Navegando no Litoral Norte do RGS
Paisagens, flora e fauna abundantes
Ronaldo Megatoy Ribeiro

24 Fev 2009
Caro Danilo,

Depois de todos preparativos, nos largamos eu, minha esposa Astrid e nossa Comodora Tina , sexta-feira, dia 23/jan/09, de Imbé às lagoas litorâneas ao norte, rumo a Lagoa de Itapeva.

Ventava um Nordestão muito forte, próximo a 25 nós, e bem no sentido contrário ao nosso rumo, ou seja, ventão na cara o tempo todo. Esta condição nos obrigou a mudar nosso plano de subir somente utilizando o motor de 5HP, utilizamos então o motor de 90HP.

Na entrada da Lagoa dos Quadros as ondas eram altas e estouravam na proa.

No mais, a navegada foi muito gostosa. As informações que nos enviou dias antes (anexas a este) , muitas se confirmaram, e a paisagem é deslumbrante. Podemos dizer que a região do Rio Quirinos é o PANTANAL GAÚCHO, dada a grande diversidade da flora e fauna.

Nossa largada foi às 10h e chegamos na casa do Joel (Easy Going) às 16 horas, no lado sul da Lagoa de Itapeva. Ficamos por lá até domingo, quando o Nordestão aliviou, e nos largamos com o motor pequeno (vento nordeste suave por trás empurrando), aí sim uma navegada tranquila de contemplação.

Te envio em anexo fotos e uma planilha que montei usando e tabulando as tuas mesmas informações, pois os textos em Arial são de tua autoria, os demais são meus comentários do ocorrido.

Um abração

OBSERVAÇÃO

S29º 52' 21
W050º 06' 07

Vindo do Imbé, o primeiro probleminha deverá ser a passagem pela Lagoa do Passo. Logo que passar sob a ponte da Estrada do Mar, subindo o rio Tramandaí, a Lagoa do Passo sempre está assoreada (mais precisamente na "foz" do rio nessa lagoinha). Daí em diante é só subir o rio até a nascente, na Lagoa das Malvas.

Confirmou, profundidade de 30 cm , passamos com trim levantado e apenas ponta da rabeta e o hélice dentro dágua. Profundidade média do Canal = 6m

S29º 48' 33.6
W050º 06' 49.6

Na entrada da L. das Malvas presta bem atenção ou grava o track (ou wpt) para saber entrar de volta no rio.

S29º 47' 25.9
W050º 07' 18.8

Pela Lagoa das Malvas, navegar até o Canal do João Pedro. Essa extremidade do canal está sempre assoreada. É problema frequente. Se tiveres sorte, verás taquaras sinalizando o acesso.

Não haviam as taquaras, entramos arrastando a barriga e forçando no motor. Único jeito de entrar é abrir bem a Bombordo e depois vir a Boreste colado nos juncos, até entrar no Canal. Profundidade média do Canal = 4m

S29º 46' 03.9
W050º 04' 50.0

Na outra extremidade do canal, na saída para a Lagoa dos Quadros, tem um muro de pedra à BB que poderá estar submerso. Cuidado!

Ambos lados há muros de pedra, e como a lagoa estava alta, nenhum deles fica exposto

A Lagoa dos Quadros (como as demais) faz ondas de bom tamanho com o Nordestão.

Entramos na Lagoa com Nordestão de 25 nós, na “Cara”, com ondas de 1 metro, abrimos a Boreste e navegamos próximos a margem, fugindo das ondas , mas não do vento. Isto aumentou em 1,6 MN o percurso (que poderia ser direto). Profundidade média da Lagoa Quadros = 2,4 m

S29º 39' 18.8
W050º 02' 57.7

Ao sair da Lagoa dos Quadros para entrar no Rio Cornélios tem postes (trilhos), normalmente submersos, cravados nos 2 lados da foz. Cuidado!

Trilhos não localizados e da mesma forma , tivemos que abrir a Bombordo para entrar, porém o assoreamento é pequeno. Entrada fácil.

S29º 37' 52.3
W050º 01' 16.2

Subindo o Rio Cornélios, em uma reta, tem que entrar à BE. Se for reto, vai encalhar quase em cima de uma cerca. Cuidado!
Tem pedra submersa nessa curva à BE. Cuidado!

Como o canal estava alto (Profundidade média de 4,5m) a pedra não foi visual, passamos sem problemas. Há uma placa delimitando as áreas de pesca neste ponto, facilitando a decisão de dobrar a Boreste.

S29º 35' 59.1
W049º 59' 13.0
Obs.:Coordenadas obtidas no Google Earth, válidas portanto apenas como estimativa.

Ao sair na Lagoa Itapeva, em Quirinos, tem um juncal grande. Presta bem atenção ao entrar na lagoa para saber voltar. Gravar um track seria muito bom.

Neste ponto há um Mangrulho/Estaca pintada de branco que sinaliza a entrada/saída da lagoa. Profundidade próximo a margem sul = 1,8m

PRECAUÇÕES

• Não tem suporte de ninguém em caso de pane mecânica. Motor auxiliar é muito bom.
  • Levar abrigo para passar a noite embarcado em caso de pane, e comida e água de reserva.
  • Levar Autan e lanterna potente.
  • Levar uma faca de churrasco (com serra) para o cabo de nylon das redes que pegar, e outra bem afiada, sem serra, para a malha das redes.
  • Levar um alicate comum para tirar a rede enroscada no hélice.
  • O celular (Vivo) funciona em quase todo o trecho.
  • Levar o GPS para poder informar a posição, se precisar de reboque.

Boa navegada!

Comentários: info@popa.com.br

Alguns artigos do Popa relacionados:
Navegando no Litoral Norte (vídeo)
Passeio no Rio Cornélios, Lagoa Itapeva e Rio Cardoso
O selvagem e a sanguessuga
A baliza do Régis
Paisagens 456 a 460

Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura