Patrocínio
ARO






Autoridade Organizadora


Idealização e Divulgação


Promoção


Apoio  


Diagnóstico rápido da coleta de águas no IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes
Resultado da cultura das amostras
Nelson Ferreira da Fontoura

27 Mai 2009
Tratamos por coliformes fecais as bactérias presentes em fezes humanas e de animais de sangue quente, como capivaras, lontras e biguás. Ou seja, os coliformes fecais também ocorrem naturalmente em rios ou lagos que não tenham sido contaminados por esgoto doméstico.

Para efeito de balneabilidade, as águas são classificadas pela legislação brasileira em (Resolução CONAMA 274/2000):
a) Excelente: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores houver no máximo 50 coliformes fecais (termotolerantes) ou 200 Escherichia coli ou 25 enterococos por 100 mililitros;
b) Muito Boa: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores houver no máximo 500 coliformes fecais (termotolerantes) ou 400 Escherichia coli ou 50 enterococos por 100 mililitros;
c) Satisfatória: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores houver no máximo 1.000 coliformes fecais (termotolerantes) ou 800 Escherichia coli ou 100 enterococos por 100 mililitros.
d) Imprópria: quando não atender os critérios acima.
Assim, para ser considerada como própria ou imprópria para o banho, a questão não é a presença de coliformes, mas a sua quantidade. No fundo, todo rio ou lago é uma sopa de coliformes, que pode ser mais rala ou concentrada.

No IIIº Cruzeiro-Regata Porto Alegre - Tapes foram tomadas cinco amostras pelo Comte José Antonio Echeverria para um diagnóstico rápido da qualidade de nossas águas, obtendo-se os seguintes resultados:
1) Veleiros do Sul - Imprópria para banho
2) Ponta Grossa - Imprópria para banho
3) Ilha Chico Manoel - Imprópria para banho
4) Farol de Itapuã: Imprópria para banho
5) Pontal de Tapes: Própria para banho

Os resultados, a princípio, parecem bastante ruins. Entretanto, para efeito de classificação, são necessárias pelo menos cinco amostras tomadas ao longo de cinco semanas. Como nesta avaliação foi tomada apenas uma amostra de cada ponto, os valores obtidos não são suficientes para efeito de enquadramento. Por exemplo, caso um biguá tenha defecado junto ao local de amostragem um pouco antes da tomada da mesma, os valores medidos poderão parecer muito altos. Portanto, considerem os resultados aqui apresentados como de caráter apenas demonstrativo, não servindo para enquadramento efetivo para efeitos de balneabilidade.

Placas de cultura para bactérias fecais
As manchas rosadas, pontos rosados e pontos azulados representam colônias de bactérias em desenvolvimento.


Envie seus comentários

Nome
 
e-mail




 

 

 

 

 

 

 

 

WebSTAT - Free Web Statistics