De Porto Alegre a Rio Grande, de lancha
(com a Lagoa dos Patos "enrugada")
Marco Antonio Braun

12 Jun 2010
N
o feriado do dia 03/06/2010 iniciamos uma jornada, uma aventura, navegar até Rio Grande e colocar o casco de nossa lancha em contato com o sal da água do mar, e o fizemos.
Começamos com umas 15 lanchas, sendo que na data combinada saímos rumo a Rio Grande, em 4, e tivemos ainda a companhia do Cmte Morandi até Itapuã.
A lagoa estava bem "enrugada", mas fazer o quê, tínhamos um objetivo, e fomos.

Lanchas:
Quatro Estações
Cmte. Marco A. Braun
Tripulação: Simone Zilio Braun e Marcio Lima

Celebration
Cmte. Eduardo Ramalho
Tripulação: Daniela e Gabriel Ramalho, Rogerio e Diego Schroeder

Kiaroa
.Cmte. Vitor Pereira
Tripulação: Ana Pereira

Adventure V
Cmte. Ciro C.Silva Jr
Tripulação: Soraia, Vinicius, Nicole Silva Jr., Regis e Matheus

Nosso percurso foi POA - Naufrágio Álvaro Alberto - Farol Cristovão Pereira, Botia - Farol da Marca - São Lourenço.
Saímos as 9:00 h e chegamos as 17:00 h em São Lourenço, com parada de + ou - 1:00 hora em Botia para almoço.

Na sexta acordamos com chuva, porem sem vento, dos quatro, a Kiaroa e a Adventure V resolveram aproveitar a ausência do vento e retornar a POA, e a Quatro Estações e a Celebration seguir o combinado, Rio Grande, e foi o que aconteceu.

Sexta por volta do meio dia atracamos no Iate Clube Rio Grande, foi ótima a sensação da realização do "dever cumprido", chegamos, que legal, chegamos que legal, é o que falávamos uns para os outros, faltam palavras...

Desta vez, e só desta vez dormimos em um hotel, fizemos um tour à noite por Rio Grande, que realmente é linda e acolhedora, tem o charme de contemplar o progresso das metrópoles com tranqüilidade e ingenuidade do interior, muito bom.
Sábado pela manhã, um frio de lascar com um vento generoso, lá pelos 16 knots, abastecemos e molhes em nós, fomos até o final deles, foi o clímax da viagem, uma sensação maravilhosa, assim como a visão do lugar, lindo, lindo, lindo...

Hora do retorno, canal da Feitoria, e muita ondulação, resolvemos então entrar no São Gonçalo, onde pernoitamos no Iate Clube Saldanha da Gama, com direito a visita a Fenadoce, e claro, muitos docinhos e uma janta maravilhosa à noite dentro da Quatro Estações e todos lá reunidos, pois neste dia 05/06/2010, eu Marco, estava de aniversário e a data não podia ter sido melhor comemorada, este não esqueço mais...

Domingo cedinho 6:51 saímos de Pelotas direto a Bojuru, almoçamos, e de lá fomos até a bóia do banco de Dona Maria e depois direto para Itapuã. As 17:50 tiramos a lancha da água, onde é a casa dela, na marina da Conga.
Foi tudo muito bom, e parte disto se deve a maravilhosa companhia de todos que participaram de tudo ou em parte do trajeto.
Foram 440 milhas náutica navegadas, e só ficou a saudade de cada uma delas.

Marco Antonio Braun

Lagoa dos Patos

Molhes de Rio Grande

Usina do Gasômetro, Porto Alegre

Rio Grande Yacht Club



Envie seus comentários
Nome
 
e-mail