Regatas noturnas - uma proposta diferente
Reeditando um sucesso
Danilo Chagas Ribeiro

03 Fev 2009
H
á alguns anos vêm sendo realizadas regatas noturnas nos EUA, como as do NOYC - New Orleans Yacht Club, NYCSD - Navy Yacht Club de San Diego, e o East Cost Yacht Club de Annapolis, dentre outros clubes.
Frederico Roth, Comandante do veleiro Friday Night, do Veleiros do Sul, de Porto Alegre, foi pesquisar estes eventos e apostou na idéia.

O modelo difere da proposta tradicional em alguns aspectos: além de ser um evento noturno, é realizado em um dia de semana. "Não tem prêmios, até porque ninguém vai velejar por aquelas medalhinhas ou vidrinhos", diz Fred.

O Vice-Comodoro Esportivo do Veleiros do Sul Eduardo Ribas apreciou a idéia que logo foi aprovada pelo clube. O velejaço foi batizado de Wet Wednesday (algo como Quarta-feira Molhada), como Fred e alguns amigos chamam as navegadas noturnas que fazem há alguns anos em dias de semana.

O percurso escolhido para o primeira WW é de 8 milhas náuticas aproximadamente, com largada em frente ao Veleiros do Sul, desenvolvendo-se até a Ponta da Cadeia, nascente do Rio Guaíba, e voltando até a Piava. Conheça detalhes do evento no Aviso publicado pelo Veleiros do Sul.

A navegação noturna apresenta apelos especiais, como a excelente aportunidade para o desenvolvimento das habilidades de navegação, especialmente a navegação por instrumento.

Navegando-se à noite é especialmente importante a perfeita operação do rádio VHF. Um farolete de mão é da maior importância para casos de emergência, mas em outras situações sua utilização deve ser muito comedida para não importunar os demais participantes. Como a manutenção das marcas luminosas de sinalização do Rio Guaíba vem deixando a desejar, é extremamente importante dispor dos waypoints do percurso.

Parabéns ao Comandante Fredinait pela iniciativa!

_________
Foto: Rafael Britto (Largada do Cruzeiro-Regata POA-RGR 2007 - arquivo do Popa)