Notícias do Popa

29 Dez 2009


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Fax n.º  ___ Data: 29/12/2009             


Senhor Diretor,
                                  Participo a V. Sª  que a embarcação Veleiro “GAMINE”, de bandeira francesa, registro nº 167508, partiu de Florianópolis-SC em 26/12/09, com destino à Porto Alegre.  
                                  Assim, solicito que, logo que a embarcação dê entrada nesse Órgão, seja comunicado a essa Delegacia da Capitania dos Portos, assim como cumpridos demais procedimentos, conforme previsto nos artigos 0117 e 0603 das Normas da Autoridade Marítima – NORMAM 03/DPC.
                         

                                   Atenciosamente,


                               PAULO CESAR PECHIR BARBOSA

                                                                                CapitãoTenente (AA)
                                                   Encarregado de Div. de Segurança do Tráfego Aquaviário


                          Segue abaixo extrato da referida Norma.

CAPÍTULO 1

0117 - EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS DE ESPORTE E/OU RECREIO
            a) as embarcações estrangeiras de esporte e/ou recreio, em trânsito em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) ou em uso de ancoradouro em instalações portuárias, estão sujeitas à fiscalização prevista na legislação vigente, nas normas decorrentes e nas convenções internacionais promulgadas no Brasil, devendo cumprir os seguintes procedimentos:
                1) por ocasião da chegada ao primeiro porto nacional, qualquer pessoa ou objeto só poderá embarcar ou desembarcar da embarcação estrangeira depois que a mesma estiver liberada pela visita das Autoridades de Saúde dos Portos, Polícia Federal e Receita Federal;
               2) apresentação pelo responsável pela embarcação ou por um representante da marina ou clube náutico visitado, à CP/DL/AG, da Declaração de Entrada/Saída para realizar o respectivo visto, conforme formulário constante no ANEXO 1-A, impreterivelmente, até 24 (vinte e quatro) horas após a entrada, anexando cópia dos vistos de liberação das Autoridades de Saúde dos Portos, Polícia Federal e Receita Federal e cópia da página identificadora do passaporte do proprietário e dos tripulantes. A CP/DL/AG que deu o visto de entrada controlará a permanência da embarcação estrangeira em AJB;
               3) o Comandante da embarcação deverá estar preparado para receber a visita de um inspetor naval, dentro do prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, após a apresentação da Declaração de Entrada, para que seja efetuada a verificação do que foi declarado;
               4) deverão ser lançados na Declaração de Entrada/Saída as movimentações previstas para a embarcação durante toda a permanência em AJB;
               5) caso sejam necessárias outras movimentações após obtido o visto de entrada na Declaração de Entrada/Saída da embarcação, a Declaração de Entrada/Saída deverá ser reapresentada, com antecedência mínima de vinte e quatro (24) horas, à CP/DL/AG em cuja jurisdição estiver, indicando no campo específico as alterações de movimentação pretendidas para ratificação e obtenção de novo visto. Após aposição do respectivo visto a CP/DL/AG remeterá cópia da Declaração para a CP/DL/AG que deu o visto de entrada da embarcação, para controle;
               6) a saída da embarcação das AJB deverá ser comunicada, com antecedência mínima de vinte e quatro (24) horas, mediante reapresentação da Declaração de Entrada/Saída para obtenção do visto de saída. Após aposição do respectivo visto a CP/DL/AG remeterá cópia da Declaração a CP/DL/AG que deu o visto de entrada da embarcação para controle;
               7) o recebimento do visto de saída na Declaração de Entrada/Saída de embarcação estrangeira, está condicionado à apresentação do passe de saída expedido pela Polícia Federal e a liberação do órgão da Receita Federal; e
               8) os Formulários de Declaração de Entrada/Saída deverão ser arquivados, pela CP/DL/AG, durante doze meses, para eventuais necessidades das atividades SAR e demais controles federais.
           b) o tempo de permanência da embarcação em AJB será definido pelo órgão regional da Receita Federal;
           c) sempre que a CP/DL/AG tiver conhecimento da permanência, no país, de embarcações estrangeiras sem o visto de permanência da embarcação, ou após o término da validade do visto, deverá comunicar o fato, imediatamente, por escrito, aos órgãos regionais da Polícia Federal e da Receita Federal.
Uma embarcação estrangeira, ao adentrar o primeiro porto Nacional, deverá inicialmente ser liberada pela Saúde dos Portos, pela Imigração e pela Alfândega, sendo que esta última determinará qual o prazo máximo de permanência da mesma em águas Brasileiras.
Após essas providências, o Comandante deverá se dirigir pessoalmente, ou através de um Clube Náutico ou Marina, à CP/DL/AG a fim de dar entrada na Declaração de Entrada. Essa Declaração deverá conter os planos do navegador, quer sejam, sua derrota prevista, portos onde pretende visitar, tempo de permanência nos mesmos e o último porto a ser visitado, porto esse que, antes de suspender, o navegador deverá entregar na CP/DL/AG a Declaração de Saída.
           d) as embarcações de esporte e/ou recreio empregadas como aluguel (charter)deverão solicitar autorização ao DPC, por meio de requerimento, dando entrada na CP/DL/AG da área que irão operar, para emissão do Atestado de Inscrição Temporária (AIT) previsto na NORMAM-04/DPC. Para obtenção deste Atestado deverão ser apresentados os documentos que comprovem a regularização da embarcação perante a Secretaria da Receita Federal. O AIT terá validade de, no máximo, o período do Contrato de Afretamento, respeitado o limite de 6 (seis) anos, conforme estabelecido na NORMAM-04/DPC. A embarcação será submetida a uma Perícia de Conformidade anual, que deverá ser solicitada à CP/DL, no mínimo 15 (quinze) dias antes do término de validade da Declaração de Conformidade, cujo modelo constitui o Anexo 1-B. A validade da Declaração de Conformidade será de 1 (um) ano.


CAPÍTULO 06  0603

            e) Embarcações Estrangeiras de Esporte e/ou Recreio
As marinas, clubes e entidades desportivas náuticas terão as seguintes responsabilidades no tocante às embarcações estrangeiras de esporte e/ou recreio:
                 1) comunicar, pelo meio mais rápido, à CP/DL/AG a entrada e saída de embarcações estrangeiras de suas sedes náuticas ou fundeadouros, informando as características das mesmas, instruindo e auxiliando o Comandante da embarcação a cumprir os procedimentos previstos no item 0117 destas Normas;
                 2) solicitar a visita das autoridades de Saúde dos Portos, Polícia Federal e Receita Federal, quando se tratar do primeiro porto brasileiro que a embarcação estrangeira fizer escala ou pôr ocasião da saída das AJB;
                3) auxiliar o Comandante da embarcação no trato com as autoridades locais, mantendo coordenação entre as mesmas;
               4) designar o local para fundeio ou atracação em área autorizada pela Capitania;
               5) instruir o Comandante da embarcação sobre os locais de fundeios autorizados; e
               6) auxiliar as autoridades locais na fiscalização das possíveis transgressões destas normas e das leis e regulamentos em vigor no país, alertando quanto à realização de passeios em locais interditados pela CP/DL/AG e permanência da embarcação por prazo superior ao constante do passaporte do proprietário ou responsável.
Recebido da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre às 09:38h de 29 Dez 2009

29 Dez 2009
Registro de armas na Polícia Federal
Considerando que alguns navegadores possuem armas de fogo, aí vai o aviso: termina depois de amanhã, dia 31, o prazo para o registro de armas na Polícia Federal. O "Registro Provisório" pode ser feito pela internet. Alguns documentos devem ser levados posteriormente na Polícia Federal (prazo de 90 dias) para efetivar o registro. O recadastramento de armas é obrigatório em todo o país. O registro na polícia estadual não terá mais efeito. Armas sem registro, doadas ou recebidas de herança também precisam ser regularizadas. O custo é zero, não tem burocracia nem necessidade de exames ou testes. Manter arma sem o registro é crime sujeito a pena de 1 a 3 anos de cadeia.
É mais fácil fazer o registro durante a madrugada para evitar a lentidão de acesso gerada pelo grande número de registros de última hora. O registro pela internet leva só uns 5 minutos. Confira essas informações aqui: Registro provisório.
(Popa)

28 Dez 2009
Família é resgatada do mar após naufrágio em SC
Seis homens da mesma família foram resgatados do mar, depois que o barco em que estavam naufragou ontem ao largo de São Francisco do Sul,SC. Não houve feridos. Os tripulantes da embarcação praticavam pesca esportiva e são moradores da região. As vítimas foram retiradas da água por um helicóptero da Polícia Militar.
De acordo com a equipe de resgate, os pacientes estavam com princípio de hipotermia, mas estáveis.
Fonte: G1; Foto: Divulgação/Graer Joinville

28 Dez 2009
Veleiros chegam à metade do percurso na Sidney-Hobart

Cem veleiros largaram de Sidney rumo à Tasmânia
A tradicional regata de 628 milhas náuticas Sidney-Hobart chega à metade neste domingo (27). Quem lidera a prova é o Alfa Romeo do neozelandês Neville Crichton.
Em seguida vêm o Evolution Racing, comandado pelo australiano Ray Roberts e o ICAP Leopard de Mike Slade. O favorito Wild Oats XI, que venceu as últimas quatro edições da regata, vem em quarto, comandado pelo australiano Mark Richards.
Cem veleiros partiram da metrópole australiana, Sidney, em direção a Hobart, na ilha da Tasmânia. Este ano os ventos estão fracos e provavelmente o recorde de um dia, 18 horas e 40 minutos (marcado pelo Wild Oats em 2005) não será batido.
As posições, velocidades e a distância que falta para cada barco finalizar a prova pode ser conferida em tempo real no site oficial da competição.
Fonte: Band Esportes; Foto: AFP

26 Dez 2009
America's Cup: segue a briga no tapete
Depois de brigar na Justiça por mais de 2 anos por causa das regras, datas e portos, os participantes da America's Cup começaram novo round. O desafiante BMW Oracle Racing, da California, questionou se o campeão, defensor do título, Alinghi, da Suiça, planeja utilizar velas da North Sails, fabricadsa em Nevada, nos EUA, o que representaria uma violação ao documento que governa o evento desde o século XIX.
Em vez de utilizar vela, o trimarã de 90 pés da BMW Oracle Racing utilizará uma asa com 190 pés de altura, equivalente à altura de um prédio de 19 andares, e maior do que a asa de um Airbus A380, o maior jato de passageiros do mundo.
Fonte: Associated Press, com tradução livre do Popa.
Veja vídeo do BMW Oracle testando a asa

25 Dez 2009
Justiça dos EUA diz que tesouro da Odyssey tem que ser devolvido à Espanha

Um tribunal federal dos Estados Unidos confirmou que a empresa americana Odyssey tem que devolver à Espanha o tesouro submarino que encontrou em 2007 perto da ilha de Gibraltar, anunciou nesta quarta-feira o governo espanhol.
"O tribunal federal de Tampa, presidido pelo juiz Steven Merryday, reafirmou os direitos da Espanha sobre o navio Nuestra Señora de las Mercedes e todos os objetos subtraídos ilegalmente pela empresa Odyssey", afirmou o ministério da Cultura.
A decisão confirma a primeira sentença emitida em junho de 2009 pelo magistrado de Tampa, Mark Pizzo, que ordenava a devolução do tesouro a Madri.
Segundo a decisão do juiz Merryday, "é inegável que o Nuestra Señora de las Mercedes é um navio de Estado espanhol, e que o carregamento e os restos humanos são patrimônio espanhol".
A Odyssey ainda pode recorrer da decisão, destacou. Para os jornais El Pais e El Mundo, o tesouro pode ser devolvido à Espanha em dez dias.
Em 18 de maio de 2007, a Odyssey anunciou a descoberta "em águas internacionais do Atlântico" do maior tesouro submarino já encontrado na história, com 500.000 moedas de prata e centenas de objetos de ouro.
Porém, a empresa despertou as suspeitas do governo espanhol ao repatriar rapidamente o tesouro a partir da colônia britânica de Gibraltar, ao sul da Espanha, e manter em segredo a localização do navio.
Fonte: AFP; Foto: Divulgação Odyssey (arquivo Popa)
Saiba mais em:
- Americanos disputam tesouro de US$ 500 milhões com Espanha (18 Nov 2008)
- Discussão sobre carga privada x carga do governo, e missão comercial x missão do governo (em espanhol)
-
Peruanos alegam que o tesouro é do Peru (em espanhol)

24 Dez 2009
Laura Dekker, uma velejadora decidida

A menina holandesa Laura Dekker, de 14 anos, que decidiu ser a mais jovem a dar a volta ao mundo em navegação solitária, voltou para Utrecht, onde vive, depois de mais uma tentativa frustrada de realizar sua façanha. Laura foi reconhecida em Sint Maarten, no Caribe, na semana passada e detida pela polícia, que a despachou de volta para a Holanda. Em Outubro, a Justiça da Holanda havia proibido a menina de fazer a viagem e determinado que ela fizesse curso de primeiros socorros e que treinasse o regime de sono de 20 minutos acordada e 20 dormindo, adotado por navegadores solitários. Usando passaporte neozelandês (Laura tem dupla nacionalidade), foi ao Caribe para comprar um barco, segundo seu advogado declarou à corte ontem. A guarda da intrépida velejadora, que nasceu a bordo de um veleiro e já atravessou o Canal da Mancha sozinha, continua com seu pai (foto), que apóia a viagem. A mãe de Laura, que vive separada do pai e da menina desde que completou 6 anos, disse que sua filha tem preparo técnico para a empreitada mas receia pela segurança nos portos e pelo isolamento psicológico no mar.
Fonte: Radio Netherlands Worldwide, com tradução livre do Popa

22 Dez 2009
Embarcação da Coast Guard envolvida em acidente fatal
Um menino de 8 anos morreu a bordo de uma lancha de 24 pés atingida na tarde do último domingo por uma embarcação de 33 pés da Coast Guard, em San Diego, California, EUA. A lancha estava na água por ocasião da Parada Anual de Luzes na Baía de San Diego, um desfile com a participação de mais de 80 embarcações com decoração temática. Outros 5 adultos, dentre as 13 pessoas que estavam na lancha foram gravemente feridos.
Segundo uma testemunha que assistia à parada, a embarcação de patrulha deu meia volta e logo em seguida abalroou a lancha. Nenhum dos 5 tripulantes da Guarda Costeira sofreu ferimentos. Eles deslocavam-se para atender uma embarcação encalhada. O tempo era bom e o vento fraco. Uma investigação será conduzida para avaliar as causas do acidente. Na foto acima a lancha sendo inspecionada pela polícia.
Fonte: Los Angeles Times e MyFox, com tradução livre do Popa

21 Dez 2009
Canoas centenárias de Rio Grande
Na semana passada a direção do Museu Oceanográfico da FURG, Rio Grande,RS, promoveu um passeio náutico até São José do Norte com duas canoas centenárias, restauradas pelos museus Oceanográfico e Náutico: a Centronave e a Tradição. As duas embarcações foram rebocadas até São José do Norte e de lá retornaram ao museu com o uso de suas velas. A Centronave, de 106 anos, e a Tradição, de 145 anos, são canoas de pranchão - embarcações tradicionais do Rio Grande. São duas das três embarcações deste modelo remanescentes no Município. A terceira é a Maria Antonieta, de 101 anos, que está sendo restaurada pelos aprendizes do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). Conforme o diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, somente aqui os construtores navais utilizaram este engenhoso método de construção. É um modelo único no mundo, belo, marinheiro, muito resistente e que, como outros modelos de embarcações que já tivemos por aqui, foram desaparecendo, de acordo com Barcellos. Na metade do século 19, chegaram a existir 563 unidades. A canoa de pranchão é extremamente marítima, com capacidade de carga de uma a dez toneladas, e era utilizada na pesca no estuário e na área oceânica. Pesam entre 2,5 e quatro toneladas. Apresentavam três velas trapezoidais com verga, adequadas aos ventos da região, conhecidas como "pano poveiro". Pescadores portugueses as trouxeram da Póvoa de Varzim e as adaptaram para a realidade do estuário da Lagoa dos Patos e litoral adjacente. Segundo Barcellos, são os barcos à vela mais antigos navegando no Rio Grande do Sul. "Essas canoas são típicas do Rio Grande, desenvolvidas especificamente para este ambiente. Se constituem em preciosidades náuticas que precisamos preservar para as futuras gerações", destacou.
Fonte: Carmen Ziebell/Papareia; Fotos: Maria Amélia Marasciulo; Colaboração: Álvaro Lima Vieira
Leia os Comentários do Comandante Jorge Vidal sobre as Canoas Centenárias

21 Dez 2009
Restos de navio australiano da Segunda Guerra Mundial são encontrados

Um submarino será enviado ao local em duas semanas para filmar os restos do navio, que foi atacado de surpresa por uma embarcação japonesa
Uma equipe de mergulhadores encontrou neste domingo os restos de um navio-hospital afundado por torpedos da Armada japonesa durante a Segunda Guerra Mundial perto da costa leste da Austrália, informaram fontes oficiais.
O AHS Centaur, que se foi ao afundado em 14 de maio de 1943 com apenas 64 sobreviventes das 332 pessoas a bordo, foi achado a mais de dois quilômetros de profundidade nas águas próximas a Brisbane, capital do estado de Queensland.
Um submarino será enviado ao local em duas semanas para filmar os restos do navio, que foi atacado de surpresa por uma embarcação japonesa.
Trata-se do achado deste tipo mais importante desde março de 2008, quando foi encontrado o HMAS Sydney, um destróier australiano afundado por um navio alemão durante a disputa, cuja localização tinha sido um mistério durante 66 anos.
A Austrália entrou na Segunda Guerra Mundial ao lado do Reino Unido em 1939 e quase um milhão de seus soldados e marinheiros combateram na Europa, norte da África e Pacífico Sul, onde morreram mais de 27 mil homens.
Fonte: Estadão

20 Dez 2009
Laura Dekker é detida em Sint Maarten

A alegria de Laura Dekker, a menina holandesa que sumiu de casa na sexta-feira, durou pouco. Laura foi detida pela polícia nas Antilhas Holandesas a partir de um alerta com foto distribuído nos aeroportos.
A polícia negou-se informar como ela está ou como ela chegou na ilha, mas disse que está fazendo todos os esforços para mandar a menina de volta para casa o quanto antes. Um pouco antes, um portavoz da família havia dito que Laura deixou um bilhete para o pai. O veleiro de Laura continua atracado na Holanda. Informação não confirmada diz que a menina sacou 3.500 euros de sua conta bancária. Em outubro passado, a Agência de Proteção à Criança fez uma ação em juízo para impedir que Laura tentasse a perigosa viagem em solitário.
Fonte: Radio Netherlands Worldwide, com tradução livre do Popa

20 Dez 2009
Velejadora desaparecida é encontrada no Caribe

A velejadora adolescente Laura Dekker, de 14 anos, que estava desaparecida desde sexta-feira, foi encontrada neste domingo na ilha caribenha de St. Maarten, informou a polícia.
Laura quer se tornar a velejadora mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha em um veleiro. Ao comunicar seu desaparecimento, a polícia afirmou que o barco da menina estaria ancorado, que ela parecia ter deixado a casa do pai desacompanhada e que não havia suspeita de atividade criminosa.
A polícia na Holanda disse que chegou a emitir alertas a aeroportos, inclusive em países vizinhos, sobre o desaparecimento da velejadora.
Laura Dekker planejava começar a aventura ao redor do mundo em setembro passado, com o consentimento dos pais, mas a Justiça alegou que as preocupações com sua segurança eram sérias demais.
A velejadora foi então colocada sob os cuidados do Estado até julho de 2010, mas o tribunal holandês permitiu que ela continuasse vivendo com o pai.
Na época da decisão da Justiça, em outubro, a porta-voz de Dekker disse que ela estava desapontada, mas que a adolescente ainda conseguiria o recorde se completasse a viagem no ano que vem.
Experiência
Laura Dekker nasceu em um iate na costa da Nova Zelândia enquanto seus pais faziam uma viagem de sete anos ao redor do mundo. Apesar da pouca idade, ela é uma velejadora experiente, que já tinha um iate aos seis anos e velejava sozinha aos 10.
Seu pai, Dick Dekker, apoiava sua tentativa de quebrar o recorde mundial, mas a mãe já havia expressado algumas preocupações.
A adolescente planejava dois anos a bordo de seu barco para quebrar o recorde batido em agosto por um britânico de 17 anos.
Mike Perham teve que lidar com enormes ondas, ventos fortíssimos e problemas técnicos durante a o trajeto de 45 mil quilômetros, que ele completou em 9 meses.
Fonte: O Globo

20 Dez 2009
Proibida de dar volta ao mundo, velejadora de 14 anos desaparece
Polícia não acredita em crime no desaparecimento de Laura Dekker
As autoridades holandesas anunciaram neste final de semana que a velejadora Laura Dekker está desaparecida desde a sexta-feira. Dekker, de apenas 14 anos, ficou conhecida em agosto por ter entrado na Justiça para tentar permissão para dar a volta ao mundo sozinha.
De acordo com os policias da cidade de Utrecht, as evidências apontam para uma fuga voluntária da jovem holandesa da casa de seu pai. "Não acreditamos na possibilidade de um crime", afirmou Bernhard Jens, porta voz da polícia de Utrecht.
As primeiras medidas já foram tomadas, e os aeroportos da Holanda e dos países vizinhos já foram alertados sobre o desaparecimento para monitorar a movimentação em embarques e desembarques. Segundo Jens, as autoridades de Utrecht se preocupam inicialmente com as condições de saúde da adolescente.
Em agosto, Dekker tentou autorização para se tornar a atleta mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha em um barco. Proibida, foi colocada sob supervisão do Estado por dois meses, e retornou à casa da família, velejadores - que apoiavam a viagem - apenas em outubro.
Fonte: AFP
Mais sobre a história de Laura Dekker

20 Dez 2009
Monumento erguido da cidade submersa de Cleópatra
Uma peça construída em granito vermelho, integrante de um obelisco do templo de Isis, no templo de Cleópatra, foi erguida do Mar Mediterrâneo, no sítio arqueológico da Alexandria, no Egito, na quinta-feira passada. O palácio está submerso provavelmente desde o século IV dC, quando um terremoto deve ter ocorrido.
O obelisco, que ficava na entrada do palácio, deverá ser a obra principal do novo museu submarino projetado para onde está a cidade submersa.
A pedra foi cortada de jazida a 1.100km do templo, que deve ter mais de 2.050 anos, acreditam os arqueólogos. A obra foi descoberta em expedição grega em 1998. A retirada da peça foi trabalhosa. Durante semanas os mergulhadores limparam a peça de 9ton no local original e depois conduziram o arrasto pelo leito do oceano durante 3 dias até perto do cais, de onde foi içada por um guindaste.
A peça foi depositada em um tanque de água doce, onde vai permanecer por 6 meses até que todo o sal, que preserva embaixo d'água mas danifica quando exposto à atmosfera, seja dissolvido.
Fonte: AP, com tradução livre pelo Popa.

19 Dez 2009
Brasileiro salva-se de naufrágio de navio com 83 pessoas e 30.000 cabeças de gado

O brasileiro Vitor Pinheiro Mello, de 35 anos, foi resgatado ontem, agarrado a uma tábua, a 8 milhas de Trípoli, em águas da Líbia.
Segundo a agência Globo, Vitor, de Pelotas,RS, trabalhava no navio Danny F II, que transportava 30.000 cabeças de gado (vacas e carneiros), do Uruguai para o porto de Tartous, na Síria.
Usando colete salva-vidas, Vitor ficou duas horas no mar, até as 21:30 (hora local), quando foi resgatado, sob chuva, raios e mar revolto. O pelotense informou à Folha on line, por telefone, que o comandante do navio ordenou procedimento de rotina para limpeza dos conveses com o gado, que consistia em adernar o navio levemente por um tempo para que a água corresse.
Mas, com o mar mexido, o navio adernou e não voltou mais. Uma sirene soou para que a tripulação abandonasse o navio quando Vitor estava em um compartimento de carga na faina como auxiliar de veterinário. Subiu então 6 dos 12 andares do navio até chegar às proximidades de um barco salva-vidas.
Até a noite de ontem haviam sido salvos 38 das 83 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros. O mau tempo e o vento forte estão dificultando os esforços e dificultam a sobrevivência na água.
"Eu conseguia escutar gritos ao longe de outros colegas, mas estava sozinho no mar. Havia muito vento, mar agitado e chuva", explicou Vitor. "Eu senti muito frio, medo e achei que iria morrer, ainda mais porque estava sozinho no mar".
Acredita-se que toda a carga de animais tenha morrido.

18 Dez 2009
Torben e Martine Grael ganham troféu como melhores velejadores de 2009 no RJ

Torben e Martine Grael sorriem com o troféu Torben e Martine Grael dividiram, na noite desta quarta-feira, o troféu de velejadores do ano de 2009. O prêmio foi concedido pela Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (Feverj) em cerimônia no Iate Clube do Rio, no bairro da Urca, para comemorar os títulos de pai e filha.
Torben liderou o Suécia 4 ao título antecipado da Regata Volta ao Mundo, enquanto a filha de 18 anos foi campeã do Mundial da Juventude na classe 420.
Fonte: Globoesporte; Foto: Fred Hoffmann/Divulgação

17 Dez 2009
No rastro dos tubarões
A partir da análise de fragmentos do DNA mitocondrial de barbatanas, um grupo norte-americano, com participação de pesquisador brasileiro, conseguiu reconhecer a região geográfica oceânica na qual tubarões-martelo da espécie Sphyrna lewini – globalmente explorada pela pesca – foram capturados.
O estudo analisou parte da sequência do DNA mitocondrial extraído de nadadeiras comercializadas. Um dos objetivos do trabalho, publicado na revista Endangered Species Reseaech, é propor a moratória ou a restrição da captura dessa espécie de tubarão-martelo, atualmente ameaçada de extinção devido à caça predatória e ao comércio ilegal de barbatanas.
As barbatanas alimentam um mercado clandestino, principalmente na Ásia, onde atingem alto valor comercial. A sopa de barbatana de tubarão é considerada pelos povos orientais uma iguaria, muito apreciada em cerimônias como casamentos e banquetes.
“Conseguimos associar todas as barbatanas analisadas a uma determinada área dentro dos oceanos, onde essa espécie de tubarão-martelo habita, com base na similaridade entre a composição genética das barbatanas e estoques genéticos dos indivíduos dessas águas”, disse Danillo Pinhal, doutorando no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Botucatu, à Agência FAPESP.
Fonte: Agência FAPESP

15 Dez 2009
Marinha do Brasil incorpora novo navio
A incorporação do Navio-Patrulha (NPa) “Macaé”, ocorrida no dia 9 de dezembro em Fortaleza (CE), marca o início da atuação de uma nova classe de navios da Marinha do Brasil - os Navios-Patrulha de 500 toneladas - cujo objetivo é defender o patrimônio brasileiro no mar, onde participará de atividades de patrulha, inspeção naval, salvaguarda da vida humana no mar, fiscalização de poluição marítima e proteção de campos petrolíferos, além de contribuir para a segurança do tráfego marítimo nacional.
O navio é dotado de um canhão de 40mm, duas metralhadoras de 20mm, dois motores de propulsão, três geradores de energia e equipamentos de comunicação que permitem estar em contínuo contato com os demais navios e organizações da Marinha. Desenvolve velocidade máxima de 21 nós, possui a capacidade de permanência de 10 dias no mar com um raio de ação de mais de 4.500km.
Fonte: Marinha do Brasil

15 Dez 2009
Agulha em palheiro

A Air France anunciou ontem que iniciará em fevereiro uma nova busca pelas caixas pretas do Airbus A330 desaparecido durante vôo sobre o Atlântico em 1º de Junho de 2009. O oceano tem 7.000m de profundidade na região onde o avião provavelmente encontra-se, e o leito é montanhoso, dificultando bastante a localização. As buscas anteriores terminaram em agosto passado sem nenhum sucesso.
Uma análise das correntes marinhas contribuirá na identificação da área principal de destroços.  Participarão dos trabalhos a Marinha americana, especialistas de vários países e empresas privadas.
O acidente tem sido associado a diversas causas, dentre elas um defeito no tubo pitot, o sensor de velocidade do avião. Além do interesse na descoberta das causas do acidente, é grande a pressão dos familiares de quase duas centenas de passageiros desaparecidos.
Fonte: AP

14 Dez 2009
GP Dubai: Dois mortos em acidente com barco

O francês Jean-Marc Sanchez e o seu companheiro de equipa da Dubai Victory Team, Mohammad Al-Mouhairi, natural dos Emirados Árabes Unidos, morreram ontem quando o barco deles se virou e embateu com violência na água.
A dupla participava no Grande Prémio dos Emirados Árabes Unidos de Classe 1, Em Au-Dhabi, quando se deu o acidente. Sanchez e Mouhairi ainda foram conduzidos ao hospital, mas apenas para confirmar o óbito.
Jean-Marc Sanchez, de 48 anos, foi três vezes campeão do Mundo.
Uma câmara interior do barco filmou os últimos instantes da dupla. Assista ao vídeo.
Fonte: A Bola

14 Dez 2009
Navio mercante com rachadura no casco retorna ao Brasil

O navio mercante MV Taunton que saiu do Rio de Janeiro com destino à China teve de retornar na manhã deste domingo por ter um porão fazendo água devido a uma rachadura no casco. A Marinha do Rio explica que isso não representa risco de naufrágio à embarcação, que transporta minério de ferro.
Segundo informações da Globonews, o navio tem cerca de 20 pessoas a bordo, entre filipinos e gregos. A previsão é que o navio chegue ao Rio na próxima quarta-feira.
Fonte: O Globo

14 Dez 2009
Navio turco que pegou fogo no litoral gaúcho é levado para Rio Grande
O navio turco que pegou fogo no litoral gaúcho foi levado no dia 11 para o porto de Rio Grande. O incêndio ocorreu em novembro, e deixou um tripulante morto.
A embarcação será levada do mar para o caís com o auxílio de rebocadores e lanchas. De acordo com a Marinha, serão retiradas cerca de 160 toneladas de óleo do navio, para evitar vazamentos. Por causa da quantidade de óleo, a operação é considerada arriscada.
O navio seguia para a Argentina quando ocorreu o incêndio. A Capitania dos Portos emitiu um auto de apreensão, determinando o prazo de 90 dias para o responsável pelo navio arcar com o salvamento da embarcação. Do contrário, o navio pode passar para a união e ser leiloado.
Fonte: G1 ; Foto: Divulgação Marinha do Brasil

11 Dez 2009
Regata das abóboras
Uma regata para navegadores embarcados em abóboras tornou-se tradicional depois que 2 caiaquistas resolveram inventar moda.
A última versão da competição foi realizada no domingo passado, no estado do Maine, nos EUA, nas modalidades 'propulsão a remo', 'propulsão a motor', masculino e feminino.
O evento virou atração na pequena cidade e reúne bom público.
Fonte: The Victory Foto: Edward Chaffer

11 Dez 2009
Nova Zelândia quer evitar desastre ecológico na Antártica por turismo

A Nova Zelândia considera necessário impor novas regras aos navios turísticos que visitam a Antártica para prevenir um desastre na região mais remota do mundo, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Murray McCully.
"Estou muito preocupado porque, a não ser que tomemos medidas, teremos um grave dano marítimo por causa dos navios turísticos na Antártica, e enfrentaremos um desastre humanitário e meio ambiental", afirmou McCully.
Wellington recebe a partir desta quarta-feira uma reunião de três dias de 80 especialistas dos 47 países integrantes do Tratado Antártico, que debaterão novas regras para os barcos turísticos que visitam a região.
McCully afirmou na reunião que quatro embarcações encalharam nos últimos três anos e lembrou que 154 pessoas tiveram que ser resgatadas por um navio depois que o "Explorer" canadense afundou, após um choque contra um iceberg em 2007.
"Tivemos sorte. Não perdemos ninguém naquele incidente, mas o fato de não termos consequências mais graves se deve maos à boa sorte que a uma boa gestão", afirmou o chanceler.
O número de visitantes anuais em barcos turísticos quadruplicou nos últimos 15 anos, chegando a 46.000.
O encontro deve resultar em recomendações sobre o tipo de embarcações que podem ser usados em águas antárticas. Também deve se pronunciar sobre questões ambientais, assim como sobre a possibilidade de proibir o uso de combustível pesado.
Fonte: Terra

10 Dez 2009
Náufragos permanecem 21 horas no mar

Três homens foram resgatados na manhã de ontem depois que lancha deles afundou
Três pescadores ficaram à deriva na região de Itapoá, no Litoral Norte catarinense, durante 22 horas. João Lúcio Hansh, 56 anos, Norberto Vavarwse, 56, e Pedro Doconal, 70, saíram por volta das 6 horas da manhã de segunda-feira da praia do Sumidouro, entre a praia do Capri e do Forte, em São Francisco do Sul. Eles estavam em uma embarcação Marajó de 16 pés (cerca de 5,5 metros) de comprimento. O casco do barco rachou duas horas depois da saída para o mar, e a água começou a entrar. Só então os tripulantes perceberam a falha.
Eles tentaram resolver o problema retirando a água com uma bomba de porão, o que não funcionou. A água correu para a parte de trás do barco, que virou. Eram 9 horas da manhã quando a lancha afundou.
Munidos apenas de uma bóia circular e da poltrona da lancha, arrancada antes de a embarcação afundar, os três homens amarraram uma corda em volta deles para permanecerem juntos e fizeram um pacto: todos iriam sobreviver. Estava nublado e ventava muito, carregando os náufragos para o mar aberto, longe da costa de onde haviam partido.
A correnteza os levou até Itapoá, a cerca de 20 quilômetros da costa, onde foram encontrados às 6 horas da manhã de ontem por um barco pesqueiro. Resgatados, receberam os primeiros socorros dos bombeiros de Itapoá e foram encaminhados para o pronto-atendimento da cidade.
“Os três estavam desidratados e com queimaduras no rosto, que foi a única parte do corpo que ficou fora da água”, contou Janice Hertz, enfermeira-chefe do PA. Ela também informou que eles estavam com baixa temperatura corporal, mas não apresentavam sintomas de hipotermia. Após receberem cuidados e ficarem em observação durante a manhã, os três foram liberados.
Segundo os bombeiros, João é de Guaramirim, Norberto, de Florianópolis, e Pedro, de São Francisco do Sul. Eles têm casas de veraneio na praia de Itaguaçu e, segundo a família, pescam juntos há muitos anos.
Fonte: A Notícia

10 Dez 2009
Homem morre ao tentar rebocar barco em Paulínia, SP
Um homem morreu quando tentava recuperar um barco utilizado para passeio no minipantanal de Paulínia, na tarde de terça-feira. A chuva que atingiu a cidade na terça-feira danificou o pier em que o barco ficava preso e duas lanchas foram rebocá-lo, mas um cabo de aço utilizado para o reboque estourou e atingiu o homem, que caiu na água. A vítima chegou a ser socorrida pelos bombeiros, mas não resistiu.
Fonte: O Globo

09 Dez 2009
Diversidade subestimada

Existem cerca de 28 mil espécies de peixes catalogadas com nomes científicos. Mas, depois de identificar 7 mil dessas espécies com o uso da técnica de DNA barcoding – ou código de barras de DNA –, uma rede internacional de cientistas começa a suspeitar que o número total de peixes conhecidos pode ser muito maior. A aplicação da nova metodologia mostrou que muitos dos nomes científicos podem remeter a espécies distintas.
A afirmação foi feita por Robert Hanner, da Universidade de Guelph, no Canadá, nesta sexta-feira (4/12), durante o último dia do Simpósio Internacional sobre DNA Barcoding do Programa Biota-FAPESP, na sede da Fundação, em São Paulo.
Fonte: Fapesp

08 Dez 2009
Cavalos resgatados em encalhe são reféns
Os proprietários dos sete cavalos de raça pura lusitana que estavam a bordo do navio São Gabriel, que encalhou a 21 de Novembro na costa sul da ilha de São Miguel, nos Açores, correm o risco de não reaver os animais.
Segundo o Açores Oriental online, com base na lei marítima internacional a empresa norte-americana que procedeu ao resgate do cargueiro, a Titan, usufrui do direito de retenção de mercadoria em “avaria grossa” pelo que tem os animais à sua guarda.
Fonte: AOonline

08 Dez 2009
Daniel Glomb é o campeão de match race no Rio
A regularidade e a experiência na modalidade match race foram determinantes para que Daniel Glomb conquistasse o título do Chocolates Nestlé Match Cup, competição de barco contra barco realizada na Baía de Guanabara.
Glomb venceu, na final, o multicampeão norte-americano Paul Cayard e recebeu troféu e R$ 10 mil de prêmio. No feminino, a vitória foi de Carol Béjar, que superou Juliana Senfft, e ficou com prêmio de R$ 8 mil. A premiação total foi de R$ 56 mil.
A competição reuniu desde quinta-feira alguns dos maiores nomes da vela mundial e os principais velejadores brasileiros, num total de 96 competidores. Entre eles estavam 12 campeões mundiais.
Na final, a equipe de Glomb conseguiu boa largada sobre Paul Cayard e logo assumiu a ponta, contornando a primeira bóia com vantagem de cinco segundos. A diferença a favor time nacional foi aumentando até a terceira perna, 16 segundos, e no final Glomb cruzou a linha quatro segundos à frente de Cayard, devolvendo a derrota da fase de classificação e conquistando o título do Chocolates Nestlé Match Cup.
O grupo chegou ao Iate Clube do Rio de Janeiro e foi muito festejado pelos amigos.
"Ninguém imaginava que podíamos vencer no meio de tantas feras. Mas a tripulação é experiente, entrosada e conseguiu velejar com poucos erros. Na regata decisiva, fizemos tudo certo e o vento aumentou um pouco (para 12 nós), ficando na condição que o nosso grupo gosta de velejar", explicou Glomb, admitindo que esta é uma das vitórias mais importantes de sua carreira.
O paranaense Glomb, de 28 anos, deixou o esporte em 2007 para se dedicar à advocacia - formou-se em 2006. Atualmente cursa pós-gradução na USP, em São Paulo, em Direito do Trabalho, e ajuda a cuidar dos escritórios do pai no Paraná e em São Paulo.
Completaram sua tripulação no Rio de Janeiro, Alexandre Mueller, Frederico Sidou, Lucas Ostergren, Gustavo Thiesen, Rene Garrafielo e Alexandre Saldanha, campeão mundial de J24.
O vice-campeão Paul Cayard foi elegante ao reconhecer as qualidades do adversário.
"O Glomb demonstrou maturidade e competência na final e o Brasil mostrou mais uma vez que tem ótimos velejadores. O campeonato teve alto nível técnico e estou muito feliz de poder voltar mais uma vez ao Rio, uma cidade que adoro. Se mantiver esta qualidade a vela brasileira poderá confirmar sua fama nas próximas Olimpíadas", analisou.
Fonte: Final Sports & AI ZDL Comunicação
Obs.:
Glomb chegou a comentar: “Pior do que não conquistar o primeiro lugar seria não ganhar um beijinho da Flávia”. O vencedor, é claro, foi agraciado pela atriz Flávia Alessandra.

04 Dez 2009
Quatro britânicos detidos no Irã chegam à Grã-Bretanha
Quatro dos cinco britânicos detidos durante uma semana no Irã por terem aparentemente entrado em águas territoriais chegaram a Londres nesta sexta-feira, dois dias após sua liberação.
Os quatro velejadores, Oliver Smith, Oliver Young, Sam Usher (na foto, de volta a Londres) e Luke Porter, aterrissaram no início da manhã no aeroporto de Heathrow em um avião procedente de Dubai. O quinto detido, um jornalista de rádio residente no Bahrein, não estava com eles.
Os cinco se dirigiam do Bahrein a Dubai a bordo de um veleiro de 18 metros para participar de uma regata, quando foram detidos em 25 de novembro pela Guarda Revolucionária iraniana em uma zona militarmente sensível na entrada do Golfo.
Segundo informações não confirmados, o veleiro teria ficado a deriva e entrado em águas iranianas por problemas no motor.
"É difícil quando você é um marinheiro e não tem tudo marcado em uma carta de navegação saber se cometeu um erro", declarou Andrew Pindar, presidente da equipe Sail Bahrain, proprietária do veleiro apreendido, no aeroporto de Heathrow, onde recebeu os navegantes.
Pindar disse que as autoridades iranianas os trataram bem e que este incidente não vai tirar a vontade deles de voltar a navegar.
Fonte: AFP

04 Dez 2009
Barco naufragado em Florianópolis teria sido pirata
Segundo notícia publicada hoje no Diário Catarinense, o barco naufragado no século XVII na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, era pirata.
A descoberta teria sido feita nesta semana por pesquisadores da ONG Projeto de Arqueologia Subaquática (PAS), alegando que a informação é baseada em fontes históricas.
Segundo o responsável pela ONG, o barco teria pertencido a Thomas Frins, integrante de frota pirata de 900 tripulantes, na maioria franceses e ingleses (daí o nome da praia), que teria saqueado colônias espanholas no Pacífico de 1684 a 1687.
Diz ainda o jornal catarinense, baseado nas informações da ONG, que o pirata teria se perdido da frota e teria sido capturado pelo fundador da Vila Na Sa do Desterro.
As informações históricas que comprovariam que o navio era pirata não foram divulgadas pelo DC. Certamente é uma longa e intrincada história.
Santa Catarina investiu uma boa soma no resgate de sua história, como na recuperação dos fortes portugueses do século XVIII. A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de SC - FAPESC - já investiu um verdadeiro tesouro (R$2,4MI desde 2004) para pesquisar sobre o navio pirata.
Fonte: Diário Catarinense

03 Dez 2009


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Fax n.º  ___ Data: 03/12/2009             


AVISOS DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISO NR 754/2009
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 03/DEZ/2009
ÁREA ALFA AO SUL DE 32S E ÁREA SUL OCEÂNICA AO SUL DE 32S E
OESTE DE 035W A PARTIR DE 031800 HMG. VENTO SW/S FORÇA 7
COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 041200 HMG.

AVISO NR 755/2009
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 03/DEZ/2009
ÁREA BRAVO E ÁREA CHARLIE A PARTIR DE
040000 HMG. VENTO SW/SE FORÇA 7 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 050000 HMG.

AVISO NR 757/2009
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 03/DEZ/2009
ÁREA ALFA A PARTIR DE 040000 HMG. ONDAS
DE SW/SE 3.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 050000 HMG.

AVISO NR 759/2009
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUI - 03/DEZ/2009
ÁREA BRAVO A PARTIR DE 041800 HMG. ONDAS DE SW/S 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 051200 HMG.

       3ºSG-OS SCHOTT
        INSPEÇÃO NAVAL

04 Dez 2009
Marinha fecha porto de Manaus

O porto privatizado de Manaus, localizado no centro da cidade, foi fechado ontem (3) pela Marinha por não oferecer as condições de segurança necessárias para os navios de médio e grande porte que precisam atracar para o embarque e desembarque de turistas, sobretudo estrangeiros, e de cargas destinadas a indústrias e ao comércio.
Em documento ao qual a Agência Brasil teve acesso, a Marinha revela que o porto apresenta "graves problemas estruturais que oferecem risco à segurança da navegação e à salvaguarda das pessoas e que está sendo consumido pela ferrugem e falta de manutenção". Segundo os laudos técnicos elaborados, os problemas identificados incluem o comprometimento das estruturas de sustentação do cais, furos nas bóias e precariedade das amarras do sistema de ancoragem (observação do Popa: além dos cais fixos, o porto tem cais flutuantes - veja foto acima).
Conforme o comando do 9º Distrito Naval, o cronograma de obras de manutenção do porto não está sendo cumprido desde 2007, apesar da notificação oficial dos fatos para a Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, responsável pela instalação portuária.
O último navio a atracar no porto foi um de grande porte, que fazia um cruzeiro na região, em outubro, por meio de liminar conseguida pela empresa que administra o porto privatizado. A temporada de turismo desses navios começou em outubro e vai até abril período de maior movimentação. A direção do Porto Privatizado de Manaus acusa a Marinha de "perseguição comercial".
O porto privatizado de Manaus foi construído no século 19 por uma empresa inglesa, mas, em 1967, passou a ser administrado pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. É composto pelo Cais do Rodway e Cais das Torres e Ampliação.
Fonte: Terra

03 Dez 2009


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Fax n.º  ___ Data: 03/12/2009             


AVISOS DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISO NR 753/2009
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 2330 HMG - QUA - 02/DEZ/2009
ÁREA ALFA E CHARLIE AO SUL DE 25S A PARTIR DE 040000 HMG.
ONDAS DE S/SE 2.5/3.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 050000 HMG.

       3ºSG-OS SCHOTT
        INSPEÇÃO NAVAL

03 Dez 2009
Londres elogia o Irã por libertar velejadores britânicos
O Reino Unido saudou nesta quarta-feira a "intervenção profissional" das autoridades iranianas para libertar os cinco velejadores britânicos detidos há uma semana.
"Estou muito feliz com a libertação deles, que significa o encerramento do caso", declarou o chanceler britânico, David Miliband, poucas horas depois do anúncio por Teerã da libertação dos cinco britânicos.
"O caso foi resolvido de maneira profissional pelas autoridades iranianas", afirmou.
O primeiro-ministro Gordon Brown também se declarou "feliz" com a libertação dos britânicos.
"O caso foi resolvido com calma e diplomacia, e o resultado é que os velejadores estão livres", comentou o premiê em entrevista coletiva.
A decisão de Teerã foi anunciada somente dois dias após a confirmação por Londres da captura dos cinco velejadores.
O ministério britânico das Relações Exteriores ressaltou desde o início que os cinco eram civis. "Como disse ontem (terça-feira), trata-se de um caso meramente consular. Nunca foi um caso político", destacou Miliband, para quem a resolução pacífica da crise é a prova que "a diplomacia pode funcionar".
O episódio ocorreu em meio a tensões entre o Irã e a comunidade internacional, alimentadas pelo programa nuclear da República Islâmica.
As famílias dos velejadores, que deviam se encontrar hoje à tarde com Miliband, ficaram aliviadas com a libertação de seus entes queridos.
"Parece que eles tiveram problemas técnicos com o barco. Nunca tiveram a intenção de entrar nas águas territoriais iranianas. Ainda bem que o Irã entendeu isso", declarou à imprensa Beverly Porter, mãe de Luke Porter, 21 anos.
Os cinco jovens tinham zarpado de Bahrein rumo a Dubai em um veleiro de 18 metros para participar de uma regata. Segundo informações não confirmadas, a embarcação derivou até as águas iranianas após um problema na hélice.
Fonte: G1

02 Dez 2009


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Fax n.º  ___ Data: 02/12/2009             


AVISOS DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISO NR 752/2009
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1400 HMG - QUA - 02/DEZ/2009
ÁREA ALFA AO NORTE DE 31S A PARTIR DE 030000 HMG.
VENTO NE/N FORÇA 7 COM RAJADAS FORÇA 8/9.
VÁLIDO ATÉ 030900 HMG.

       3ºSG-OS SCHOTT
        INSPEÇÃO NAVAL

02 Dez 2009
Primeiro navio vertical do mundo explorará o fundo do mar
A estação terá 51 metros de altura e contará com uma parte submersa e outra para fora da água
Um arquiteto francês apresentou publicamente o protótipo do que deve ser o primeiro navio vertical do mundo e que deve possibilitar ao homem uma nova maneira de explorar o fundo do mar. Jacques Rougerie, de 64 anos, diz que sua invenção, uma estação oceanográfica batizada de SeaOrbiter, será realidade "em um futuro próximo".
Ele afirma já ter metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção da estrutura, que, ao contrário das atuais estações submarinas, será móvel e poderá navegar pelos oceanos.
"Atualmente, os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície. É como se fossem levados para a Amazônia e depois tirados de lá em um espaço de uma hora", comparou. "O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar."
Segundo o projeto de Rougerie, a estação terá 51 metros de altura e contará com uma parte submersa e outra para fora da água. Equipamentos de navegação e comunicação ficarão acima da superfície, juntamente com uma plataforma de observação.
Os cientistas viverão debaixo d'água e haverá uma plataforma pressurizada de onde mergulhadores poderão partir em missão. O projeto conta ainda com a consultoria de Jean-Loup Chrétien, o primeiro astronauta da França, que está envolvido no design da estação.
O sistema anti-colisão da estrutura é baseado no que é atualmente utilizado na Estação Espacial Internacional. Rougerie, que dirige um carro-anfíbio, vive e trabalha em um barco e já passou 70 dias em uma expedição submarina, disse que as chances de o SeaOrbiter ser realmente construído "são de 90%".
Um grande estaleiro francês já assinou sua participação no projeto, que também ganhou o apoio do presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Fonte: BBC Brasil
Colaboração: Fernando Maciel e Ivandel Lourenço

1º Dez 2009
Rally Náutico (para lanchas)
A Motoryama, principal revenda de lanchas do RS, realizará um Rally Náutico (prova de regularidade para lanchas) no Delta do Rio Jacuí, em Porto Alegre, no próximo domingo, 6 de novembro, ao meio-dia.
Inscrições até a sexta feira, 4 de dezembro na Motoryama (Av. Farrapos 3946, esq Dona Margarida). Valor: R$ 140,00/embarcação (duas pessoas), e tripulante adicional R$ 70,00. O número de barcos participantes é limitado, sujeito à disponibilidade.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 51.8490-4084, 9811-0398 e 8481-1291.

1º Dez 2009
Policial e jornalista são baleados dentro de barco
Tiros foram disparados da mata em direção à embarcação usada para fiscalizar pesca predatória
Continua a caçada a quem atirou contra uma embarcação da Polícia Ambiental de Lages,SC, no sábado, ferindo o soldado Adão Rodrigues Mariano, 35 anos, e a jornalista Pamela Marin, 26 anos, repórter da RBS TV Centro-Oeste. Os dois passam bem.
Policiais militares vasculham o Rio Canoas, em Bocaina do Sul, na tentativa de localizar os atiradores. A família de Pamela deve registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil hoje. A RBS está dando acompanhamento à repórter.
Pamela e o cinegrafista Fabiano Souza acompanhavam três policiais em uma embarcação para uma reportagem sobre pesca predatória. Os tiros foram disparados da mata.
Um atingiu a panturrilha esquerda de Pamela e outro a coxa esquerda de Adão. A embarcação de alumínio ficou com várias perfurações e começou a encher de água. Os policiais revidaram e encostaram o barco. Pamela e Adão foram levados ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages. A repórter levou pontos na panturrilha esquerda e foi medicada contra dor. Os exames apontaram que não houve danos aos nervos e ossos. Ela foi liberada no fim da tarde de sábado. Adão saiu caminhando do hospital, pouco antes de Pamela.
– Achei que ia morrer. Agora está tudo bem, mas foi apavorante – afirma a jornalista, que trabalha há um ano e meio na RBS TV, em Lages.
Fonte: Diário Catarinense; Foto: Paulo Gomes

1º Dez 2009
Velejadores britânicos capturados pelo Irã
Cinco navegantes britânicos estão detidos no Irã, depois de terem sido capturados num veleiro de regatas, que poderia ter entrado em águas iranianas do Golfo, quando se dirigiam do Barein a Dubai, anunciou nesta segunda-feira a chancelaria britânica.
"No dia 25 de novembro, um veleiro de propriedade de Sail Bahrein e tripulado por cinco cidadãos britânicos, foi detido por navios iranianos", diz o comunicado do Foreign Office.
"O veleiro pode ter entrado por inadvertência em águas iranianas. Os cinco tripulantes estão no Irã. Entendemos que estejam todos sãos e salvos e que suas famílias tenham sido informadas", acrescentou.
Fonte: Yahoo

30 Nov 2009
Marinha americana detecta negligência em submarino que abalroou navio

Bate-papo, postos abandonados e música na sala de rádio do submarino
Investigadores da Marinha americana concluíram que ineficiência, negligência e falta de preparo causaram o abalroamento do submarino nuclear USS Hartford com o navio anfíbio USS New Orleans, em 20 de março passado no Estreito de Ormuz, boca do Golfo Pérsico, uma região de grande tráfego marítimo.
O tanque de combustível do New Orleans rompeu-se e 15 tripulantes do Hartford (foto acima) ficaram feridos. A colisão causou prejuízos de US$2,3 milhões no navio e de US$102,6 milhões no submarino. O comandante do submarino foi afastado e vários tripulantes foram punidos.
O relatório divulgado na semana passada informa que não houve falhas na tripulação do navio USS New Orleans (foto abaixo) e que a tripulação do submarino cometeu numerosos erros na hora que antecedeu o abalroamento.
O submarino tinha 5 tripulantes conhecidos como "sonecas", que habitualmente adormeciam em seus postos, mas nenhuma ação disciplinar foi tomada, diz o relatório. Dois desses cinco estavam em serviço na ocasião do acidente, mas os investigadores não encontraram evidências de que teriam adormecido.
Durante a hora anterior ao abalroamento, disseram os investigadores, os operadores de sonar na faina de monitoramento de embarcações nas proximidades do submarino estavam conversando informalmente. O supervisor abandonou seu posto, o navegador escutava seu iPod  e o oficial no comando não checou o periscópio.
O desleixo naquele dia não foi exceção, de acordo com o relatório. Os oficiais do submarino Hartford observavam comportamento informal dos marujos em serviço mas não os corrigiam imediatamente, informaram os investigadores.
Os que estavam pilotando o submarino frequentemente sentavam-se relaxadamente em seus assentos, seguravam os controles com apenas uma mão e algumas vezes tiravam os sapatos. Operadores de sonar e rádio-operadores permaneciam fora de seus postos por longos períodos. Caixas de som foram instaladas na sala de rádio para ouvir música durante a faina.
O portavoz da Força de Submarinos da Marinha americana, Comte Patrick McNally, disse que as lições aprendidas no acidente agora fazem parte do treinamento.
Fonte: Associated Press, com tradução livre do Popa; Fotos: Divulgação USS Navy
Em 2003 o submarino USS Hartford encalhou no Mediterrâneo durante manobras de rotina. A causa apurada foi "erro de navegação e falha de equipamento".

29 Nov 2009
Pane no dessalinizador de navio polar interrompe primeira viagem
O novo navio do Programa Antártico Brasileiro, o Almirante Maximiliano, teve um problema no sistema que transforma água salgada em água doce e teve que retornar para Ushuaia, na Argentina (onde também vai reabastecer), interrompendo sua primeira viagem. O outro navio, Ary Rongel, também voltou e os pesquisadores ficaram sem as embarcações. A informação é da Folha de S.Paulo.
O Almirante Maximiliano já serviu de apoio a plataformas de petróleo dos Estados Unidos e foi utilizado pela indústria pesqueira da Noruega. Ele foi reformado para servir ao Brasil e o custo de R$ 80 milhões pelo qual foi adquirido inclui as obras feitas pela Marinha do Brasil na Alemanha por seis meses.
Fonte: Terra
Imagem de um dessalinizador para embarcações.

29 Nov 2009
Capacidade esgotada
(divulgação científica)
Estudo publicado na Nature afirma que oceanos atingiram o limite na capacidade de absorção de dióxido de carbono, cuja emissão por atividades humanas não pára de crescer
Os oceanos têm um papel fundamental na regulagem climática, absorvendo cerca de um quarto de todo o dióxido de carbono lançado pela ação humana. Agora, o primeiro levantamento ano a ano desse mecanismo desde a Revolução Industrial indica que os oceanos estão sofrendo para acompanhar o aumento nas emissões.
A consequência, apontam, poderá ser desastrosa para o clima no futuro do planeta. A pesquisa, feita nos Estados Unidos, foi publicada na edição desta quinta-feira (19/11) da revista Nature.
Samar Khatiwala, da Universidade Columbia, e colegas estimaram que os oceanos absorveram um recorde de 2,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono resultantes da queima de combustíveis fósseis em 2008. Mas, com o aumento na quantidade total de emissões, a proporção absorvida pelos oceanos desde 2000 caiu em cerca de 10%.
Modelos climáticos desenvolvidos anteriormente haviam previsto uma diminuição nesse processo, mas o novo estudo é o primeiro a quantificar essa queda.
Enquanto trabalhos anteriores haviam atribuído a mudança à diminuição do ozônio na estratosfera e a alterações na circulação oceânica induzidas pelas mudanças climáticas, a nova pesquisa sugere que o motivo é mais simples: os oceanos chegaram ao limite, tanto físico como químico, de sua capacidade de absorver o dióxido de carbono.
“Quanto mais dióxido de carbono, mais ácido fica o oceano, reduzindo a capacidade de manter o CO2”, disse Khatiwala. “Por causa dessa consequência, com o tempo o oceano se torna um repositório menos eficiente do carbono antrópico. A surpresa é que podemos estar diante das primeiras evidências disso, talvez combinado com a circulação mais lenta por causa do aumento nas emissões.”
Segundo o estudo, o acúmulo de carbono industrial nos oceanos aumentou enormemente na década de 1950, à medida que os oceanos passaram a tentar acompanhar o ritmo acelerado das emissões em todo o mundo.
As emissões continuaram a crescer e, no ano 2000, atingiram tal volume que os oceanos passaram a absorver menos CO2 proporcionalmente, ainda que o total em peso tenha continuado a aumentar. Hoje, segundo a pesquisa, os oceanos mantêm cerca de 150 bilhões de toneladas de carbono industrial, um terço a mais do que em meados da década de 1990.
Cerca de 40% do carbono entra nos oceanos por meio das águas geladas próximas à Antártica, porque o dióxido de carbono se dissolve mais rapidamente nas águas mais frias e mais densas do que nas mais quentes. Dali, as correntes transportam o carbono para o norte do planeta.
O artigo Reconstruction of the history of anthropogenic CO2 concentrations in the ocean, de Samar Khatiwala e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.
Fonte: Agência FAPESP

28 Nov 2009
Viagem pré-inaugural do maior navio de cruzeiro do mundo
O "Oasis of the Seas", considerado o maior navio de cruzeiro do mundo, com capacidade para 8.500 pessoas entre passageiros e tripulantes, divulgou nesta quarta-feira (25) imagens da viagem pré-inaugural para jornalistas e agentes de turismo realizada durante este fim de semana.
A estreia oficial do navio está programada para dezembro, quando ele partirá para uma viagem de sete noites pelo Caribe.
O maior navio de passageiros do mundo, que pertence à companhia Royal Caribbean, pesa 220.000 toneladas e mede 360 metros de comprimento e 65 metros de altura, é descrito pelo presidente da empresa como um navio feito para "derrubar" o conceito de que as férias em um cruzeiro são uma atividade sedentária.
Fonte: G1
Vídeo do Oasis of the Sea
Colaboração: Fernando Maciel

27 Nov 2009
Explosão em fábrica de lanchas faz 5 vítimas
Cinco funcionários sofreram queimaduras em explosão ocorrida na fábrica de lanchas Cimitarra, em Vera Cruz, interior do RS, na última terça-feira, conforme a Gazeta do Sul, de Santa Cruz,RS. Os funcionários continuam hospitalizados. Segundo a mesma fonte, o acidente ocorreu enquanto os funcionários trabalhavam na limpeza do porão de uma lancha, usando acetona e uma luminária elétrica. Uma faísca deve ter sido a causa da explosão.
A fábrica da Cimitarra, fundada em 1999, tem 150 funcionários e uma produção mensal de 12 lanchas, 30% delas exportadas.

26 Nov 2009
Capitania dos Portos vai investigar acidente com barco que levava jornalistas no litoral de SP
A Capitania dos Portos vai abrir inquérito para apurar o acidente envolvendo dois barcos, nesta terça-feira, perto do Rio Cubatão, em São Vicente, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Uma das embarcações, que levava onze jornalistas, virou próximo no estuário entre São Vicente e Cubatão, após colidir com um barco que levava autoridades.
Todos os repórteres e fotógrafos da embarcação caíram na água. Eles não usavam colete salçva-vidas. Não houve feridos.
Fonte: O Globo

25 Nov 2009


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Fax n.º  ___ Data: 24/11/2009             


AVISOS DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISOS DE MAU TEMPO
AVISO NR 740/2009
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1230 HMG - SEG - 23/NOV/2009
ÁREA ALFA AO SUL DE 30S A PARTIR DE 250000 HMG.
VENTO NE FORÇA 7 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 251800 HMG.

3ºSG-OS SCHOTT
INSPEÇÃO NAVAL

25 Nov 2009
Barco com jornalistas vira na Baixada Santista
Um barco com 10 pessoas, a maioria jornalistas, virou hoje durante uma viagem para testar o percurso onde as Prefeituras de São Vicente e Cubatão pretendem implantar linhas de transporte hidroviário. Ninguém ficou ferido.
O acidente aconteceu nesta tarde próximo a Marina Capri, em São Vicente, meia hora e oito quilômetros depois de três lanchas terem deixado a Ilha Caraguatá, em Cubatão. Uma embarcação transportava as autoridades, entre elas os prefeitos Tércio Garcia (PSB), de São Vicente, e Márcia Rosa (PT), de Cubatão, outra lancha levava cinegrafistas e uma repórter e o terceiro barco levava repórteres e assessores de imprensa.
De acordo com o proprietário das embarcações, Daniel Ravanelli, o acidente ocorreu porque os jornalistas se levantaram, impossibilitando a visão do piloto, que bateu no barco das autoridades. Superlotada (a capacidade é de sete pessoas) a lancha virou. Os dois bombeiros que acompanhavam em um bote realizaram o resgate, com o auxílio dos marinheiros da Marina Capri, que ficava a apenas 20 metros do local.
A prefeita Márcia Rosa (PT) aproveitou o imprevisto para mostrar os benefícios do transporte hidroviário. "Se fossem dois ônibus batidos, poderíamos estar mortos, mas como foram dois barcos, estamos molhados". As prefeituras agora vão avaliar as causas do incidente.
Fonte: BOL Notícias

25 Nov 2009
Marinha confirma uma morte em navio turco que pegou fogo na costa gaúcha

Uma pessoa, ainda não identificada, morreu a bordo de um navio de bandeira turca que pegou fogo neste domingo, a 260 km da costa do Rio Grande do Sul. A Marinha brasileira resgatou 22 tripulantes - 20 turcos e dois do Azerbaijão - , que agora estão a bordo da Fragata Bosísio. Os tripulantes devem atracar nesta terça-feira, às 8h, no Porto de Rio Grande.
A morte foi confirmada pela Marinha, que enviou duas fragatas - a outra é a Constituição - e o Navio-Patrulha Benevente para a operação de salvamento em Tramandaí.
Não se sabe ainda as causas do incêndio no navio, mas o estado de saúde dos sobreviventes é regular, com alguns apresentando pequenas escoriações, segundo a Marinha.
Segundo 5º Distrito Naval, a Marinha recebeu o chamado de resgate às 13h de domingo. As Fragatas Bosísio e Constituição foram deslocadas para auxiliar no resgate, levando helicópteros a bordo. A Fragata Bosísio teria chegado ao local às 19h40m. A Fragata Constituição chegou nesta segunda.
A Marinha realiza ações de busca e salvamento, conhecidas internacionalmente pela sigla SAR (search and rescue), a qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade, em situação de risco no mar e em águas interiores. Desde o início deste ano, o Salvamar Sul foi acionado 25 vezes para o salvamento de feridos ou resgate de embarcações.
Fonte: O Globo; Foto: Marinha do Brasil

23 Nov 2009
Navio turco com 27 tripulantes pega fogo no litoral gaúcho

Fragatas da Marinha devem chegar ao local nesta segunda-feira; não há informações sobre vítimas
Um incêndio de grande proporções atingiu um navio mercante de bandeira turca, no fim da tarde deste domingo, 22, a aproximadamente 260 km do litoral norte gaúcho, na altura da cidade de Tramandaí, segundo informações da Marinha do Brasil.
De acordo com a Marinha, o Navio Mercante (NM) DUDEN já foi avistado por um helicóptero, logo após enviar o pedido de socorro. Segundo as informações recebidas, o NM DUDEN tem a bordo 27 tripulantes. Durante o sobrevoo, foram avistados vários tripulantes na popa do navio, pedindo socorro, segundo informações da Marinha. Ainda não há informações sobre feridos ou se o incêndio já foi controlado.
Por meio do Serviço de Salvamento e Resgate, do Comando do 5º Distrito Naval, que recebeu o pedido de ajuda, foi determinado que as Fragatas Bosísio e Constituição, que participavam da Operação Combinada Laçador fossem destacadas para a posição informada do Navio Mercante, a fim de participarem do atendimento aos tripulantes. De acordo com a Marinha, os navios devem chegar hoje ao local.
Fonte: Estadão; Foto: Arquivo DubistDoid

23 Nov 2009
Acusado de violar mulher em navio de cruzeiro é inocentado

Mulher admitiu embriaguês e português é liberado na Califórnia
Assim que ouviu a palavra ‘inocente’, Jorge Teixeira ficou em lágrimas. Um júri tinha acabado de determinar que o empregado do paquete de luxo ‘Coral Princess’, de 39 anos, casado, pai de duas crianças, não era culpado da alegada violação de uma passageira – que se queixava de ter sido forçada a praticar sexo oral ao homem. Respondia a sete acusações e arriscava prisão perpétua.
Durante cinco dias de julgamento, a Acusação não provou no Tribunal Federal de Roybal, na Califórnia, EUA, que Jorge Teixeira – esperado dentro de dias em Portugal – tenha violado a vítima, com quem teve um encontro no restaurante do paquete após o seu fecho. Nessa altura, beberam uma garrafa de vinho branco e, perante o juiz, a vítima admitiu mesmo que estava algo embriagada. No dia seguinte, a mulher participou do empregado, que foi detido.
Na altura, agentes da FBI disseram a Jorge Teixeira – esteve oito meses preso – que havia provas de ADN e que ia ser culpado, mas tal não foi provado em tribunal. “Estou contente pois foi feita justiça. O meu marido foi alvo de uma situação sem fundamento. Ficou aliviado assim como todos nós”, disse a mulher.
Para a Defesa, as motivações da alegada vítima eram também financeiras, pois processou logo no dia seguinte a empresa de paquetes em muitos milhões de dólares.
Fonte: Correio da Manhã

23 Nov 2009
Encalhe nos Açores: 14 tripulantes e 7 cavalos de equitação embarcados
O «S. Gabriel», de 100 metros e 5.500 toneladas, comunicou às autoridades marítimas que tinha encalhado cerca das 05:30 locais (06:30 de Lisboa) de sábado, desconhecendo-se, ainda, as causas do acidente.
Segundo o capitão do Porto de Ponta Delgada, poderão ser retirados os contentores com sete cavalos lusitanos, embarcados nas ilhas Faial e Terceira para participarem no Continente na Taça de Portugal em equitação.
Para as autoridades marítimas, a principal preocupação reside na salvaguarda ambiental da zona em que o navio está encalhado - entre a Lagoa e a Ponta de Água de Pau -, daí a importância de se garantir a rápida transferência das 360 toneladas de fuel-óleo que se encontram nos porões do «S. Gabriel».
O capitão do Porto de Ponta Delgada considerou, porém, que as hipóteses de derrame são actualmente mínimas, visto que os tanques de combustíveis se localizam numa área do navio «não facilmente atingível».
Apesar de sublinhar não haver perigo para os 14 tripulantes que estão a bordo do cargueiro, que se encontra estabilizado e com apenas um rombo no casco de reduzida dimensão, advertiu para a necessidade de uma intervenção rápida, pois uma longa permanência do barco na zona determinará uma crescente degradação da situação.
O navio, que assegura ligações inter-ilhas e entre os Açores e o Continente, viajava da Terceira para S. Miguel quando encalhou, a menos de 20 quilómetros do Porto de Ponta Delgada.
Segundo o comandante Castro Garcia, a maior parte dos contentores a bordo do navio estão vazios e apenas um, contendo águas oleosas, pode ser encarado como carga poluente.
Fonte: iol diário

23 Nov 2009
Barco pesqueiro é assaltado em alto mar no litoral paulista
A Polícia Civil de São Paulo e a Capitania dos Portos investigam um assalto a uma embarcação de alumínio de pequeno porte que estava a 17 milhas da costa de Santos (aproximadamente 30 km), no litoral paulista.
Os tripulantes da embarcação, em alto mar há 12 dias, foram surpreendidos por um ataque pirata quando se preparavam para dormir, na última quinta-feira. Quatro homens encapuzados e armados entraram pela popa do barco.
Eles mandaram os pescadores deitarem no chão e logo depois trancaram as vítimas em um porão pequeno, usado para guardar redes. Os bandidos ainda obrigaram as vítimas a entrar numa câmara frigorífica e retirar o pescado. A temperatura no local era de 3 graus.
- Eles nos fizeram entrar somente de chinelo e nos obrigaram a retirar todo o camarão e o peixe - disse o pescador Antonio Marcos Lima.
Para evitar que as vítimas pedissem socorro, a quadrilha cortou e roubou o sistema de comunicação e navegação do barco. Os bandidos também danificaram o motor para impedir que os pescadores voltassem à terra.
Segundo a Capitania dos Portos, esta é a primeira vez que um barco de pesca é assaltado com grande distância do Porto. O crime aconteceu a 17 milhas da costa de Santos, aproximadamente 30 km.
- Os pescadores deviam estar devolvendo este material para alguma embarcação maior - explicou o capitão dos Portos, Antonio Caiado de Alencar.
O dono da embarcação teve um prejuízo estimado em R$ 35 mil reais.
Fonte: O Globo

22 Nov 2009
De barco na marolinha
No próximo verão, haverá mais barcos que de costume nas praias brasileiras. Só neste ano, os 150 estaleiros em atividade no país deverão entregar 5 mil novas lanchas, vendidas a partir de R$ 45 mil. O preço é o mesmo de um carro zero na categoria que vem logo acima dos populares. A cotação do dólar também favorece as importações. Barcos luxuosos, que quatro anos atrás chegavam ao país custando meio milhão de reais, hoje podem ser comprados pela metade desse valor – e financiados com taxas de juro bem mais baixas do que as do passado. Há dois meses foram montados os primeiros grupos de consórcio para compra de barcos, com cartas de crédito de até R$ 280 mil que podem ser parceladas em cem meses.
Em novembro passado, a São Paulo Boat Show, maior feira náutica do país, recebeu 50 mil visitantes, teve 150 expositores e gerou R$ 185 milhões – os maiores números em 12 anos de evento e um crescimento de 12% em relação a 2008. O vento a favor faz com que os fabricantes e os revendedores estejam otimistas como nunca. “O negócio está em expansão”, afirma Marcelo Galvão Bueno, um dos sócios da Regatta Yachts, a maior rede de lojas do setor no país. Há dois meses, a Regatta inaugurou uma nova unidade na Avenida Cidade Jardim, um dos metros quadrados mais caros de São Paulo, e prepara novos pontos de venda em Ilhabela, Guarujá e Ubatuba, no litoral paulista. Nos próximos meses, começarão a ser vendidos no Brasil lanchas e iates da marca inglesa Fairline, uma das mais prestigiadas do mundo, com barcos que variam de 45 a 80 pés e custam a partir de R$ 1,5 milhão. A expectativa é que sejam vendidos entre 20 e 30 barcos da marca por ano.
Com um litoral que soma 9.198 quilômetros, além de rios e represas com vocação para o lazer náutico, o Brasil tem uma frota estimada em 63 mil barcos de recreio. A conta é da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos (Acobar) e inclui apenas as embarcações com casco de fibra de vidro acima de 14 pés, o que equivale a pouco mais de 4,2 metros. Se forem somados os jet skis, caiaques, veleiros, botes infláveis e de alumínio, o total da frota é estimado em 670 mil unidades. Desse total, 90% estão na costa.
O engenheiro paulistano Luís Alberto Satriani, de 52 anos, comprou seu primeiro barco há 14 anos. Agora, aproveitando as facilidades que surgiram no mercado, ele vai trocar o modelo antigo por um novo – e maior. Está sondando um de 38 pés, com uma cabine que possa acomodar confortavelmente toda a família: ele, a mulher, as duas filhas e os namorados delas. Satriani usa o barco para passear, mergulhar e esquiar. Ele navega pelas águas de Ilhabela, Ubatuba e Paraty. “Além da liberdade, o legal do barco é o relacionamento com as pessoas do mar”, diz Satriani. Para Galvão Bueno, da Regatta, a aprovação da família é o que mais influencia a compra de um barco. “Quando a família gosta da experiência, o dono dificilmente se desfaz do barco. Ele vai trocando o modelo por um maior.”
Para acompanhar a esperada evolução do nível de exigência dos compradores, os estaleiros estão se aprimorando. A Schaefer Yachts, de Santa Catarina, já exporta para países como Noruega, Itália e Suécia. É da Schaefer o barco de maior sucesso no Brasil nos últimos anos. Com 800 unidades vendidas, o Phantom 290 acaba de ganhar um sucessor. Medindo 30 pés, o Phantom 300 parte de R$ 340 mil. “É o barco ideal para passar o dia com a família no mar e perfeito para quem quer iniciar-se no mundo náutico”, diz o gerente de exportação do estaleiro, Guilherme Andrade.
Para quem ainda acha a compra de um barco uma brincadeira cara, as empresas tentam oferecer formas de facilitar o pagamento. As taxas de juro caíram para a casa de 1% ao mês e o prazo de financiamento aumentou, podendo chegar a 36 parcelas. Já existe até um consórcio de lanchas. Em Santa Catarina, foi lançado em setembro deste ano um sistema em que os cotistas podem adquirir barcos de R$ 15 mil a R$ 280 mil em até cem prestações, ou por lance, ou sorteio, da mesma forma que em um consórcio de automóveis. Convém lembrar, porém, que a compra de um barco envolve outros custos, como o aluguel de uma vaga numa marina ou garagem de barcos, a compra dos equipamentos de segurança obrigatórios, além de exigir uma licença específica para pilotar – fornecida pela Capitania dos Portos. Além disso, a manutenção exige mão de obra especializada e as peças de reposição podem elevar a despesa a várias vezes aquilo que se gasta para manter um carro.
Fonte: Revista Época

21 Nov 2009
Navio português impede sequestro

A fragata portuguesa ‘Álvares Cabral’ impediu ontem um ataque de piratas ao largo da Somália, numa operação que permitiu deter temporariamente e identificar cinco suspeitos.
A operação foi desencadeada depois de um cargueiro pedir socorro quando se encontrava a 110 milhas náuticas a norte de Bosaso, principal cidade portuária de Puntland, região autónoma somali. A fragata portuguesa assumiu o comando da operação, realizada com apoio de um avião de patrulha espanhol, a quem coube verificar o local do ataque.
Enquanto a ‘Álvares Cabral’ interceptava a lancha dos piratas, um helicóptero Lynx levantou do navio português para forçar a paragem da embarcação. À aproximação dos fuzileiros portugueses, os piratas lançaram ao mar armas e outro equipamento.
'A acção da ‘Álvares Cabral’ demonstrou a prontidão e determinação das forças da NATO em manter a segurança e apoio ao tráfego marítimo na região', afirmou à agência Lusa o capitão Nobre de Sousa, comandante da fragata portuguesa.
Por seu lado, o contra-almirante José Pereira da Cunha, a quem cabe o comando da operação ‘Ocean Shield’, frisou que esta é mais uma acção que deveria servir 'de aviso aos piratas' que semeiam o pânico no Golfo de Áden.
Refira-se que a ‘Ocean Shield’ foi iniciada em Agosto para dar continuidade à operação ‘Allied Protector’, cuja liderança coube a outra fragata portuguesa, a ‘Corte-Real’. Quanto à ‘Álvares Cabral’, assumiu, no passado dia 9, o comando da nova operação aliada, que deverá manter até 25 de Janeiro de 2010.

Resgate espanhol paga casamento de piratas
O resgate milionário pago por Espanha para pôr fim ao resgate do pesqueiro ‘Alakrana’ levou a euforia a Harardhere, uma das bases da pirataria somali. Um correspondente do diário espanhol ‘El Mundo’ foi à cidade e verificou que só na quarta--feira oito piratas casaram graças aos mais de dois milhões e meio de euros pagos pelo ‘Alakrana’. Os disparos de kalashnikov, que fazem as vezes de fogo-de-artifício, são a banda sonora das celebrações da lotaria, que leva novo alento a restaurantes, hotéis e, claro está, aos bordéis da cidade dos piratas.

Operação da NATO
A fragata portuguesa ‘Álvares Cabral’ comanda uma força naval composta por dois navios dos EUA e um da Itália, que trabalham em coordenação com outras forças internacionais de combate à pirataria.
A ‘Álvares Cabaral ’
A fragata portuguesa está equipada com sistemas de guerra electrónicos e de defesa antimíssil. Entre o armamento conta-se duas peças de artilharia e 16 mísseis de curto e longo alcance.
Fonte: Correio da Manhã; Imagens: Marinha de Portugal
Veja o vídeo

20 Nov 2009


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

Fax n.º  ___ Data: 20/11/2009              


AVISO DE VENTO FORTE

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade de:

AVISO NR 734/2009
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1230 HMG - SEX - 20/NOV/2009
ÁREA ALFA A PARTIR DE 211800 HMG.
VENTO NE/NW FORÇA 7 PASSANDO FORÇA 8 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 221200 HMG.

AVISO NR 735/2009
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1230 HMG - SEX - 20/NOV/2009
ÁREA ALFA A PARTIR DE 220600 HMG.
ONDAS DE NE/N 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 230000 HMG.

3ºSG-OS SCHOTT
INSPEÇÃO NAVAL

20 Nov 2009
'Onda gigante' assusta moradores e causa destruição em SC

O mar arrastou barcos e causou destruição em Pântano do Sul, em Florianópolis
Uma "onda gigante" assustou moradores e deixou um rastro de destruição no final da tarde desta quinta-feira em Florianópolis. O mar chegou a arrastar carros e barcos e atingiu pelo menos oito restaurantes no bairro Pântano do Sul, uma das mais tradicionais comunidades de pescadores da capital catarinense. A onda invadiu o bairro por volta das 17h, momento em que os ventos chegaram a 80 km/h na região.
De acordo com os moradores, o mar recuou rapidamente e, em seguida, a onda se formou e atingiu a costa. Com aproximadamente 5 m de altura, ela arrastou tudo o que estava na praia. Barcos chegaram a ser arremessados contra restaurantes e carros. Um deles chegou a parar no telhado de uma das casas. Um pescador sofreu ferimentos leves.
Quando a onda atingiu a costa e começou a invadir restaurantes e arrastar barcos e carros. Não havia muitas pessoas na praia. "Achei que fosse morrer ali e então corri para o supermercado", afirmou a morada Mariza Emília Martins. "Moro aqui há 52 anos e nunca vi uma coisa assim. Se fosse num domingo, quando a praia está cheia, iria morrer muita gente".
Após a onda, as embarcações foram recolhidas às pressas por voluntários e populares e colocadas no meio da principal rua do bairro. Por volta das 19h, os moradores começaram a limpar restaurantes e tentavam recolher os destroços. Pelo menos dez barcos de pescadores locais foram destruídos ou danificados pela onda. Quatro carros foram danificados e um deles, que chegou a ser arrastado pelo mar e atingido por uma embarcação, permanecia na areia à espera de um guincho. Pela praia, o rastro de entulhos, pedras e destroços das cadeiras dos restaurantes.
A dona de casa Ana de Soares chorava ao olhar a destruição no barco de seu filho. "Como é que ele vai trabalhar? Uma vida inteira aqui e meu menino ganha a vida com esse barco", disse.
Os moradores relataram que nunca haviam visto algo semelhante no Pântano do Sul. Enquanto alguns afirmavam se tratar de um "tsunami", outros diziam que a tempestade ocorrida no final da tarde havia sido "estranha". "A água cresceu de repente, tomou o costão e foi levando tudo o que havia pela frente. A gente tem maré alta e ressaca. Mas nunca vi a água subir pelas casas e arrastar tudo assim", disse Fátima Campos, que mora à beira da praia há mais de 30 anos. "É uma coisa desesperadora, os barcos e os carros pareciam de papel. A gente acha que coisas assim só acontecem pela televisão".
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência da onda, mas a considerou como um "fato isolado". De acordo com o gerente do órgão, major Emerson Emerim, a entrada de ventos fortes ocasiona o aumento da água na região do Pântano do Sul. "Tivemos ventos de 90 km/h em Florianópolis e, como aquela região é mais baixa, essa onda, ou ondas, entraram com muita força e altura. Os danos foram materiais", disse.
A chuva continua no estado durante toda a madrugada, o que preocupa a Defesa Civil. "Temos registrado chuvas fortes e com muitas descargas elétricas (raios). Estaremos em alerta nas próximas horas", afirmou o major.
Fonte: Terra

Colaboração: Fernando Maciel

19 Nov 2009
Navio dos Estados Unidos sequestrado em abril rechaça a tiros novo ataque de piratas somalis

Piratas somalis atacaram na quarta-feira o navio de carga de bandeira americana Maersk Alabama, que já fora sequestrado em abril. Mas seguranças a bordo frustraram o ataque, respondendo aos tiros. Um avião americano vigiava a embarcação enquanto ela prosseguia para o Quênia. Em outros dois episódios, um pirata contou que um capitão ferido no sequestro de seu navio na segunda-feira morreu devido aos ferimentos, e o pagamento de resgate pela libertação da tripulação de um pesqueiro gerou críticas na Espanha.
Os sequestradores haviam cessado os ataques durante o período das monções, mas retomaram as ações nos últimos dois meses, especialmente na região das Ilhas Seychelles. Eles estão ampliando seu raio de ação para fugir das patrulhas ao norte da costa somali.
A Central de Comando da Marinha dos EUA informou que quatro piratas chegaram a 300 metros do Maersk Alabama às 6h30m (hora local), a 1.110 quilômetros da costa somali, quando o navio seguia para o porto queniano de Mombaça. Eles usavam armas automáticas, mas a equipe de segurança respondeu atirando, além de usar um equipamento acústico de longo alcance, que produz um ruído doloroso ao ouvido humano, e manobras evasivas.
- Devido às práticas da indústria marítima, como a adoção de itens de segurança, a embarcação conseguiu evitar o ataque - contou o vice-almirante Bill Gortney, comandante da central.
Piratas em Harardheere, um de seus refúgios, disseram que quatro deles foram mortos na madrugada - sem especificar em que ações - e prometeram prosseguir com os ataques. Em abril, o Maersk Alabama havia sido sequestrado, e seu capitão ficou cinco dias sob a mira de armas, em troca da liberação da tripulação. Ele foi libertado por uma força especial da Marinha americana, num ousado ataque noturno que deixou três criminosos mortos e um capturado.
O capitão do navio-tanque MV Theresa, que levava produtos químicos ao ser sequestrado com seus 28 tripulantes norte-coreanos, teve menos sorte. Segundo os piratas, ele morreu devido a ferimentos a bala. Seu corpo ainda está na embarcação, que segue para a Somália com os criminosos. O Theresa, registrado nas Ilhas Virgens e que operava em Cingapura, seguia para Mombaça ao ser sequestrado a 333 quilômetros a noroeste das Seychelles.
Na terça-feira, os piratas libertaram 36 tripulantes do pesqueiro espanhol Alakrana, mas o presidente do governo José Luis Rodríguez Zapatero não quis comentar informações de que US$ 3,3 milhões haviam sido pagos como resgate. A oposição acusa o governo de ter manejado desastradamente o episódio e de se dobrar aos piratas.
- O governo fez o que tinha que fazer - limitou-se a dizer Zapatero.
Treze embarcações estão sob controle de piratas, além de um casal britânico que viajava pelas Seychelles mês passado.
Fonte: O Globo

18 Nov 2009
Lancha de R$ 3 milhões é apreendida em Rio Grande
Embarcação forjou origem panamenha para não pagar impostos de importação
A Receita Federal apreendeu uma lancha com valor estimado de R$ 3 milhões em Rio Grande, no sul do Estado. De fabricação argentina, o Yate Itaquena Villas veio do Uruguai na semana passada e tinha como destino a Bahia, onde reside seu proprietário. A embarcação entrou no Brasil com documentos falsos.
Segundo a Receita Federal, a chegada no País foi feita por uma agência marítima de Rio Grande. Foram usados documentos falsos no despacho da embarcação, apresentada como de origem panamenha.
A intenção era fazer com que a lancha entrasse em território brasileiro como se pertencesse a um estrangeiro. Assim, ela teria admissão temporária para permanecer no país como pertecendo a um turista, sem precisar passar pelo processo de importação, ou seja, livre de impostos. O proprietário será processado e pode responder por crime de descaminho.

Fonte: Zero Hora; Foto: Felipe Vier Loss; Colaboração: Paulo Angonese, via Grupo POPACOMBR

17 Nov 2009
Após naufrágio, pescadores voltam para casa

Um final de semana de lazer, em alto mar, quase virou tragédia para dois amantes da pescaria. Na tarde de domingo (15), dois homens saíram para pescar nas águas da praia de Barra Nova no município de São Mateus, litoral Norte capixaba. A mais de 5,5 km da costa a lancha de seis metros em que eles estavam naufragou e os dois ficaram dentro d'água à espera de resgate.
Neraci Pereira Guedes, 44 anos, e Fábio Coelho Santana, 26, passaram cerca de quatro horas no mar. Os dois usavam coletes. "A gente começou a ficar preocupado. Já estava escurecendo e o resgate não chegava. Ficamos muito apreensivos", conta Fábio.
O acidente aconteceu por volta das 14h30 da tarde de domingo. Nesse horário, uma forte onda atingiu a lancha. Como o peso da carga de peixes estava mal distribuído, a água invadiu o barco que afundou. Antes de se atirarem ao mar, os dois pescadores conseguiram fazer uma ligação de celular, para a Associação de Moradores de Barra Nova, pedindo socorro. Minutos depois, quatro embarcações pesqueiras saíram em busca dos desaparecidos.
O Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos participaram do resgate. Um helicóptero da PM foi usado nas buscas. Foram os tripulantes da aeronave que encontraram os pescadores. "Já havia passado um rebocador, mas como estávamos dentro d'água ninguém nos viu. Ficamos aliviados quando o helicóptero chegou para nos tirar do mar", conta Fábio.
Pescadores de Barra Nova ajudaram na busca e nas coordenadas para que os dois pescadores fossem encontrados. "Acionamos todos os barcos de pesca que estavam na região e chamamos o Corpo de Bombeiros. A Capitania dos Portos de Vitória também nos ajudou muito no resgate dos companheiros", relata Rogério do Rosário, um dos pescadores que participaram das buscas.
Apesar de passar quatro horas em alto-mar, as vítimas do naufrágio foram encontradas em bom estado de saúde. Neraci e Fábio receberam atendimento médico quando chegaram em terra, mas não precisaram ser hospitalizados.

Fonte: Gazetaonline

16 Nov 2009
Empresário paulista morre atingido por hélice de iate no Guarujá

O empresário Shaul Cohen, de 56 anos, teve morte trágica neste fim de semana no Guarujá, ao ser atingido pelas três hélices do seu iate. Ele sofreu severas lesões, principalmente nas pernas e nos braços, e morreu em decorrência de uma intensa hemorragia, segundo o delegado Marco Antônio do Couto Perez.
O acidente na tarde de sábado na altura da Praia de Iporanga (foto), condomínio de luxo de Guarujá situado entre o Perequê e Bertioga.
Morador no Pacaembu, bairro nobre de São Paulo, Cohen chegou a ser levado de bote à faixa de areia. Depois, foi removido ao Hospital Santo Amaro, onde não resistiu aos ferimentos. Maurice Cohen, filho do empresário, disse que ele, o pai e outras pessoas participavam de um passeio na embarcação Yala.
Na Praia de Iporanga, a vítima pediu para o marinheiro jogar a âncora, de modo que todos pudessem mergulhar. Em seguida, Cohen pulou do iate para um mergulho, porém, os motores ainda não haviam sido desligados. O empresário usava colete de flutuação e foi cortado em diversas partes do corpo pelas pás das hélices.
A embarcação Yala foi encaminhada ao Iate Clube de Santos, em Guarujá, e o delegado Carlos Topfer Schneider determinou a realização de perícia no barco. O corpo do empresário foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para ser submetido aos exames de praxe.

Fonte: O Globo
Colaboração: Fernando Maciel

16 Nov 2009
Pior tempestade do ano no Reino Unido

Ventos de 55nós com tempestade elétrica e muita chuva trouxeram prejuízos à costa sul da Grã-Bretanha neste sábado. O farol na Ilha de Wight registrou rajadas de 80 nós. Serviços regulares de navegação foram interrompidos por conta do mar com Força 10. A travessia Dover - Calais sofreu transtornos. Tempestades no outono não são atípicas na região.

Fonte: The Independent

16 Nov 2009
Navio preso no gelo do Ártico com 105 pessoas

A tripulação de um quebra-gelo russo está à espera de melhores condições meteorológicas para poder voltar a navegar, o que poderá levar de um dia ou dois. A maior parte das pessoas no navio são britânicas, incluindo equipe de jornalismo da BBC que realiza o documentário «Frozen Earth» (Terra Congelada).

Fonte: IOL

16 Nov 2009
Maior navio de cruzeiro do mundo chega à Flórida

O Oasis of the Seas, considerado o maior cruzeiro do mundo, com capacidade para 8,5 mil pessoas entre passageiros e tripulantes, chegou na sexta-feira a seu porto base nos Everglades, norte de Miami, onde centenas de curiosos se reuniram para contemplar sua imponente aparição. O navio pertence à companhia Royal Caribbean, pesa 220 mil toneladas e mede 360m de comprimento e 65m de altura.
O impressionante interior do cruzeiro oferece restaurantes, cassino, áreas temáticas, áreas de piscinas, um anfiteatro para espetáculos aquáticos, camarotes tipo "loft" e até um parque com vegetação exuberante e uma piscina com simulador de ondas.
O Oasis of the Seas, um prodígio da engenharia, zarpará pela primeira vez com passageiros no próximo 5 de dezembro, de Fort Lauderdale para percorrer as ilhas do Caribe.

Fonte: Terra

16 Nov 2009
Pescadores danificam barco suspeito de pesca ilegal

O aumento da tensão e do número de abordagens por parte dos pescadores do município de Icapuí preocupa o Ibama. Este ano, quatro embarcações foram queimadas.
Um barco suspeito de pesca ilegal da lagosta foi retirado do mar e danificado no alto das dunas de Redonda, no município de Icapuí, a 200 quilômetros de Fortaleza, no início da manhã deste sábado.
O que deveria ser um caso de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para depois submetido por alguns anos aos trâmites da Justiça, foi avaliado, julgado e apenado em poucos minutos por cerca de 20 pescadores que fazem rondas no mar de Icapuí, para o combate à pesca predatória da lagosta.
"Quando algum pescador avista um barco em atitude suspeita, a gente entra em ação para verificar o que está acontecendo", comentou um pescador de 35 anos, que há 15 atua na fiscalização paralela. "Temos dois barcos que são sustentados pela própria comunidade. Cada barco sai com 10 homens", completou o pescador, que informou ainda que há seis barcos no alto das dunas, além de quatro embarcações queimadas e um afundado.
"Todos eram piratas na pesca da lagosta. Não temos o poder de prender os piratas, mas seus barcos jamais voltarão ao mar", ressaltou o pescador, que comandou a ação deste sábado. "Lagosta, mesmo, não encontramos. Mas havia uns cascos pelo barco. Acho que jogaram as lagostas no mar, quando nos aproximamos", disse o pescador, que contou ainda que apenas uma tripulação reagiu à abordagem, em setembro último. "Por que você acha que há um barco no fundo do mar?", indagou o pescador, que assegurou que ninguém saiu ferido.
O aumento da tensão e do número de abordagens por parte dos pescadores preocupa o Ibama. "É um trabalho que não condiz com a lei", observou Roufran Ribeiro, chefe da fiscalização do Ibama, que informou que das 36 operações este ano, 22 foram em Icapuí.

Fonte: Opovo-online

15 Nov 2009
Resgate de skippers ao largo dos Açores

A dupla de navegadores franceses Sebastien Josse e JF Curzon foi resgatada na sexta-feira ao final do dia por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, 210 milhas ao largo dos Açores, e já se encontra a salvo na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira.
A terrível saga dos dois velejadores na rota da regata Transat Jaques Vabre - a travessia oceânica desde a França até à Costa Rica - começou na sexta-feira pela manhã, quando o iate BT navegava sob ventos com mais de 55 nós de velocidade (quase 100 km/h).
"Eram 09.30 da manhã e estávamos a navegar no centro de uma depressão, numa estratégia táctica para conseguirmos liderar a regata. Estávamos a velejar com muita velocidade e eu chamei o Jeff para reduzir as velas. Colocámos três rizos na vela grande e retiramos a vela de proa. Pouco depois ouvimos um estrondo e uma onda com mais de oito metros partiu todo o convés, causando a entrada de centenas de litros de água a bordo", contou Seb Josse.
Os velejadores accionaram imediatamente o equipamento EPIRB - transmissores de localização via satélite utilizados em situações de emergência - dando início a uma complexa operação de resgate que envolveu os organizadores da regata na França, as autoridades marítimas portuguesas e um navio de pesquisa científica, o Ocean Explorer, em missão nas imediações .
"Esperámos cinco horas no meio da tempestade, prontos para abandonar o barco, até que o helicóptero se aproximou e conseguiu retirar-nos da água numa manobra que durou cerca de 20 minutos, mas que pareceram uma eternidade", revelou Josse ao chegar à Base das Lajes.

Fonte: DN Desporto

14 Nov 2009
Ilhabela receberá 144 navios de cruzeiro na temporada
Ilhabela recebe neste domingo (15) o navio Ópera, da empresa MSC Cruzeiros, o primeiro dos 144 navios transatlânticos previstos para temporada 2009-2010.
As escalas prosseguem até abril do ano que vem. Em alguns dias, Ilhabela receberá até três paradas.
As 144 escalas representam um aumento de 45,4% em relação ao número da temporada passada, que registrou 99 paradas (2008-2009). Uma das novidades é que a temporada de cruzeiros foi estendida até abril, o que aquece a economia da cidade durante seis meses.

Fonte: VNews

14 Nov 2009
Pesquisadores contam história dos organismos da Antártida

Estudo será publicado no Journal of Biogeography
Existem muitos estudos sobre a Antártica que investigam a biodiversidade de espécies continentais, mas são poucos os que levantam hipóteses biogeográficas sobre a evolução no ambiente marinho.
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Valencia, na Espanha, conseguiram mapear quatro áreas de endemismo no continente ao estudar a distribuição geográfica de 31 espécies do gênero Oswaldella, um invertebrado aquático que vive fixo, aderido ao fundo do oceano.
O estudo, que será publicado em breve no Journal of Biogeography, busca entender a história evolutiva dessas espécies e sua biogeografia (área das ciências biológicas que estuda a distribuição dos seres vivos no espaço e no tempo), isto é, como e por que os organismos estão distribuídos em determinadas áreas.
De acordo com Antonio Carlos Marques, professor do Instituto de Biociências da USP e coautor do artigo, as duas principais hipóteses anteriores para a delimitação de áreas de endemismo antárticas não se baseavam em métodos analíticos formais.
“Para cada uma dessas áreas, além da abordagem metodológica inédita para o ambiente antártico, nossa contribuição é importante porque confrontamos resultados com dados paleoceanográficos, o que é muito pouco usual nesse tipo de abordagem”, disse à Agência FAPESP.

