Patrocínio
ARO





Autoridade Organizadora


Idealização e Divulgação


Promoção


Apoio  

Notícias do IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes

04 Mai 2009
Amostragem da água na Rota do Arroz
A qualidade da água para fins de balneabilidade pode ser medida em função da concentração de coliformes fecais.

Amostras de água do Rio Guaíba e da Lagoa dos Patos serão coletadas durante o percurso do IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes para análise da concentração de coliformes fecais.

A iniciativa visa identificar a qualidade das águas em que navegamos para fins de balneabilidade e para fins de registro para os tempos futuros. É uma forma de contribuirmos com a causa ambiental.

A operação será coordenada pelo Comandante Nelson Ferreira da Fontoura, Professor da PUC/RS e PhD em Biologia.

Coliformes fecais são bactérias gram-negativas, em forma de bacilos, presentes em fezes humanas e de animais homeotérmicos (de sangue quente), como capivaras, lontras e biguás. Assim, ocorrem naturalmente em solos e águas, mesmo que não tenham sido contaminados por material fecal de origem humana.
Para efeito de balneabilidade, as águas são classificadas pela legislação brasileira em (Resolução CONAMA 274/2000):
a) Excelente: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores houver no máximo 50 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por 100 mililitros;
b) Muito Boa: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores houver no máximo 500 coliformes fecais (termotolerantes) ou 400 Escherichia coli ou 50 enterococos por 100 mililitros;
c) Satisfatória: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores houver no máximo 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia coli ou 100 enterococos por 100 mililitros.
Ou seja, as águas só serão insatisfatórias ao banho quando a concentração ultrapassar 1000 coliformes fecais por 100 mililitros de água.

Neste projeto do Popa, aproveitaremos a realização do IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes para fazer um diagnóstico rápido da qualidade de nossa águas. Serão tomadas seis amostras de água entre a linha de largada e a linha de chegada:

Amostra 1: Linha de Partida (próximo ao Veleiros do Sul, em Porto Alegre)
Amostra 2: Ponta Grossa
Amostra 3: Ilha Chico Manoel
Amostra 4: Praia do Sítio
Amostra 5: Pontal de Tapes
Amostra 6: Linha de Chegada (próximo ao CLube Náutico Tapense, em Tapes).

Salientamos que como será tomada apenas uma amostra de cada ponto, os resultados serão apenas de caráter demonstrativo, não servindo para classificação efetiva sobre balneabilidade. Veja no mapa acima a classificação de coliformes no Rio Guaíba.

Os resultados do trabalho serão pulicados no Popa.com.br após o evento.

 

 

Comentários, dúvidas ou sugestões: info@popa.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics