Patrocínio
ARO






Autoridade Organizadora


Idealização e Divulgação


Promoção


Apoio  

A vitória da jaguarada
Danilo Chagas Ribeiro


18 Mai 2009
É impossível realizar um evento como o IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes, sem que toda uma equipe muito especial esteja empenhada e preparada para encarar muito mais fainas do que as conhecidas.

'Mau tempo' depende da tripulação
Uma empreitada como essa só se faz com gente decidida a enfrentar intempéries. Intempéries sociais. Intempéries financeiras. E até, simplesmente, intempéries.

À medida em que navegamos ficamos mais resistentes às intempéries. Daí advém o conceito de que 'mau tempo' depende da tripulação.
"Latem, Sancho. É sinal de que navegamos"*.

Apesar dos contratempos, o sucesso
A data do P. Alegre-Tapes foi antecipada em virtude da suspensão do P. Alegre-Rio Grande. O curto prazo entre a suspensão e a previsão de chegada do frio fez com que o evento fosse marcado, no máximo, para o final de semana do Dia das Mães. O aviso do evento foi publicado apenas 15 dias antes da largada.

O final de semana do Dia das Mães foi escolhido democraticamente pelo segundo ano consecutivo. Depois de uma série de feriadões neste ano, depois da ameaça de febre amarela em Itapuã, e da previsão de vento fraco, e ainda apesar de diversas dificuldades operacionais, o sucesso foi estrondoso.

O prestígio de instituições do porte da Marinha do Brasil e da Brigada Militar, da Superintendência de Portos e Hidrovias e da Prefeitura Municipal de Tapes, fez do evento um marco inolvidável na navegação de recreio.

Emoção, pompa e circunstância
A largada passou muita emoção. O navio fundeado marcou a presença da autoridade. Em vez dos unifomes de operação, os tripulantes do Navio Patrulha Babitonga usavam o bonito uniforme branco da Marinha. Simbolizou o apoio da instituição. Adicionou pompa e circustância. Demonstrou o prestígio do poder à navegação de recreio gaúcha, reconhecido celeiro de campeões mundiais do esporte a vela.

A banda da Brigada Militar a bordo do navio trouxe alegria. Empolgou e prestigiou. Emocionou. Os sobrevoos do avião e do helicóptero da Brigada valorizaram a ocasião e trouxeram belas imagens aéreas do cenário.

Aqueles barcos todos aglomerando-se para a largada sob o apito poderoso do navio militar foi uma cena de beleza ímpar.

O pipocar das baterias de fogos sob o pôr-do-sol inesperado sinalizaram a ocorrência de uma ocasião especial. A grande quantidade de pessoas fotografando a bordo era um indício claro da emoção presente e da beleza cênica da ocasião. Foi um raro privilégio estar presente à largada. Foi um evento náutico memorável.

A relargada em Itapuã para percorrer a secular Rota do Arroz foi marcante também. Em outros anos, a partida dos barcos da Praia do Sítio para a largada no Farol de Itapuã deu-se aos poucos. Dessa vez dezenas de embarcações partiram juntas. E ao aproximarem-se da foz do Rio Guaíba, apertando-se entre o farol e as bóias de sinalização, os barcos surgiam uns atrás dos outros, a pano, em meio à neblina. Navegadores que haviam acordado há poucos minutos encaravam agora a Lagoa dos Patos pela primeira vez na vida, fortalecidos pela flotilha.

Jaguarada fantástica
Há 3 anos, quando um grupo de jaguaras de primeira linha resolveu reativar esse importante evento náutico, já inativo há décadas, dizia-se que era inviável. Falava-se em insuficiência de calado, de falta de recursos e prestígio. Falava-se de dificuldades.

"No mundo tem os jaguara e o resto", ouvi há uns 30 anos no interior do Rio Grande do Sul. Nunca mais esqueci. A frase diz tudo. Não é necessário interpretar nada. Apesar do erro gramatical, é das melhores frases que ouvi. Tem altíssimo throughput.

Agradeço a esta jaguarada fantástica, com a qual me orgulho de conviver. A jaguarada que fez o evento acontecer como aconteceu. Que fez o que o meio náutico gaúcho esperava que fosse feito. Como timoneiro desta tripulação, pude observar lá da popa a notável competência com que cada um safou a onça magnificamente.

Foi um incrível privilégio poder participar e assistir a este espetáculo. Acredite se quiser: foram tantas as adversidades nos paióis que, para mim, diante do tremendo sucesso das dezenas de tripulantes que tocaram este barco, fazer parte dessa tripulação e acompanhar cada vitória deles foi tão emocionante quanto participar do evento propriamente dito. Tivemos tripulantes de vinte e poucos anos, muito maduros, e tripulantes com quase noventa, muito jovens. Cada um na sua faina, de forma exemplar. Que maravilha!

Alguns incentivaram nas horas mais difíceis, enquanto outros providenciaram recursos para ajudar a bancar os custos. Alguém foi atrás da produção do prêmio Amigo do Popa e o entregou pronto, enquanto outro providenciava as placas para as homenagens.

Enquanto alguns cediam seus barcos para demarcar a linha de largada, outros garantiram fazer a segurança ao longo do percurso.

Alguém fez acender as luzes dos faroletes do rio para navegarmos à noite. Alguém fez a banda tocar no navio com que fomos tão prestigiados.

O avião e o helicóptero que sobrevoaram a largada para as fotos não caíram do céu. Céu no qual baterias de fogos foram disparadas da casa simples à beira-rio, cedida gentilmente.

Alguém foi até os pescadores de Tapes com antecedência, para pedir a eles que não puzessem redes naquele dia, enquanto a Praticagem era avisada sobre a presença de dezenas de embarcações que navegariam na rota dos navios à noite.

Um velejador fotógrafo madrugou para estar no longínquo aeroclube na manhã do sábado sem teto, para decolar em direção à Praia do Sítio.

Enquanto navegávamos na Lagoa dos Patos, uma festa com churrasco para 260 pessoas era providenciada em Tapes e os preparativos para acolher quase 60 embarcações foram ultimados no CNT.

São apenas alguns exemplos do que vi lá da popa do nosso barco. Não se toca um barco como esse sem jaguaras de primeira categoria. É preciso contar com muita disposição e boa vontade. Com muita competência e muita gana.
Vi lá da popa também, um velejador de 73 anos (foto ao lado) participando do evento.

A imagem dos músicos da banda da Brigada Militar do RS carregando a tuba pela escada do navio da Marinha do Brasil (foto mais acima) simboliza a força de vontade para superar as dificuldades que todos tivemos na realização deste feito.

Amigo da Marinha
No dia seguinte ao evento, um velejador me contou que receava aproximar-se do navio fundeado na largada. Temia ser abordado. Temia a Marinha. Quando percebeu a função da Marinha prestigiando o evento, valorizando a
navegação de recreio, mudou seu velho ponto de vista.
Ele nunca havia presenciado uma atividade da Marinha como esta. A Marinha ganhou um amigo no Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes. Aliás, ganhou vários, creio eu.

Horizonte de água e de neblina. Depois a paisagem.
Da mesma forma, os participantes mostraram excelente disposição para navegar. O tempo não foi ruim, não. Poderia estar chovendo, poderia estar muito frio, ou poderia haver um ventão contra. Mas tivemos pouco vento para velejar. Foi emocionante ver aqueles navegadores todos partindo em direção ao horizonte de água da Lagoa dos Patos, sob neblina, sabendo que ela iria se dissipar. Gente que se sujeita a topar paradas como essas, por lazer, aprende a enfrentar os problemas do dia-a-dia com galhardia. Quando a neblina sumiu, vimos a paisagem da Lagoa dos Patos pela frente.

A todos os que participaram, que apoiaram, que colaboraram, que patrocinaram, que prestigiaram, que incentivaram, que encararam dificuldades, e aos que agiram de forma a valorizar nossa vitória, mais uma vez Parabéns e Muito Obrigado!
_________
Fotos: Participantes do evento e Comte Stocker.
(*) Adaptação de frase popular atribuída, sem comprovação, ao personagem Dom Quixote, de Miguel de Cervantes ("Dom Quixote de La Mancha").

Marinha do Brasil
Brigada Militar do RGS
Prefeitura Municipal de Tapes
Lidson Cancela
José Antônio S Echeverria
Emilio Oppitz
Paulo Fagundes da Silveira
Fernando Maciel
Carlos Eduardo Maciel
Roberto Gruner
Luiz Fernando Pereira
Andreas Bernauer
Jorge Lessa
Guilherme Alfonsin
Cylon Rosa Neto
Marcelo Bourscheid
José Luiz Machado
Ático Scherer
Luiz Morandi
Rogério Schröder
Victor Scur Barth
Nelson Ferreira da Fontoura
Capitão-de-Mar-e-Guerra Carlos Alberto Moreira Gouvêa,
Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul
Coronel Hildebrando Sanfelice, Brigada Militar
Tenente-Coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos, Brigada Militar
Major Locatelli, Brigada Militar
Major Rocha, Brigada Militar
Capitão-de-Corveta Marcelo de Sá, Marinha do Brasil
Sylvio Tejada Xavier, Prefeito Municipal de Tapes
Gilberto Cunha, Superintendente da SPH
Newton Vaz Garcia, engº chefe da Divisão de Obras da SPH
Stella Machado, Secretária de Turismo de Tapes
Rafael Britto
Frederico Sidou
João Paulo Lucena
Luiz Ungaretti
Geraldo Knippling
Eduardo Ribas
Marcelo Caminha
Fernando Lisboa Jr
Jorge Zaduchliver
Wiktor Iglin
Ricardo Esteves
Miguel Sanches
Márcio Lima
Carlos Alberto Mâncio
Everton Pelissari
Eduardo Cidade
Comte Tuhm
Jonata CNT
Vandeco VDS
Marinheiro Joel VDS
Jaguaras que saberão perdoar
pela omissão involuntária de seus nomes


Comentários: Envie seus comentários utilizando o box no final desta página

 

________________________________________________________________________________

O IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes foi um grande sucesso

11 Mai 2009
O IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes foi um grande sucesso. No final da tarde dessa sexta-feira, dezenas de veleiros e lanchas partiram do Rio Guaíba em direção a Tapes para navegar na centenária Rota do Arroz, através da Lagoa dos Patos.

A largada foi inesquecível. A banda da Brigada Militar, a bordo do Navio Patrulha Babitonga, da Marinha do Brasil, tocava o "Cisne Branco" enquanto as embarcações partiram em clima de festa. O cenário estava belíssimo. Depois de uma tarde nublada, o pôr-do-sol colorido de última hora emoldurava a integração da navegação de recreio com a Marinha do Brasil. As lanchas partiram na frente, rumo à Praia do Sítio, próximo à foz do Rio Guaíba, onde ocorreu o final da primeira etapa do evento. Os veleiros fizeram navegação noturna. A noite foi clara, por conta de lua cheia.

A Praia do Síto parecia uma cidade. As tantas luzes das embarcações fundeadas ofereciam um cenário cinematográfico, melhor apreciado pelos últimos que chegaram. A Praia do Sítio parecia também muito pequena.

Às 7:30h da manhã de sábado a flotilha de veleiros partiu em direção ao bonito Farol de Itapuã, em meio a uma neblina fraca. De novo, uma visão magnífica, com todos aqueles barcos aproximando-se do farol e entrando na Lagoa dos Patos. Ali começou a segunda etapa da navegação em direção a Tapes. O conjunto das velas içadas ofereceu um quadro de beleza ímpar. O evento primou pela beleza cênica.

O vento de pouca intensidade fez com que dois veleiros ficassem com nível crítico de combustível. Avisada pelo rádio, a flotilha de lanchas ficou aguardando na Lagoa dos Patos, enquanto o líder voltou para trazer combustível. O espírito de solidariedade foi alvo de reconhecimento na sede do Clube Náutico Tapense durante a festa promovida pela Prefeitura Municipal de Tapes e prestigiada pela presença do Capitão dos Portos do Rio Grande do Sul. O fato enobreceu a realização do evento. Muito mais do que isso, ilustrou exemplarmente o espírito de colaboração entre os navegantes. Um evento náutico tem que exaltar também algo mais do que os vencedores por velocidade.

Não houve registro de incidentes nem de acidentes. Muitas imagens foram feitas pelos participantes e por duas aeronaves que sobrevoaram a largada, e em breve serão divulgadas. Mais de 60 embarcações foram inscritas no evento.

Parabéns a todos que participaram, colaboraram, apoiaram, promoveram e patrocinaram a realização do magnífico evento.
                  

Comentários recebidos

11 Mai 2009
M Barbachan

Amigo Danilo.
Parabens pela organização e pelo sucesso desta edição da regata Poa/Tapes. Para os que não participaram, eu fui um deles, só resta o arrependimento. Mais uma vez PARABENS. Barba.

11 Mai 2009
Rogério Lima
Parabéns pelo evento, fazemos votos para que mais eventos deste porte se realizem em nossa lagoa.

11 Mai 2009
Marcelo Feldmann
Meus parabens pelo evento, gostei muito e a janta no clube nautico tapense tava otima.
Abraços
(veleiro Bandido)

11 Mai 2009
Marco Boeira
Parabéns amigos do Popa!
Mais um evento marcado pelo sucesso e solidariedade entre os navegantes.
Boeira - TEXAS/CNT

11 Mai 2009
Ivan Ney da Rosa

Parabéns Danilo !!!
Mais uma vez o RGS abre o palco do Guaiba e Lagoa dos Patos para um evento náutico magnífico.
Todos somos vencedores, Comissão Organizadora, Patrocinadores, Apoiadores e Participantes. Aos que não puderam participar, fiquem tranquilos, pois já estamos com saudade e aguardando a próxima edição deste evento.
Ivan Ney da Rosa
Veleiro Shambhala

11 Mai 2009
Cylon R. de Freitas

Amigos,
Saí de Florianópolis para participar do evento como tripulante do Raio de Luar. Organização impecável! Parabéns Danilo e demais, organizadores, patrocinadores, receptivo em Tapes, velejadores, etc.
Cylon Rodrigues de Freitas

11 Mai 2009
Luiz Morandi
Danilo.
Parabéns pela organização e beleza do evento.
À noite, na Praia do Sitio, foi emocionante a chegada.
Um abraço a todos que participaram de alguma forma no evento.
Luiz Morandi
Veleiro Chamonix

11 Mai 2009
Paulo F. da Silveira
Danilo, meus parabéns.
Cada edição melhor que a outra.Sucesso absoluto de todos, organizadores, patrocinadores, velejadores e lancheiros.O evento já está no calendário de Tapes.
Paulo F. da Silveira

11 Mai 2009
Sérgio Gáudio

Danilo parabéns por mais este evento ,pelo que estou podendo apreciar neste inicio de imagens deve ter sido tudo perfeito e c/uma excelente organizaçaõ continue assim,pena que estou muito longe de voçes ,na proxima c/ certesa estarei c/ voçes.Veleiro Silencio nas Aguas
Sérgio Gáudio

11 Mai 2009
Ronaldo S. Ribeiro

Grande Danilo
Me junto ao Barba para "chorar" a ausência neste belo evento. Senti e me contaminei com a energia da largada que pude assistir "ao vivo" de terno e gravata pelos compromissos que me fundearam aqui na City.
PARABÉNS.
Ronaldo
(lancha Megatoy)

11 Mai 2009
Jorge Zaduchliver
Danilo,
meus parabéns, estava espetacular!!!
Jorge Zaduchliver
Feitiço

11 Mai 2009
Guto Vieira da Fonseca
Danilo e Amigos do Popa,

Agora por escrito e com a emoção bem mais controlada, gostaria de agradecer e repetir que foi uma grande honra e alegria para mim e minha Famíla receber a homenagem de "Amigo do Popa 2009" entre tantos Amigos que o POPA conquistou nesses quase 7 anos.

