Notícias do Popa

28 Fev 2011
Marinha resgata argentinos

Veleiro estava à deriva a 22 milhas náuticas do Farol do Chuí
O Comando do 5 Distrito Naval (DN), por meio da Assessoria de Comunicação Social, divulgou detalhes de uma operação de resgate realizada na última quarta-feira. Nesse dia, às 4h30min, o MRCC Uruguay (Centro Coordenador de Busca e Resgate no Mar do Uruguai) enviou fax ao Salvamar Sul, do 5 DN, informando que a embarcação de bandeira argentina Confluencia estava à deriva em áreas jurisdicionais brasileiras, distante 22 milhas náuticas do Farol do Chuí. O veleiro, de 35 pés, com três tripulantes, sofreu avaria no motor e no leme quando se deslocava de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para a Argentina.
A aeronave de serviço do 5 Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral foi acionada e, às 11h32min, chegou ao local e realizou o resgate dos tripulantes. Para essa operação, o mergulhador que estava na aeronave foi lançado na água, já que a altura do mastro não oferecia segurança para o socorro diretamente do barco. A embarcação ficou fundeada no local e, a pedido do proprietário, será rebocada por meios particulares. Coordenados pelo Salvamar Sul, participaram da ação os pilotos capitão de Corveta Lima Soares e primeiro-tenente Moraes, o cabo Rondinelle, mecânico de voo, e o suboficial Gulpilhares, mergulhador.
Fonte: Correio do Povo/ASCOM-5ºDN/CP
Colaboração: Francesco Colombo

25 Fev 2011
Resgate em alto-mar
Veleiro alemão faz água a 580MN de Mar del Plata
Os 4 tripulantes do veleiro alemão Frigga foram resgatados ontem pelo navio mercante Bow Engineer, de bandeira panamenha, a 580MN a leste de Mar del Plata. O veleiro de 11m de comprimento navegava para a África do Sul quando fez água em volume maior do que suas bombas davam conta. Com risco de naufragar, o veleiro acionou o EPIRB. A operação de resgate foi coordenada pela Armada Argentina. Um bote foi baixado do navio para efetivar o resgate.
Fonte: Armada Argentina;
Foto: Armada Argentina

Colaboração: Gustavo J G Piedras

24 Fev 2011
Adolescentes morreram em passeio nos EUA
Dois adolescentes morreram na Flórida, EUA, neste final de semana, durante passeio em embarcação de pequeno porte pelo arroio Black Creek, em Middleburg. Os jovens estavam sentados na proa da embarcação conduzida pelo pai de um deles, quando bateram com a cabeça e o peito em galhos de árvores da margem.
O acidente ocorreu quando o condutor perdeu o controle da embarcação em movimento ao afastar-se do volante e ir até a popa para bombear combustível para o motor (veja a bomba no detalhe na foto ao lado).
Vídeo com reportagem
(em inglês)
- Fonte: News4Jax.com, com tradução livre do Popa.com.br; Foto: News4jax.com

23 Fev 2011
Naufrágio no Guaíba

Acidente em embarcação no Rio Guaíba causa naufrágio dos 3 tripulantes. Dois foram resgatados. O dono do barco está desaparecido.
Após a queda dos tripulantes, a embarcação continuou navegando em círculos, desgovernada, nas proximidades da Ponta Grossa..
Um pescador efetivou o resgate.
A foto ao lado mostra o momento em que o náufrago estava sendo resgatado pelo pescador.
A causa do acidente é desconhecida.
Veja mais em Mão Estendida.
Foto: Fernando Recuero

22 Fev 2011
De Porto Alegre a Palmares do Sul, de lancha

Evento adiado
O cruzeiro de lanchas programado para o próximo final de semana, de Porto Alegre a Palmares do Sul, foi adiado.
A previsão meteorológica indica chuva na região, na sexta e no sábado.
A nova data programada para a partida é 26 de março de 2011, uma sexta-feira. A partida ocorrerá à tardinha, em Porto Alegre, navegando-se até Itapuã, para pernoite fundeado na Praia do Sítio. No sábado, o cruzeiro segue a Palmares do Sul, pela Lagoa dos Patos e Lagoa do Casamento. O retorno a Porto Alegre será no domingo, 28.

23 Fev 2011
Piratas matam 4 reféns americanos, dizem militares dos EUA

Militares afirmam ter invadido barco após ouvirem tiros em iate sequestrado no Mar da Arábia
Piratas mataram a tiros quatro reféns americanos que estavam em um iate sequestrado no Mar da Arábia, informaram militares dos Estados Unidos nesta terça-feira.
Segundo um comunicado do comando central militar de Tampa, na Flórida, desde que foi capturado o iate era seguido por quatro embarcações da Marinha. Quando ouviram tiros, os militares invadiram o iate e trocaram tiros como os piratas - dois deles morreram e 13 foram capturados.
Os americanos feridos receberam atendimento médico, mas não resistiram. A troca de tiros ocorreu por volta de 1h da madrugada desta terça-feira no horário local (3h em Brasília). Segundo os militares, antes do tiroteio estavam ocorrendo negociações para obter a libertação dos reféns.
No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tinha autorizado os militares a usar a força caso houvesse ameaça iminente à vida dos reféns.Os americanos mortos foram identificados como Jean e Scott Adam, e Bob Riggle e Phyllis Macay. Os quatro eram aposentados e gostavam de velejar.
No iate também foram encontrados os corpos de outros dois piratas que já estavam mortos. Não estava claro se eles tinham brigado entre si. No total, 19 piratas sequestraram o barco.
Dois piratas que falaram com a Reuters por telefone disseram ter ordenado que os reféns fossem mortos depois de navios de guerra dos EUA terem matado dois de seus colegas.
Fonte: Último Segundo, Com Reuters e AP; Na foto da AP, Phillis Macay e Bob Riggle, em 2005

23 Fev 2011
Viagem experimental vai testar hidrovia entre zona sul e centro de Porto Alegre

Viagem do Lami ao Centro poderá ter tempo reduzido em até 30 minutos
A possibilidade de uma futura hidrovia entre a zona sul e o centro de Porto Alegre deverá passar pelo primeiro teste no fim de março. A empresa que vai operar o transporte fluvial entre a Capital e a cidade de Guaíba, previsto para iniciar ainda neste primeiro semestre, fará uma viagem experimental interligando os bairros de Ipanema, Belém Novo e Lami ao futuro terminal do Cais do Porto.
A interligação fluvial de bairros da Zona Sul com o Centro é avaliada por uma comissão formada por secretarias municipais, EPTC, SPH, Metroplan e a empresa CatSul, braço gaúcho da Tapajós, do Grupo Ouro e Prata, vencedora da licitação da travessia do Guaíba.
Interligação entre 30 municípios
Durante a reunião nesta manhã na Câmara Municipal foi apresentado estudo que aponta a possibilidade de ampliação do projeto de transporte fluvial para outros municípios. A partir de Guaíba, a hidrovia passaria pelo Vale dos Sinos, até a região carbonífera, criando uma rede de transporte capaz de interligar ligar até de 30 cidades gaúchas.
A travessia do Guaíba
O contrato de concessão de transporte fluvial de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba. Previsto para começar a funcionar no primeiro semestre deste ano, o serviço deverá atender cerca de duas mil pessoas diariamente. A travessia será feita em embarcações do tipo catamarã, com capacidade para 120 passageiros. O modelo oferece poltronas estofadas, TVs de LCD e ambiente climatizado. As passagens terão valor máximo de sete reais. Os 15 quilômetros do percurso devem durar cerca de 20 minutos.
Fonte: Zero Hora/Juliana Jaeger

22 Fev 2011
Biblioteca de Portugal adquire importante códice náutico do século XVI

A Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu recentemente um importante manuscrito quinhentista de assuntos náuticos (COD. 13442). Esta aquisição, que vem enriquecer o já notável fundo documental relativo à ciência portuguesa do passado, tem vários motivos de especial interesse.
O manuscrito, que se pode datar de 1598, contém «Tábuas do lugar do Sol», um «Regimento para o marcar da agulha» e, ainda, importantes «Taboas da Largura do Leste ou de Oeste». São tabelas de amplitude ortiva do Sol (posição do Sol ao nascer, para cada dia do ano, relativamente a Leste).
O uso destas tabelas está associado a um processo inovador de determinação da latitude no mar cujo aperfeiçoamento tem sido atribuído ao matemático e cosmógrafo João Baptista Lavanha. Clique nas imagens ao lado para ampliar.
Fonte: BNPortugal

22 Fev 2011
Governo Federal solicita retirada de navios encalhados em Porto Alegre

Dois navios de bandeira paraguaia estão encalhados no Cais do Porto, em Porto Alegre (RS), desde 1997. Depois de tanto tempo, o governo brasileiro, por meio da representante do Itamaraty no estado gaúcho, Camile Felippozzi, quer que seja agilizado o processo de remoção dos navios.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Adão Villaverde (PT), assegurou à representante do Itamaraty que o pedido e a urgência serão encaminhados ao Colégio de Líderes, da Assembleia, nesta terça-feira (22).
Pela proposta, os dois navios – Mariscal José Felix Estigarribia e General Bernardino Caballero - deverão ser retirados pela Superintendência de Portos e Hidrovias. O órgão estadual poderá vender o material em forma de sucata, para pagamento da dívida pendente.
Fonte: PortoGente; Foto: Danilo Chagas Ribeiro

21 Fev 2011
Falha humana no naufrágio de embarcação com turistas no Vietnam

Comandante e tripulante foram presos
A causa do naufrágio de embarcação com turistas no Vietnam na semana passada foi ter mantida aberta a válvula que permite a entrada de água para refrigerar o motor durante o fundeio da embarcação à noite [sic] , na baía de Ha long, disse o portavoz da polícia. "Quando eles descobriram já era tarde". Entretanto, um comandante veterano que tem barco similar na baía Ha Long disse que a causa pode ser mais complicada porque deixar a válvula de refrigeração aberta não pode fazer água nem afundar um barco.
Onze turistas de 9 países diferentes e o guia turístico morreram afogados na região de belíssima paisagem (foto).
O comandante, de 22 anos, e um tripulante de 27, encarregado do motor, foram presos no sábado. Aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, metade delas estrangeiras, navegam anualmente na baía de Ha Long, de belíssima paisagem. Cruzeiros diurnos são oferecidos mas muitos turistas preferem pernoitar em barcos tradicionais de madeira, cabinados, variando de acomodações populares a luxuosas.
Fonte: Associated Press

21 Fev 2011
Marinha presta apoio a veleiro uruguaio avariado

Veleiro “Bonanza” atracado no cais da Estação Naval do Rio Grande
Durante a XXIII Regata Oceânica Buenos Aires – Rio de Janeiro, o veleiro uruguaio “Bonanza” sofreu uma avaria na base do mastro. O socorro foi prestado pelo Comando do 5º Distrito Naval, por meio da Estação Naval do Rio Grande (ENRG).
No dia 9 de fevereiro, após a embarcação atracar no cais da ENRG, na área do Porto Novo, em Rio Grande (RS), militares do Departamento Industrial da ENRG sanaram a avaria e restabeleceram a condição de estanqueidade do veleiro.
No dia 05 de fevereiro, a embarcação partiu de Buenos Aires com dez tripulantes, sob o Comando do Capitão-de-Corveta Raffetto e tendo como Chefe da Missão, o Capitão-de-Fragata Ricciardi, ambos da Marinha Uruguaia.
Fonte: Marinha do Brasil

20 Fev 2011
Piloto de lancha desaparecido no Rio Guaíba, Porto Alegre
Ontem, sábado 19, ocorreram dois acidentes importantes no Rio Guaíba, conforme notícias recebidas pelo Popa.com.br.
Por volta do meio-dia, o piloto de uma lancha caiu n'água e a embarcação passou a navegar em círculos, desgovernada, nas proximidades da Ponta Grossa. Os outros dois ocupantes da lancha, Werner Hierta e Edson Nunes Cunha Júnior, também caíram n'água e foram resgatados. O piloto Ricardo Gimenez continua desaparecido.
O Clube dos Jangadeiros despachou um bote ao local para auxiliar no resgate (a lancha não é do clube). O pessoal de resgate do Jangadeiros optou por esperar que a lancha parasse por falta de combustível para então fazer a aproximação.
Em outro acidente, na manhã de sábado, um veleiro abalroou um mangrulho submerso junto à bóia luminosa 119, no Canal do Leitão. O comandante da embarcação teria fraturado a clavícula. Aparentemente o obstáculo abalroado é o farolete substituído pela bóia, que teria sido deixado abandonado no rio. Na imagem acima, o mangrulho submerso fotografado no final do ano passado.
Foto: Luiz Morandi

20 Fev 2011
Piratas somalis sequestram veleiro com 4 americanos

Piratas somalis sequestraram um veleiro com quatro cidadãos americanos a bordo na sexta-feira, e autoridades dos Estados Unidos disseram hoje que estavam analisando as possíveis opções de resgate.
Segundo os piratas, o iate chegará à Somália amanhã, o que reduzirá bastante as chances de um resgate rápido.
O veleiro sequestrado, chamado Quest, é o lar de Jean e Scott Adam, um casal da Califórnia que está velejando ao redor do mundo desde 2004. Acredita-se que outros dois americanos estejam a bordo.
É improvável que os piratas machuquem os reféns, já que isso acabaria com suas chances de receberem algum dinheiro pelo resgate, disse Graeme Gibbon-Brooks, da Dryad Maritime Intelligence. Segundo ele, os piratas deveriam abandonar o veleiro, já que este sequestro em particular ameaça seu modelo de negócios, baseado em resgates pagos por grandes operadoras de navios e seguradoras.
O Quest foi sequestrado dois dias depois que um pirata somali foi condenado por um tribunal de Nova York a 33 anos de prisão, pelo sequestro do navio Maersk Alabama, em 2009. Atualmente, piratas mantêm 30 navios sequestrados e 660 reféns. As informações são da Associated Press.
Fonte: Agencia Estado; Foto: svquest.com

19 Fev 2011
Navio encalha no Rio Guaíba

Embarcação parou na altura dos bairros Serraria e Ponta Grossa, na Zona Sul de Porto Alegre
Um navio que havia saído de Porto Alegre em direção ao Rio de Janeiro encalhou no Rio Guaíba, próximo ao Canal do Leitão. Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação parou a cerca de 15 milhas (30 km) do centro de Porto Alegre, na altura dos bairros Serraria e Ponta Grossa, na Zona Sul.
De acordo com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), o navio saiu da área de navegação em função do problema mecânico. O canal foi dragado recentemente e não apresenta riscos de encalhe.
Ainda segundo a SPH, a embarcação estava vazia - 5,5 mil toneladas de sal já haviam sido descarregadas em Porto Alegre -, e não apresenta empecilho para a navegação nesta hidrovia.
Uma equipe de peritos de inspeção naval chegou por volta das 17h20min no local em que o navio está encalhado. Não há previsão para o término dos trabalhos.
Fonte: Zero Hora; Foto:Diego Vara
Colaboração: Claudio Littig e Francesco Colombo

18 Fev 2011
Construção de cascos dos navios em Rio Grande começa em março

A Engevix anunciou na manhã de ontem que, a partir de março, terá início a construção dos cascos dos navios para a exploração do pré-sal.
Na quarta-feira começaram as obras físicas das plataformas, possíveis com a chegada de 20 mil chapas de aço (quatro toneladas cada), desembarcadas no último final de semana, vindas da Coreia, no navio STX Azaleia. As peças de metal são suficientes para a montagem de metade de uma plataforma ou casco.
O restante das chapas está programado para os próximos meses. O cronograma prevê que, em 2013, dois cascos estejam prontos. Até 2015, a meta é a montagem de quatro plataformas. Para tanto, está previsto o investimento total de US$ 10 bilhões (construção das oito plataformas), com a geração de 5,8 mil empregos diretos e outros 17,4 mil indiretos.
Fonte: Revista Voto

18 Fev 2011
Naufrágio de barco de turistas mata 12 no Vietnã

Nove estrangeiros e seis vietnamitas foram resgatados por pescadores na baía de Halong.
Pelo menos 12 pessoas morreram após o naufrágio, ontem (17), de um barco com vários turistas estrangeiros na baía de Halong, norte do Vietnã.
A três horas de viagem desde Hanói, a baía de Halong é uma das maiores atrações turísticas do Vietnã e suas colinas foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O naufrágio ocorreu perto da ilha de Titov pouco antes do amanhecer, quando a embarcação na qual viajavam pelo menos 19 turistas e seis tripulantes fazia uma excursão para contemplar a alvorada, informou a polícia.
Fonte: G1

18 Fev 2011
Musa britânica anuncia aposentadoria e desiste de 3º ouro

Com duas medalhas de ouro olímpicas, em Atenas (2004) e Pequim (2008), a britânica Sarah Ayton, 30 anos, anunciou a aposentadoria das competições de vela.
Ela estava em treinamento para os Jogos de Londres, em 2012, disputando provas locais e internacionais, mas decidiu desistir da tentativa de busca pelo terceiro ouro consecutivo - o que representaria um feito inédito no esporte.
A velejadora (à esquerda na foto ao lado, em Pequim, 2008) apontou o nascimento de seu primeiro filho, Thomas, como um dos principais motivos para a aposentadoria. Segundo Ayton, o sucesso em uma competição de alto nível como a Olímpiada exige um foco especial nos treinos, algo que não estava sendo possível.
Nove meses depois do nascimento de Thomas, em abril de 2010, a britânica deu início a preparação para os Jogos de 2012. Seu marido, o windsurfer Nick Dempsey, que tem no currículo uma medalha olímpica de bronze, acompanhava de perto o processo.
Ayton afirmou ao Daliy Mail que a definição surgiu depois de ter refletido sobre importantes momentos que perderia com o filho. No entanto, a velejadora deve seguir ligada aos Jogos, apoiando Dempsey, que, segundo ela, está se esforçando como nunca para mais uma Olimpíada.
O reinado de Ayton começou em Atenas, na Grécia, quando venceu na classe Yngling ao lado de Shirley Robertson e Sarah Webb. Em 2008, na China, repetiu a parceria com Webb e levou mais um ouro, junto ao trio completado por Pippa Wilson.
Atualmente, a britância velejava com o Skandia Team GBR na classe 470, de duas pessoas, junto a Saskia Clark. Porém, as exigências dos treinamentos e a condição de mãe teriam deixado Ayton sobrecarregada, culminando com a aposentadoria.
Fonte: Terra; Foto: Getty Images

16 Fev 2011
Trabalho com uso de habilitação para a categoria "esporte e recreio" pode ser remunerado

Em consulta à DPC - Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, o Capitão Amador Ronny Sonnenhohl indagou sobre a possibilidade de cobrança de honorários na sua contratação como comandante de veleiro de recreio locado por tripulação sem habilitação.
O Capitão-de-Corveta (T) Luiz Alberto Campos da Silva, Encarregado da Divisão de Segurança da Navegação da DPC, informou que a cobrança de honorários é cabível, e acrescentou alguns detalhes.
Reproduzimos abaixo a mensagem postada pelo Comandante Sonnenhohl, em 14 de fevereiro de 2011, no Professional Skipper Brasil, um grupo integrante da rede de contatos profissionais LinkedIn, criado pelo Comandante Átila Böhm.

"Segue resposta da DPC sobre minha consulta da possibilidade de um amdor habilitado ser contratado para atuar como comandante de embarcacao de esporte e recreio alugada.

Prezado Senhor

Em atenção ao seu e-mail, esclareço que o aluguel de embarcações de esporte e/ou recreio só é admitido com a finalidade exclusiva de recreação ou para a prática de esportes pelo locatário, ou seja, a embarcação não poderá ser empregada para o transporte regular de passageiros e/ou carga.
O locatório poderá contratar o aluguel das embarcações sem tripulação, somente para pessoas possuidoras de habilitação compatível com a área de navegação onde se desenvolverá a singradura, ou com tripulação.
Portanto, o Senhor poderá ser contrato para condução da embarcação de esporte e/ou recreio em caráter não profissional.

Atenciosamente,

Luiz Alberto
Capitão-de-Corveta(T)
Encarregado da Divisão de Segurança da Navegação

____________________

Prezados senhores

Sou capitao amador,devidamente habilitado e tenho uma duvida,a qual solicito gentilmente uma resposta.
Ha uma empresa de aluguel de embarcacoes de esporte e recreio,devidamente credenciada em todos os orgaos necessarios, que alugou um veleiro da categoria esporte e recreio,, mar aberto costeiro para um casal ,na area de Angra dos Reis.Este casal entrou em contato comigo para me contratar como comandante deste veleiro pelo periodo em que o barco estiver sendo alugado.Consultando a Norman 03 verifiquei que o aluguel desta embarcacao esta de acordo com a norma,mas minha duvida e sobre se eu posso ser contratado para comandar esta embarcacao,recebendo pagamento por esse servico .
Desde ja agradeco vossa atencao

Ronny Sonnenhohl"
Foto acrescentada pelo Popa.com.br: Marinha do Brasil

13 Fev 2011
Três capitais recebem exposição sobre naufrágio do Titanic

Porto Alegre, Curitiba e Brasília estão no roteiro de exibição
Pela primeira vez no Brasil, Titanic: a exposição reúne objetos resgatados do fundo do mar e histórias de personagens que sobreviveram ao naufrágio, de quase cem anos atrás. A mostra será lançada em 17 de março em um shopping de Porto Alegre. Depois da estadia no Rio Grande do Sul, a exposição aporta em Curitiba e Brasília ainda este ano.
Logo na entrada, uma réplica do cartão de embarque de um passageiro real, que esteve a bordo do Titanic em 1912, é entregue aos visitantes, convidando para jornada no navio, o maior daquela época, que após colidir com um iceberg provocou a morte de mais de 1.500 pessoas. A história inspirou filme homônimo de James Cameron, em 1997.
A viagem no tempo leva os visitantes a um - tour - de ordem cronológica ao longo da vida do navio, que vai desde a construção do Titanic, passa pelo dia a dia da tripulação, naufrágio e incríveis esforços de resgate.
A mostra ainda traz a reprodução de um iceberg de 3,5 metros em que a pessoas podem colocar a mãos para sentir as baixas temperaturas da noite do naufrágio. Ambientes como as cabines de primeira e terceira classe e a sala das caldeiras foram reproduzidas e proporcionam aos visitantes um olhar comovente sobre essa trágica história.
Os objetos são expostos em compartimentos especialmente desenvolvidos em que a temperatura, umidade relativa do ar e níveis de luz podem ser controlados, protegendo os objetos contra esses agentes de deterioração.
Fonte: Terra; Foto: Divulgação

12 Fev 2011
Pesquisadores ganham reforço para estudar tubarões

Engenheiros de pesca da UFRPE vão contar um veleiro de 15 metros, o Liberty
Engenheiros de pesca da Universidade Federal Rural de Pernambco (UFRPE) ganharam um reforço na pesquisa sobre tubarões no litoral pernambucano. Além do barco Sinuelo, eles vão contar com um veleiro. Com o reforço, ainda será possível evitar ataques do animal. Desde 1992, foram registrados 53 ataques de tubarão no litoral pernambucano. Vinte pessoas morreram.
O Liberty, de bandeira alemã, tem 15 metros de comprimento e foi surpreendido quando entrava irregularmente em água brasileiras. Ele foi apreendido pela Receita Federal, que fez a doação, para a Universidade. Com o Liberty, os pesquisadores e os estudantes da rural poderão ir mais longe que o Sinuelo, especialmente ao Atol das Rocas e a Fernando de Noronha.
“Nós temos capturado, praticamente todo mês, tubarões agressivos, a maioria da espécie tigre. Eles são deslocados para regia do talude continental, ou seja, distante da praia, um sistema eficiente para eliminar ataques e ganhar informações sobre os processos migratórios, sem custo nenhum, praticamente”, afirmou o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Fábio Hazin
Os estudos com tubarões começaram há 7 anos, com o barco Sinuelo, que vasculha o mar nas áreas mais próximas à praia. Há quase dois anos não há registro de ataques na costa pernambucana.
Fonte: pe360graus.com

11 Fev 2011
Universidade de Pernambuco recebe veleiro para pesquisas em pesca e aquicultura

A Universidade Federal Rural de Pernambuco recebe, nesta sexta-feira (11/02), o veleiro Liberty, de 15 metros, doado pela Receita Federal, no Cabanga Iate Clube.
A embarcação será utilizada no treinamento dos alunos do curso de Engenharia de Pesca, em aulas práticas das disciplinas de Navegação I e Navegação II, Oceanografia Abiótica e Oceanografia Biótica e Técnicas de Pesca. O veleiro é apropriado para utilização e demonstração prática de várias técnicas e aparelhos de pesca, como também o treinamento dos alunos de Engenharia de Pesca na arte da navegação a vela e propiciar a realização de pesquisas no Atol das Rocas e no Arquipélago de Fernando de Noronha, onde a universidade já atua na área de oceanografia e ecologia marinha.
Fonte: JC online

10 Fev 2011
Mais um abandono na XXIIIª Buenos Aires - Rio de Janeiro (2011)

Na tarde da última terça-feira, dia 8, o veleiro "Bonanza", do Club Naval de Uruguay, apresentou infiltração de água pela quilha. Considerando a longa distância ainda por navegar, a tripulação resolveu abandonar a regata e arribar em Rio Grande, mesmo estando na segunda posição, a 60 milhas do porto gaúcho.
O veleiro “Abbey Sea Shipping Service Baccarat” navegava ontem ao meio-dia na latitude de Porto Alegre, rumo direto ao Rio de Janeiro. As condições meteorológicas eram de vento do Norte, de 17 nós. Um pouco atrás, ao largo de Rio Grande, velejava o “Fortuna II” da Armada Argentina, e o “María María” de Martín Nacarato.
Mais informações sobre a regata, com fotos e posição dos veleiros em www.yca.org.ar
Fonte: YCA
Colaboração: Gustavo González Piedras, Uruguay

10 Fev 2011
Sinalização náutica do RS é das piores do Brasil

A avaliação feita pelo Centro de Sinalização Náutica Moraes Rego (CAMR) envolve 104 balizamentos em todo o País, e a sinalização das hidrovias gaúchas está ocupando o 102° lugar. Em conseqüência, está entre as piores do Brasil em termos de manutenção dos sinais cegos e luminosos. Esse verdadeiro "apagão" envolve as principais vias navegáveis do RS - as hidrovias Lagoa dos Patos e Rio Guaíba. Na hidrovia do Rio Taquari, cuja conservação é do governo federal, a situação é normal; na hidrovia do Rio Jacui, virtualmente desativada, a navegação existente é rarefeita (apenas barcos areeiros).
Fonte: Hidrovias Interiores

10 Fev 2011
Rio Jacuí receberá 163 boias de sinalização

A Superintendência de Portos do RS (SPH) investirá R$ 489 mil para refazer a sinalização da hidrovia do Rio Jacuí, incluindo a aquisição de 163 novas marcas de sinalização.
Fonte: Rádio Fandango, Cachoeira do Sul

09 Fev 2011
Cientistas finlandeses analisam cerveja do século 19

Equipe pretende reproduzir fórmula de cerveja encontrada em naufrágio no mar Báltico
O Centro finlandês VTT de pesquisa técnica afirmou nesta terça-feira (8) que por meio das análises químicas da bebida será possível determinar os ingredientes e até mesmo a receita usada na fabricação de cerveja que é considerada "uma das cervejas preservadas mais antigas do mundo".
Arvi Vilpola, pesquisador da VTT, disse que teve “a tarefa honrosa” de ser o único da equipe de investigação a provar a bebida. “O sabor é um pouco ácido e também foi possível perceber um gosto levemente salgado”, disse.
Mergulhadores literalmente tropeçaram nas cinco garrafas de cerveja, durante o resgate de garrafas de champanhe que naufragaram nas Ilhas Aland, próximas à Finlândia, em julho do ano passado. Acredita-se que a cerveja tenha sido fabricada no início do século 19.
Os pesquisadores estão ansiosos para descobrir que tipo de levedura foi utilizado no processo de fabricação da cerveja. Isto porque "o papel da levedura na cerveja ainda não tinha sido compreendido completamente no início do século 19", disse o porta-voz da VTT Annika Wilhelmson.
Além disso, os cientistas querem saber se é possível que leveduras possam sobreviver dois séculos no frio a 50 metros de profundidade.
“Nós vimos células de levedura da cerveja pelo microscópio, mas ainda não sabemos se elas estão vivas. É como cavar um cemitério esperando encontrar alguém vivo”, disse John Londesborough, cientista da equipe de pesquisa. "Encontramos alguns corpos em estado muito bom".
Mergulhadores encontram as 'mais antigas cervejas do mundo'
Champanhe mais antigo do mundo é degustado na Finlândia
O naufrágio e seus achados pertencem às ilhas Aland, território semiautônomo entre a Finlândia e a Suécia, que espera produzir uma nova cerveja a partir do estudo dos pesquisadores.
"Seria bom saber os ingredientes de modo de preparo para que cervejeiras pudessem produzir um novo produto a partir da antiga cerveja”, disse Rainer Jusslin, membro do governo provincial de Aland.
A equipe VVT disse que espera publicar as conclusões do estudo em maio.
Fonte: Último Segundo, com informações da AP

09 Fev 2011
Tripulantes de veleiro desistem de volta ao mundo, após colisão

O trimarã Banque Populaire V, que tentava quebrar o recorde de volta ao mundo através dos mares, sofreu um acidente na semana passada, o que obrigou a tripulação do capitão francês Pascal Bidégorry a desistir da empreitada. Nesta segunda-feira, uma nota oficial informou que o veleiro se chocou contra algo não identificado, enquanto atravessava o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.
As avarias na bolina do trimarã de 40 metros podem ter sido provocadas por uma baleia ou algum tipo de lixo oceânico. Mesmo com a integridade dos 14 tripulantes garantida, o veleiro não tem mais condições de manter o ritmo forte que vinha desempenhando. A velocidade seria fundamental para superar o recorde atual de 48 dias, 44 minutos e 52 segundos e ganhar o troféu Jules Verne, oferecido para a travessia ao mudo à bordo de um veleiro.
No mar desde o dia 22 de janeiro, os integrantes da equipe passaram dois dias tentando recuperar os danos causados a bolina da embarcação, sem sucesso. "Realizar um reparo tão importante a bordo não é um trabalho de estúdio, ainda mais sem as ferramentas adequadas. Não continuar é mais do que evidente. Não podemos navegar para o sul tão rápido quanto pretendíamos", explicou Bidégorry, na nota.
O troféu Jules Verne leva o nome do escritor francês (Júlio Verne), conhecido mundialmente pelas inovações tecnológicas que anteviu em obras de ficção científica, como "Vinte Mil Léguas Submarinas", de 1869, e "A Volta ao Mundo em 80 Dias", em 1872. A tentativa do Banque Populaire V, foi realizada próxima à data de aniversário de Verne, nascido em 8 de fevereiro de 1828.
Fonte: Super Esportes/Gazeta Press

09 Fev 2010


MARINHA DO BRASIL
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

AVISO DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:
   
AVISO NR 050/2011
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1300 HMG - SEG - 07/FEV/2011
ÁREA ALFA AO SUL DE 31S A PARTIR DE 090000 HMG. VENTO S/SE FORÇA 7/8 COM
RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 101200HMG.

AVISO NR 051/2011
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1300HMG - SEG - 07/FEV/2011
AREA ALFA AO SUL DE 31S A PARTIR DE 091200HMG. ONDAS DE S/SE 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 101200HMG.

AVISO NR 052/2011
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1300HMG - SEG - 07/FEV/2011
ÁREA ALFA AO SUL DE 31S A PARTIR DE 091200HMG. ONDAS DE SE 2.5/3.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 101200 HMG.

3ºSG-OS SCHOTT
INSPEÇÃO NAVAL

29 Jan 2011
Scheidt e Prada são campeões antecipados em Miami

Robert Scheidt e Bruno Prada não poderiam ter começo mais promissor na temporada 2011, decisiva na corrida olímpica para os Jogos de Londres, em 2012. Nesta sexta-feira, em Miami, com um primeiro e um quinto lugares, a dupla brasileira da classe Star conquistou o título antecipado da Rolex Miami OCR, regata para as classes olímpicas, primeira competição do ano a contar pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf).
No último fim de semana, também em Miami, Scheidt e Prada foram campeões da Walker Cup, evento de "aquecimento" para a Rolex Miami OCR.
"Tivemos sorte. Os franceses e os canadenses, que estavam bem próximos de nós na classificação, tiveram um dia ruim nesta sexta-feira. Assim, conseguimos abrir uma boa vantagem sobre nossos principais adversários aqui em Miami. E como este foi o primeiro evento do ano válido para o ranking da Isaf, os principais velejadores do mundo estavam aqui", analisou Scheidt.
A vantagem de Scheidt e Prada na classificação é tão grande que eles não correm o risco de serem ultrapassados na Medal Race, nem que cheguem em último lugar. A dupla encerrou a fase classificatória com 46 pontos perdidos e poderia somar no máximo mais 20 na única prova deste sábado - a Medal Race, apenas para os dez primeiros colocados na classificação, tem pontuação dobrada. Os canadenses Richard Clarke e Tyler Bjorn, vice-líderes, já têm 79 pontos perdidos.
Mesmo com o título já garantido, Scheidt e Prada vão correr a Medal Race, neste sábado.
"É obrigatório. A Medal Race, com dez barcos e pontuação dobrada, sem descarte, foi criada justamente para tentar evitar que alguém pudesse ter muita vantagem. O que aconteceu aqui não é muito comum", comentou Prada.
Fonte: Final Sports

28 Jan 2011
De Porto Alegre a Palmares do Sul, de lancha

Evento já tem nova data
Descer o Rio Guaíba desde Porto Alegre, seguir pela Lagoa dos Patos contornando o Banco das Desertas, alcançar a Lagoa do Casamento, atravessá-la, e subir o Rio Palmares até Palmares do Sul. Este é o roteiro de aproximadamente 75 milhas náuticas (algo como 140km) a ser navegado a partir do dia 26 de fevereiro de 2011, em cruzeiro para lanchas programado pelo Popa.com.br e a Motoryama. Será um passeio de médio curso, que por ser em grupo, vialbilizará a participação de interessados sem conhecimento geográfico da região.
Promovendo o espírito cruzeirista, o evento incluirá pernoite embarcado na bela Praia do Sítio na sexta à noite, com lua, e no sábado explorará regiões com vegetação ciliar e fauna típica da região lacustre do Rio Grande do Sul, até Palmares do Sul. oferecendo novas paisagens à grande maioria dos navegadores participantes.
A região tem também importância histórica. Já em 1886, Palmares do Sul operava um porto como terminal da rota para Porto Alegre, mais tarde estendida às lagoas do litoral norte gaúcho. Antes disso, em 1839, Garibaldi cruzou pela região rumo a Laguna SC, a mando dos Farrapos.
A velocidade de cruzeiro prevista é de 20 nós, com paradas ao longo do percurso. Em Palmares do Sul haverá confraternização do grupo e reabastecimento de gasolina e diesel. O retorno a Porto Alegre ocorrerá na manhã do domingo.
As inscrições serão abertas na semana anterior à realização do evento.

28 Jan 2011
Árvore encalhada no Rio Guaíba

Um galho de árvore encalhada no Rio Guaíba representa grande perigo à navegação de recreio. A posição da árvore na quarta-feira, 26, era S30 18.675 W51 06.665 (profund 3,30m), na rota da ilha Francisco Manuel à Ponta da Fortaleza (Itapuã). O obstáculo foi registrado pelo Comte Motta, autor da foto ao lado, mostrando a Chico ao fundo. Um leve aumento do nível do rio poderá fazer a árvore deslocar-se, provavelmente para o sul.

27 Jan 2011
Responsáveis pelo Caso Bahamas terão que pagar multa de R$ 20 milhões

Em 1998, navio descartou ácido sulfúrico na Lagoa dos Patos
A Justiça Federal proferiu sentença sobre o caso do navio Bahamas, que em 1998 descartou ácido sulfúrico na Lagoa dos Patos. Na quinta-feira, o juiz da 1ª Vara Federal de Rio Grande, Rafael Wolff, condenou o proprietário da embarcação, o armador e os compradores do ácido.
O trio terá que pagar uma multa de R$ 20 milhões por danos extrapatrimoniais ao ambiente.
O valor sofrerá correção monetária desde a data da sentença e juros de 1% desde a data do acidente.
O magistrado considerou o três condenados como responsáveis solidários pelo acidente.
Atracado no Porto de Rio Grande, o Bahamas teve o vazamento percebido em 25 de agosto de 1998. Ele estava carregado com ácido sulfúrico, adquirido por empresas da cidade gaúcha.
Fonte: Zero Hora
Saiba mais sobre o acidente
A sentença pode ser consultada no site da Justiça Federal no Rio Grande do Sul através do protocolo 2000.7101.00.1891-1.

27 Jan 2011
Marinha alemã receberá nova denúncia de abuso sexual em navio-escola

Famílias apontam possível 'coerção sexual' como causa das mortes.
Os pais de uma cadete alemã que morreu após cair de um navio-escola da Marinha alemã denunciarão nesta segunda-feira à Justiça o suposto crime de abuso sexual sofrido por sua filha depois que o Exército evitou iniciar uma investigação própria sobre sua morte.
Este novo escândalo dentro das Forças Armadas alemãs, revelado nesta segunda-feira pelo jornal "Bild", se soma aos outros três descobertos na semana passada, entre eles a morte de uma segunda cadete que estava a bordo do mesmo navio-escola, o "Gorch Fock".
Os pais de Jenny Böken, que morreu no Mar do Norte em 3 de setembro de 2008 aos 18 anos, consideram que diante da falta de ação do Exército, devem comparecer à Justiça com seus indícios de que sua filha foi abusada sexualmente no navio militar e que não morreu em um acidente, como assegura a versão oficial.
'Considero provável que Jenny tenha sido pressionada e que tenha caído durante uma briga. Um acidente não faz sentido. Desde o princípio pensei que tudo tivesse acontecido por uma coerção sexual', afirmou o pai da vítima, Uwe Böken, ao jornal.
A família da jovem cadete revelou ainda que, um dia antes de sua morte, Jenny Böken enviou um e-mail à mãe no qual afirmava que precisava urgentemente ir a um ginecologista, e pedia para que marcasse uma consulta para o mesmo dia de seu retorno.
'À luz dos últimos eventos (as especulações de abusos sobre a outra cadete morta), me parece muito estranho que Jenny quisesse ir a um ginecologista de sua confiança o mais rápido possível', argumentou seu pai.
A família criticou o fato de que as Forças Armadas alemãs nunca tenham iniciado uma investigação interna para esclarecer a morte da cadete, apesar de terem prometido que estudariam o caso.
Na semana passada, foi divulgado que outra cadete do "Gorch Fock" de 25 anos, Sarah Lena, morreu ao cair do alto de um mastro e houve especulações a respeito da possibilidade que também tenha sofrido assédio sexual a bordo do navio-escola alemão.
Além disso, nos últimos dias foi revelado que um soldado alemão destacado no Afeganistão morreu após ser baleado, supostamente de forma acidental, por um companheiro, e também foram feitas denúncias de que muitas cartas trocadas entre soldados alemães e suas famílias foram abertas e inspecionadas por desconhecidos.
Todos estes escândalos provocaram a interdição da gestão do ministro da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg.
O ministro ordenou uma revisão geral de todas as Forças Armadas para evitar situações de abuso e afastou de maneira imediata o comandante do "Gorch Fock", Norbert Schatz.
Apesar de esta medida ter causado certo mal-estar dentro do Exército, Guttenberg a qualificou como 'apropriada e necessária' e lembrou que a investigação sobre a morte de Sarah Lena ainda está na 'primeira fase', a de 'esclarecimento dos fatos'.
A chanceler alemã Angela Merkel saiu nesta segunda-feira em defesa de seu ministro e o porta-voz do gabinete, Steffen Seibert, assinalou que a chefe de Governo 'apoia totalmente' a gestão de Guttenberg.
Fonte: UOL

26 Jan 2011
Iate Clube do Rio e Real Seguros são condenados por dano em veleiro

O Iate Clube do Rio de Janeiro e a Real Seguros foram condenados a pagar uma indenização por danos materiais no valor de aproximadamente R$ 13 mil e a diferença do valor de mercado (U$ 280mil) e do valor de venda (R$ 100 mil) a uma de suas associadas.
Edna de Albuquerque teve seu veleiro danificado ao ser levado para uma manutenção. A embarcação caiu de uma altura de aproximadamente 3 metros, decorrente do rompimento do cabo de aço do guindaste que a sustentava, danificando o mastro. O clube, porém, somente realizou reparos parciais na embarcação, que ficou sem condições de navegabilidade, e, também, deixou de comprar o mastro novo, que após realização de perícia mostrou-se essencial, pois somente os reparos realizados não seriam suficientes.
O clube não nega responsabilidade no acidente, mas alega ter cumprido sua parte quanto aos reparos, pois acionou a seguradora para fazer a perícia e os devidos reparos, e culpa a seguradora pelo mau serviço prestado.
A empresa de seguros afirma que fechou contrato com o clube para cobertura de possíveis danos com embarcações de terceiros no valor de R$ 3 milhões com franquia de 20%, e, por isso, contesta a compra de um novo mastro para a embarcação, pois o mesmo é importado, não mais fabricado e com valor superior ao contratado pelo seguro.
Para a juíza Luciana de Oliveira Leal Halbritter, da 6ª Vara Cível da Capital, ficou óbvia a responsabilidade do clube pelo dano e pelo devido reparo, e da seguradora com a indenização do clube pelos reparos feitos. Ela considerou ainda a conclusão do perito. “Constatou ainda o perito em seus esclarecimentos que o valor para adequado reparo do mastro seria de U$120.000,00 e que o valor de mercado do bem é de U$280.000,00, tendo sido vendido por R$100.000,00”, considerando que, assim, preserva-se o patrimônio da autora diante da desvalorização causada pelo acidente de culpa do clube. Nº de processo: 0023901-82.2006.8.19.0001
Fonte: TJRJ
Colaboração: Maximilia de Paula

25 Jan 2011
Ex-piloto da F1 é indiciado por homicídio culposo na Finlândia

Ex-piloto de Fórmula 1, o finlandês Jyrki Jarvilehto, também conhecido como JJ Letho, foi indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar, nesta semana, devido ao seu envolvimento em um acidente de barco, no meio do ano passado.
Na ocasião, o competidor de 44 anos chocou sua lancha contra o pilar de uma ponte, provocando a morte de seu amigo (veja à esquerda na foto ao lado). De acordo com testemunhas, os dois tripulantes foram atirados para fora da embarcação, com o piloto sofrendo lesões na cabeça e nas costelas.
Convidado a depor, Letho afirmou não lembrar de mais nada após o choque durante o acidente. Segundo a polícia local, o ex-piloto recebeu uma multa por quase alcançar 40 nós, onde são permitidos apenas cinco, no momento da batida. Além disso, Letho seria o piloto do barco, podendo ser processado pela família do colega.
JJ disputou cinco temporadas na F-1, participando de 62 corridas ao longo de sua carreira na categoria, passando por equipes como a Onyx, Scuderia Italia, Sauber e Benetton.
Fonte: SuperEsportes

24 Jan 2011
Capitão é destituído após motim em navio alemão na costa argentina
O capitão de um navio-escola da Marinha alemã que está em Ushuaia (sul da Argentina), que viu um motim da tripulação após a morte de uma cadete, foi destituído do cargo e o navio retornará à base, informou o ministério da Defesa neste sábado.
"O comandante Norbert Schatz do "Gorch Fock" deve deixar o cargo", declarou à AFP um porta-voz do ministério.
O navio retornará à base no porto de Kiel, no mar Báltico, assim que um novo capitão assumir o cargo.
O motim foi provocado pela morte, em novembro, de uma estudante cadete de 25 anos, que caiu de um dos mastros durante uma escala em Salvador, Bahia.
Alguns cadetes passaram a se recusar a subir nos mastros, apesar das ameaças do capitão de negar o título de oficial aos estudantes, informou o deputado Helmut Konigshaus, da comissão das Forças Armadas, em uma carta enviada à comissão parlamentar de Defesa.
Quatro cadetes foram acusados de "incitar a rebelião", segundo Konigshaus.
Após o incidente, os 70 cadetes a bordo do navio foram repatriados por avião para a Alemanha, depois que o ministério da Defesa decidiu que o treinamento deles no "Gorch Fock" estava concluído.
O ministério enviou uma missão para investigar os acontecimentos no navio-escola em Ushuaia.
Fonte: AFP Paris; Foto: Str/AFP

24 Jan 2011
Equipe gaúcha é vice-campeã brasileira na classe Optimist
Formada pelos velejadores Thiago Brito (CDJ), Thiago Ribas (VDS), Lucas Aydos (CDJ), Pedro Zonta (CDJ) e Luis Augusto Mergel (CDJ), a equipe do Rio Grande do Sul ficou com o vice-campeonato do Brasileiro de Optimist. Os jovens tiveram um belo desempenho, chegando à final contra Santa Catarina. E não poderia ter sido mais emocionante. Em uma melhor de três, a equipe gaúcha largou na frente. Os catarinenses venceram a segunda, deixando a decisão do título para a última regata. No fim, em uma disputa pra lá de acirrada, Santa Catarina levou a melhor, vencendo a regata final quase em cima da linha de chegada. “Foi uma bela campanha, na qual desbancamos as equipes favoritas do Rio de Janeiro e São Paulo”, exaltou o capitão da flotilha, Jorge Aydos. “O titulo de vice-campeão Brasileiro por Equipes é uma grande vitória. Gostaria de ressaltar o trabalho do Átila, nosso treinador e dos velejadores.
Fonte: Clube dos Jangadeiros

20 Jan 2011
Investigação por suspeita de motim a bordo de navio-escola alemão
As autoridades alemãs abriram uma investigação à tripulação do navio-escola “Gorch Fock”, por suspeitas de um motim a bordo e denúncias de maus tratos.
Na origem do inquérito está a morte de uma jovem cadete, em plena navegação ao largo de São Salvador da Bahia.
A aluna de 25 anos estava a bordo do “Gorch Fock” no quadro do curso de oficial da marinha da escola de Muerwick, no norte da Alemanha.
Em novembro, a cadete caiu de uma altura de 30 metros de um dos mastros do veleiro. O incidente motivou protestos de outros tripulantes.
É a sexta morte a bordo do “Gorch Fock” nos seus 52 anos de existência.
Paralelamente, outro cadete disse ter sido vítima de assédio sexual por parte de três membros da tripulação.
Fonte: Euronews

19 Jan 2011
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan vão competir nos Estados Unidos

Dupla do Jangadeiros irá participar do Rolex Miami Olympic Regatta
Depois de treinar uma semana no Rio de Janeiro e outra em Porto Alegre, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan embarcaram na segunda-feira, 17, para os Estados Unidos, onde irão disputar o Rolex Miami Olympic Regatta, que inicia dia 23 deste mês. A competição reunirá velejadores de todas as classes olímpicas e terá a participação de atletas de várias partes do mundo. Este será o primeiro teste do ano para a dupla do Clube dos Jangadeiros, que retornará de Miami no dia 31 e, logo em seguida, no dia 1º de fevereiro, embarca para o Rio de Janeiro, onde será realizado o Campeonato Brasileiro da classe 470. Fonte: Ivan Netto/Clube dos Jangadeiros; Foto: Adriano Leal/Divulgação Clube dos Jangadeiros

18 Jan 2011
Trawler com 75 pés é estrela de feira náutica

Iate é levado para feira de barcos na Alemanha
O iate Princess 72, de 23 metros de comprimento e 45 toneladas, foi transportado em um caminhão com destino a Düsseldorf, na Alemanha Ocidental, nesta segunda-feira.
O iate será um dos maiores em exposição na feira de iates e esportes náuticos que terá inicio dia 22 de janeiro e vai até dia 30 do mesmo mês.
O barco tem capacidade para transportar 1.342 litros de água e 5 mil litros de combustível.
Fonte: Terra
Foto: AFP

17 Jan 2011
Cargueiro movido a energia eólica e diesel elétrico nos portos brasileiros

O revolucionário cargueiro E-Ship 1, ruma pelos portos brasileiros. O grande diferencial é que se trata da única embarcação do mundo movida por fonte híbrida, isto é, a força dos ventos (captada por meio de quatro potentes torres de 27 metros de altura por 4 de diâmetro) e a propulsão diesel-elétrica. O E-Ship 1 está previsto para atracar em três portos brasileiros: o primeiro foi o Porto do Pecém (CE) no dia 11 de janeiro. Os próximos serão o Porto do Rio Grande (RS), no dia 20 de janeiro, e o Porto de Santos (SP), no dia 24 de janeiro.
O E-Ship 1 iniciou sua viagem partindo do Porto de Emden, na Alemanha. O cargueiro foi projetado pela Enercon GmbH, uma das maiores fabricantes de turbinas eólicas no mundo e líder em tecnologia. Nesta sua primeira vinda ao Brasil, está trazendo componentes para turbinas eólicas que são produzidas pela sua subsidiaria Wobben Windpower, com unidades instaladas em Sorocaba – SP e Pecém – CE. No seu retorno exportará os produtos de fabricação da Wobben como pás para aerogeradores, valorizando as exportações de produtos brasileiros e incentivando a nacionalização de seus fornecedores, fruto de uma forte política de exportações da unidade instalada no Brasil.
O E-Ship 1 faz uso do chamado “Efeito Magnus” para propulsão. Quatro rotores cilíndricos combinados com motores elétricos que giram e ficam instalados no convés principal. Estes giros associados ao efeito do vento lateral criam uma força que ajuda a impulsionar o navio. Estes rotores, somados a outros avanços tecnológicos do navio, permitem reduzir significativamente o consumo de combustível, reduzindo as emissões que habitualmente registram os navios de semelhante porte. Além dos rotores, nove geradores a diesel equipam o navio com uma potência total de 3,5 MW. A super estrutura do navio está localizada na proa; há três conveses (pisos) e dois guindastes por bombordo, com longas lanças e capacidade de carga de 80 e 120 toneladas. O navio possui uma rampa traseira e pode operar como um navio de carga Roll-on/Roll-off.
Fonte texto: SZS Assessoria de Imprensa
Colaboração: Antonio Joaquim Machado
Mais: O Efeito Magnus e o gol que Pelé não fez

16 Jan 2011
Veleiro gaúcho desmastreado em Montevideu

O veleiro Victor, um FAST345 (34,5pés), sofreu avarias na manhã da última sexta-feira tendo Montevideu no través. O comandante André Barth, a imediata Claudia Barth e o tripulante Igor Volpatto nada sofreram com a queda do mastro para fora da embarcação. Após as primeiras providências, com o barco jogando bastante, o motor foi acionado mas logo o amantilho da retranca enroscou-se no hélice. O Victor foi rebocado por um trecho pelo veleiro Canibal, também de Porto Alegre, (na foto com Montevideu ao fundo) e em seguida por uma embarcação da Prefectura Naval de Montevideu até o Porto de Buceo. "Se não fosse o reboque do Andreas e a ajuda da Marinha, teríamos ido rapidinho parar nas pedras na praia", contou a Capitão Am. Claudia Barth ao Popa.
"A Marinha Uruguaia e o Yacht Club Uruguayo foram fantásticos. A marinha nos trouxe para cá em segurança, ninguém se machucou, e o clube já estava com tudo preparado para nos receber, muito legal mesmo. Estavam todos preocupados comigo, sempre perguntando se eu estava bem, muito queridos", acrescentou Claudia, que já navegou dezenas de milhares de milhas na costa do Brasil, Uruguai e Argentina.
Fonte: Claudia Barth, de Montevideu; Foto a bordo do Victor: Claudia Barth; Outra foto: Andreas Bernauer

16 Jan 2011
Marinha portuguesa reboca veleiro

A Marinha portuguesa resgatou ontem um veleiro de bandeira francesa, a 17 milhas a Sudoeste da Ponta de Sagres, que se encontrava à deriva desde 13 de Julho de 2010, após ter sido abandonado em águas inglesas.
A localização dos destroços, junto ao cabo de São Vicente, zona de tráfego marítimo levou à emissão de um aviso de perigo à navegação, enquanto a corveta António Enes, não terminar o reboque do veleiro para local seguro.
De acordo com o comunicado da marinha, o avistamento de uma embarcação virada, de casco cor-de-laranja, a 17 milhas a Sudoeste da Ponta de Sagres foi comunicado ontem, pelas 13h50, ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) que desencadeou os procedimentos de busca e salvamento.
No local a lancha Dragão confirmou a existência de um veleiro à deriva e após ter sido virada a embarcação, a sua identificação confirmou tratar-se do veleiro de bandeira francesa.
A embarcação tinha sido abandonada no dia 13 de Julho de 2010, com o mastro partido, depois de os tripulantes terem feito um pedido socorro e sido resgatados em águas inglesas, confirmou o Centro de Busca e Salvamento de Gris-Nez, em França.
Dado que o veleiro se encontrava nos Esquemas de Separação de Tráfego de S. Vicente, constituindo perigo para a navegação, a Marinha emitiu avisos à Navegação, no sentido de alertar todos os navios que efectuavam trânsito na área. Foi deslocada para a área a corveta António Enes, que está a proceder ao reboque do veleiro para local seguro.
Fonte: Observatório do Algarve; Fotos: Marinha portuguesa

14 Jan 2011
Bactéria pode fazer destroços do Titanic desaparecerem

Cientistas advertiram que o naufrágio do Titanic pode vir a ser nada mais que uma mancha de ferrugem no Oceano Atlântico dentro de 15 a 20 anos. Uma espécie de bactéria recém-descoberta está consumindo lentamente as 50 mil t de ferro que compõem a embarcação afundada. Especialistas acreditam que o grupo micro-organismos pode levar o naufrágio à decomposição total. As informações são do site do jornal Daily Mail, do Reino Unido.
A bactéria Halomonas titanicae consome rapidamente a ferrugem e o ferro. A bactéria foi descoberta em pedaço de ferrugem recolhidos dos destroços por uma equipe de cientistas em 1991.
Não se sabe ainda se as novas espécies de bactérias estavam presentes no Titanic antes ou depois de afundar, ou se é um elemento único e particular do naufrágio.
Fonte: Terra

10 Jan 2011
Cruzeiro de lanchas a Palmares do Sul foi adiado

O cruzeiro para lanchas, de Porto Alegre a Palmares do Sul, com saída anunciada para 14 de janeiro de 2011, foi adiado. Nova data está sendo planejada.

07 Jan 2011
Filipino de 15 anos sobrevive três dias no mar

Um estudante filipino de 15 anos, enviado sozinho por sua avó para pescar no mar, sobreviveu três dias à deriva depois que o motor de seu barco enguiçou, informaram as autoridades locais nesta sexta-feira.
Mark Sanico, o menino exausto, com sede e fome, foi lançado a bordo de sua pequena canoa a uma praia na cidade de Danao na quinta-feira, e se recupera em um hospital local, informou a policial Cherry Panares à AFP.
"Ele estava muito fraco. Ficou sem comer ou beber por três dias. Disse que havia sobrado um pouco de milho cozido, mas estragou", informou Panares à AFP por telefone.
As grandes ondas o impediram de lançar sua rede para pegar peixe, acrescentou. Vestindo apenas uma camisa e um short, o menino disse à polícia que o barco navegou pelo menos 90 km através do Mar de Camotes desde sua cidade costeira de Villaba, na ilha de Leyte, sem que qualquer outro marinheiro percebesse sua situação.
O menino contou à polícia que viu outro barco pesqueiro apenas na quarta-feira, mas o pescador aparentemente não o viu acenar pedindo ajuda, disse Panares. Ela elogiou a resistência do menino, afirmando que uma vida passada na pobreza provavelmente garantiu sua sobrevivência.
"Ele é um garoto forte. Foi isso o que provavelmente o salvou", disse Panares, chefe da divisão de mulheres e crianças da polícia de Danao. O menino contou à polícia que sua mãe o deixou com seus avós alguns meses após seu nascimento.
Ele acrescentou que sua avó o enviou ao mar na segunda-feira, quando ele deveria estar na escola, porque precisavam de peixes para comer. "Eles são muito pobres. O governo municipal precisou dar a passagem de ônibus para a avó para que ela viesse aqui buscar o neto", disse Panares.
"Ele parece bem melhor hoje e está rindo novamente. Contei piadas para ele, para se sinta bem. Ele só quer voltar para casa", concluiu.
Fonte:AFP

06 Jan 2011
Integração entre Marinha e navegação de recreio

O Veleiros do Sul recepcionou na noite de ontem o Delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, Capitão-de-Fragata Jaime Tavares Alves Filho.
Em breve pronunciamento, o Comodoro do Veleiros do Sul, Newton Aerts, enalteceu a importância da integração entre a Marinha e a navegação de recreio, e presenteou o novo delegado, à esquerda na foto ao lado, com carteira de sócio-convidado do clube.
O Comandante Jaime é piloto de helicóptero e atuou no SAR (Busca e Salvamento da Marinha) em Rio Grande RS.
A exemplo de delegados que o antecederam em Porto Alegre, como o Comandante Nelson, submarinista, e o Comandante Péricles, o Comandante Jaime mostrou ser uma pessoa muito acessível, e profundo conhecedor da faina náutica.
A SOAMAR - Sociedade dos Amigos da Marinha RS - esteve representada pelo presidente Geraldo Sperb, à direita na foto ao lado, e pelo diretor social José Távora.


06 Jan 2011
Destituído o camandante do porta-aviões "USS Enterprise" por produzir vídeo de teor sexual

Owen Honors foi destituído do comando do porta-aviões nuclear USS Enterprise, informou o almirante John Harvey em um comunicado divulgado de Norfolk, o porto de origem do porta-aviões. "Sua profunda falta de julgamento e profissionalismo enquanto servia como oficial executivo do Enterprise é um alerta para o seu caráter e mina sua credibilidade", enfatizou Harvey.
A atriz Glenn Close está "perturbada" depois de ver sua imagem usada indevidamente em uma série de vídeos com palavrões e ofensas, a bordo do navio USS Enterprise.
Segundo o site "ONTD", nas imagens a atriz aparece sentada em uma cadeira, vestida de preto e usando o que parece ser um chapéu oficial do navio.
"O uso cínico não autorizado de minha imagem no vídeo é profundamente ofensivo e insultante, e foi o resultado de uma solicitação aparentemente inocente feita durante uma visita a um porta-aviões, quatro anos atrás", justificou Close.
Os marinheiros disseram ao jornal que Close foi persuadida a fazer uma breve aparição diante das câmeras durante a sua visita. O capitão e sua equipe serão permanentemente afastados do comando do navio, disse um alto comandante da Marinha nesta terça-feira, 4.
Fonte: Ego
Mais sobre o assunto na notícia abaixo.

05 Jan 2011
EUA: comandante de porta-aviões pode perder cargo após vídeos

Vídeos com piadas de mau gosto do capitão Owen Honors foram divulgados por jornal local
O comandante de um porta-aviões americano, no centro de uma polêmica por ter apresentado um programa de vídeo que ele mesmo elaborava, transmitido no navio, acompanhado de piadas homofóbicas, deve ser dispensado de seu comando, segundo um dirigente da Defesa.
Segundo a imprensa, a decisão de afastar o capitão do navio Owen Honors do comando é "esperada" para logo.
Uma coletiva de imprensa está prevista em Norfolk (Virgínia), porto de origem do porta-aviões "Enterprise", segundo um outro dirigente da Defesa. O capitão Honors, na época segundo no comando do porta-aviões, apresentou até 2007 o programa "XO Movie Night" transmitido no circuito interno de televisão do navio. Os esquetes difundidos mostravam pilotos mulheres tomando banho juntas ou ainda cenas de simulação de masturbação.
O capitão Honors, apresentador da emissão, distribuía, por sua vez, grosserias, piadas sexistas e homofóbicas. Em um dos programas, o ex-piloto de caça F-14 zombava de oficiais da superfície, chamando-os de "bichas". O programa, transmitido em média uma vez por semana, tinha como objetivo divertir a equipe de 6 mil homens e mulheres do porta-aviões "Enterprise".
A emissão foi interrompida em 2007 após queixas de marinheiros, mas reapareceu na segunda-feira em um jornal local, o Virginian-Pilot, que colocou vários vídeos extraídos do programa na internet, desencadeando uma tempestade na mídia. A Marinha ordenou uma investigação, a fim de entender por que nenhuma medida foi tomada desde 2007.
Esta polêmica ocorre algumas semanas após o voto histórico de uma lei abolindo o tabu homossexual no exército e permitindo aos militares, gays e lésbicas, servir abertamente sem medo de serem demitidos. Além disso, a situação se complica já que o capitão Owen Honors é agora comandante do Enterprise, que deve em breve atracar no Oceano Índico para apoiar as operações no Afeganistão. No Facebook, uma página "Nós apoiamos o capitão Honors" contabilizava mais de 7,2 mil membros até ontem à tarde.
Assista (ou não) ao vídeo no YouTube

Fonte: Terra; Foto: AP

04 Jan 2011
Rio terá maior estaleiro das Américas!

Decidimos instalar nosso estaleiro no Complexo Industrial do Superporto do Açu, que está sendo construído em São João da Barra, no Rio. Nossa escolha levou em conta uma série de vantagens competitivas, atestadas com estudos ambientais, operacionais e técnicos, que nos levaram a descartar a construção da unidade em Biguaçu, em Santa Catarina.
O cais do estaleiro terá 2.400 metros, 70% maior do que o previsto para o projeto de Biguaçu. Terá capacidade de expansão para até 3.525 metros e possui as mesmas capacidades produtivas originalmente previstas no plano de negócios da OSX.
Entre as outras vantagens, está o maior espectro de serviços que poderão ser prestados, incluindo reparos. Seremos beneficiados ainda da sinergia logística com os demais empreendimentos que serão implantados no complexo industrial do Açu. E estaremos instalados entre as principais bacias petrolíferas do País!
Os estudos de impacto ambiental estão em estágio avançado de análise técnica pelos órgãos responsáveis. Vamos gerar 3.500 postos de trabalho na fase de construção e outros 10 mil, quando o estaleiro entrar em operação!
Ao mesmo tempo, estudamos desenvolver outros empreendimentos no terreno que adquirimos em Biguaçu e reafirmamos nosso compromisso com o estado de Santa Catarina! Nosso foco é oferecer soluções integradas de equipamentos e serviços para a consolidação das conquistas de produção de petróleo e gás no País!
Veja vídeo sobre o Superporto do Açu
Fonte: EikeBatista
Colaboração: Celso Chagas RIbeiro