Fonte: Agência FAPESP

13 Nov 2009
"Astronomia das navegações na época dos descobrimentos"

Palestra de encerramento do Ano Internacional da Astronomia de 2009 na PUCRS
A palestra apresenta panorama do desenvolvimento das grandes navegações destacando a importância da astronomia como ciência interdisciplinar e seu reflexo na elaboração de mapas. Discute-se também alguns desafios, como a busca pela determinação da longitude em alto-mar.
Data: 26 novembro 2009
Horário: 18:30h

Palestrante.: João Batista Siqueira Harres, licenciado em Física e doutor em Educação.
Local: Auditório da Faculdade de Física (prédio 10) PUCRS
Informações: Ivandel Xavier Lourenço
Realização: Laboratório de Astronomia da Faculdade de Física - PUCRS
Fone para contato: 51.3353 4436

13 Nov 2009
IPT inaugura laboratório de engenharia naval

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Petrobras inauguraram, na sexta-feira (6/11), as novas instalações do laboratório de engenharia naval do Centro de Engenharia Naval e Oceânica (Cnaval) do instituto. O projeto recebeu investimentos de R$ 9,5 milhões.
O novo laboratório conta com o mais longo tanque naval do Brasil, com 280 metros de comprimento. De acordo com o IPT, trata-se do mais moderno laboratório naval da América Latina.
As instalações antigas passaram por uma completa reformulação física e tecnológica, para atender às novas demandas de suporte tecnológico dos setores de transporte marítimo e de construção de plataformas de petróleo.
A aplicação de robótica na construção de modelos de embarcações e o desenvolvimento de peças com tecnologia de prototipagem rápida, como se fossem impressoras em três dimensões, estão entre os novos recursos do Centro de Engenharia Naval do IPT.
O projeto do novo laboratório foi concebido a partir de 2005 com base em três objetivos: criar um centro multiusuários, com 15 estações de trabalho para pesquisadores, projetistas e clientes do instituto; incrementar a capacitação laboratorial do Cnaval, por meio de equipamentos modernos de medição para ensaios no tanque de provas, túnel de vento e túnel de cavitação (estudo de hélices); e reduzir o tempo de construção de modelos físicos para serem testados nesses laboratórios.

Fonte: Agência FAPESP

12 Nov 2009
Espetáculo das gigantes em alto-mar
De maio a novembro, baleias invadem o sul da Bahia
Entre os meses de maio e novembro, visitantes de peso chegam à parte do litoral baiano conhecida como Costa das Baleias. Distante 110 quilômetros do Parque Nacional de Abrolhos, Prado também está na rota das jubartes. Quem se hospeda na cidade parte do Rio Jucurçu, de barco, para procurar os animais.De brinde, ainda tem o gostinho de observar a extensa área de mangue da região.
"A gente não fala que é 100% de certeza de ver baleia porque não pode, mas quando o barco parte a gente já sabe que vai ver. Elas sempre estão no caminho", conta o guia Luiz Alberto Lemos, o Bila. Mesmo cientes de que não há garantia, a expectativa dos visitantes é grande. Parece demorar uma eternidade até o grupo avistar os primeiros sinais das jubartes. Até que o barqueiro, experiente, avisa: "Ah, tem um grupo ali."
E só depois disso é possível identificar os jatos d"água dessas turistas que saem da Antártida para se reproduzir ou ter seus filhotes no mar morno da Bahia. Algumas são ousadas e chegam bem perto do barco. Outras, exibidas, realizam saltos espetaculares. Os filhotes também tentam se aproximar, mas as mães fazem de tudo para afastá-los das embarcações. Com uma ajudinha da sorte, é possível até ver bandos de golfinhos acompanhando algumas das gigantes. Pura emoção.
Os passeios custam, em média, R$ 80 por pessoa e podem ser agendados nos hotéis e nas pousadas. Nunca é demais aconselhar: um remedinho para enjoo antes de embarcar pode fazer toda a diferença para quem tem estômago sensível. Como os barcos que levam para observar baleias são pequenos, estão bastante sujeitos aos caprichos do mar.
RECIFES
No caminho é possível parar nos recifes de Guaratibas e Timbebas para fazer snorkeling. No primeiro, o barco para em um banco de areia, enquanto os turistas aproveitam as piscinas naturais. E só sai quando a maré encher outra vez. Fica a dica: vá nas luas cheia ou nova, quando a amplitude da maré é maior.

Fonte: O Estado de S.Paulo; Foto: Revista Época

11 Nov 2009
Adolescente passa dias preso sobre bloco de gelo com ursos polares

Um adolescente canadense foi resgatado após passar três dias preso sobre um bloco de gelo flutuando no Mar Ártico, junto com ursos polares, a uma temperatura de até -20ºC.
Jupi Angootealuk, de 17 anos, da comunidade inuit (esquimó) do território de Nunavut, no norte do Canadá, tinha ido caçar com seu tio, na última sexta-feira, no litoral da Baía de Hudson. Um dos snowmobiles que eles levavam quebrou e, ao sair para buscar ajuda, ainda com sua espingarda, o jovem acabou preso em um bloco de gelo que se despegou.

A operação de resgate foi lançada quando os dois foram dados como desaparecidos. O tio, de 56 anos, foi retirado do local dois dias depois, mas foi necessário mais um dia até que Jupi pudesse ser socorrido.
Em entrevista à BBC, Jean Pierre Sharp, do Centro de Coordenação de Resgates de Trenton, no Estado de Ontário, o garoto teve que atirar em uma fêmea de urso polar que o seguia, deixando seus dois filhotes órfãos.

Jupi agora está internado com hipotermia leve e ulcerações provocadas pelo frio extremo.
Segundo Sharp, o resgate também foi dramático, já que o adolescente foi avistado pelas equipes no domingo, mas só foi reencontrado na segunda-feira, a 7 km da costa e a 45 km da cidade mais próxima.
As equipes conseguiram jogar um kit de emergência contendo alimentos para ele, a partir de um avião.
Mas apenas na segunda-feira, paraquedistas foram enviados ao local para ajudá-lo, juntamente com outros profissionais em um pequeno barco de alumínio.
Outro funcionário do Centro de Coordenação de Resgates contou ao jornal canadense The Globe and Mail que Jupi foi aplaudido por moradores e amigos ao voltar para seu vilarejo, Coral Harbour.

Fonte: O Globo

10 Nov 2009
Torben Grael é eleito o Velejador do Ano

Brasileiro levou o Suécia 4 ao título da Regata Volta ao Mundo
Torben Grael foi eleito nesta terça-feira o Velejador do Ano pela Federação Internacional de Vela (Isaf). Ele, que já tinha sido indicado cinco vezes, ganhou o prêmio pela primeira vez, juntando-se para o grupo do qual faz parte um outro brasileiro: Robert Scheidt (vencedor em 2001 e em 2004). Torben concorria com o australiano Nathan Outteridge, com o britânico Paul Goodison e com os franceses Pascal Bidégorry e Michel Desjoyeaux.
Nesta temporada, a principal façanha de Torben foi ter vencido a Regata Volta ao Mundo no comando do Suécia 4. O barco venceu cinco de dez regatas.
Para disputar a competição, o brasileiro abriu mão de buscar uma vaga para as Olimpíadas de Pequim-2008. Torben tem cinco medalhas olímpicas, duas delas de ouro: Sidney-2000 e Atenas-2004 na classe Star.

Fonte: Globoesporte; Foto: arquivo Divulgação VOR

09 Nov 2009
Naufrágio no Guaíba
Naufragou na tarde de ontem no Rio Guaíba, em Porto Alegre, um veleiro monotipo de vela adaptada "2.4mR", classe que vem sendo empregada em todo o mundo na prática do esporte a vela por paraplégicos.
O barco retornava do cais do porto de Porto Alegre, onde ocorreu a premiação do Velejaço Feira do Livro, a 4,5MN do Iate Clube Guaíba-ICG, clube de origem dos 2.4mR.
O instrutor que conduzia o barco naufragado foi resgatado por embarcação de apoio do ICG.
O acidente ocorreu entre o canal do Cristal e a Ponta da Cadeia, na altura da foz do Arroio Dilúvio, na rota dos navios de carga. Junto com o veleiro que naufragou, vinha outro da mesma classe, conduzido por um aluno deficiente físico, que continuou navegando (foto acima).
As três ondas sucessivas que embarcaram no veleiro pela proa, com vento do quadrante sul, talvez em torno de 10nós e com rajadas ao redor de 15, tiraram-lhe a condição de navegabilidade.
O veleiro naufragou completamente. Uma bóia foi utilizada para demarcar o local e o waypoint foi registrado.
2.4mR
O 2.4mR foi criado em Estocolmo, em 1983, pelos mesmos projetistas do J24. O projeto foi adotado pelos deficientes físicos, embora não tenha sido desenvolvido para eles.
O fato do velejador sentar-se no fundo do barco e sem ter necessidade de locomover-se a bordo foi determinante para a escolha. A primeira participação da classe em Jogos Paraolímpicos deu-se em Sydney, em 2000.
Grande parte dos 260kg dos 2.4mR está no lastro (180kg), que o impede de virar. Com aproximadamente 4 metros de comprimento, os pequenos veleiros lembram caiaques (desenho ao lado), pela boca estreita, de 0,8m, e pela posição do velejador, sentado no fundo da embarcação (foto ao lado).
A especificação técnica da licenciada americana Gavia Yachts Inc diz que os 2.4mR são insubmergíveis (flutuabilidade positiva).
Os dois barcos do Núcleo de Vela Adaptada do ICG foram construídos na Argentina, sob licença da Gavia Yachts, e cedidos ao clube gaúcho pela Confederação Brasileira de Vela Adaptada - CBVA.
As aulas no Guaíba começaram há um mês.
Com toda a certeza o ocorrido não vai desanimar os novos velejadores de 2.4mR, essa gente tão aguerrida que aprendeu a ser tão forte e tão resistente às adversidades da vida.
Parabéns ao ICG pelo desenvolvimento do núcleo de vela adaptada em Porto Alegre, e que a constatação da flutuabilidade negativa da embarcação represente um incentivo para aperfeiçoar sua construção.

Foto mais acima: Danilo Chagas Ribeiro; foto acima: Meter Yachts SRL
Assunto relacionado (insubmergibilidade): Permaneça flutuando

07 Nov 2009
Somália: Piratas ameaçam executar tripulantes do barco de pesca espanhol

Mogadíscio - Piratas somalis ameaçam executar a tripulação do barco de pesca espanhol que sequestraram, caso Madrid não liberte dois somalis capturados pelas forças espanholas.
Os dois homens capturados enfrentam as acusações de furto e terrorismo e foram capturados pouco depois do sequestro da embarcação de pesca do atum Alakrana, a 2 de Outubro. A embarcação tem 36 tripulantes e os piratas exigem um resgate de 3 milhões de euros.
O Governo espanhol deu a entender que, para já, não tem intenção de negociar com os sequestradores. «Que posso dizer de um Governo que prefere manter dois piratas e sacrificar 36 tripulantes?», disse Ricardo Blach, o capitão do navio em entrevista via telefone.
«Compreendemos perfeitamente a preocupação e a inquietude das famílias dos marinheiros do Alakrana. Mas vocês sabem que os piratas utilizam não apenas a retenção dos tripulantes, mas também a angústia das famílias, para atingir os seus objectivos criminosos», declarou a ministra da Defesa espanhola, Carme Chacon.

Fonte: Jornal Digital

05 Nov 2009
Torben Grael é um dos indicados para prêmio de Velejador do Ano da Isaf
Iatista brasileiro levou o Suécia 4 ao título da Regata Volta ao Mundo
Torben Grael é um dos indicados ao prêmio de Velejador do Ano da Federação Internacional de Vela (Isaf). O nome do brasileiro, comandante do Suécia 4, vencedor da Regata Volta do Mundo, foi anunciado nesta segunda-feira, pela entidade.
Os outros indicados são os franceses Pascal Bidégorry e Michel Desjoyeaux, o britânico Paul Goodison e o australiano Nathan Outteridge.
Entre as mulheres, apenas quatro candidatas ao prêmio: as britânicas Sam Davies e Hilary Lister, e espanhola Blanca Manchón e a americana Anna Tunnicliffe.
Os vencedores serão escolhidos por votos de representantes das federações nacionais, e a cerimônia de premiação será dia 10 de novembro, em Busan, na Coréia.

Fonte: GLOBOESPORTE.COM

04 Nov 2009
Livro reúne cartas de Charles Darwin

No ano em que se comemoram os 200 anos de nascimento de Charles Darwin (1809-1882) e os 150 de A Origem das Espécies, o público brasileiro pode conhecer outras facetas do naturalista inglês no livro A Evolução: Cartas seletas de Charles Darwin (1860-1870), que acaba de ser lançado pela Editora da Unesp.
A correspondência com amigos, admiradores e críticos proporciona um panorama de uma fase particularmente intensa na vida do cientista, que se seguiu à publicação de seu principal trabalho.
Esse é o segundo volume de cartas publicado pela editora – em seguida ao Origens – Cartas seletas de Charles Darwin (1822–1859) – e mostra o método de trabalho do cientista e o desenvolvimento de seu pensamento desde a época em que era estudante.
A correspondência foi reunida pelo norte-americano Frederick Burkhardt (1912-2007), fundador e editor geral do Darwin Correspondence Project.
A seleção de textos permite ainda descobrir como Darwin era visto por seus contemporâneos, não só amigos mais próximos mas também por contestadores, como os debates que travou com Thomas Huxley e o bispo de Oxford, entre outros.
Título: A Evolução: Cartas seletas de Charles Darwin (1860-1870)
Autor: Frederick Burkhardt
Tradução: Alzira Vieira Allegro
Lançamento: 2009
Preço: R$ 59
Mais informações: www.editoraunesp.com.br

Fonte: Ag. FAPESP

03 Nov 2009
Barco construído com aço das Torres Gêmeas protagoniza exposição em NY

Partes do barco de guerra "USS New York" feito com quase oito toneladas de aço dos escombros das Torres Gêmeas do World Trade Center são a estrela da exposição que está em cartaz no WTC Visitor Center em Nova York.
A embarcação foi construída pela marinha americana para homenagear as mais de três mil vítimas que perderam a vida no atentado de 11 de setembro de 2001.
Na mostra, os visitantes também podem ver fotos, vídeos, uniformes e até mesmo conversar com alguns dos homens que construíram o barco.

Fonte: Agencia EFE

Notícias anteriores