Muito Obrigado de Coração e Bons Ventos!!!!!!!

Guto Vieira da Fonseca
Veleiro Djali III - Rio Grande Yacht Club
AMIGO DO POPA.COM.BR

11 Mai 2009
Miguel Sanchis
Todos os parabéns são poucos!
Fiz um vidiozinho
http://www.youtube.com/watch?v=I-Niag9g2_w
Hora do almoço. Fui.

11 Mai 2009
Néco Moeller
Grande Danilo!
Parabéns a ti e a todos os teus colaboradores pela organização do evento POA - Tapes.
Simplesmente fantástico!!!
A confraternização entre veleiros, lanchas pessoal de Tapes foi muito bacana.
A galera toda gostou muito.
Um abraço grande, Néco
Bora Bora Boats

11 Mai 2009
Roberto Gruner

Grande Amigo,

Parabéns pelo sucesso do III Cruzeiro Regata Porto Alegre Tapes! Sei o trabalho que tudo isto gera, mas acho que quando viste a Praia do Sítio iluminada com as luzes das embarcações, parecendo o reflexo das estrelas na água, e aquele salão cheio de "barqueiros" felizes e realizados, deves ter pensado: mais uma missão cumprida, valeu a pena!
Pessoalmente, e em nome de todos, mesmo sem autoridade para representá-los neste caso (acho que entenderiam), nosso MUITO OBRIGADO!

Um forte abraço.

Roberto e tripulação do Larus.

12 Mai 2009
Frederico Buchholz

Sou frequentador  constante do Popa, gaúcho de Rio Grande, durante 10 anos fiz parte da tripulação do Tatina, do qual sou saudoso, do comandante Streppel, participei de várias edições desta regata em tempos passados, sendo que em uma ocasião fiz um churrasco, sozinho para 150 pessoas no sábado à noite em Tapes, patrocinado pelo Genta. Hoje moro em Fortaleza, onde não existe vela, tenho saudades. Um abraço, Fred.
Frederico Buchholz

12 Mai 2009
Renato Plass
Danilo e demais Colaboradores e Organizadores,
Parabéns pelo evento. Pelos comentários a turma se divertiu muito.
Não pude participar por motivo de viagem, mas já estou atento a próxima edição.
Abraço,
R. Plass
Veleiro ANGELA II

12 Mai 2009
Dante Tagliari

Caro Danilo e demais que participaram da organização do evento,
Parabéns pela organização e o excelente jantar oferecido pelo CNT. Torço para que tenhamos mais eventos do gênero.
Parabéns também a Marinha do Brasil pela participação e apoio ao evento, consertando bóias, etc.

Dante - Veleiro Garantia

12 Mai 2009
Everton Pelissari

Danilo,
Parabéns é pouco pelo feito! Foi um sucesso total! Obrigado pela dedicação ao meio náutico! Só temos a ganhar e crescer com o teu trabalho!
Foi meu primeiro POA-TAPES, primeiro de muitos.
Conte comigo e com a tripulação do Fiapo em todos os eventos do popa.com.br!
Sucesso Total!!!!

Abraço e bons ventos!!!

Everton Pelissari
Fiapo - VDS

12 Mai 2009
Paulo Mordente

Danilo, espero um dia poder participar de um evento como este, saí sexta passada de Porto Belo com um delta 45 para o salão náutico do Rio. Parabéns pelo sucesso do evento. Um abraço.

12 Mai 2009
Ademir de Miranda Gigante

Valeu Danilo, Parabéns a você e toda a equipe que participou da  organização do maravilhoso evento, felizmente este eu pude participar, também engordei uns dois quilos com aquela deliciosa janta em Tapes.
Obrigado a todos
Gigante, Veleiro Entre Pólos

12 Mai 2009
Lidson Cancela

Realmente o evento foi de nível...
Olha... que coisa linda.... tava todo mundo muito faceiro...
Tudo perfeito, desde as fotos aéreas até o carreteiro da janta... bah, especial de primeira!!!
Para o próximo ano tem que ter o Baile depois da janta.... que tal??
Saludos!!!