02 Jan 2011
Vida encerrada nas águas do Guaíba

Jovem de 20 anos se afogou após a sua embarcação virar, no segundo dia de aulas de caiaquismo
Estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Guilherme Puglia, 20 anos, teve o sonho de entrar para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São Paulo, interrompido pelas águas do Guaíba. O corpo do jovem, que desapareceu após seu caiaque virar próximo ao Vão Móvel da Ponte do Guaíba na noite de quinta, foi encontrado pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) na manhã de sexta-feira.
Bolsista na área de informática e eventos no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados, instituição vinculada à UFRGS, Guilherme estava no terceiro semestre da graduação. Ele pretendia começar a frequentar, neste ano, um curso preparatório para o ITA.
O jovem morava na Capital com a família. Segundo o pai, o funcionário público Carlos Puglia, o estudante era extrovertido e tinha muitos amigos. Escoteiro desde os 10 anos, era praticante de esportes radicais, como rafting, escalada e montanhismo, mas tinha pouca experiência com caiaque.
– Ele fez a inscrição no clube na quarta-feira e morreu na quinta – lamenta Carlos, que faz questão de lembrar o orgulho que o filho teve de servir ao Exército, em Cachoeira do Sul.
Guilherme foi sepultado na manhã de sábado, no cemitério João XXIII, em Porto Alegre. Integrantes do Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial, com sede em Viamão, prestaram homenagens e entoaram cânticos na despedida ao colega.
Guilherme e um amigo tinham partido da marina do Clube de Regatas Almirante Barroso, situado nas proximidades da ponte. Por causa do vento forte, as duas embarcações viraram. O amigo conseguiu se salvar, mas não teve êxito em encontrar Guilherme. Chamados, os bombeiros iniciaram as buscas ainda na noite de quinta-feira, mas tiveram de interromper o trabalho devido à escuridão do local. Com a retomada, na sexta, acharam o corpo.
Fonte: Zero Hora
Comentário recebido de Fabiano Krauze Vieira, em 04 Jan 2011:
Olá Danilo, gostaria de fazer algumas correções, quanto ao acidente do Guilherme Puglia.
Ele não era um canoísta inexperiente!
Este não foi seu primeiro naufrágio, o primeiro ocorreu em Fevereiro de 2008 nas proximidades da Ponta das Desertas quando o caiaque duplo que ele remava junto com a Paula Agustoni virou e afundou, nesta ocasião só foram perdidos bens materiais, como celulares, radio etc, mas todos canoístas usavam colete, o caiaque conseguimos trazer novamente a tona no meio da baía da Varzinha com muito esforço. Eu, Fabiano Krauze, usei meu caiaque Turismo como alavanca e, com a ajuda dos amigos Alex Roxo e André Agustoni (Pai da Paula e dono do caiaque naufragado), conseguimos puxar o caiaque que estava submerso tirar a agua de dentro e segura-lo para o Guilherme e a Paula reembarcar e seguir remando.
O erro do Guilherme de seu companheiro Caian foi optar por não usar os coletes salva-vidas que ficam a disposição dos sócios do Clube de Regatas Almirante Barroso.
Acho muito importante enfatizar a necessidade do uso do colete salva-vidas principalmente agora no verão, para evitar que tragédias como esta se repitam.
Navegar é preciso, mas vamos navegar com segurança!
Segue o link do video da Expedição Varzinha Itapuã, uma maneira alegre que preferimos lembrar o Guilherme.

02 Jan 2011
Polícia Ambiental resgatou família que naufragou em alto mar

Barco da PM passava perto da embarcação no momento em que começava a afundar
Foi por pouco. Uma família foi resgatada na tarde da sexta-feira (31) em alto mar, próximo à Paranaguá, após o barco que utilizavam perder um remendo que havia sido feito no fundo e começar a ser tomado pela água. Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb/FV), que seguiam da cidade para Guaraqueçaba, perceberam a situação e conseguiram retirar seis pessoas da embarcação e levá-los para Paranaguá.
“Havia duas crianças (5 e 12 anos) duas adolescentes (15 e 17 anos), duas senhoras (uma com pressão alta e outra com Síndrome de Down) e dois homens. Levamos as mulheres e as crianças em nossa embarcação e, devido ao limite de capacidade, deixamos os dois homens em um baxil (espécie de banco de areia), entregamos a eles coletes salva-vidas, e informamos que logo voltaríamos buscá-los”, relata o sargento Aroldo da Silva Klichievits, que juntamente com o soldado Gilnei Luiz Pereira realizaram o resgate.
“O barco não possuía condições para o transporte de pessoas e nem equipamento de segurança, como coletes salva-vidas, para os tripulantes”, conta o sargento. Segundo os policiais, uma onda arrancou um remendo feito na embarcação, por onde começou a entrar água. “A família seguia de Paranaguá para Enciada do Ubá onde reside. O naufrágio e consequentemente o resgate ocorreram em frente às localidades de Cutinga e Piaçaguera. “Quando voltamos para buscar os dois últimos náufragos pescadores da região já estavam ajudando-os”, conta Klichievits. Levamos a embarcação para 1ª Companhia de Paranaguá e comunicamos a Capitania dos Portos, para que medidas cabíveis fossem tomadas".
Fonte: Bem Paraná

02 Jan 2011
Congestionamento de navios no píer de Buzios gera confusão

Quatro navios aportaram no mesmo dia para embarcar os passageiros que viriam o ano-novo em alto mar e as filas geraram protestos
Muito se fala em caos aéreo nesta época, mas nas embarcações marítimas também há confusão. Em Buzios, no Rio de Janeiro, passageiros enfrentaram fila e fizeram até protestos para embarcar nos navios que e virar o ano-novo em alto mar. Quatro navios aportaram no mesmo dia, a última quinta-feira no píer da Armação e o espaço destinado para receber as embarcações era restrito.
Com isso, discussões e brigas foram apenas uma questão de tempo. Passageiros exaltados, crianças, idosos, famílias inteiras aguardaram cerca de três horas sob um sol forte para conseguir uma lancha e voltar aos seus respectivos navios.
Houve filas e a espera pela lancha que leva até o navio era de uma a três horas. Logo começou a discussão. Sob gritos de pretostos, passageiros se rebelaram. “Vamos gritar, vamos reclamar, vamos processar. Não podemos ficar quietos”, gritou uma passageira. “Quero ver se isso acontecesse na Europa”, esbravejou outro já exaltado e com queimaduras causadas pelo sol forte que enfrentou na fila para o embarque.
Fonte: Último Segundo

1º Jan 2011
Em mega festa no Rio, Comitê Olímpico lança logomarca do Rio 2016

Presidente do COI afirma: " Ela me lembra das melhores esculturas do mundo"
A festa foi com toda a pompa que o Rio de Janeiro merece. Em frente ao mais famoso hotel da cidade, o Copacabana Palace, na praia mais famosa do mundo, em Copacabana, e diante de mais de duas milhões de pessoas, o Comitê Olímpico Brasileiro lançou oficialmente a logomarca dos Jogos de 2016.
Dentre as 136 agências que apresentaram um projeto, a vencedora foi a Tátil Design, empresa carioca e que foi representada por um dos sócios, Fred Jelli. O design, que foi classificado pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, como sendo de “uma incrivel leveza”, tem três pessoas de mãos dadas, no formado do Pão de Açucar.
Rogge, que já viu mais de 20 lançamentos de símbolos, preferiu não comparar com os desenhos de outras Olímpiadas, mas se mostrou incrivelmente encantado com a marca que vai enfeitar e mostrar uma nova cara do Rio ao mundo em 2016.
“Eu ja vi mais de 20 marcas no mundo. Amei todas, mas é preciso ver uma marca no seu contexto, há 20 anos atrás não existia um legado. Essa logomarca é como velejar e como eu gosto de velejar, ela é muito especial para mim. Eu gosto muito dela, você pode ver muita coisa nela e o que mais me impressiona é que é um projeto leve, com três grandes espaços vazios que dão leveza e, isso me lembra das melhores esculturas do mundo”, declarou Jacques.
Já o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, não escondia a satisfação de ter mantido a logo vencedora em segredo durante os nove meses de escolha. Para Nuzman, o projeto foi guardado como um segredo de Estado.
“A equipe que trabalhou na marca merece os aplausos. Foi um segredo inacreditavelmente guardado a sete chaves por 400 pessoas. Não tenho dúvidas de que logo vai cair no gosto de todos”, disse.
A cerimônia de lançamento contou ainda com três bandeirões que foram abertos sobre o público na praia após o vídeo oficial de apresentação da logo.
Fonte: Superesportes

1º Jan 2011
As previsões do índio "Guru"
Em novembro passado fomos de táxi para a rodoviária de Porto Alegre, de onde seguimos a Tapes para trazer de volta o veleiro Canibal. Comentávamos sobre a previsão do tempo, quando o motorista se atravessou na conversa.
- Diz que quem entende mesmo do tempo é o tal do índio "Guru". De certo já conhecem ele...
Antigamente havia muitos manda-chuvas do tempo. Eram índios que auscultavam o vento e ditavam a meteorologia, senhoras de idade que observavam o telhado de zinco do galinheiro e faziam previsões certeiras, e várias outras figuras pitorescas, principalmente no interior.
Nos anos 60, conheci o Seu Manoel Hortêncio, na Pinguela, litoral norte gaúcho. Filho de escravos e já setentão, encostava a orelha no chão de terra e cantava a previsão. Mas do tal índio meteorologista eu nunca tinha ouvido falar.
- Mas quem é o tal do índio, seu?...
- Pois e agora?... Eu não sei, respondeu o motorista, mas eles sempre anunciam a previsão desse índio no rádio, mais por causa da gurizada que quer fazer surf, e dizem que dá beeeeeem certinho!
Depois de alguns segundos tentando descobrir quem seria o tal do índio, me caíram os butiás do bolso.
- Por acaso não seria WindGuru?
- Pois é esse mesmo que eu falei pro senhor...
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(confira a previsão do índio Guru )
Danilo Chagas Ribeiro

 

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