamentos em virtude da falta de vento, choveu forte na Baía de Qingdao. Com isso, os ventos chegaram com mais força. Fato que beneficiou a dupla brasileira. Pela primeira marca, Scheidt e Prada passaram apenas 28 segundos atrás dos suíços Marazzi e De Maria, então líderes.
Mas logo acabaram com essa diferença e assumiram o primeiro lugar na quarta regata da Star. Dali por diante, a dupla foi seguida de perto pelos poloneses Kusznierewickz e Zycki. Mesmo assim, conseguiu evitar uma ultrapassagem e cruzou a linha de chegada comemorando a primeira vitória na China.
Fonte: Globo Esporte

17 Ago 2008
Fernanda e Isabel disputam medalha na 470 de olho em feito inédito na vela

Fernanda Oliveira e Isabel Swan podem se tornar as primeiras brasileiras com uma medalha olímpica.
Estão em terceiro na 470
A madrugada desta segunda-feira pode ser de feito inédito no esporte brasileiro. Classificada para a regata da medalha na classe 470, a dupla formada por Fernanda Oliveira e Isabel Swan pode dar a primeira medalha olímpica à vela feminina do Brasil. A prova começa às 2h (de Brasília), na Baía de Qingdao.
O retrospecto das velejadoras nas regatas classificatórias as deixou numa ótima situação para a última corrida. Depois de altos e baixos nas primeiras provas, Fernanda e Isabel cresceram e entram na regata da medalha na terceira colocação, com Austrália e Holanda à frente.
- A Medal Race vale o dobro. Ela foi criada exatamente por isso, para ver o circo pegar fogo na disputa das medalhas. Temos chance de andar para frente na tabela, mas também podemos andar para trás. Vamos entrar com a mesma vontade de sempre, buscando fazer o nosso melhor - diz Fernanda.
Embora comece a prova já defendendo a medalha de bronze, a dupla brasileira prefere não criar expectativa alguma com relação ao resultado final.
- Tudo pode acontecer. Temos possibilidades, mas várias duplas também têm chance. Se formos mal, outras ganham – acrescenta, cautelosa, Fernanda.
Aos 27 anos, Fernanda Oliveira é veterana em Olimpíadas. Já participou de outras duas: Sidney-2000 e Atenas-2004. Por outro lado, Isabel Swan, de 24 anos, faz sua estréia em Pequim. E pode já de cara ganhar destaque por conquista inédita.
Fonte: Globo Esporte

15 Ago 2008
Regatas novamente adiadas

A partida das primeiras regatas do dia dos Jogos Olímpicos Pequim2008 foi novamente adiada, devido a ausência de vento, e os organizadores da modalidade já ponderam a possibilidade de realização das Medal Races sem conclusão de todas as corridas.
Hoje deveriam realizar-se 27 regatas, entre as quais as quarta, quinta e sexta de Laser, classe na qual o português Gustavo Lima segue na segunda posição da classificação geral.
Todas as regatas planeadas para quinta-feira já tinham sido adiadas e o atraso começa a ser significativo em praticamente todas as classes. As regatas 5 e 6 do português João Rodrigues, 13º em RS:X, também foram, para já, adiadas.
A dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes, quinta da geral em 470, viu também a partida da sétima regata ser adiada (deveriam fazer a oitava também hoje).
O 49er de Jorge Lima e Francisco Andrade, que actualmente ocupa a 10º posição, tinha agendado para hoje três regatas (10, 11 e 12).
Afonso Domingos e Bernardo Santos, na classe Star, foram também impossibilitados, pelos mesmos motivos, a iniciarem a participação em Pequim2008.
A organização ainda não anunciou a forma de resolução do problema ou se pondera começar a ultrapassar eliminatórias, tal a proximidade das corridas finais (Medal Race), que pontuam a dobrar e nas quais só participam os primeiros 10 classificados das provas iniciais.
De acordo com o programa do site oficial, apenas duas das 27 regatas previstas para hoje ainda não foram adiadas, as 11ª e 12ª do 49er.
Fonte: LUSA

15 Ago 2008
“Dia em branco” para a vela em Qingdao.

As regatas que seriam disputadas na quinta-feira no Centro de Vela de Qingdao foram canceladas por causa da ausência de vento e de uma tempestade. Por isso, as provas das classes RS:X , 49er, Finn, Yngling, 470 e Laser foram suspensas e serão disputadas hoje, sexta-feira, junto com as previstas pra o mesmo dia.

Com isso, os velejadores terão que disputar duas regatas, ao invés de uma, no dia. André Fonseca e Bruno Duarte também entrarão na água em Qingdao nesta sexta-feira.  As regatas 13, 14 e 15, que eram para serem disputadas nessa quinta, e a 10, 11 e 12 que estavam programadas para esta sexta, serão realizadas neste dia. Estas provas provavelmente definirão quem serão os velejadores que devem brigar por medalhas na classe 49er. As regatas terão início às 2 horas (Brasília) e a final será realizada no domingo.

A velejadora olímpica alemã Petra Niemann fez aniversário ontem, no dia sem vento em Qingdao. Na comemoração, a velejadora disse que posar nua para a Playboy da Alemanha foi o melhor presente para seus 30 anos. Com 1,63m de altura, a farmacêutica competidora da classe Laser Radial não está com muita sorte nos Jogos Olímpicos, ocupando a posição 24 entre 28 competidoras. Sorte mesmo teve a também alemã Britta Steffen, que já foi capa da Playboy, e que faturou hoje a Medalha de Ouro e o recorde mundial em nado livre 100m, por apenas 4 centésimos de segundo.

Petra Niemann foi declarada "Vencedora Absoluta" (Absolute Winner) no Trofeo Princesa Sofia, realizado em Março passado. A velejadora de Berlin recebeu o prestigiado troféu da Rainha Sofia da Grécia, a rainha consorte da Espanha. Como se pode observar, apesar de Petra não estar muito bem na foto das Olimpíadas, em outras tem se saído bem melhor.
Fontes: Gazeta Esportiva, AsteriscoTV, National Nine e BYM

14 Ago 2008
Holandesa disputa medalha contra noivo

Seu proeiro é seu ex-namorado
A velejadora holandesa Carolijn Brouwer, que compete pela Bélgica, única mulher na classe Tornado, vive situação constrangedora nos Jogos Olímpicos. Em busca da medalha de ouro ao lado de Sebastien Godefroid, seu ex-namorado, compete diretamente com... o noivo.
A velejadora de 35 anos, que está em sua terceira participação em Jogos Olímpicos (a 1.ª pela Bélgica), tem alinhado ao lado de Godefroi, tendo averbado o 2.º lugar num Mundial de 2007.
O australiano Darren Bundock, noivo de Carolijn, seis vezes campeão mundial, é o grande favorito ao ouro. Uma situação complicada... “É difícil. Há uma história entre eu e o Seb, mas agora estou com o Darren. Não fiz planos para isto, simplesmente aconteceu. São coisas que não se controlam”, revelou Carolijn aos jornalistas sem reservas.
Fonte: Jornal Record

14 Ago 2008
Regata Limpa-trapiche
Neste sábado, dia 16, o Veleiros do Sul realizará a Regata Limpa-trapiche, exclusiva para associados do clube. A largada será às 13:30h (classe Oceano). Às 13 horas, acontecerá a Reunião de Comandantes na varanda para “aquecimento". A entrega de prêmios ocorrerá na Vento Sul, acompanhada de um carreteiro de lingüiça.

14 Ago 2008
Adiamento por falta de vento
Em Qingdao, sede da vela, todas as regatas foram adiadas pela falta de vento, que na quarta-feira já tinha provocado a alteração no calendário de quatro classes. Nesta quinta-feira, 19 provas nas classes Finn, Yngling, 49er, RS:X, Laser e Laser Radial tinha início previsto para as 2 horas (de Brasília).
Os brasileiros Eduardo Couto, atual 10º colocado na classe Finn; Ricardo Winicki, nono na RS:X; Bruno Fontes, 28º na Laser; e a dupla André Fonseca e Rodrigo Duarte, nona na classificação geral da 49er, são alguns dos velejadores que tem provas marcadas para esta quinta-feira.
Fonte: Gazeta Esportiva

Patrícia Freitas, que disputa na classe RS:X, concluiu seis regatas mas não conseguiu, até agora, pontuação suficiente para entrar na disputa de medalhas.
Fonte: Gazeta Mercantil

Ansiosos, Scheidt e Prada estréiam nesta sexta
Já fizemos todos os testes e escolhemos nossos equipamentos e agora é tentar velejar da melhor maneira possível.
Fonte: JB on line

André Fonseca e Rodrigo Duarte estão em nono na classificação geral
Os velejadores André Fonseca e Rodrigo Duarte cruzaram a nona regata da classe 49er em 11º lugar, nesta quarta-feira. Esta foi a terceira regata do dia. Nas duas anteriores, os brasileiros chegaram em quinto e em 12º, resultado de descarte até agora. Faltando sete regatas para o final, eles ocupam a nona colocação geral, com 61 pontos perdidos.
Fonte: Globo Esporte

12 Ago 2008
Corveta "Barroso" incorporada à Armada brasileira
Três anos após a retomada do projeto de construção, a Marinha do Brasil incorporará, no dia 19 de agosto, a Corveta "Barroso" à Armada. A cerimônia ocorrerá no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, às 10h30, e contará com a presença do Ministro da Defesa e do Comandante da Marinha, entre outras autoridades.
O projeto, que contribui com o resgate da capacidade e da tecnologia da construção naval militar brasileira, a Corveta "Barroso" é o resultado do aperfeiçoamento do projeto das Corvetas Classe Inhaúma, construídas anteriormente no Brasil, e incorporou melhorias e desenvolvimentos tecnológicos que aprimoraram o desempenho do navio.
Com uma autonomia de 30 dias e raio de ação de 8 mil km, o mais novo escolta da Esquadra Brasileira oferecerá uma maior capacidade de proteção ao tráfego marítimo nacional, responsável por 95% do fluxo de comércio exterior brasileiro, proporcionará maior proteção aos nossos campos petrolíferos e ampliará o poder de dissuasão do Brasil no mar.
Na execução do projeto de construção da Corveta "Barroso", navio com modernos sistemas, a Marinha teve como meta a busca da nacionalização, principalmente daqueles com elevado grau de complexidade técnica que agregariam tecnologia de ponta ao setor industrial associado do País. O índice médio de nacionalização dos sistemas de bordo da "Barroso" é de cerca de 57%, dentre os quais se destacam: Sistema de Controle Tático; Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica; Sistema de Controle e Monitoramento da Propulsão, auxiliares e de Controle de Avarias; Sistema de Lançamento.
Fonte: JB Online; Foto e ilustração: Marinha

11 Ago 2008
AVISO DE MAU TEMPO
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISO DE MAU TEMPO.
AVISO NR 649/2008
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG - DOM - 10/AGO/2008
ÁREA ALFA E SUDOESTE DA ÁREA SUL OCEÂNICA A PARTIR 110000 HMG.
VENTO NE/N FORÇA 7/8 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 121200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO Nº 642 E 647/2008.

11 Ago 2008
Câmera a bordo causa protesto
A não partida da dupla portuguesa Jorge Lima e Francisco Andrade na sexta regata da classe 49er originou um protesto da missão portuguesa nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Segundo o protesto, o suporte da câmera de vídeo instalada no barco (situação idêntica para todos os concorrentes) limita o movimento da cana do leme e acabou por provocar a rotura do mecanismo, situação que hoje aconteceu pouco antes do início da sexta regata, impedindo-os de partir.
No entanto, o júri não acolheu o protesto português, julgando que o rompimento da cana deveu-se a movimento brusco do timoneiro. A dupla portuguesa está em 10º.
Fonte:
Lusa

11 Ago 2008
Bóia garrada no Guaíba

A bóia que sinaliza o emissário da Riocel junto à margem oeste do Canal do Leitão, no Rio Guaíba, garrou para leste do canal, junto à antiga bóia 14.
Colaboração: Norton Aerts

11 Ago 2008
Largada escapada
Notícia enviada pelo velejador Samuel Albrecht, de Qingdao, em 11 Ago 2008.
"Hoje iniciou nossa competição aqui em Qingdao! Tivemos duas regatas de vento fraco, como o esperado.
Na primeira regata do dia fizemos a leitura do campo de regatas e constatamos que havia mais pressão na direita da raia e montamos toda nossa estratégia nesta informação. Largamos na comissão de regatas e logo que nos liberamos dos demais barcos viramos,cambamos e fomos em busca do lado direito.
Por sorte, o lado direito da raia foi o favorecido. Montamos a primeira marca na sexta colocação. Daí em diante foi uma briga bonita, com todos barcos proximos e defendendo suas posições. Muitos dos favoritos estavam atrás e os ataques eram frequentes. Oscilamos diversas vezes entre o sétimo lugar e o quarto, mas ao final nao suportamos a pressao de alguns e acabamos escorregando para o nono lugar.
Foi um excelente resultado, pois numa competicao de alto nivel e com 29 barcos o que importa é uma boa média. Estar sempre entre os 15 primeiros é muito importante.
Felizes e confiantes com a estreia fomos para segunda regata do dia em busca de mais um bom resultado. O vento diminuiu mais ainda, conseguimos acertar com a nova regulagem, novamente optamos em largar na comissão e poder ser o primeiro barco a virar para direita. Infelizmente, nesta ansiedade de fazer uma boa largada, acabamos largando escapado. Na bóia de barlavento, foi bradado nosso numeral e fomos obrigados a nos retirar da prova. Vínhamos muito bem, numa sexta colocação.
Foi uma ducha de água fria! Confesso-me: um tanto desanimador!!!
Um resultado deste num início de competição nao é nada favorável, mas agora que já o temos, nada o que fazer.
Agora o importante e concentrar para amanhã, tentar repetir a atuação de hoje, velejar o barco, estar atento ao vento e controlar a ansiedade. Nao podemos mais cometer erros.
O que ficou de bom no dia de hoje é que o barco esta rápido, acertamos muitas vezes taticamente e se conseguirmos fazer aquilo que sabemos poderemos evoulir muito na classificação do campeonato.
No momento estamos na 22ª colocação.
Amanha tem mais...
Abraço,
Samuca."
Colaboração: Jorge A. Albrecht Filho

11 Ago 2008
Bimba terminou em 6º nesta segunda-feira
Esperança brasileira de medalha, Ricardo Winicki, o Bimba, fechou o primeiro dia dos Jogos Olímpicos de Pequim na sétima colocação da classe RS:X. Atual campeão mundial e vice europeu, ele foi o 12º da primeira regata e terminou em sexto no segundo desafio desta segunda-feira, na baía de Qingdao. O líder é o israelense Shahar Zubari, com quatro pontos perdidos.
Bimba começou a segunda regata na quinta posição. Na primeira bóia, subiu para quarto. Voltou a ser quinto e foi para a reta final em sétimo. Esboçou uma reação e terminou em sexto, a 1m12s do francês Julien Bontemps, que liderou do início ao fim.
Nos Jogos de Atenas-2004, o brasileiro ficou muito perto de conquistar o ouro, mas acabou deixando as medalhas escaparem na última regata, quando ficou em 17º e terminou em quarto na classificação geral. No ano passado, ele foi o vencedor do Pan do Rio de Janeiro.
Fonte: Agência/EFE

11 Ago 2008
49er e 470 em Qingdao

Velejadores da 470 queimam largada da segunda disputa e ficam em nono no ranking. Já as mulheres da mesma classe terminam o dia em 16°
Bom resultado para a dupla brasileira da classe 49er na última disputa da madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília). Após terminar as duas primeiras regatas em nono e 11° lugares, André Fonseca e Rodrigo Duarte cruzaram a linha de chegada da raia de Qingdao em quarto lugar. Na classificação geral, a parceria perdeu uma posição em relação ao primeiro dia de competições e está em sétimo lugar. Com esse resultado, Fonseca e Duarte estariam classificados para a Medal Race, a regata final disputada apenas pelos dez melhores barcos da competição. Na foto ao lado os australianos da 49er.
Fabio Silva e Samuel Albrecht, da classe 470, não estrearam bem nas Olimpíadas de Pequim, Depois de terminar a primeira regata em nono lugar, a dupla queimou a largada da segunda disputa e foi desclassificada. No geral, está em nono lugar.
Quanto às mulheres brasileiras do 470, o resultado também não foi tão bom. Após um 12° lugar na regata inicial, Fernanda Oliveira e Isabel Swan caíram para a 16ª posição na última disputa, terminando o dia na mesma posição na classificação geral.
Fonte: Globo Esporte

11 Ago 2008
Eduardo Couto chegou em segundo hoje

Em prova com final emocionante, o brasileiro Eduardo Couto ficou muito perto de sua primeira vitória em uma regata olímpica. Ele liderou as três primeiras pernas do percurso, mas acabou sendo ultrapassado no final pelo atual campeão olímpico, o britânico Ben Ainslie.
O esloveno Gasper Vincec ficou em terceiro a 1 segundo atrás de Eduardo Couto.
Na passagem pela última bóia, Magriça tinha 26 segundos de vantagem sobre Vincec. Ainslie estava em terceiro a 29 segundos atrás do brasileiro, mas conseguiu tirar a diferença.
Com o resultado, Magriça está momentaneamente na sétima colocação geral, com 31 pontos perdidos. Ainslie lidera, com sete.
Fonte: JB Online

11 Ago 2008
Caçula da vela fica em 20º na estréia

Patrícia Freitas, de 18 anos, faz sua primeira participação em Olimpíadas
Caçula da delegação brasileira de vela, Patrícia Freitas, de 18 anos, ficou com a 20ª colocação na primeira regata da classe RS:X das Olimpíadas de Pequim. É a primeira vez que ela participa de uma edição dos Jogos Olímpicos. A chinesa Jian Yin foi a vencedora, seguida pela australiana Jessica Crisp e pela espanhola Marina Alabau. Nesta segunda-feira, na raia de Qingdao, Patrícia passou pelas duas primeiras bóias na décima colocação. Depois, caiu para 12º, 18º e 19º e 20º. As velejadoras voltam a competir nesta segunda-feira.
Fonte: Globoesporte; Foto: Beijing2008

11 Ago 2008
Alemanha lança cruzeiro de 315 metros de comprimento
O novo cruzeiro 'Celebrity Solstice' é visto pela primeira vez na docas de Meyer, em Papenburg (Alemanha). Com 315 metros de comprimento, 36,8 metros de largura e 1.426 cabines, é o maior já construído na Alemanha. Ele tem capacidade para 2.852 passageiros.
Fonte: G1 Foto: Joerg Sarbach/AP

10 Ago 2008
Brasileiros da 49er terminam primeiro dia de disputas em sexto lugar
Boa estréia brasileira na classe 49er da Vela. André Fonseca e Rodrigo Duarte terminaram o primeiro dia de disputas das Olimpíadas de Pequim em sexto lugar na classificação geral, com 23 pontos perdidos. Em ritmo de início de competição, os velejadores chegaram em décimo lugar na primeira regata. Logo depois, melhoraram bastante o resultado e fecharam a segunda disputa na quinta colocação. E na terceira vez que competiram, Fonseca e Duarte fecharam o dia na oitava posição.
A liderança geral da 49er está com os britânicos Stevie Morrison e Ben Rhodes. Os europeus chegaram em quarto lugar na primeira regata, subiram para a terceira colocação na segunda e terminaram a participação na quinta posição. A dupla brasileira voltará à raia de Qingdao na madrugada desta segunda-feira, às 2h (horário de Brasília).
Fonte: G1

09 Ago 2008
Farol de praia 'destruído em 1925' reaparece na Califórnia

Construída em Massachusetts, torre foi parar na costa californiana
Historiadores estão surpresos e dizem que não sabem como o farol 'viajou' até lá.
Farol construído em 1881 'viajou' de Massachussets para a Califórnia.
Um farol de praia que todos acreditavam ter sido destruído em Massachussets (EUA) em 1925, foi encontrado na Califórnia - em perfeito estado de conservação.
O farol do porto de Wellfleet foi "descoberto" em Point Montara, na Califórnia, em 2007 e revelado este mês pela revista Lighthouse Digest.
A historiadora Helen Purcell diz que a descoberta do farol foi um verdadeiro choque.
Segundo Colleen MacNeney, da Lighthouse Digest, o farol foi construído em 1881 e posteriormente movido pela Guarda Costeira. Antes de ser erguido em Point Montara, ele ainda passou algumas temporadas em Yerba Buena, também na Califórnia. Não há documentos que dêem pistas sobre como a torre foi transportada.
Jim Walker, da Fundação Americana de Faróis (ALF, na sigla em inglês), tem uma teoria. O farol, feito com peças de metal, poderia ser desmontado e transportado, aos pedaços, por trem.
Fonte: Associated Press Foto: Paul Sakuma/AP

08 Ago 2008
Ibama apreende 600 quilos de bagre

Proprietário multado em R$12.700
Agentes do Escritório Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com sede em Rio Grande, apreenderam, no início da noite da última terça-feira, 600 quilos de bagre. O pescado foi apreendido porque essa espécie encontra-se em período de defeso, mas também estava com tamanho inferior a 40 centímetros, que é o mínimo permitido para pesca. De 1º de junho a 30 de setembro, a captura do bagre, assim como da corvina, tainha e camarão, no estuário da Lagoa dos Patos está proibida.
Os bagres estavam no barco pesqueiro Mari-mar, de São José do Norte, que foi abordado pelos agentes do Ibama no momento do desembarque no cais da 4ª Secção da Barra, em Rio Grande. Além dos peixes, também foram apreendidos o barco e 250 metros de rede de emalhe que estavam na embarcação. Os 600 quilos de bagre foram doados ao Programa Mesa Brasil, do Sesc, que em seguida repassou à Escola Estadual de Ensino Fundamental Alcides Barcelos, à Paróquia Santa Tereza e à Associação dos Moradores do Bairro Castelo Branco II.
O proprietário do Mari-mar foi autuado e deverá pagar multa no valor de R$ 12,7 mil, o que corresponde a R$ 20 por quilo de peixe apreendido, mais R$ 700. Ele responderá processo administrativo junto ao Ibama e, possivelmente, processo criminal, pois a ocorrência será encaminhada ao Ministério Público. Por enquanto, o dono fica como fiel depositário do barco.
Fonte: Jornal Agora

08 Ago 2008
A vez de Cindy Crawford
Como informado em 31 de Julho passado (veja notícia mais abaixo), mulheres famosas têm tido sua privacidade cada vez mais bisbilhotada a bordo deste Verão europeu. Nessa semana foi a vez de Cindy Crawford, essa linda tiangaça, já quarentona, que faz lembrar o Bochincho, do poeta gaudério Jayme Caetano Braun, que lá pelas tantas diz:

Oigalé china lindaça,
Morena de toda a crina,
Dessas da venta brasina,
Com cheiro de lechiguana,
Que quando ergue uma pestana
Até a noite se ilumina.

Misto de diaba e de santa,
Com ares de quem é dona
E um gosto de temporona
Que traz água na garganta.

E o gaiteiro era um mulato
Que até dormindo tocava
E a gaita choramingava
Como namoro de gato!

A gaita velha gemia,
Ás vezes quase parava.
De repente se acordava
E num vanerão se perdia

E eu, contra a pele macia
Daquele corpo moreno,
Sentia o mundo pequeno,
Bombeando, cheio de enlevo,
Dois olhos, flores de trevo
Com respingos de sereno!

Não há quem pinte o retrato
Dum bochincho quando estoura.
Tinidos de adaga, espora,
E gritos de desacato.
Berros de quarenta e quatro
De cada canto da sala.

E a velha gaita baguala
Num vanerão pacholento,
Fazendo acompanhamento
Do turumbamba de bala!

É china que se escabela,
Redemoinhando na porta
E chiru da guampa torta
Que vem direito à janela
Gritando, de toda guela.

E a Chiiiiiina?

E a china, eu nunca mais vi.
No meu gauderiar andejo,
Somente em sonhos a vejo
Em bárbaro frenesi.
Talvez ande por aí,
No rodeio das alçadas.
Ou, talvez, nas madrugadas,
Seja uma estrela chirua,
Dessas que se banha nua
No espelho das aguadas!

Trechos do "Bochincho": cortesia Nelson Gruber / Fotos: The Sun

07 Ago 2008
Todos os 400 velejadores estão em Qingdao

Todos os 400 velejadores de 62 países e regiões chegaram ao centro de vela olímpica de Qingdao até esta quinta-feira, de acordo com o Comitê de Vela (Qingdao) do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing (Bocog, em inglês). "Todos os 400 navegadores com os seus 267 barcos já terminaram a inscrição no centro de vela, e estão ocupados em se preparar para o começo da regata em 9 de agosto", disse hoje o gerente de competição do Comitê de Vela do Bocog, Qu Chun, em uma entrevista coletiva realizada hoje na cidade.
Os velejadores competirão em 11 eventos de nove classes em uma área aquática de cerca de 50 quilômetros quadrados durante o evento de vela da Olimpíada de Beijing, entre 9 e 23 de agosto, com dois dias reservados.
"Sem dúvida, isso é o melhor local de vela. Ter o local olímpico tão perto do círculo de barcos é uma coisa que nunca tinha sido alcançada antes disso", dise o vice-presidente da Federação Internacional de Vela, David Kellett na entrevista coletiva.
"A qualidade de água tem melhorado todos os anos. Não tem problema. Esperamos que tenhamos bons ventos", acrescentou ele.
Fonte: Terra/Agência Xinhua

07 Ago 2008
Incidente SAR SS 028

Busca ao pedido de socorro por sinal de EPIRB
Este SALVAMAR recebeu FAX do CINDACTA I, Força Aérea Brasileira (FAB), informando ter interceptado sinal de socorro na freqüência 406MHz, na posição LAT 30º 32’ 01”S LONG 047º 45’ 32W”, cerca de 230km a leste de Tramandaí-RS.
Foram realizadas pesquisas na tentativa de descobrir maiores informações sobre a origem do sinal do EPIRB, entretanto não foram obtidas informações suficientes para obter os dados da embarcação, que provavelmente seria dos Estados Unidos da América (USA).
Solicitado à Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí (AGTramandaí) e à “RENEC” efetuarem chamadas às embarcações próximas da posição, a fim de investigar possíveis indícios.
Obtido informação por “e-mail” da Embarcação MANOUSOS, de bandeira da LIBÉRIA, reportando haver trafegado nas proximidades e não ter observado indícios de sinistro.
Solicitado apoio da FAB para realizar esclarecimento aéreo na área do possível sinistro. A aeronave P-95B efetuou buscas no dia 04 de agosto, sem sucesso.
O Rebocador de Alto Mar Tritão (RbAMTritão) encontra-se na área realizando buscas.
Fonte: Claudio Littig/Reporte do Comando do 5º Distrito Naval Salvamar Sul
Mais sobre EPIRB: mensagem enviada ao Grupo [POPACOMBR] por Dieter Brack, em 10 Ago 2008:
Falando em EPIRB, este ano em Fpolis, quando preparava o barco de um amigo meu para velejar, fui colocar o EPIRB em sua base, pois como o barco estava parado o EPIRB estava guardado em seu interior.
Ao colocar o EPIRB em sua base, sem acionar nenhum botão, soou um bip duas vezes e parou. Chamei o dono do barco para ver e ele disse que estava tudo OK. Fomos almocar no restaurante do Veleiros da Ilha, e antes mesmo que o almoco fosse servido, o celular tocou. Era a filha destes amigos meus que, da Alemanha, estava ligando para saber se estávamos navegando e se estava tudo bem conosco, pois haviam ligado da empresa do EPIRB.
O pessoal que administra o EPIRB, havia entrado em contato com ela para confirmar o chamado. Dissemos que estávamos tranqüilamente almoçando em terra.
Fomos até o barco, e reiniciamos o EPIRB. Tudo Ok.
Quando se faz o cadastro de um EPIRB, entre os dados informados, vão dados de pessoas de confiança para enviarem informações, e também checarem informações.
Eles não saem ala louca para o resgate.
Existe todo um procedimento padrão para a checagem das informações.

Daí a importância de manter-se este cadastro atualizado e com o telefone de mais de uma pessoa para contato, e tambem de manter estas pessoas informadas, se estamos navegando, ou nao para onde quantos dias etc...
A partir do momento em que o EPIRB foi acionado acidentalmente, o EPIRB emitiu o sinal, a empresa entrou em contato com um familiar, este familiar ligou via celular para nos aqui no Brasil, e este familar entrou em contato com o EPIRB ao mesmo tempo em que reinicavamos o EPIRB, todo este procedimeno nao levou mais de 30minutos.
Só para informar, caso o EPIRB seja acionado acidentalmente, e haja o deslocamento ou envolvimento de embarcações, aeronaves etc... Por engano, todas estas despesas serão por conta do proprietário da embarcação, o que não acontece se o fato for real. 
Um abraço a todos e que ninguém precise acionar o EPIRB algum dia.
Dieter

07 Ago 2008
Quase 10.000 milhas
em 1 ano
O Comandante Ademir de Miranda, o Gigante, tem o que comemorar. Realizando sonho antigo, navegou à Europa em seu veleiro Entre Pólos, um 42 pés de aço.
Hoje, 7 de Agosto de 2008, faz exatamente 1 ano que Gigante desatracou de Porto Alegre.
Subiu a costa brasileira até os Lençóis Maranhenses, e de lá navegou ao Caribe. Atravessou o Atlântico até os Açores, de onde continuou a Lisboa. Deu um bordo na África, navegou pelo Mediterrâneo até Ibiza.
De volta ao continente europeu, atracou em Cartagena, completando 9.950 milhas náuticas, do total de mais de 22.000 navegadas com o Entre Pólos.
Mais 5.000 milhas o esperam na viagem de volta, logo que acabarem as férias com a esposa na França.
Foto: Ademir de Miranda

07 Ago 2008
Leão-marinho embarcado

Animal 'aluga' veleiro de família americana
Animal subiu por escada e se acomodou na embarcação no último domingo. Segundo especialistas, comportamento 'desorientado' pode indicar intoxicação. Ninguém gosta de ter uma visita indesejada - especialmente quando ela é um leão-marinho que adota um veleiro de família como seu lar. Lynnea Flarry e sua família curtiam a manhã de domingo (3) em Clark Island, em Washington, quando perceberam a presença de um leão marinho no veleiro da família.
O animal aproveitou a escada da embarcação e subiu a bordo. O filho e os netos de Flarry tentaram cercar o animal, fazendo-o voltar à água, mas não conseguiram. O leão-marinho se escondeu atrás de um colete salva-vidas. Depois o animal voltou para a água e começou a nadar em círculos em volta do veleiro. A neta de Flarry decidiu tirar fotos do leão-marinho, mas ninguém se lembrou de recolher a escada - e então o animal voltou a bordo.
Membros da equipe de resgate de animais marinhos disseram que esse comportamento estranho pode ser sinal de envenenamento por algas. De acordo com os especialistas, uma das toxinas encontradas nas algas pode causar reações ácidas em mamíferos, fazendo com que eles apresentem comportamento agressivo e fiquem desorientados.
Fonte e foto: Associated Press/Cortesia família Flarry

05 Ago 2008
Catamarã movido a energia solar na Amazônia
Barcos movidos a energia solar são a nova opção de transporte com conceito ecologicamente correto. Por enquanto, o meio de locomoção está em fase de testes no Amazonas, mas os primeiros trajetos comerciais devem ser realizados a partir de novembro deste ano.
O empresário Fernando Antônio Afonso Garcia, sócio da Seisui, responsável pelo projeto, afirma que os testes iniciais foram bem-sucedidos. De acordo com Garcia, o primeiro barco tem capacidade para quatro pessoas, mas o modelo para dez pessoas já está em fase de desenvolvimento. O trajeto incial, que vai marcar o início das operações, está previsto para acontecer de Santa Isabel do Rio Negro (AM) até Parintins (AM).
“Fizemos uma pesquisa para verificar a demanda da região. Os próximos barcos terão capacidade para transportar dez pessoas, sendo oito turistas, um guia e um comandante”, afirma.
Testes são realizados na região amazônica. As placas solares instaladas no teto geram energia elétrica que alimentam as baterias e os motores, capazes de movimentar o barco. “Além disso, o barco conta com uma bateria com energia acumulada e capacidade para realizar a navegação noturna ou sob tempo nublado e chuvoso durante até oito horas”, afirma.
Segundo Garcia, para prevenir alguma possível pane no sistema de energia gerada por luz solar, há um depósito com álcool. O apelo ecológico é um dos principais motes para a implementação deste projeto. “Quem vem para a Amazônia não quer ouvir barulho de motor, nem aturar o cheiro do diesel”, afirma o empresário.
O meio de transporte alcança velocidade de 35 km/h. “Já recebemos pouco mais de 30 pedidos de orçamento de barcos. Além de hotéis da região amazônica, estabelecimentos do Pantanal e de Santa Catarina já demonstraram interesse”, diz.
Fonte: G1 Foto: Seisui divulgação

04 Ago 2008
À deriva no mar por duas noites
Cabo enroscado no hélice
Esgotados após duas noites à deriva no mar, ao largo do Cabo de S. Vicente, Portugal, os cinco tripulantes do veleiro ‘Sheba Queen’, todos noruegueses, chegaram ontem de manhã, sãos e salvos, ao Porto da Baleeira, em Sagres. Tinham sido socorridos, horas antes, pela corveta António Enes, da Marinha Portuguesa, que acorreu ao seu pedido de auxílio e acompanhou o iate até porto seguro. "Era madrugada e estávamos a cerca de 50 milhas da costa, a navegar em direcção a Lisboa, com vento muito forte de norte e ondas de quatro metros de altura.
Ao baixar uma vela, perdemos o controle e os cabos acabaram por se ensarilhar na hélice do motor", referiu o capitão do ‘Sheba Queen’.
Impossibilitada de usar as velas e sem motor, a embarcação, de 20 metros de comprimento e pavilhão britânico, mas procedente de Marrocos e onde, segundo revelou Johnny Dolve, tinha sido comprada "há duas semanas", acabou por ficar à deriva. "O mar continuava muito agitado e por isso baixámos as velas e esperámos por ajuda", adiantou o velejador, que o CM encontrou quando procedia à substituição da vela - que tinha ficado com o pano todo rasgado - com o auxílio dos outros tripulantes. "Não foi bonito, mas não foi dramático", considerou o norueguês, revelando, contudo, terem ficado "extremamente cansados": "Desde há duas noites que não dormimos e praticamente não comemos. Alimentámo-nos à base de chocolates e bebemos água. Tínhamos bastantes provisões a bordo, mas nenhum apetite", explicou.
Destacada para a acção de socorro ao veleiro quando se encontrava na Figueira da Foz, a corveta António Enes chegou junto do ‘Sheba Queen’ ao fim da madrugada de ontem. "Estavam a bordo dois mergulhadores, que cortaram os cabos que se tinham enleado na hélice. Isso permitiu que o motor voltasse a funcionar e pudemos navegar até aqui. Não conseguimos ir para Sines, como tínhamos pensado inicialmente", esclareceu Dolve.
Fonte: Correio da Manhã, Lisboa

04 Ago 2008
AVISO DE MAU TEMPO
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISO NR 615/2008
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG – DOM – 03/AGO/2008
ÁREA CHARLIE AO NORTE DE 25S. VENTO NW/SW FORÇA 7 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 040000 HMG.

AVISO NR 617/2008
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG – DOM – 03/AGO/2008
ÁREA ALFA. VENTO W/SW FORÇA 7/8.
VÁLIDO ATÉ 040000 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 608/2008.

AVISO NR 621/2008
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG – DOM – 03/AGO/2008
ÁREAS ALFA E SUL OCEÂNICA AO SUL DE 30S E OESTE DE 040W
A PARTIR 050000 HMG.
VENTO NW/SW FORÇA 7/8 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 051200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 609/2008.
Recebido às 11:39h de 04/08/2008
Fonte: MARINHA DO BRASIL / DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

03 Ago 2008
Chuva torrencial e tufão previstos para os Jogos Olímpicos
8º dia do 8º mês de 2008


Fila no cartório para casar em 08 de Agosto de 2003 em Beijing

A grande preocupação na China passou a ser a meteorologia. Há previsão de chuva torrencial para a cerimônia de abertura dos jogos, e de tufão para Qingdao, onde serão realizadas as regatas, e para Hong Kong, onde serão realizadas as provas de equitação.

A principal preocupação dos chineses é quanto à abertura. Um dos únicos cortes no orçamento dos jogos foi o teto retrátil do estádio onde estarão 80.000 pessoas, os VIPs, 10.000 artistas e todos os atletas.

Como os chineses estão hospedando os jogos, e como a abertura vai realizar-se no 8º dia do 8º mês de 2008, sendo 8 o número da sorte na China, a população esperava que o tempo ajudasse. E para complicar a superstição ainda mais, o número 6 também é considerado número da sorte na China. E 8 de Agosto é o 26º dia do 6º mês do calendário chinês.

Um milhão dos 3 milhões de carros da frota de Beijing foram impedidos de circular e mais de 100 fábricas altamente poluidoras foram fechadas há algumas semanas para diminuir a poluição na cidade.
Jornalistas internacionais reclamaram da impossibilidade de acessar alguns sites da Internet, que não é livre na China.
Fonte: Telegraph Foto: sohu.com

03 Ago 2008
Volta ao mundo em solitário
Zac Sunderland
, 16 anos, atracou seu veleiro Intrepid nas Ilhas Marshall, no Pacífico, depois de 4.200 milhas náuticas navegadas. A viagem faz parte de uma tentativa de dar a volta ao mundo, em que busca obter o recorde do mais jovem velejador a realizar o feito sozinho. Para tanto, Zac precisa estar de volta à Califórnia em Jan 2010.

Há 7 semanas no mar, Zac chegou ontem à Micronesia (veja track ao lado), desembarcando na Ilha Majuro, capital das Ilhas Marshall. Segundo conta Zac, seguidamente peixes voadores caem no cockpit de seu 36 pés Intrepid, enquanto ele dorme na cabine. A viagem decorreu sem problemas. A maior dificuldade é a falta de ventos fortes, o que é comum na região equatorial em que se encontra. Equipado com telefone por satélite, o jovem navegador mantém contato com seus pais diariamente.
Mais sobre Zac
Fonte: Ventura County Star

31 Jul 2008
Calendário olímpico
Novas descobertas sobre achado milenar
Já se sabia que o Mecanismo de Anticítera (foto), resultado da engenhosidade dos gregos antigos, era mais sofisticado tecnologicamente do que qualquer outro mecanismo inventado pelo menos nos mil anos seguintes. Agora, um novo estudo indica uma complexidade ainda maior.
O grupo liderado por Tony Freeth, do Projeto de Pesquisa do Mecanismo de Anticítera, conseguiu reconstituir inscrições que revelam que o mecanismo, construído por volta do ano 100 a.C., não era usado apenas para operações científicas.
Em estudo publicado na edição de 31 de julho da revista Nature, os pesquisadores usaram imagens feitas em raio X em três dimensões para mostrar que o mecanismo, utilizado principalmente para cálculos astronômicos, também armazenava dados de eventos esportivos, como se fosse um computador portátil.


O Mecanismo (ou Máquina) de Anticítera foi encontrado em uma embarcação naufragada, do tipo Corbita, como a da ilustração acima

Segundo eles, um dos discos, até então considerado um calendário de um ciclo de 76 anos, era usado para seguir outro ciclo, o de quatro anos das Olimpíadas e de outros jogos pan-helênicos. Entre as inscrições recuperadas nos fragmentos estão as palavras “olympia” e “nemea”, esta última referente aos Jogos de Neméia.

Os cientistas também identificaram no mecanismo 12 nomes de meses que consideraram de origem coríntia, da Siracusa, e sugerem que o conceito do mecanismo pode ser estendido a Arquimedes (c. 287 a.C. – c. 212 a.C.). Os meses integravam um sofisticado calendário de 19 anos.
O Mecanismo de Anticítera foi descoberto em 1901 por um grupo de mergulhadores que apanhavam esponjas próximo à ilha de Anticítera. As 82 partes hoje disponíveis e que são usadas para os estudos foram retiradas de um naufrágio a 42 metros de profundidade. A data estimada do naufrágio é 65 a.C.
O artigo Calendars with Olympiad display and eclipse prediction on the Antikythera Mechanism, de Tony Freeth e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.
Fonte: Agência FAPESP

31 Jul 2008
Falta de privacidade a bordo
A oferta cada vez maior de câmeras de baixo custo com zoom poderoso tem mudado o panorama nas águas do mundo todo. Há poucos dias o Popa publicou fotos da modelo Kate Moss a bordo de uma lancha. Nada demais, mas o Voyeurismo, ou que seja o prazer de fotografar pessoas à vontade a bordo, parece estar sendo mais fácil de realizar com as novas câmeras.
Ontem, fotos da modelo britânica Naomi Campbell correram o mundo em um flagra de topless. Outras modelos foram fotografadas a bordo neste quente Verão europeu.
E falando em flagras no calor da Europa por esses dias, o Comte Gigante, do veleiro Entre Pólos, segue fazendo novas amizades, como ontem em Cartagena, Espanha.

29 Jul 2008
AVISO DE MAU TEMPO
(Área Alfa)
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISO DE MAU TEMPO.
AVISO NR 589/2008
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG – TER – 29/JUL/2008
ÁREA ALFA A PARTIR DE 300600 HMG. VENTO NE/NW FORÇA 7.
VÁLIDO ATÉ 310600 HMG.
Fonte: MARINHA DO BRASIL / DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

29 Jul 2008
Qingdao, palco das regatas olímpicas, já hospeda 300 atletas
Equipes de vela de 42 países, incluindo o Brasil, já estão em Qingdao para a disputa dos Jogos de Pequim. Ao todo, cerca de 300 velejadores já treinam e preparam seus barcos na cidade que será palco das regatas olímpicas.
As competições de vela têm início no dia 9 de agosto. A última regata da classe Star está marcada para o dia 21. Ao todo, o Brasil será representado por 12 competidores em Qingdao. Bicampeão na classe Laser, Robert Scheidt é a maior esperança de medalha do país ao lado de Bruno Prada na Star.

28 Jul 2008
Embarcação grega recuperada 25 séculos após naufrágio
Foram concluídas positivamente no mar da região de "Bulala", 2 quilômetros a leste de Gela, sul da ilha italiana da Sicília, as operações de recuperação dos restos de uma embarcação grega de 500 a.C., que permaneceu conservada até hoje sob o solo argiloso a cinco metros de profundidade do mar.
Um longo aplauso coberto pelas sirenes de cerca de 20 embarcações de apoio operacional, saudou o retorno à superfície dos restos.
Trata-se de uma embarcação de madeira, com 21 metros de comprimento, naufragada há 25 séculos, a 800 metros da costa, durante uma tempestade, enquanto, carregada de mercadorias abastecidas na antiga colônia grega de Gela, retornava para sua pátria.
A embarcação é uma das poucas testemunhas de barco grego-arcaico realizado com casco ligado por cordas de fibras vegetais.
A operação de recuperação do barco de Gela é fruto da parceria público-privada que vê empenhadas junto à Superintendência das Antiguidades e dos Bens Culturais de Caltanissetta, a Guarda Costeira, a empresa petrolífera ENI com suas empresas "Refinaria de Gela" e "Saipem", além da empresa "Eureco" de petroquímicos.
O "Vincenzo Cosentino", barco dotado de uma grua de 200 toneladas e câmera hiperbárica, trouxe à superfície a quilha de 11 metros de comprimento e a "roda de popa" da embarcação.
As partes da embarcação irão permanecer imersas por alguns dias em tanques cheios de polietileno glicol (PEG), um protetor químico, e depois serão transportadas para a Inglaterra, no laboratório Mary Rose Archeological Services, em Portsmouth, onde já se encontram há tempos os primeiros pedaços da proa, recuperados em 2004.
A Superintendência de Caltanissetta planeja a realização de um "Museu do Mar" a ser construído no "Bosque Littorio" de Gela, onde existia o empório da antiga colônia grega, da qual se acredita tenha saído a embarcação.
Fonte: ANSA; Fotos: ANSA

27 Jul 2008
Vela é a maior fonte de medalhas do Brasil
A delegação brasileira de vela embarcou na noite deste sábado de São Paulo rumo à China, com um plantel que marca prioritariamente a nova geração da modalidade no país. Entre os 12 classificados, sete estão carimbando seus passaportes pela primeira vez para a disputa de uma edição dos Jogos Olímpicos, e estarão ao lado de estrelas já consagradas como o campeão Robert Scheidt, que já viajou, e Ricardo Winicki, o Bimba.
Bimba é um dos veteranos do Brasil, indo para a sua segunda Olimpíada. Os estreantes já chegam a Qingdao, sede olímpica das disputas de vela, com grande responsabilidade. A vela é a maior fonte de medalhas para o Brasil na história olímpica, com 14 conquistadas (seis ouros, duas pratas e seis bronzes). O atletismo vem em seguida, com uma a menos.
Fonte: G1; Foto: Divulgação

27 Jul 2008
Trimarã abalroa baleia a 20 nós e perde o leme

Transat Quebec-St Malo
Depois de violento impacto, os tripulantes viram uma baleia e o leme na esteira do trimarã de 50 pés Laiterie de St Malo, que corria a Transat Quebec - St Malo. A tripulação empenhou-se em seguida para baixar as velas e parar o barco.
O leme de emergência não era eficiente. A 350 MN de Cape Race (SE de Newfoundland), e com apenas 40 litros de diesel e comida para 5 dias, a tripulação tenta adaptar um outro leme ou voltor para casa. Outro veleiro perdeu o leme na mesma competição, também por abalroamento de baleia.
Fonte: Sail World

26 Jul 2008
Acompanhe o Cruzeiro da Costa Leste
O Cruzeiro Costa Leste faz o percurso Rio-Salvador, de 850 milhas náuticas, nos meses de Julho e Agosto. Os barcos dos comandantes de sub-flotilha do Cruzeiro Costa Leste foram equipados com rastreadores. A posição destes barcos pode ser monitorada pela Internet.

26 Jul 2008
Veleiro Entre Pólos em Cartagena
Em Cartagena, uma cidade espanhola repleta de história, o veleiro gaúcho Entre Pólos está sendo preparado para a travessia de volta ao Brasil, o que deverá ocorrer no início de Setembro próximo. A faina inclui manutenção preventiva e preparação para longa navegação em solitário. Até lá, o Comandante Ademir de Miranda, o Gigante, cumprirá agenda na Europa, por terra, e de volta ao Entre Pólos visitará mais alguns portos no Mediterrâneo até Gibraltar. Veja carta de localização atual e fotos como esta acima, tomada a bordo do Entre Pólos em Maiorca, em Paisagens 572 e 573.

25 Jul 2008
Curso de Iniciação à Vela para adultos

(Em Porto Alegre) Veleiros do Sul, Escola de Vela Minuano, Prof. Augusto Altreiter
Nos finais de semana de Agosto 2008, dias 02 e 03, 09 e 10, 16 e 17, 23 e 24, das 10 às 17h.
Taxa de inscrição: Sócio VDS - R$ 250,00 Não sócio - R$ 350,00

Curso de Habilitação para Arrais Amador
Conforme as exigências da Capitania dos Portos, para condução de veleiro, lancha ou jet ski.
Instrutor: Marcos Heintz De 05 a 08/08/2008, das 19:00 as 22:00 h Duração: 12 horas/aula
Taxa de Inscrição: R$ 250,00 Escola de Vela Minuano, Veleiros do Sul
Informações: 3265.1717 ou 3265.1733 ramais 208 e 209
Doc. p/inscrição: Requerimento marinha; Cópia autentica RG e CPF; Cópia autenticada comprovante de residência;
Atestado médico que comprove bom estado psicofísico, incluindo limitações, caso existam.

24 Jul 2008
Fernanda e Isabel embarcam para desafio olímpico
As velejadoras Fernanda Oliveira e Isabel Swan, dupla da classe 470, embarcam neste sábado para Qingdao, cidade chinesa que ambas já conhecem de treinos e evento-teste, onde foram montadas as raias olímpicas para os Jogos de Pequim. Fernanda sai de Porto Alegre e Isabel do Rio. As duas se encontram em São Paulo para viajar a Pequim, via Canadá. De lá, seguem para Qingdao. A dupla separou um arsenal formado por Ipod, laptop, DVDs e livros, para suportar a viagem de mais de 40 horas até a China.
“Levo tudo o que possa amenizar o sofrimento de ficar tanto tempo dentro de avião. Além disso, já sabemos que a espera será grande também nos aeroportos, onde o segredo é achar um bom cantinho para tentar dormir. Mas enfrentaremos vôos bem longos e a viagem será mais demorada do que das últimas vezes. É ter paciência, tentar dormir, mas chegaremos bem cansadas,” explicou Fernanda.
Se a timoneira Fernanda, de 27 anos, busca o seu melhor resultado na sua terceira Olimpíada na classe 470, a proeira Isabel (veleja suspensa no trapézio), de 24 anos, fará sua estréia.
A dupla estará em Qingdao na noite de segunda-feira e já pretende começar a trabalhar na manhã de terça, sem perda de tempo, apesar do cansaço. “Tentaremos ir para a água. Estivemos na China em junho. O barco está lá, bem pronto, e isso facilitará as coisas na nossa chegada.” O barco leva três velas distintas (mestra, buja e balão) e tem uma velocidade aproximada de 50 Km/h. As competições de vela serão realizadas de 15 a 23 de agosto.
Fernanda observa que alguns oficiais brasileiros da vela foram antes para a China para organizar a entrada dos barcos na marina. “Fomos várias vezes para a China. Não temos ansiedade e curiosidade em conhecer a marina e também em velejar com as condições de vento locais.” Fernanda, que disputou os Jogos de Sydney/2000 (em dupla com Maria Krahe) e de Atenas/2004 (com Adriana Kostiw, disse que está calma e atribui o estado de espírito à experiência. “Ajuda quando a competição está chegando.” Fernanda não esconde: a raia de Qingdao é muito difícil, não há muito vento e a correnteza é bem forte. “Exigirá muita concentração e paciência. Todas devem escorregar em algum momento. Por isso, vamos ter de encarar a Olimpíada regata a regata.”
As brasileiras disputaram a Pré-Olímpica de Qingdao, na China, evento que simulou os Jogos 2008. “O desempenho no Qingdao Test Event foi muito importante. Tivemos um começo com regatas bem conturbadas e fomos crescendo no decorrer da competição. Esse poder de reverter uma situação ruim na raia da Olimpíada e conseguir fazer resultados bons, mostrou que temos condições de velejar bem agora”, explicou Fernanda.
Em 2007, a dupla conquistou a vaga olímpica para o Brasil ao terminar em sétimo no Mundial de Cascais, em julho. Depois assegurou presença na seleção brasileira ao vencer a Pré-Olímpica do Rio, em fevereiro último.
Mas a preparação começou em 2005, com o empenho da parceria e do técnico Paulo Ribeiro. No ano passado, Fernanda e Isabel fizeram cinco campeonatos internacionais e em quatro terminaram entre as oito mais bem colocadas. São tricampeãs brasileiras (2005, 2006 e 2007), tricampeãs das pré-olímpicas (2005, 2006 e 2007), campeãs sul-americanas (2005 e 2006) e quartas no Mundial da China em 2006, melhor resultado na história de uma dupla feminina brasileira em uma classe olímpica. Recentemente, obtiveram outro resultado inédito, a conquista da medalha de prata na Delta LLoyd Regatta, antiga Semana de Spa e competição de nível 1 da Federação Internacional de Vela, na Holanda.
Fonte: Final Sports / Fotos: Danilo Chagas Ribeiro

24 Jul 2008
Cidade chinesa proíbe acesso de moradores às águas Olímpicas

A cidade de Qingdao, que é sede das provas de vela, proibiu os moradores de entrarem nas águas costeiras onde serão realizadas as Olimpíadas. A partir das oito da manhã do dia sete de agosto nenhuma pessoa poderá se banhar, nadar, pescar ou velejar na costa olímpica da cidade.
A medida anunciada pela imprensa estatal chinesa nesta quinta-feira tem por objetivo garantir a segurança do evento e estará em vigor até o dia 24 de agosto. A proibição se aplica a diversas praias de Qingdao. As águas que se estendem entre o leste da ilha de Tuandao até a região de Shilaoren estão interditadas para qualquer barco, iate ou lancha que não faça parte das flotilhas competidoras.
Igualmente, nas áreas recreativas ao leste de Huiquanjiao não será permitido nadar, mergulhar, pescar e brincar com réplicas de barcos com controle remoto, informou a secretaria de segurança da cidade.
Para o contentamento da população o governo avisou que deverá designar algumas partes onde ainda será permitido ir à praia e aproveitar o verão. Mas os cerca de 8 milhões de habitantes de Qingdao terão de se acomodar em uma área reduzida sob pena de serem processados pela prefeitura, se forem pegos infringindo a proibição.
Qingdao é uma cidade costeira no nordeste da China e abrigará as provas olímpicas de iatismo entre nove e 23 de agosto.
No começo do mês a cidade sofreu uma infestação de algas verdes que deixaram as águas impróprias para a navegação.
Uma força tarefa do Exército com dez mil soldados recolheu às pressas mais de 180 mil toneladas de algas do mar, para que as competições pudessem ser realizadas.
Fonte: BBC Brasil Foto: Divulgação

22 Jul 2008
Aventura com mastros gaúchos
É com mastros de produção gaúcha a bordo do seu navio que o aventureiro sul-americano Mike Horn (foto) se prepara para partir para uma ousada volta ao mundo em quatro anos. Nesta semana, o navegador levou o veleiro Pangea para uma pré-expedição na Inglaterra.
A embarcação de 105 pés teve os dois mastros - dos quais o principal tem 33 metros de altura e pesa 2,5 toneladas - projetados e construídos em Porto Alegre pela empresa Farol Náutica.
A Pangea Expedition é uma circunavegação que pretende mobilizar a população de cinco continentes para os principais temas de preocupação ambiental. Além de percorrer 100 mil quilômetros, o aventureiro de 42 anos se propõe a alcançar os pólos Norte e Sul.
Fonte: Informe Econômico/Lurdete Ertel

22 Jul 2008
Aviso de mau tempo
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISOS DE MAU TEMPO.
AVISO Nº 556/2008
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 15:00 HORAS – SEGUNDA-FEIRA – 21 DE JULHO DE 2008
ÁREA ALFA A PARTIR DO DIA 23 ÀS 00:00 HORAS. ONDAS DE S/SE 2.5/3.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 24 DE JULHO ÀS 00:00 HORAS.

AVISO Nº 557/2008
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 15:00 HORAS – SEGUNDA - FEIRA – 21 DE JULHO DE 2008
ÁREA ALFA A PARTIR DO DIA 22 ÀS 18:00 HORAS. VENTO NE/NW PASSANDO SW FORÇA 7/8. VÁLIDO ATÉ 23 DE JULHO ÀS 12:00 HORAS.

AVISO Nº 558/2008
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 15:00 HORAS – SEGUNDA-FEIRA – 21 DE JULHO DE 2008
ÁREA ALFA A PARTIR DO DIA 22 ÀS 18:00 HORAS. ONDAS DE NE PASSANDO SW/SE 3.0/5.5 METROS. VÁLIDO ATÉ 23 DE JULHO ÀS 18:00 HORAS.

AVISO Nº 660/2008
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO AS 15:00 HORAS – SEGUNDA-FEIRA – 21 DE JULHO DE 2008
AREA BRAVO A PARTIR DO DIA 23 AS 00:00 HORAS . VENTO NW/SW FORÇA 7 COM RAJADAS. VÁLIDO ATÉ 23 DE JULHO – 12:00 HORAS.
Fonte: MARINHA DO BRASIL / DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Obs.: Ciclone extra-tropical na costa do Uruguay (994mb, veja carta sinótica acima) faz soprar forte do WNW

21 Jul 2008
Aviso de mau tempo
A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:
AVISOS DE MAU TEMPO.
AVISO Nº 548/2008
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 15:00 HORAS HMG – DOMINGO – 20 DE JULHO DE 2008
ÁREA ALFA A PARTIR DO DIA 21 ÀS 18:00 HORAS HMG. ONDAS DE SE 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 22 DE JULHO ÀS 12:00 HORAS HMG.

AVISO Nº 549/2008
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 15:00 HORAS HMG – DOMINGO – 20 DE JULHO DE 2008
ÁREA ALFA A PARTIR DO DIA 21 ÀS 18:00 HORAS HMG. VENTO NE/NW FORÇA 7/8 OCASIONALMENTE 9 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 22 DE JULHO ÀS 18:00 HORAS HMG.

AVISO Nº 552/2008
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 15:00 HORAS HMG – DOMINGO – 20 DE JULHO DE 2008
ÁREA ALFA A PARTIR DO DIA 22 ÀS 00:00 HORAS HMG. ONDAS DE SE/NE 3.5/4.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 22 DE JULHO ÀS 18:00 HORAS HMG
.
Fonte: MARINHA DO BRASIL / DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

21 Jul 2008
Chineses estão vencendo luta na baía de Qingdao
130.000 soldados e voluntários retiraram 50 ton de algas
O presidente da China, Hu Jintao, visitou hoje as instalações olímpicas da cidade de Qingdao, palco das disputas de vela dos Jogos de Pequim, informou a agência oficial "Xinhua". Hu visitou o local para conferir os avanços na retirada das algas que assolam a baía da cidade, no leste do país. Há alguns dias, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês) anunciou que as águas estavam "praticamente" limpas de algas.
Ainda segundo a "Xinhua", 130 mil soldados e voluntários que passaram semanas retirando mais de 50 toneladas de algas - prova disso é que, no início do mês, a superfície coberta de algas foi reduzida para 0,67 quilômetros quadrados dos quase 50 que formam as áreas de competição, e a densidade da maré verde caiu de 32% para 1,32%.
As algas prejudicaram até mesmo de brasileiros, como é o caso de Fernanda Oliveira e Isabel Swan. A dupla, que competirá na classe 470, reclamou muito do problema durante um período de treinos no mês de junho.
"Os maiores problemas foram as algas, o pouco vento e o nevoeiro forte. Temos sempre de revisar o leme e tirar as algas que ficam presas. De qualquer modo, o desempenho do barco acaba sendo afetado", explicou Fernanda à época.
As disputas da vela dos Jogos de Pequim vão de 9 a 21 de agosto.
O Brasil terá representantes nas classes 470 masculino (Fábio Pillar e Samuel Albrecht) e feminino (Fernanda Oliveira e Isabel Swan); 49er (André Fonseca e Rodrigo Duarte); RS:X masculino (Ricardo Winicki, o Bimba) e feminino (Patrícia Freitas); laser (Bruno Fontes), star (Robert Scheidt e Bruno Prada) e Finn (Eduardo Couto).
Fonte: EFE Foto: Xinhua

14 Jul 2008
Equipe vai procurar corpo de Steve Fossett
Um grupo de dez atletas de elite e especialistas em escalada tentará fazer o que aviões e satélites não conseguiram: encontrar o corpo de Steve Fossett. O velejador multimilionário, aviador e recordista mundial foi declarado legalmente morto em fevereiro, cinco meses após ter sido visto pela última vez, decolando de um avião de um remoto rancho em Nevada. A equipe de busca concentrará os esforços em áreas remotas e cheias de vegetação, perto do local em que Fossett, de 63 anos, foi visto pela última vez.
O milionário aventureiro partiu de um rancho de propriedade do magnata dos hotéis Barron Hilton, no dia 3 de setembro, para o que seria um rápido vôo de entretenimento. O grupo que realizará as buscas é chefiado pelo geólogo Simon Donato, também envolvido em corridas de aventura. A área em que estaria Fossett é tão inóspita que, para algumas pessoas, uma busca contínua na área não deve trazer resultados satisfatórios. Em alguns casos, o resgate de corpos de pessoas que morreram na área levou décadas
Fonte: Agência Estado

10 Jul 2008
Barco japonês movido apenas a ondas faz a travessia do Pacífico
Jornada do Suntory Mermaid II teve 6.960 quilômetros
Embarcação saiu de Honolulu e chegou ao Japão após 111 dias.

O Suntory Mermaid II completou com sucesso na última sexta-feira à noite uma viagem de 6.960 quilômetros de Honolulu até o Canal Kii, na costa leste do Japão, estabelecendo a marca da viagem mais longa feita por um barco movido a onda. 
Uma equipe japonesa foi responsável pela jornada. O objetivo da equipe era demonstrar que um sistema de propulsão ecológico – somente movido a ondas – poderia ser operado em condições reais.
O mecanismo acoplado, que potencializa o poder das ondas para oferecer um impulso similar ao de um golfinho a partir de duas nadadeiras independentes, foi projetado e construído por Yutaka Terao, do departamento de engenharia naval da Escola de Ciência e Tecnologia Marinha da Universidade Tokai, do Japão.
A equipe de design estima que o catamarã de três toneladas e 31 pés faria a viagem em uma velocidade média de 3 a 4 nós e levaria cerca de 60 dias para chegar à costa do Japão, após a partida no dia 16 de março deste ano. No entanto, devido às condições meteorológicas que resultaram em um mar mais calmo do que o esperado, a velocidade média do barco foi de apenas 1,5 nós, e a viagem de estréia do Mermaid acabou levando 111 dias. Mesmo assim, Terao e sua equipe ficaram satisfeitos com o resultado.
"Conseguimos provar que nosso sistema de propulsão pode completar uma viagem de 7.000 quilômetros", disse Terao em uma entrevista via e-mail. "E podemos facilmente aprimorar a velocidade. Na verdade, os aprimoramentos já estão sendo feitos."
Kenichi Horie, o marinheiro ambientalista que comandou o Mermaid nessa jornada, já detém dois recordes mundiais por pilotar barcos ecologicamente corretos: o primeiro, obtido em 1993, pela mais longa distância percorrida por um barco movido a pedaladas – 4.660 milhas náuticas; o segundo, em 1996, pela travessia mais rápida do Pacífico em um barco movido a energia solar – 148 dias.
Na celebração no último domingo, na plataforma do Shin Nishinomiya Yacht Harbor, Horie contou: "Chegou a hora de pararmos de usar combustíveis fósseis. Espero que essa viagem aumente o interesse do público pela energia natural."
Horie, 69, demonstrava vigor, apesar de estar bem mais magro após sua viagem de três meses e meio no mar.
"Ainda havia comida no barco, então eu poderia ter aproveitado a viagem por algum tempo", disse ele com um sorriso. "Mas acho que vou deixar para a próxima viagem."
Fonte: G1, do 'New York Times', John J. Geoghegan; Foto: NYT

09 Jul 2008
Aviso de mau tempo
Enviado pela Marinha do Brasil

AVISO Nº 518/2008
AVISO DE BAIXA VISIBILIDADE
EMITIDO ÀS 14:30 HORAS HMG – QUARTA-FEIRA – 09 DE JULHO DE 2008
ÁREA ALFA AO SUL DE 31S E OESTE DE 050W A PARTIR DO DIA 10 ÀS
09:00 HORAS HMG. NEVOEIROS ESPARSOS.
VÁLIDO ATÉ 10 DE JULHO ÀS 15:00 HORAS HMG.

AVISO Nº 519/2008
AVISO DE BAIXA VISIBILIDADE
EMITIDO ÀS 14:30 HORAS HMG – QUARTA-FEIRA – 09 DE JULHO DE 2008
ÁREA CHARLIE A PARTIR DO DIA 10 ÀS 06:00 HORAS HMG. NEVOEIROS
ESPARSOS.
VÁLIDO ATÉ 10 DE JULHO ÀS 15:00 HORAS HMG.

09 Jul 2008
Festa de aniversário do Clube Náutico Itapuã e posse da nova comodoria
A Comodoria do Clube Náutico Itapuã convida para a festa de aniversário do clube. Na ocasião será empossada a nova comodoria, que continuará sob o timão da atual comodoro Christina Silveiro. O cardápio é minestrone (contribuição de R$15).

A Tina informa que a previsão do tempo é boa.
A profundidade na foz do arroio, por força de assoreamento repentino do arroio Estância, é de 1,40m.

Não há previsão de ventos do oeste, nem fortes, o que permite o fundeio junto aos molhes.

O jantar está programado para as 20 horas deste sábado, dia 12 de julho.

O clube continua em ob ras como mostram as fotos.

09 Jul 2008
Grande Final da Nations Cup ocorrerá em Porto Alegre
Veleiros do Sul realizará a competição de Match Race em 2009
Encontro com o presidente da CBVM garantiu apoio da entidade para o evento. Na reunião foi assinado o contrato entre o Veleiros do Sul, CBVM e ISAF para a realização da Nations Cup em março de 2009.
O comodoro Augusto César Streppel e o diretor técnico da Nations Cup, Nelson Ilha se reuniram na segunda-feira, 7 de julho, no Rio de Janeiro com o presidente da CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor) Carlos Luiz Martins Pereira e Souza para tratar sobre a Grande Final da Nations Cup, competição de match race de Grau 1 que será realizada em março pelo Veleiros do Sul, de Porto Alegre.
No encontro foi procedida a assinatura do contrato com a ISAF (Federação Internacional de Vela) para a realização da final da Copa das Nações, por parte da CBVM e do Veleiros do Sul, e acertados importantes apoios. O comodoro Streppel saiu muito satisfeito da reunião devido ao apoio da CBVM.
"Fomos muito bem recebidos pelo presidente Carlos Souza que colocou a nossa disposição toda a estrutura da CBVM para garantir a realização do evento. Ele também se comprometeu de contatar a Marinha para o empréstimo dos barcos da classe J24, que serão usados no match race".
Além da Nations Cup foi discutido outro importante projeto para a vela brasileira que está sendo desenvolvido pelo Veleiros do Sul. “Tratamos sobre o projeto do VDS de formar um centro de treinamento de match race, visando a Olimpíada de 2012, e da possibilidade de termos o apoio da CBVM para buscarmos patrocínios”, comentou Streppel.
A Copa das Nações de 2008/2009 terá sete seletivas continentais que serão disputadas entre setembro de 2008 e janeiro 2009. A Grande Final será em março na sede do clube gaúcho.
Fonte: Ricardo Pedebos, Assessoria de imprensa do Veleiros do Sul

09 Jul 2008
Veleiros da classe J24 começam a chegar ao Veleiros do Sul em Julho

O primeiro J24 em construção para a Copa das Nações 2009 chegará ao Veleiros do Sul em Julho. O clube fez um contrato com a
Jboats da Argentina para construir 5 barcos novos, especialmente para a Grande Final da Copa das Nações 2009.
Porto Alegre já tem a maior flotilha de Soling na América do Sul e em breve terá uma grande flotilha de J24 também.
O 5º J24 novo está programado para chegar em Porto Alegre em Outubro, para que os barcos possam ser utilizados nos treinos brasileiros para a Nations Cup, a ser realizada em Fevereiro de 2009.

A Nations Cup vem sendo realizada desde 1991.
Os J24 começaram a ser fabricados há 20 anos nos EUA.
Fonte: Nations Cup 2009 e Jboats

07 Jul 2008
Novo transatlântico de 300 m levará 3,6 mil passageiros
A operadora de cruzeiros Carnival Cruise Lines está construindo, em Montofalcone, na Itália, seu novo navio de cruzeiros, o Carnival Dream. Com 300 m de comprimento, a embarcação terá capacidade para transportar até 3.646 passageiros, que vão contar, no navio, com uma praça temática, parque aquático, sala de concertos, cafés, bares e acomodações específicas para famílias. A viagem inaugural do Carnival Dream está programada para 21 de setembro de 2009, com um cruzeiro de 12 dias pelo mar Mediterrâneo, que vai começar em Roma, na Itália, e terminar em Barcelona, na Espanha.
Segundo a operadora, o Carnival Dream terá um novo design de casco e seu espaço de serviços vai diferenciá-lo entre os navios para cruzeiro de diversão. O destaque do parque aquático está nas diversas opções de tobogãs. Além das atrações da praça central, que incluem cafés e bares - internos e externos, também há um SPA de 2,2 mil m², o maior a equipar um navio da operadora.
Depois de três viagens pela Europa, o Carnival Dream fará um cruzeiro transatlântico de 16 dias até Nova York, nos Estados Unidos, de onde partirá, em 5 de dezembro de 2009, para uma temporada de um ano de viagens pelo Caribe.
Fonte: Terra

07 Jul 2008
Navio da Marinha divulga exposição sobre Brasília

Fotos da construção da capital federal dará volta ao mundo
Uma exposição a bordo do Navio-Escola Brasil, da Marinha brasileira, divulgará a saga da construção de Brasília em quatro continentes durante seis meses. A mostra 'A Epopéia de Brasília' documenta o passado e o presente da capital brasileira com fotos da construção da cidade, em 1957, tiradas pelo fotógrafo sueco Ake Borglund, e fotos contemporâneas, tiradas pelo fotógrafo goiano Rui Faquini.
A primeira parada do barco será na sexta-feira em Lisboa. A exposição visitará também Londres, Valência, Marselha, Roma, Tunis, Pireu, Alexandria, Mumbai, Cingapura, Xangai, Ichon, Tóquio, Honolulu, Long Beach, Acapulco e Cartagena. A volta ao Brasil está prevista para 15 de dezembro.
A Marinha brasileira passou a divulgar a história de Brasília no ano passado, quando cerca de 19 mil visitantes conferiram a exposição. "A construção de Brasília é uma obra considerada por muitos como a maior epopéia do século 20 e prova da incontestável capacidade empreendedora do povo brasileiro", diz a declaração do comandante da Marinha no Catálogo da Exposição.
Fonte: Correi Brasiliense

05 Jul 2008
Semana de Vela de Ilhabela
Maior festa náutica do Brasil
Segundo a assessoria de imprensa do evento, quase 200 veleiros e 1,6 mil tripulantes vão garantir deste domingo até o dia 12 a realização da maior festa náutica do país com a realização da 35ª Rolex Ilhabela Sailing Week, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte de São Paulo.
Três regatas abrem a tradicional competição: Eldorado Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil, prova de 55 milhas náuticas (cerca de 101 km), entre Ilhabela e a Ilha de Alcatrazes, com largada prevista para as 9h30; Ilha de Toque-Toque por Boreste, de 27 milhas (50 km), com largada às 10 horas, mesmo horário da partida da flotilha do HPE25, num percurso de 20 milhas (37 km).
Os veleiros brasileiros vão tentar recuperar a hegemonia perdida na maior competição da América Latina, em 2006, quando pela primeira vez na história um estrangeiro, o uruguaio Memo Memulini, venceu a categoria principal do evento. No ano passado, o título ficou com o argentino Personal.

04 Jul 2008
Marinha portuguesa salva família à deriva

O pânico instalou-se quando, anteontem ao final da tarde, uma família com três crianças ficou à deriva ao largo de Tavira, depois da embarcação de recreio onde seguiam ter sofrido uma avaria no motor e ter sido empurrada pelo vento para uma zona de alto-mar.  
O casal e os três filhos, residentes no Estoril e de férias no Algarve, foram resgatados pela Marinha a duas milhas da costa, o correspondente a cerca de quatro quilómetros. Apesar do grande susto, os tripulantes não sofreram ferimentos, devido à pronta acção dos meios da Autoridade Marítima, que localizaram rapidamente a pequena embarcação à deriva.
Segundo disse ao CM o comandante da Capitania do Porto de Tavira, quando aconteceu o salvamento "a família já estava bastante nervosa e assustada, principalmente as crianças mais pequenas". Rocha Pacheco recorda que o alerta foi dado via telemóvel ainda "quando os tripulantes tinham rede de telefone móvel", o que possibilitou "a rápida localização" da embarcação.
O grande susto começou com uma avaria no motor do barco de cerca de quatro metros à entrada da barra de Tavira, quando o relógio marcava as 19h30. Devido ao vento norte que se fazia sentir, o ‘Diablo I’ (foto), registado em Cascais, foi empurrado rapidamente para alto-mar, colocando em sobressalto os tripulantes quando estes deixaram de avistar Terra.
"O vento de norte afastou rapidamente o pequeno barco para longe da costa e a família começou a ter algum receio do que podia vir a acontecer, até porque já era tarde. Mas ninguém correu perigo de vida", assegura Rocha Pacheco.
O mesmo responsável da Marinha avisa que a situação alarmante podia ser evitada se "a âncora tivesse sido lançada ao mar logo depois de detectada a avaria".
A família foi salva meia hora depois e o barco rebocado pela Marinha para o porto de abrigo de Cabanas de Tavira.
Fonte: Correio da Manhã, Portugal

03 Jul 2008
Pesquisador encontra 800 edificações de defesa no país

Não existe consenso sobre o número de obras de arquitetura militar no Brasil. Acreditava-se até agora que o país teve em torno de 300 fortificações, como consta de um clássico livro editado pelo Exército em 1958, "Fortificações do Brasil", de Anibal Barreto. Em pesquisa inédita, o historiador do Iphan Adler Homero Fonseca de Castro encontrou cerca de 800 obras defensivas --baterias, redutos, fortins e fortes-- de tamanhos diversos. Desse total, estão preservadas pouco mais de cem. O Exército encomendou a Adler um novo livro sobre a história das fortificações no país desde a colônia. O primeiro volume, tratando do tema em geral e em particular dos fortes do Rio de Janeiro, tem publicação prevista para setembro, durante a Semana da Pátria. A Bahia é o Estado com mais fortes tombados. Mesmo assim, falta tombar, por exemplo, o forte de São Diogo, em Salvador.
Na foto ao lado o Forte de São Marcelo, na cidade de Salvador, reaberto depois de quase 40 anos e que se transformou em um centro cultural. É lá que um forte --o da Gamboa--, apesar de tombado, foi favelizado.
Fonte: Folha de São Paulo; Foto: Heloisa Lupinacci

1º Jul 2008
Alerta da SALVAMAR SUL

Avisos de Mau Tempo:
AVISO NRº 499/2008
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 14:00 HORAS HMG – TERÇA– 01 DE  JULHO DE 2008
ÁREA ALFA AO SUL DE 33S A PARTIR DO DIA 02 ÀS 12:00 HORAS HMG.
ONDAS DE SW/S 3.0/3.5 METROS.  
VÁLIDO ATÉ 03 DE JULHO ÀS 06:00 HORAS HMG
Fonte: Marinha do Brasil

1º Jul 2008
Barco se desprende de carreta e causa lentidão em SP

Quem segue em direção à capital paulista enfrenta lentidão nas rodovias Presidente Dutra, Castelo Branco, Anhangüera, Bandeirantes, Ayrton Senna e Raposo Tavares. Na Rodovia Ayrton Senna, nesta madrugada, um barco de 61t e 35 metros de comprimento se desprendeu da carroceria de uma carreta, o que forçou o bloqueio de uma das faixas. O congestionamento chega a 5 km, partir do km 31, em Guarulhos.
Fonte: A Tarde on line

1º Jul 2008
Sueco bêbado tenta voltar da Dinamarca para casa a remo

Depois de passar a noite num bar da Dinamarca, um sueco de 78 anos de idade ficou bêbado, roubou um barco e tentou remar de volta para a Suécia através do Estreito de Öresund - uma das mais movimentadas rotas de navegacão do mundo. No entanto, o quase octagenário acabou dormindo no meio do caminho e foi encontrado, à deriva, pela guarda costeira dinamarquesa.
O sueco, cuja identidade não foi revelada, estava num bar da cidade dinamarquesa de Helsingör. Quando decidiu tomar a balsa de volta para casa, em Helsingborg, na Suécia, ele abriu a carteira e descobriu que tinha gasto o dinheiro da passagem com o último drinque.
Alcoolizado, mas determinado a voltar para casa, o sueco decidiu então roubar um barco a remo e cruzar os cinco quilômetros que separam Helsingör de Helsinborg, no Estreito de Öresund. A guarda costeira dinamarquesa, que havia sido alertada sobre a presença de um barco abandonado na movimentada rota de Öresund, o encontrou dormindo, no chão do barco.
Fonte: BBC Brasil

1º Jul 2008
Dois infartados a bordo em menos de uma hora
Eram 21h de sábado. O trio havia saído um dia antes, de Pelotas, para pescar. Após jantarem, Daniel Peres Valério, 35 anos, teria se sentido mal, reclamando de dores fortes. Instantes depois, caiu morto. Os irmãos tentaram acudi-lo, com respiração boca-a-boca e massagens no peito, mas Rafael também começou a passar mal. Cerca de 40 minutos após a primeira morte, o segundo morreria. Cleiton refez todo o processo para tentar salvá-lo, em vão. O laudo preliminar do Departamento Médico Legal de Pelotas confirmou infarto como a causa das mortes.
Cleiton tentou seguir com o barco, na tentativa de retornar para casa. Em função da pouca visibilidade, já que era noite, pegou o rumo errado e seguiu cerca de quatro horas no sentido inverso. O barco acabou encalhando num banco de areia. O pescador tentou contatos via rádio, porém não obteve retorno de qualquer embarcação.
- Depois disso, ele conta que não se lembra do que aconteceu. Deve ter desmaiado ou adormecido, pois quando se deu conta já eram 10h do outro dia - conta o presidente da Z-3.
A ajuda chegou por volta das 12h de domingo, após novos contatos por rádio. Os dois barcos - Danipã e Tiro-e-Queda - enfrentaram chuva e neblina no caminho de volta, chegando a Pelotas somente às 22h20min do domingo.
Fonte: Zero Hora

1º Jul 2008
Sistema Galileu desencalha mais uma vez

A Agência Espacial Européia, através da Comissão Européia, passará a adquirir instalações e equipamentos para lançamento e controle do Sistema Galileu em 2013.
O orçamento do novo sistema europeu, que vem encalhando sucessivamente nos últimos anos e que concorrerá com o sistema americano GPS, foi orçado em 3,4 Bilhões de Euros! O Galileu colocará 30 satélites em órbita. O sistema terá operação com opção gratuita e remunerada.
Fonte: ESA Colaboração: Ivandel de Lourenço

 

Notícias anteriores