12 Mai 2009
Fernando Lisboa

Danilo!

Cada vez um maior compromisso em superar cada evento, e sempre consegues, parabéns "jaguara", tu és dos bons. Parabéns.
Lisboa
lancha Tawali - CDJ
Varias fotos:
http://picasaweb.google.com/lh/sredir?uname=fernando.lisboa.jr&target=ALBUM&id=5334534803834914129&authkey=Gv1sRgCMHQ34ii1-32Lw&authkey=Gv1sRgCMHQ34ii1-32Lw&invite=CMDPy4kJ&feat=email

12 Mai 2009
Atico R. Scherer

Parabens Danilo pelo sucesso do evento. Sentimo-nos honrados em ter contribuido de alguma forma. Vamos nos unir e criar mais pontos de apoio ao longo da Lagoa dos Patos e assim desenvolvermos o turismo e a navegação.
Valeu!
Ático Scherer - Navegação Aliança Ltda

13 Mai 2009
Julio Gil

Danilo,parabens pelo grande sucesso do evento.Agradeço pelo convite para particip
Julio Gil

14 Mai 2009
Ricardo "BRUXA"

Infelizmente nao pude participar desse evento por estar convalecente de um edema pulmonar agudo, coisas de gente "jovem".
Na próxima la estarei. Parabens para ti e teus colaboradores.
abraçao do Ricardo "BRUXA"

14 Mai 2009
Paulo Hennig

Danilo

Participamos e gostamos. Quando vamos de novo ?

Carla & Paulo
Charlie Bravo V

15 Mai 2009
Gabriela Tagliari

Parabéns a todos que de alguma forma se envolveram na realização do evento! Foi um passeio lindo!!

Gabriela (Garantia)

15 Mai 2009
Claudia Barth

Parabéns ao Danilo, à sua "jaguarada", e a todos que participaram da organização desta "festa"!
Vocês conseguiram reunir pessoas alegres, divertidas, solidárias. O espírito foi de participação, e não de competição. Bacana ver esse povo todo na água!
Quem não pode participar desta vez, não perca no próximo ano. Vale a pena!

Bons ventos a todos!
Claudia Barth, veleiro Victor

17 Mai 2009
Capitão-de-Mar-e-Guerra Pericles Vieira, ex-delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre

Prezado Danilo,
Parabéns pelo trabalho realizado na regata POA-Tapes. Não pude ir por estar viajando. Fui convidado pelo Paulo "Riacho Doce" Silveira para participar. Fico a distancia, pelas fotos do Popa, assistindo a regata.

Um abraço,
Pericles

18 Mai 2009
Frederico Buchholz

Emocionante o relato desta regata, conseguiram tocar muito. Só tenho a agradecer, pois senti-me participando. Muito obrigado e que bons ventos me levem para sul novamente. Estou em Fortaleza.
Frederico Buchholz

19 Mai 2009
Z
ilton Gomes da Silva
Danilo, grande passeio a Tapes, este ano o pessoal se puxou.
A largada com o pessoal tocando o cisne Branco foi indescritivel.
Cada ano este passeio fica melhor. Pena que não pude ficar para o jantar.
Parabens.
Bons ventos,
Zilton, veleiro travesso

20 Mai 2009
André Coelho
Parabéns Danilo por mais esta iniciativa. bons ventos

22 Mai 2009
Major Locatelli
Grande Danilo...
o que depender do meu esforço e dedicação para enobrecer sua pessoa pode contar comigo.
abraços.
Maj Locatelli

24 Mai 2009
Ricardo Englert
valeu Danilo  e toda  a turma. Acompamnhei o belo  espetáculo  da noite de sexta feira  no Sitio  quando cheguei por volata das duas da manhã.  A saída para a lagoa cedo  de sabado também foi  muito  legal. Acabei  acompanhando um trecho  pela Lagoa  e depois voltei  a Poa. Sem dúvida   espero poder participar  das próximas.
Ricardo Englert
Realidade II


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail




 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics