Notícias do Popa

30 Jun 2011
Andando sobre as águas

O ilusionista britânico Steve Frayne, mais conhecido por Dynamo, deixou de queixo caído quem assistiu ao seu mais recente número: andar sobre as águas do rio Tamisa, em frente ao Parlamento londrino.
A meio caminho, um barco da polícia marítima recolheu Dynamo perante dezenas de fãs que tudo viram da ponte de Westminster... Dizem as más línguas que a intervenção do barco, cúmplice do acto, foi a salvação do artista!
Fonte: Correio da Manhã, Portugal

30 Jun 2011
Barco de flotilha que irá para Gaza é sabotado na Grécia

Ativistas que pretendem romper um bloqueio marítimo de Israel à Faixa de Gaza denunciaram hoje um suposto ato de sabotagem contra uma de suas embarcações atracadas em um porto grego e disseram ter reforçado a segurança de sua flotilha. Em comunicado, os organizadores escandinavos disseram que "homens-rãs hostis" cortaram a ponta da hélice de um barco que eles compartilham com ativistas suecos, noruegueses e gregos.
O dano, segundo eles, é reparável e não alterará os planos para empreender no fim de semana a travessia para o território palestino. De qualquer maneira, a flotilha com dez barcos não zarpou por causa de atrasos, causados por problemas administrativos com as autoridades portuárias gregas, que os ativistas atribuem a pressões diplomáticas israelenses.
A crise financeira da Grécia agrava as perspectivas de novas complicações, por causa do bloqueio do porto de El Pireo por parte dos manifestantes que participam de uma greve geral de 48 horas iniciada hoje. "Elevamos o alerta em todos os barcos. Estamos em vigília as 24 horas, todos os dias da semana", afirmou Dimitris Plionis, um dos representantes da flotilha.
Plionis disse que indivíduos "altamente treinados", possivelmente com capacidade militar ou de inteligência, perpetraram a suposta sabotagem, ainda que ele não tenha apontado possíveis responsáveis. O dirigente da delegação norueguesa, Torstein Dahle, disse em comunicado que o incidente mostra "que alguém está disposto a cobrir grandes distâncias para impedir a travessia da flotilha".
Os organizadores da flotilha disseram que o barco "Juliano" foi retirado da água e estava em Perama, perto do porto de El Pireo, próximo de Atenas. Israel já advertiu que barrará qualquer tentativa de romper o bloqueio à Gaza, defendido pelo país como uma maneira de impedir a chegada de armas para os rebeldes do grupo islâmico Hamas, apoiado pelo Irã e que controla desde 2007 toda a Faixa de Gaza. As informações são da Associated Press.
Fonte: Agência Estado; Foto: Telegraph UK

29 Jun 2011
Tripulação de pesqueiro de Cabo Frio sobreviveu bebendo a própria urina

Ressaca pode ter causado o desaparecimento dos pescadores que ficaram mais de 20 dias à deriva no mar
Embarcação wiltamar 3 foi encontrada na ultima segunda-feira, em Santa Catarina
Nos últimos 40 dias, o Rio passou por quatro grandes ressacas e isso pode ter sido um dos motivos para que a embarcação com seis tripulantes ficasse mais de 20 dias à deriva, no mar.
A embarcação Wiltamar 3 foi encontrada na ultima segunda-feira (27) perto de um navio mercante italiano, o Marola, próximo à divisa dos Estados de Santa Catarina e do Paraná, a quilômetros de Cabo Frio, cidade de onde partiu. Para sobreviver, a tripulação teve que beber a própria urina. Na foto acima, pescadores são recebidos por familiares no Rio.
Para o comandante da Capitania dos Portos Walter Bombarda e o proprietário do barco, Pedro Gilson, é provável que o sistema de rádio e transmissão tenha sido danificado e por isso não havia contato desde o dia 6 de junho.
Zenildo de Oliveira Pacheco, de 31 anos, responsável pelo pesqueiro, desembarcou em uma maca, totalmente fragilizado, e desnorteado. Ele dizia ter passado 45 dias à deriva e não tinha forças nem para andar.
Gleice da Silva Pacheco, esposa de Pacheco, estava bastante preocupada com o estado de saúde de seu marido.
- Ele está muito fraco, não pode falar. Estou preocupada, ele precisa de tempo para se recuperar.
Durante o desembarque dos náufragos, o comandante Bombarda não resistiu e chorou.
Os italianos trouxeram os tripulantes até a cidade do Rio, onde foram transferidos para uma lancha da capitania dos portos.
O pesqueiro foi deixado em alto mar e provavelmente dentro de alguns dias irá afundar.
Fonte: R7; Foto: João Pedro Lazanha
Aviso aos Navegantes relativo ao desaparecimento da embarcação:
Aviso aos Navegantes
SAR 0066/11
ENTRE CABO FRIO E A POSICAO 23-48.00S 041-31.00W(PROXIMIDADES DA PLATAFORMA PRIDE MEXICO)
CARTA 23000(INT 2123)
B/P WILTAMAR III DESAPARECIDO COM 6 TRIPULANTES A BORDO.
ULTIMA POSICAO 010300 UTC JUN. 
SOLICITA-SE AOS NAVEGANTES NA AREA PROCURAR AVISTAR, ASSISTIR E INFORMAR. 
CANCELAR ESTE AVISO 070359 UTC DEZ 11.

Acrescentado em 30 Jun 2011:
Pescador que ficou à deriva fala sobre mau estado do barco
O mau estado de conservação do barco, que estaria com o motor ressecado, e possível defeito em um rádio comunicador foram problemas apontados pelo pescador Maicon Lima Santos, 24 anos. Ele e mais cinco pescadores ficaram 20 dias à deriva em alto-mar. O barco pesqueiro ficou sem rumo após pane elétrica no motor. "O motor estava seco, era velho. Não lembro de ter visto kit de primeiros socorros", contou ele.
Os pescadores foram resgatados segunda-feira por um navio italiano, na divisa entre Santa Catarina e o Paraná, a 500 km do local onde estavam trabalhando, próximo de Cabo Frio. Quatro permanecem internados. Maicon e Cristiano Pereira de Souza, 31, tiveram alta na noite de terça-feira.
A Capitania dos Portos abriu inquérito, mas só vai se pronunciar no fim das investigações, em até 90 dias. Caso sejam comprovadas falhas humanas, as punições podem chegar a multa ou à cassação da licença do comandante.
A primeira noite de Maicon em casa foi de comemoração, com cafuné da mãe, Maria das Graças Silva Araújo, 53. Ele quer realizar o maior desejo de quando estava à deriva: "comer costela com batata, feita pela minha mãe", contou.
A falta de comida foi uma dificuldade no mar. "Urinava e depois bebia", relatou. Ele reclamou também do frio: "dormíamos um em cima do outro para nos aquecermos", lembrou.
Maicon: 'duas datas de nascimento'
Ele contou que a partir de agora vai comemorar duas datas de aniversário. "Foi um milagre, nasci de novo", comemorou. Os planos agora estão todos longe do mar. "Também sou barbeiro e quero trabalhar com isso. Não pesco nunca mais", garantiu Maicon.
Ele revelou que não aguentaria muito mais tempo à deriva. "Estava morrendo aos poucos, acho que só ia aguentar uns cinco dias", avaliou.
Dia de agradecer ao santo padroeiro dos pescadores pela sobrevivência
Outro pescador a receber alta, Cristiano aproveitou o primeiro dia com a família para agradecer o milagre da vida na Igreja de São Pedro. A data não poderia ser mais propícia, já que ontem era dia do santo, padroeiro dos pescadores.
Além de ter chamado a atenção do barco italiano, Cristiano lembrou que carregou dois companheiros nas costas de uma embarcação para a outra. "Foi difícil descer duas vezes e subir, com eles nas costas, e com medo de que algo desse errado. Estava cansado, mas sabia que precisavam de mim", contou ele, que passou o aniversário de 33 anos à deriva.
Para evitar que o barco afundasse, ele e Maicon se revezavam tirando com balde a água da embarcação. Ambos contaram que vários navios passaram perto mas não os viram. "Passou um da Marinha. Taquei fogo na parte superior do barco, mas ele não parou", lembrou Maicon.
Fonte: Terra

29 Jun 2011
Arqueólogos retiram barco com mais de 4,5 mil anos no Egito

Arqueólogos japoneses e egípcios começaram a desenterrar na quinta-feira da semana passada um barco de mais de 4,5 mil anos encontrado próximo à Grande Pirâmide de Gizé, uma das principais atrações turísticas do Egito e que acredita-se ter sido construída por ordem do faraó Quéops para servir como sua tumba. A embarcação é uma das duas enterradas junto com o faraó da Quarta Dinastia, que governou o Egito Antigo durante 23 anos por volta de 2680 a.C., e deveriam carregar sua alma em viagens diárias acompanhando o deus-Sol Amon-Rá, do qual era considerado filho, no mundo pós-vida.
O primeiro barco, com cerca de 140 pés de comprimento (43 metros), foi descoberto desmontado em um poço ao lado da pirâmide em 1954. Suas 1224 partes foram remontadas em 1971 e ele está em exposição em um museu no local. Ainda em 1954, os arqueólogos encontraram evidências de um segundo poço que guardaria outro barco também desmontado, o que só foi confirmado por pesquisas em 1987. Agora, os arqueólogos removeram os 41 blocos de calcário de 16 toneladas cada que o cobriam e darão início a sua restauração, patrocinada por um fundo de US$ 10 milhões da Universidade de Waseda, no Japão.
- Este é um dos mais importantes projetos de arqueologia e conservação do mundo – considerou Zahi Hawass, arqueólogo e ministro de Antiguidades do Egito.
Um para viajar de dia e outro de noite
Segundo os pesquisadores, as duas embarcações são irmãs e foram feitas de cedro libanês e acácias egípcias. Embora sua aparência seja semelhante, eles acreditam que o segundo barco é um pouco menor e esperam recolher ao menos 600 peças que o compõem nos próximos dois meses. Ambos foram cuidadosamente depositados nas duas câmaras como se fossem móveis pré-fabricados, com os componentes agrupados em sequência para serem remontados.
Por isso, Hawass não crê que um dos barcos tenha sido usado para carregar o corpo de Quéops na procissão funerária entre seu palácio em Mênfis e a tumba em Gizé. Segundo ele, as embarcações tinham uma função simbólica, pois os antigos egípcios acreditavam que o Sol cruzava o céu de Leste a Oeste a bordo de um barco diurno chamado Mandjet, tomando então um barco noturno batizadoMesektet para fazer a viagem de volta do submundo.
- Assim, um barco era para carregar o faraó pelo céu diurno, enquanto o outro era para sua viagem noturna – explicou Hawass ao site “Discovery News”.
Já quanto ao fato de os barcos estarem desmontados, o arqueólogo afirma que isso não seria problema, pois o deus-Sol sabia como reconstruí-los. O mesmo, no entanto, não se pode dizer dos restauradores responsáveis pelo projeto. Apesar de as peças estarem agrupadas em uma ordem pronta para montagem, Ahmad Youssef, restaurador-chefe do Departamento de Antiguidades do Egito, levou 13 anos para terminar o trabalho com o primeiro barco. Já para o segundo, a expectativa é de que ele esteja pronto em quatro anos, quando então substituirá a primeira embarcação no museu próximo à Grande Pirâmide, que por sua vez será exposta no Grande Museu Egípcio, atualmente em construção no Cairo.
Fonte: O Globo

28 Jun 2011
Vento Minuano: como um vento vindo do Oeste pode ser gerado no Atlântico, no quadrante oposto?

O vento Minuano é o famoso vento que, vindo do oeste ou sudoeste, faz o inverno do Rio Grande do Sul ter uma sensação térmica tão fria. E porque sopra do quadrante oeste, é comum ouvir-se que o Minuano vem do Pacífico ou dos Andes, mas não é o que ocorre. No entanto, há sim ventos que vem do oeste, como os que recentemente trouxeram as cinzas do vulcão chileno Puyehue. Esses ventos, que não são percebidos na superfície da terra, são os jet streams, e sopram a grandes altitudes, como 10km acima da superfície (veja carta meteorológica com os jet streams de ontem).
Já o Minuano, que sopra em baixa altitude, do quadrante oeste no RS, tem origem nos centros de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico, normalmente a leste ou sudeste do RS. Parece difícil de entender como isso seja possível, mas não é. No gráfico do UGrib mostrado aí acima, observa-se que o centro de baixa pressão, que estava ontem a uns 700km a sudeste de Porto Alegre, portanto sobre o oceano, fez ventar forte do oeste na capital gaúcha, com rajadas de até 30 nós (veja dados do INMET, acima), causando uma sensação térmica de nove graus negativos nas rajadas. Veja no aviso da Marinha, logo abaixo, o efeito do centro de baixa pressão no mar.
O sistema de baixa pressão, que pode vir a tornar-se um ciclone extra-tropical, tão comum no Sul, gira no sentido horário (no hemisfério sul), com a direção do vento tangenciando o círculo em volta do centro de baixa pressão. Via de regra, o centro de baixa pressão desloca-se para leste, portanto afastando-se da costa, e assim diminuindo seu efeito a oeste (continente). Como sabem os gaúchos, o Minuano sopra por 2 ou 3 dias, e então cessa: é o tempo do sistema de baixa pressão ir-se embora. As flechas do gráfico acima, que indicam a velocidade e o sentido do vento, mostram como é possível ventar do oeste ou do sudoeste no continente, dependendo da posição do sistema de baixa pressão no oceano em relação ao local considerado. Enquanto em P. Alegre o vento vinha ontem de oeste, em Rio Grande soprava de sudoeste, como se vê na carta do Grib acima.
Fonte: Danilo Chagas Ribeiro, mero curioso em meteorologia.

28 Jun 2011


MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

AVISO DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:

AVISO DE MAU TEMPO

AVISO NR 374/2011
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 0900 HMG - DOM - 27/JUN/2011
ÁREAS ALFA E CHARLIE AO LONGO DA COSTA DE SANTA CATARINA A PARTIR DE 270600 HMG.
ONDAS DE SW/SE 2.5/3.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 281200 HMG.

AVISO NR 375/2011
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 0900 HMG - DOM - 27/JUN/2011
ÁREA BRAVO AO SUL DE 26S A PARTIR DE 281200 HMG. ONDAS DE SW 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 291200 HMG.

       3ºSG-OS SCHOTT
      INSPEÇÃO NAVAL
Fonte: Delegacia da Marinha em P. Alegre

27 Jun 2011
Velejador catarinense desembarca em Florianópolis com título inédito
Matheus Dellagnelo foi campeão mundial da classe Sunfish
O catarinense Matheus Dellagnelo, 22 anos, ainda não sabe o significado da palavra derrota em 2011. Campeão sul-americano da classe Laser Radial e vencedor da seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, o velejador do Iate Clube Santa Catarina desembarcou esta semana na Capital com um título inédito para a vela brasileira: campeão mundial da classe Sunfish.
A Sunfish é uma classe nova no Brasil, mas o Mundial já é disputado desde 1970, e desde então, o lugar mais alto do pódio tem sido frequentado por atletas norte-americanos, venezuelanos e de países da região do Caribe. Diante de tanta tradição dos adversários e da própria inexperiência com o barco, Matheus embarcou no último dia 8 de junho rumo a Curaçao, acompanhado do técnico Sergio Araújo, com um objetivo: ficar entre os cinco primeiros.
Além de se adaptar ao barco — mais estável, com maior área vélica e regulagens do que o Laser — Matheus enfrentou condições diferentes nas regatas, já que o percurso era montado em alto mar, em áreas com 600 a 800 metros de profundidade, que produziam ondulações de dois a três metros com ventos que variaram entre 18 a 26 nós.
— Foram condições difíceis para os 72 velejadores e para a própria comissão de regatas. Como eu ainda me recuperava de uma febre, acabei as três primeiras regatas completamente extenuado — conta.
Essas regatas iniciais deram a dimensão exata do resultado que Matheus poderia obter ao término das 11 provas do Sunfish Worlds 2011. Matheus ficou em terceiro na primeira regata, venceu a segunda, e repetiu o terceiro lugar na terceira prova, mas acabou penalizado por ter largado fora da raia.
— Depois desse início, eu conversei com meu técnico e vi que dava para conseguir um resultado melhor — explica.
Depois vieram mais três segundos lugares, um sexto, e duas vitórias, que garantiram o título sem a necessidade de entrar na água para a última prova. A conquista inédita valeu o reconhecimento da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e de um futuro adversário, o octacampeão mundial, Eduardo Cordero, favorito ao ouro no Pan de Guadalajara.
— Me disseram que eu fui um dos melhores investimentos da CBVM e o Cordero me enviou uma mensagem para me parabenizar e avisar que nos veremos no México — lembra o campeão mundial 2011.
Adaptação feita em casa
A Sunfish Worlds 2011, o campeonato mundial, foi apenas a terceira competição que Matheus disputou pela classe Sunfish. Para se adaptar a nova classe, Matheus teve apoio da CBVM, que importou dois barcos fabricados pela mesma empresa criadora dos Laser, nos Estados Unidos.
Antes do Mundial, o velejador foi sexto lugar nos Jogos Sul-Americanos da Colômbia e terceiro na seletiva sul-americana do Pan, disputada em Paracas, no Peru, ambos em 2010. De acordo com Matheus, o barco Sunfish exige mais do velejador nas regulagens, mas é mais estável e tem um desenho de vela diferente, embora com uma área vélica igual, o que proporciona um velejo mais pesado.
Com a chegada dos dois barcos este ano, Matheus passou a treinar em Jurerê e na Lagoa da Conceição sob orientação do técnico Sérgio Araújo. A preparação para o Pan inclui agora mais um evento internacional (campeonato europeu ou norte-americano), além de intercâmbio com outros velejadores, como o peruano Alexander Zimmerman, que estará em Florianópolis, em agosto, para 10 dias de treino. Matheus ainda não conhece a raia do Pan de Guadalajara, em Puerto Vallarta. Sabe apenas que é um local de ventos fracos a médios.
— Vou ter que perder peso nos próximos meses — dois dos atuais 75 quilos — mas estarei bem preparado. No Pan é um barco por país e as três medalhas ficarão entre Brasil, Peru, Venezuela, Estados Unidos e Argentina — aposta.
Em 2007, o Brasil foi representado na classe Sunfish pelo velejador carioca Bernardo Low Beer, proprietário do único barco da classe no país. Por isso, a seletiva para o Pan de Guadalajara 2011 da classe Sunfish disputada em Jurerê, em fevereiro, e vencida por Matheus, foi disputada com barcos da classe Laser Radial.
Fonte: Diário Catarinense; Foto: Edu Cavalcanti

26 Jun 2011
Localizados objetos de naufrágio mais antigo das Américas

Objetos submersos pertenceram a uma nau espanhola que naufragou no século XVI
Pesquisadores resgataram do mar em Florianópolis na tarde desta quinta-feira objetos submersos que pertenceram a uma nau espanhola que naufragou no século XVI. É o naufrágio de embarcações européias mais antigo já registrado nas Américas.
As peças - incluindo pedras, armas e um canhão - foram localizadas na região que compreende a baía sul da capital catarinense. Segundo os levantamentos realizados pelo projeto Barra Sul, que vasculha a região desde 2005, trata-se de um naufrágio da Nau Provedora, que ocorreu em 1583.
Uma parceria e pesquisas realizadas junto a universidades de Portugal auxiliou a identificar a embarcação. De acordo com o diretor do projeto Barra Sul, Gabriel Corrêa, uma carta do navegador foi fundamental para que os pesquisadores descobrissem detalhes sobre a nau espanhola.
"Nessa carta, o navegador faz referência a duas pedras que teriam sido esculpidas com detalhes sobre as posses e as armas do rei Felipe II, da Espanha", disse Gabriel. "Encontramos esses materiais, o que nos traz 99% de chances de que esse naufrágio seja o mais antigo das Américas".
Os pesquisadores localizaram uma pedra triangular com inscrições em latim onde o rei espanhol é citado. Outra pedra, quadrada, traz esculpido em alto relevo o escudo das armas da Espanha. Cada uma delas pesa cerca de 800 kg. Além das pedras, foi encontrado um canhão de 3,2 metros de cumprimento, totalmente esculpido em bronze e datado de 1565.
A embarcação naufraga em Florianópolis, segundo os pesquisadores, fazia parte de uma expedição com 13 naus que seguia para o extremo sul do continente. "As cartas analisadas mostram que essa embarcação levava armas e materiais para a construção de uma fortaleza no Estreito de Magalhães", disse Gabriel Corrêa.
No final da tarde desta quinta-feira, a pedra que traz os escudos espanhóis foi retirada do mar com um guincho e em seguida transportada para um iate clube de Florianópolis. A operação durou mais de cinco horas devido ao peso do material. A pedra será analisada e encaminhada ao laboratório de Arqueologia da Unisul para dessalinização e higienização.
O projeto Barra Sul já localizou outros destroços no mesmo ponto da baía de Florianópolis. Em 2005, uma âncora do século VVI foi identificada e em 2009, os pesquisadores encontraram os restos de um galeão no fundo do mar. Em uma área relativamente pequena existem canhões, pedras de lastro, âncoras e lápides.
De acordo com o grupo de pesquisadores, a região da Ilha de Santa Catarina era um dos últimos pontos de abastecimento usado por colonizadores dos séculos XVI e XVII que seguiam para a região do Rio da Prata. Por isso, o local é considerado o maior "santuário de galeões" do Brasil.
As condições do mar no extremo sul da Ilha, na região da praia de Naufragados, contribuía para inúmeros naufrágios. "Esses navegadores entravam para baía para buscarem provisões, mas muitos acabavam não chegando ao destino", afirma o diretor do projeto. "A geografia é acidentada, com muita ocorrência de ventos e inúmeros bancos de areia que causavam os naufrágios".
Fonte: Terra/Fabricio Escandiuzzi

21 Jun 2011
Barcos arrastados por tsunami no Japão são retirados de ruas três meses depois

Três meses depois da passagem da tsunami que arrastou prédios inteiros em cidades do Japão, diversos barcos que foram levados pela água para o centro da cidade de Kesennuma começaram a ser retirados e alguns estão sendo levados de volta ao mar. Diante do alto custo da operação, proprietários das embarcações tiveram que se juntar para negociar um preço melhor com empresas de logística.
Mesmo depois das negociações, eles precisam gastar cerca de US$ 1 milhão pela remoção de cada barco. Recolocar as embarcações em funcionamento é, no entanto, função primordial para retomar a pesca, principal atividade econômica de Kesennuma.
"Essa é uma cidade pesqueira, então se os barcos estão em movimento e começando a pegar peixes de novo, nós estamos esperançosos de que isso pode levar as coisas a recomeçarem aqui", disse Keiko Onodera, de 67 anos, que teve sua casa no alto de um morro poupada pela tsunami.
Autoridades estimam que a onda gigante que devastou parte do país arrastou 17 barcos pesando mais de 20 toneladas para dentro da cidade, além de outros mil barcos de pesca menores. Uma das embarcações já retiradas, o Akane Maru No. 1 deve passar por reparos e depois ser levado para a água novamente.
Apenas em Kesennuma, 1.433 pessoas morreram por causa da tsunami. O total de mortos no país passa de 14 mil.
Fonte: Agência O Globo
Imagens com barcos arrastados para terra pelo tsunami (arq PPS 2,7MB)

20 Jun 2011
Velejador de Florianópolis é campeão mundial
Já classificado para o Pan de Guadalajara, em outubro, o velejador catarinense Matheus Dellagnelo conquistou nesta sexta-feira o título mundial da classe Sunfish, em Curaçao, no Caribe. O Campeonato Mundial reuniu mais de 70 velejadores. Na sexta-feira, último dia do Mundial, Matheus, atleta do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, venceu duas das três regatas disputadas, garantindo o título com 21 pontos perdidos, dez a menos que o peruano Alexandre Zimmerman, segundo colocado. O argentino Francisco Renna foi o terceiro, com 36 pontos. Matheus foi o único representante brasileiro na Sunfish. Das dez regatas disputadas, o florianopolitano venceu três, chegou em segundo em outras três e teve como pior resultado um sexto lugar no segundo dia de competição. O catarinense foi acompanhado pelo técnico Sérgio Araújo, que já havia treinado Matheus na classe Optimist. Agora, ele retoma sua preparação para o Pan-americano de Guadalajara. A vaga foi conquistada em janeiro, em Florianópolis, durante a Semana Pré-olímpica de Vela, disputada na sede oceânica do Veleiros da Ilha.
Fonte: ND Online / Universal SC

20 Jun 2011


MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

AVISO DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:

AVISO DE MAU TEMPO

AVISO NR 334/2011
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG – SEX - 17/JUN/2011
ÁREA ALFA A PARTIR DE 190300 HMG. VENTO NE/NW FORÇA 7 COM RAJADAS FORÇA 8.
VÁLIDO ATÉ 201200 HMG.

AVISO NR 335/2011
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG – SEX - 17/JUN/2011
ÁREA SUL OCEÂNICA AO SUL DE 30S E OESTE DE 030W A PARTIR DE 191200 HMG.
VENTO NE/NW FORÇA 7 COM RAJADAS FORÇA 8.
VÁLIDO ATÉ 210000 HMG.

AVISO NR 337/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1800 HMG – SEX - 17/JUN/2011
ÁREA SUL OCEÂNICA AO SUL DE 30S E LESTE DE 030W A PARTIR DE 191200 HMG. ONDAS
DE SW 3.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 201200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 336/2011

                                                                 1°SG-EL AMARAL
                                                                 INSPETOR NAVAL
Fonte: Delegacia da Marinha em P. Alegre; Gráfico do Grib acrescentado pelo Popa.

20 Jun 2011
Pescadores capturam aproximadamente 22 mil tainhas na praia dos Ingleses em Florianópolis

Em um único lanço de redes pescadores da praia dos Ingleses em Florianópolis capturaram aproximadamente 22 mil tainhas na madrugada de ontem. A operação reuniu centenas de pessoas e começou por volta das 23h de sábado.
Conforme o pescador Sérgio Jacinto, a quantidade de peixes era tamanha que a rede lançada ao mar estourou. Por conta disso, outras cinco redes que haviam sido lançadas simultaneamente auxiliaram para que o cardume não escapasse.
Fonte: Diário Catarinense;
Foto: Jaime Soares
Contribuição: Celso Chagas Ribeiro

20 Jun 2011
Exposição croata exibe mítico navio Galeb de Tito

Uma mostra local, com exibição de trabalhos artísticos banidos pelos regimes autoritários do século XX, tirou da esquecimento um símbolo poderoso do glamour socialista: o Galeb, famoso navio presidencial do ex-ditador iugoslavo Josip Broz Tito.
"Procurávamos um espaço atraente para ser um contraponto da arte que representamos", disse Branko Franceschi, curador da exibição "Em uma Parada", montada a bordo do navio de 117 metros cujo nome significa gaivota em croata.
"Nós nos demos conta de que o Galeb era perfeito. Construído em 1938 na Itália de (o líder fascista Benito) Mussolini, em uma sociedade totalitária que marcou a primeira metade do século, a embarcação ganhou fama mundial como 'o gabinete flutuante do marechal Tito', em outro regime totalitário", acrescentou.
Cerca de 200 itens multimídia, como fotos, pôsteres, livros, revistas e gravações de áudio e vídeo de cerca de 60 artistas sobretudo da antiga Iugoslávia, mas também de países da Europa central, antiga União Soviética e Japão, são expostos em três dos cinco deques do navio.
Para a ocasião, o "Navio da Paz", como o Galeb foi chamado durante o regime de Tito, foi rebocado até o porto desta cidade do norte da Croácia, procedente de um estaleiro vizinho onde envelheceu por décadas.
Usado para entreter mais de 100 líderes mundiais como Nikita Khrushchev, Muamar Kadhafi e Indira Gandhi, ou estrelas do cinema, como Elizabeth Taylor e Richard Burton, o Galeb agora é um casco enferrujado.
O navio chamou a atenção do mundo pela primeira vez em 1953, quando Tito navegou o Tâmisa para encontrar Winston Churchill, na primeira visita à Grã-Bretanha de um chefe de Estado comunista.
O falecido líder também costumava usá-lo para visitar alguns países não-alinhados ao redor do mundo.
"Os visitantes estão mais interessados no navio, mas eles gostam do conceito como um todo. Querem saber o que vai acontecer com o Galeb", disse a voluntária Ivana Galeb, estudante de arte.
Parte da exibição é dedicada ao próprio navio, com fotos de Tito e placas feitas para as visitas de líderes mundiais.
"Este navio é qualquer coisa", disse seu capitão, Zeljko Matejcic. "Tem um desenho fantástico, motores que ainda funcionam. É pena que esteja sendo corroído pela ferrugem. Tem uma história, não só por causa do Tito", acrescentou.
Algumas partes da embarcação são abertas ao público, inclusive os quartos usados por Tito e sua esposa, Jovanka, uma sala de conferências e as cabines dos convidados.
Originalmente construído para transportar bananas, o Galeb foi convertido em um cruzador auxiliar pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
Afundado pelo bombardeio aliado em Rijeka, em 1944, o navio foi recuperado e consertado para se tornar o navio presidencial de Tito.
Após o fim da antiga Iugoslávia, um empresário greco-americano o levou de Montenegro para Rijeka.
A cidade o comprou em 2009 depois de ser proclamado parte do patrimônio cultural da Croácia.
Fonte: AFP

19 Jun 2011
Argentina apreende 444kg de cocaína em veleiro

Um carregamento de 444 quilos de cocaína foi apreendido na sexta-feira em um luxuoso veleiro de bandeira americana, tripulado por dois espanhóis, no porto de Buenos Aires (River Plate), capital da Argentina. A informação foi dada neste sábado por Nilda Garré, ministra argentina da Segurança.
"A importante apreensão da droga de pureza máxima foi feita no veleiro de luxo ''Traful'' Os dois tripulantes estão foragidos", anunciou a ministra em uma coletiva de imprensa.
O chefe da guarda costeira, Oscar Arce, disse ainda que várias armas foram encontradas no iate, entre elas "uma metralhadora".
Arce afirmou que o barco "está em condições de realizar viagens transatlânticas" e que seu destino final era a Europa.
Garré explicou que as autoridades desconfiaram quando os tripulantes do Traful, após darem o alerta de emergência, foram localizados no porto de Madero, localizado no norte da capital argentina. A rota era diferente daquela indicada entre as cidades de La Plata e Piriápolis (já no Uruguai), ambas banhadas pelo Rio da Prata.
"O barco apresentou uma falha elétrica. A tripulação disse que estava em Piriápolis, mas foi localizada em Olivos. O iate foi rebocado e inspecionado minuciosamente, quando foi encontrada a cocaína", contou a ministra. Garré disse que os dois tripulantes espanhóis deixaram o barco para comprar peças de reposição antes que as
Fonte: Terra

18 Jun 2011
Navio incendiado na costa do RS é vendido

O navio mercante turco Düden está vendido. Depois de duas tentativas de venda sem êxito, no terceiro leilão, realizado dia 7 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, pelo leiloeiro Murillo Chaves, contratado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), o Düden foi arrematado.
O comprador foi Jorge Luiz de Azevedo Branco Valentin, segundo informações do Comando do 5º Distrito Naval (5º DN). O valor do lance inicial era R$ 650.000 e a embarcação turca foi arrematada por R$ 1.700.000.
A embarcação turca está atracada no cais do Porto Novo do Rio Grande desde dezembro de 2009. O novo proprietário tem prazo até 14 de julho para a retirada do navio do porto rio-grandino.
O Düden sofreu um incêndio em alto-mar em novembro de 2009, a 260 quilômetros do litoral, na altura de Tramandaí. No incidente, um tripulante morreu. Os outros 22 foram resgatados pela Marinha, que também encarregou-se do salvamento do navio, uma vez que o armador não o providenciou.
Como o armador não se manifestou sobre o destino da embarcação, houve processo de perdimento do navio que em maio de 2010 passou a pertencer à União. O Comando do 5º DN informou, anteriormente, que os recursos da venda seriam utilizados para pagamento das dívidas do armador com a Marinha.
Fonte: Jornal Agora

18 Jun 2011
Encontrada em naufrágio na Indonésia maior carga de porcelana da dinastia Ming
A maior carga de porcelana da dinastia Ming, que data do século XVI, foi encontrada em naufrágio de uma embarcação chinesa, na ilha indonésia de Java, revelaram hoje fontes oficiais.
A companhia Arqueonautas Worlwide, em conjunto com a empresa associada, RM Discovery Inc, confirmaram a descoberta da maior carga de porcelana Ming achada na história a nível mundial, depois de uma operação arqueológica.
Com um valor de 70 milhões de dólares, a valiosa louça encontrava-se em uma embarcação do imperador Wanli, que afundou no ano de 1580 aproximadamente a 50 metros de profundidade, a uns 150 quilômetros da costa da Indonésia, asseguraram pesquisadores do projeto.
Em meados do 2009 pescadores detectaram restos da embarcação e comunicaram ao Governo, que contratou as companhias para a delicada estratégia de recuperar a histórica e significativa carga, que conta com um número estimado de 700 mil peças de porcelana.
Fonte:Prensa Latina

17 Jun 2011
Barco vira e velejadora fica desaparecida por seis horas em Florianópolis
Correnteza forte e ventos de 40 km/h atrapalharam o passeio de Mônica
Mônica Priori de Oliveira, 43 anos, passou por um susto ao sair para velejar na tarde de quarta-feira. Ela ficou à deriva após o barco virar e só foi resgatada seis horas depois, ao sul da Ilha dos Cardos, na Ilha da Fortaleza, em Florianópolis.
A velejadora saiu da Costa do Ribeirão, por volta das 17h30min. As correntes no mar estavam fortes e o vento soprava a 40km/h. Segundo Mônica a vela soltou e o barco virou completamente, exigindo muita força para coloá-lo na posição normal.
Mônica decidiu subir no casco do barco e esperar que a correnteza a levasse para um local seguro, onde pudesse esperar o resgate.
— Não queria largar o barco. Ele seria a minha segurança. Caso fosse jogada contra as pedras, ele me protegeria — relatou Mônica.
Pescadores viram o barco virando e acionaram os bombeiros que deram início às buscas. Do ponto onde o barco virou até a Ilha, a correnteza deslocou o barco de Mônica por cerca de 5 km.
O resgate demorou, porque o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) concentrou os trabalhos no mar, já que a informação era de que ele estava à deriva sobre o casco.
Somente às 23h Mônica foi vista, ao chamar a atenção do resgate. Da Ilha, ela abanava o colete.
— O mais importante foi manter a calma. Durante a noite, tudo fica muito mais assustador — contou a velejadora.
Mônica já veleja há dois anos e disse que não pretende parar por causa do acidente.
— Vou resgatar o barco, que ficou na Ilha, e voltar a velejar. É só esperar um tempinho para passar o susto.
Fonte: Diário Catarinense
Colaboração: Felipe Siqueira

16 Jun 2011
Persiste a crise na Vela portuguesa

Atletas olímpicos portugueses cessam treinos até que a questão financeira esteja "totalmente resolvida"
Os velejadores olímpicos informaram hoje que não retomarão os treinos até que a questão da atribuição das verbas destinadas à preparação para os Jogos de Londres, em 2012, esteja "totalmente resolvida".Lisboa, 15 jun (Lusa) -- Os velejadores olímpicos informaram hoje que não retomarão os treinos até que a questão da atribuição das verbas destinadas à preparação para os Jogos de Londres, em 2012, esteja "totalmente resolvida".
"Os velejadores consideram assim que até a situação estar totalmente resolvida não retomarão a atividade", conclui o comunicado da equipa de 15 velejadores olímpicos, que suspenderam a atividade segunda-feira, devido à falta de condições financeiras.
Os velejadores advertem que "a participação na sexta etapa da Taça do Mundo, que teve como palco o mesmo local da realização dos próximos Jogos Olímpicos, foi totalmente suportada pelos velejadores, não tendo estes recebido até à data, por parte das entidades competentes, quaisquer montantes relativos a esta deslocação".
"A opção de suspender a atividade por parte dos velejadores deve-se a que esta é uma situação recorrente, insustentável, na medida em que nenhum velejador consegue subsidiar a sua própria campanha, dramática, uma vez que estamos a poucos meses da qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, intolerável e imperativa na obtenção de uma solução definitiva", alertam.
O comunicado é assinado por Álvaro Marinho (470), Miguel Nunes (470), Gustavo Lima (Star), Rúbrio Basílio (Star), Afonso Domingos (Star), Frederico Melo (Star), Jorge Lima (49er), José Luis Costa (49er), Bernardo Freitas (49er), Francisco Andrade (49er), João Rodrigues (RS:X), Sara Carmo (Laser Radial), Rita Gonçalves (Match Racing), Diana Neves (Match Racing) e Mariana Lobato (Match Racing).
Terça-feira, o Comité Olímpico de Portugal (COP) tinha reiterado que as bolsas olímpicas foram pagas aos 15 velejadores, que no dia anterior tinham suspendido a atividade, manifestando estranheza e lamentando a atitude dos atletas.
"Até à data indicada, encontram-se integralmente pagas todas as despesas apresentadas pelos atletas, bem como as respetivas bolsas olímpicas, a estes e aos seus treinadores, sendo o COP fiel depositário de um saldo remanescente que ascende a 100 mil euros, a ser entregue à Federação de Vela, logo que o Instituto do Desporto de Portugal (IDP), como lhe compete, der instruções para tal", observou o COP, em comunicado.
Fonte: SIC/Lusa

15 Jun 2011
Velejador português faz história e entra para o Guiness

O madeirense João Rodrigues fez esta terça-feira história, ao tornar-se o primeiro velejador a fazer a travessia em prancha à vela entre a ilha da Madeira e as ilhas Selvagens.
O atleta português com mais presenças em Jogos Olímpicos ganhou também o direito de ver o seu nome inscrito no "Guiness", como a travessia mais longa jamais conseguida em prancha à vela (windsurf), numa só etapa.
O velejador partiu hoje (06:30) ao nascer do Sol e navegou ao longo de 160 milhas e de quase 12 horas sem parar, cumprindo um sonho de há muito tempo.
A iniciativa integrou o programa das comemorações do 40.º aniversário da criação da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a primeira reserva natural de Portugal. Por coincidência, João Rodrigues também completa 40 anos a 02 de novembro.
O velejador madeirense foi acompanhado pelas embarcações Freira-do-Bugio e pelo navio patrulha da Marinha Portuguesa Cacine. A dar apoio, já mais perto das ilhas Selvagens, esteve também o veleiro Búteo.
João Rodrigues foi campeão e vice campeão do Mundo de prancha à vela, em 1995 e 2008, tetracampeão Europeu, conta com 121 internacionalizações e 51 medalhas conquistadas em competições internacionais - 22 de ouro, 16 de prata e 13 de bronze.
Fonte: Jornal de Notícias

15 Jun 2011
Comitê Olímpico Português diz-se magoado com velejadores

Apesar de ter sido hoje reatribuída à Federação Portuguesa de Vela (FPV) o estatuo de utilidade pública, na sequência da adequação dos estatuados do organismo ao novo regime jurídico das federações desportivas, a situação continua conturbada.
Recorde-se que os velejadores olímpicos portugueses suspenderam ontem toda a actividade, por não estarem a receber as verbas destinadas a financiar a sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
A situação foi agora desbloqueada, mas até que o dinheiro possa voltar a entrar nas contas dos atletas, a Federação terá de saldar dívidas em atraso, pelo que o ressarcimento não será imediato.
Gustavo Lima garante que muitos dos velejadores investiram valores entre os 30 e os 60 mil euros do seu próprio bolso, e que não devem ser eles a financiar o projecto olímpico onde chegaram por mérito próprio.
«Os principais prejudicados são os atletas, num problema que se arrasta há dois anos», garantiu o velejador nacional. «Deixam sempre as coisas acontecer, até que se tomem medidas adequadas», terminou.
O presidente do Comité Olímpico Português (COP), por seu lado, disse-se «profundamente magoado» com a decisão dos atletas.
«O Comité Olímpico está desapontado e profundamente magoado e quase que se arrepende de se ter envolvido neste processo», referiu Vicente Moura, que considera ainda a decisão «extremamente egoísta», devido às repercussões negativas de terá para o COP. A própria Federação de Vela considerou também a tomada de posição «precipitada e injusta».
Fonte: A Bola, Portugal

14 Jun 2011
Estado do RS vai investir R$ 6,4 milhões em dragagem de hidrovias

Objetivo é de recuperar pontos críticos entre Porto Alegre e Rio Grande
O governo do Estado vai investir mais de R$ 6 milhões na dragagem da principal hidrovia gaúcha, que liga Porto Alegre a Rio Grande. O investimento, segundo o superintendente de Portos e Hidrovias do RS, Vanderlan Vasconselos, foi confirmado na sexta-feira, 10, por meio de publicação no Diário Oficial. Com os recursos, será possível gabaritar o canal da Feitoria, deixando o trecho em plenas condições de navegabilidade para que navios com grande porte, que chegam via Porto do Rio Grande, naveguem com mais segurança.
Vanderlan explicou que, com o recurso de R$ 6.467.000,00, haverá uma recuperação especialmente do trecho mais crítico do canal, que fica em São Lourenço, na Lagoa dos Patos. "O canal foi praticamente todo assoreado após a enxurrada que aconteceu na cidade, no mês de março, colocando em risco a navegação. Se não fosse a capacidade dos práticos que atuam junto à lagoa, que faziam manobras arriscadas para colocar os navios nos pontos navegáveis, certamente, estaríamos sem navegação naquele ponto", disse.
Mesmo assim, o superintendente foi notificado, por duas vezes, pela Praticagem da Lagoa dos Patos, devido à falta de condições e segurança que o canal já apresentava. "Corremos sérios riscos de termos a nossa hidrovia interditada em razão dessa falta de intervenção. A última manutenção intensiva aconteceu há dez anos, ainda no governo Olívio, quando foi feita uma dragagem que gabaritou os canais", disse.
Para o diretor, a maior preocupação é com a manutenção da economia do Estado, se a interdição acontecesse. "É por esta hidrovia que chega um terço dos recursos do Caixa Único do Estado, por meio do gás GLP, que abastece toda a região Metropolitana, da matéria-prima para o polo petroquímico, e ainda dos insumos utilizados na produção agrícola gaúcha, como fertilizantes e outros químicos", disse.
"Há um grande esforço do governo do Estado em mudar este quadro e investir fortemente na hidrovia. O transporte por navios, proporciona uma economia que se reflete na mesa do consumidor, além de uma redução drástica no número de caminhões nas estradas."
Segundo estudos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um navio com capacidade para 12 mil toneladas tira das estradas pelo menos 300 a 400 caminhões. "Diariamente, temos 2,5 mil caminhões circulando entre Porto Alegre e Rio Grande. Se houvesse maior aproveitamento da hidrovia, via navegação para transporte de cargas, teríamos muito mais segurança nas estradas, uma diminuição drástica nos custos com manutenção asfáltica, bem como uma diminuição nos preços pagos por produtos", avalia
Fonte: Jornal Agora; Foto: SPH

14 Jun 2011
Velejadores olímpicos portugueses suspendem atividade
Os 15 velejadores portugueses que integram o Projeto Londres2012 suspenderam hoje a atividade devido à falta de condições financeiras e arriscam falhar os Jogos Olímpicos do próximo ano.
Num comunicado enviado à Agência Lusa, os atletas revelam que não têm recebido as verbas destinadas à preparação olímpica por parte da Federação Portuguesa de Vela (FPV) e que têm feito «um grande esforço financeiro» para estar presente em competições internacionais.
«As verbas destinadas à preparação olímpica dos velejadores, a que estes têm direito por obtenção de resultados de mérito desportivo, e formalmente contratualizadas, não estão a chegar aos atletas e por esse motivo torna-se impossível competir ao nível internacional», lê-se no comunicado.
Diário Digital / Lusa

10 Jun 2011
Exploradores encontram 3,3ton de moedas em navio japonês afundado

Um tesouro afundado há mais de 60 anos foi encontrado no fundo do Mar Amarelo, perto da cidade coreana de Gunsan, por uma empresa de exploração submarina. Os mergulhadores descobriram 3,3 toneladas de moedas de diferentes países nos destroços de um navio japonês afundado por aviões americanos durante a Segunda Guerra Mundial, segundo o jornal coreano Korea JoongAng Daily.
Em entrevista ao jornal, Pyun Do-young, dono da empresa Sea Love, disse que sua equipe encontrou as moedas em caixas de madeira apodrecidas no convés do navio afundado. Desde janeiro a empresa procura restos de navios japoneses afundados pelos americanos quando levaram bens da China e da Coreia em direção ao Japão, durante a ocupação japonesa naqueles países.
O navio em questão seria o Mishima Maru, um cargueiro japonês afundado em 2 de julho de 1945. A Sea Love busca agora localizar um suposto carregamento de dez toneladas de ouro em barras que estaria no porão do navio, parcialmente enterrado no lodo - um tesouro avaliado hoje em US$ 500 bilhões (aproximadamente R$ 750 bilhões).
Fonte: O Globo


09 Jun 2011


MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

AVISO DE MAU TEMPO


A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:

AVISO DE MAU TEMPO

AVISO NR 303/2011
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 0800 HMG - QUI - 09/JUN/2011
ÁREAS ALFA A LESTE DE 050W E BRAVO AO SUL DE 25S. VENTO W/SW FORÇA 7/8 COM
RAJADAS FORÇA 9.
VÁLIDO ATÉ 091200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 290/2011.

AVISO NR 306/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 0800 HMG - QUI - 09/JUN/2011
ÁREA BRAVO. ONDAS DE NE/N PASSANDO SW/S 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 100000 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 295/2011.

AVISO NR 308/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 0800 HMG - QUI - 09/JUN/2011
ÁREA ALFA A LESTE DE 050W. ONDAS DE SW/SE 3.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 100000 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 298/2011.

                                                                 3ºSG-OS SCHOTT
                                                                 INSPETOR NAVAL

09 Jun 2011
Novo produto, concorrente do SPOT, permite comunicação
Um novo equipamento de comunicação baseado na tecnologia Iridium, que pode transmitir e receber mensagens via satélite, e dotado de GPS, será lançado em outubro. Será o primeiro concorrente do SPOT, um localizador com GPS capaz de enviar mensagens, já disponível no mercado nacional.
O produto será lançado pela Delorme em parceria com a Iridium, provedor de comunicação via satélite.

O foco principal do inReach é manter as pessoas conectadas quando em viagem fora do alcance da telefonia celular, permitindo também que enviem pedidos de auxílio em casos de emergência.
Com a tecnologia Iridium, os usuários do inReach poderão enviar e receber mensagens de texto com 160 caracteres (com as coordenadas de sua posição), com cobertura global.
O inReach poderá ser utilizado apenas como GPS ou para mandar um SOS, apertando-se um botão, mas pode também ser conectado a um Delorme PN-60w
ou a um dispositivo Android para envio de emails e postagens no Twitter e Facebook.
O DeLorme inReach vai implicar em subscrição para acessar o tracking, mensagens e SOS. Os planos atuais são de oferecer 3 níveis de serviço: Segurança, Recreação e Profissional, com taxas a partir de US$9.95/mês para o plano Segurança. O aparelho vai custar em torno de US$250, A previsão do lançamento é Outubro.

Fonte: GPS Business News (tradução livre do Popa)
Colaboração: P Abreu (grupo POPACOMBR)

09 Jun 2011
Regata do Meio Ambiente
A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura de Ilhabela SP realizará neste final de semana a 2ª Regata do Meio Ambiente para as classes Oceano e Monotipos.
Na mesma ocasião será realizado o 3º Circuito Ilhabela.
Os eventos celebram a Semana do Meio Ambiente 2011.
Ilhabela, no litoral paulista, é a Capital da Vela brasileira.
Fonte: Nautica.Ilhabela


08 Jun 2011
Conheça o ex-atleta olímpico que gasta milhões em prol da vela
Eduardo de Souza Ramos: ex-presidente da Mitsubishi e grande personagem da vela brasileira
Eduardo de Souza Ramos tinha só 12 anos quando ganhou o primeiro barco de seu pai, então proprietário de um iate clube na Represa Billings. Daquela época até os dias de hoje, quando tem 64 anos, muita coisa se passou na vida de um dos principais executivos do mercado automotivo e ex-presidente da Mitsubishi Brasil. Só permaneceu intacta a paixão pela vela, responsável por colocá-lo nos Jogos Olímpicos de 1980, em Moscou, e 84, Los Angeles. Nesta última, Eduardo carregou a bandeira brasileira na cerimônia de abertura.
Idealizador da recém-criada classe S40 - amplamente difundida na vela sul-americana -, Eduardo ajudou desde a confecção dos barcos até a criação da primeira competição da categoria, a Mitsubishi Sailing Cup, em Ilhabela. Entusiasta do esporte, ele é conhecido por gastar milhões do próprio bolso. No passado, chegava a comprar veleiros caríssimos e repassar a preços módicos, logo depois, para estimular a competição em sua modalidade.
"Isso aqui (Sailing Cup) é um sonho meu, que devo muito à vela. Aprendi muito na vida pessoal e a vela também contribuiu muito para meu sucesso profissional. Aprendi sobre comportamento, estratégia, garra e competição", resume Eduardo, respeitado pela trajetória no esporte, mas também nos negócios. "Sempre procurei devolver algo para a vela. Seja administrando, construindo uma classe ou promovendo eventos, que é o que tenho feito antes que meu tempo acabe", explica.
Eduardo é responsável por trazer a gigante japonesa para o País. A Mitsubishi Brasil é a única filial em todo o mundo que trabalha com autonomia em relação à matriz asiática - tem uma fábrica sediada em Catalão, Goiás. Fruto da capacidade do executivo, que é acionista majoritário da versão brasileira e também tem participação na Suzuki. Uma evolução para quem, aos 22 anos, trabalhava como vendedor na concessionária do pai.
"A Mitsubishi Brasil foi construída em cima da vela, onde conheci todos os diretores que me ajudaram. O atual presidente tem 47 anos e começou a trabalhar comigo quando tinha 19 e nos conhecemos jogando tênis em um clube de vela. Competimos juntos em todo o mundo por 20 anos", exemplifica. Na vida pessoal, o esporte também sempre fez parte de tudo.
"Conheci minha mulher velejando, também. E meu pai que me ensinou a velejar e me encaminhou para o ramo de trabalho que tenho", acrescenta. Também ex-piloto de rali, outra modalidade de grande investimento da Mitsubishi, Eduardo só não terá a alegria de ver os herdeiros seguirem o caminho da vela, já que nenhum de seus filhos optou pelo mesmo caminho.
Ex-presidente da Federação de Vela do Estado de São Paulo e também da Confederação Brasileira de Vela e Motor, Eduardo só lamenta não ter uma medalha olímpica no currículo. "Em 1980, era um dos mais bem cotados, mas fiz escolhas erradas no equipamento e terminei em oitavo lugar. Em 84, tinha menos chances e terminei em 13º".
Fonte: Terra; Foto: Fernando Borges/Terra

07 Jun 2011


MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE

AVISO DE MAU TEMPO

A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:
     
AVISO DE MAU TEMPO

AVISO NR 282/2011
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM - 05/JUN/2011
ÁREA BRAVO A PARTIR DE 071200 HMG. VENTO NE/NW RONDANDO PARA NW/SW FORÇA 7/8
COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 081200 HMG.

AVISO NR 283/2011
AVISO DE VENTO FORTE/DURO
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM - 05/JUN/2011
ÁREA ALFA A PARTIR DE 071200 HMG. VENTO NW/SW AO NORTE DE 33S E SW/SE NO
RESTANTE DA ÁREA 7/8 PASSANDO 7/9 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 081200 HMG.

AVISO NR 285/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM - 05/JUN/2011
AREA BRAVO A PARTIR DE 071200 HMG. ONDAS DE NE/NW 3.0/4.0 METROS PASSANDO
4.0/5.0 NO SUDESTE DA ÁREA.
VÁLIDO ATÉ 081200 HMG.

AVISO NR 286/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1330 HMG - DOM - 05/JUN/2011
AREA ALFA A PARTIR DE 071200 HMG. ONDAS DE NE/NW PASSANDO NW/SW AO NORTE DE 33S
E NW/SW PASSANDO SW/SE NO RESTANTE DA ÁREA 3.0/4.0
METROS PASSANDO 4.0/5.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 081200 HMG.

AVISO NR 290/2011
AVISO DE VENTO FORTE/MUITO FORTE
EMITIDO ÀS 1430 HMG - SEG - 06/JUN/2011
ÁREAS ALFA A LESTE DE 050W E BRAVO AO SUL DE 25S A PARTIR DE 081200 HMG. VENTO
W/SW FORÇA 7/8 COM RAJADAS FORÇA 9.
VÁLIDO ATÉ 090000 HMG.

AVISO NR 294/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1430 HMG - SEG - 06/JUN/2011
AREA ALFA A LESTE DE 050W A PARTIR DE 071200 HMG. ONDAS DE N/NW PASSANDO SW/S
3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 090000 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 286/2011.

AVISO NR 295/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1430 HMG - SEG - 06/JUN/2011
AREA BRAVO A PARTIR DE 071200 HMG. ONDAS DE NE/N PASSANDO SW/S 3.0/4.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 091200 HMG.
ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 285/2011.

                                                                 1ºSG-EL AMARAL
                                                                 INSPETOR NAVAL

07 Jun 2011
Ciclone extra-tropical na costa sul

Um ciclone extra-tropical em desenvolvimento a mais de 600 milhas náuticas a sudeste de Porto Alegre vai complicar a navegação na costa sul do Brasil até quinta-feira. O gráfico do Grib com a previsão (veja ao lado) mostra ventos na costa gaúcha, de SW, de até 30 nós.
É interessante observar que o ciclone, com aproximadamente 1.200MN de diâmetro e com o centro a umas 600MN a sudeste da costa gaúcha, gera lá ventos do sudoeste. Ao mesmo tempo, estando a mais de 700MN ao sul do Cabo Frio RJ, gera por lá ventos do oeste/sudoeste.
Os símbolos no gráfico são chamados de "flechas". São como vetores, e representam a direção, o sentido e a velocidade do vento no local onde está a ponta da flecha. Cada "pena" da flecha são 10 nós. Uma pena curta são 5 nós. Observe que algumas flechas tem 4 penas longas, indicando portanto 40 nós de vento. O sentido do vento é das penas para a ponta da flecha. As áreas em azul, rosa e verde representam precipitação, chegando a 15mm/3h (cor verde).
Popa.com.br

07 Jun 2011
Fabricante de barcos de luxo deve se instalar em Joinville (SC)

De acordo com o jornal A Notícia, protocolo de intenções com o governo deverá ser assinado
A empresa norte-americana Brunswick, fabricante de barcos de luxo, como Sea Ray, Bayliner e outras, vai se instalar em Santa Catarina, provavelmente em Joinville.
A assinatura do protocolo de intenções ocorrerá ainda nesta quinzena com o governo estadual, que finaliza acerto sobre os incentivos. O secretário de Desenvolvimento da prefeitura de Joinville, Rodrigo Thomazi, receberá os executivos do grupo na próxima semana. São Francisco do Sul também quer atrair o empreendimento.
Fonte: PenseCarros

07 Jun 2011
Champanhe mais antigo do mundo é vendido a preço recorde

Uma garrafa de champanhe Veuve Clicquot, o mais antigo do mundo, foi leiloada nesta sexta-feira pelo preço recorde de 43.056 dólares.
A garrafa de 200 anos foi resgatada de um naufrágio ocorrido entre 1825 e 1830 e descoberto em julho passado, perto do arquipélago de Aaland, no sudoeste da Finlândia, região onde ocorreu o leilão.
"Esta é uma garrafa especial, porque este era o vinho da Madame Clicquot", disse à AFP Fabienne Moreau, um historiador da marca Veuve Clicquot, referindo-se a Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin, a mulher que dirigiu a empresa no século 19.
Uma garrafa de champanhe da casa agora extinta de Juglar, que foi recuperado do mesmo naufrágio, foi vendida por 24.000 euros no mesmo leilão.
Kapon disse à AFP depois do leilão que um comprador de Cingapura adquiriu as duas garrafas.
O leilão incluiu a venda de mais de 40 outras garrafas exclusivas dos porões de Veuve Clicquot, por mais de 1.000 euros cada.
Bjoen Haeggblom, porta-voz do governo Aland, disse que todo o lucro do leilão será revertido para causas beneficentes, incluindo o financiamento da arqueologia marinha e proteção ambiental da região.
De acordo com Acker Merral & Condit, o recorde anterior para um leilão de champanhe era de 2008, quando uma garrfa de 1959 Dom Perignon rose foi vendida por 40 mil dólares.
Contudo, o preço de venda do Veuve Clicquot ficou abaixo das expectativas. Em novembro de 2010, Juhlin disse à AFP que as garrafas poderiam ser vendidas à 100 mil euros cada.
Fone: AFP

06 Jun 2011
Greenpeace ataca navio petroleiro
Ambientalistas são presos depois de subir a bordo de navio de exploração de petróleo em protesto contra perfuração de uma empresa escocesa em águas profundas da Groenlândia
Manifestantes do Greenpeace ocuparam um navio de perfuração ao largo da Groenlândia na última segunda-feira (30). Dois integrantes da Ong ambientalista subiram em um barco britânico a cerca de 90 km da costa da Groenlândia. A marinha dinamarquesa interceptou o navio de protesto do Greenpeace, Esperanza, após os manifestantes ocuparem o navio de perfuração Leiv Eiriksson e consideram mover uma ação judicial contra a entidade.
A ação é em protesto contra uma segunda temporada de testes de perfuração pela empresa escocesa, Cairn Energy, na Groenlândia. No verão passado, quatro alpinistas do Greenpeace ocuparam um outro equipamento operado pela mesma empresa em uma plataforma mais frágil e ficaram expostos por cerca de 30 horas antes de serem forçados a desistir pelo mau tempo.
Fonte: 247; Foto: Reuters

02 Jun 2011
Arqueólogos americanos encontram âncora de navio pirata

Relíquia pesa uma tonelada e pertenceu ao navio do temido Barba Negra
Arqueólogos americanos encontraram no fundo do oceano Atlântico, nesta terça-feira (31), uma âncora que pertenceu a um navio pirata.
A relíquia, que pesa uma tonelada, pertenceu ao barco do temido pirata Barba Negra, que viveu há 300 anos, espalhando medo pelo mar do Caribe, assombrando embarcações que se aproximavam das colônias britânicas.
Os arqueólogos içaram a âncora que estava na costa do Estado da Carolina do Norte com um guindaste. O resto do navio deve ser recuperado nos próximos dois anos.
Fonte: R7

 

02 Jun 2011


MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE


AVISO DE MAU TEMPO


A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:

     
AVISO DE MAU TEMPO

Avisos de Mau Tempo
AVISO NR 263/2011
AVISO DE VENTO FORTE
EMITIDO ÀS 1530 HMG - QUA - 01/JUN/2011
ÁREAS ALFA E SUL OCEÂNICA AO SUL DE 30S E OESTE DE 035W A PARTIR DE 030600 HMG.
VENTO W/SW FORÇA 7 COM RAJADAS.
VÁLIDO ATÉ 041200 HMG.

AVISO NR 265/2011
AVISO DE MAR GROSSO/MUITO GROSSO
EMITIDO ÀS 1530 HMG - QUA - 01/JUN/2011
AREAS ALFA E SUL OCEÂNICA AO SUL DE 30S E OESTE DE 035W A PARTIR DE 031200 HMG.
ONDAS DE SW/SE NA AREA ALFA E W/SW NA AREA SUL OCEÂNICA 3.0/4.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 041200 HMG.

AVISO NR 267/2011
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1530 HMG - QUA - 01/JUN/2011
AREA ALFA A PARTIR DE 040200 HMG. ONDAS DE S/SE 2.5/3.0 METROS.
VÁLIDO ATÉ 041200 HMG.


                                                                 1ºSG-EL AMARAL
                                                                 INSPETOR NAVAL

Fonte: Marinha do Brasil; Gráfico do USGrib acrescentado pelo Popa.com.br

31 Mai 2011
Sem controle, dívida da vela causa lamentos e já põe 2016 em risco

Débito com Governo bate R$ 100 milhões, impede novos patrocínios e ameaça evolução do esporte, que deu 16 medalhas olímpicas ao país
Além de ver a iminente saída da classe Star da agenda olímpica no Rio-2016, a vela brasileira tem outro motivo ainda mais contundente para se preocupar: a Confederação Brasileira da modalidade acumula cerca de R$ 100 milhões em dívidas, especialmente com o Governo, e vem enfrentando dificuldades para angariar novos acordos de patrocínio.
Ex-presidente da entidade, o iatista Lars Grael, duas vezes medalhista de bronze em Olimpíadas, lamentou o cenário e resumiu o que tentou fazer há quatro anos.
- É um capítulo triste da vela brasileira. Um esporte com 16 medalhas olímpicas (seis de ouro) está com uma inadimplência permanente. Quando assumi, em 2007, constatei a dívida e fomos nos reunir. O valor era exorbitante, não havia meios para saná-lo. No dia seguinte, convocamos uma assembleia geral para começar as intervenções - disse.
Carlos Martins, atual mandatário da Confederação Brasileira de Vela, lembrou que o Comitê Olímpico Brasileiro está tentando equacionar o problema, para que exista autonomia em busca de investimentos. Mas a situação não é simples.
- Esse suporte é muito pouco, o COB tem interesses prioritários, é normal. E a Confederação de Vela está ligada às classes brasileiras. Principalmente as iniciais, como a Optimist, a Laser e a 420 - explicou Aldévio Leão, secretário da classe Optimist.
Embora já haja uma pré-definição da equipe que vai a Londres, no ano que vem, e o Brasil siga como um dos grandes favoritos, com Robert Scheidt, Torben Grael, Marcelo Ferreira e companhia, para as Olimpíadas de 2016 as novas gerações já estão correndo riscos.
Fonte: SporTV.com; Foto: Jorge Albrecht Filho

30 Mai 2011
Lancha abalroa embarcação naufragada e interrompe içamento

O içamento da embarcação Imagination, que naufragou na noite do último domingo no lago Paranoá, em Brasília, passará por reavaliação na manhã deste sábado, segundo o Corpo de Bombeiros. Na noite de sexta-feira, por volta das 23h, uma lancha desgovernada atingiu a proa da embarcação, que estava parcialmente emersa. O condutor da lancha, de acordo com os Bombeiros, apresentava sintomas de embriaguez e foi detido pela patrulha da Marinha e da Polícia Militar, que o levaram à Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações (DRPI).
Fonte: Agência Brasil

30 Mai 2011
Bombeiros conseguem levar à tona barco naufragado no DF

Proa da embarcação emergiu da água com a ajuda de balões infláveis.
Naufrágio no Lago Paranoá no último domingo deixou nove mortos.
A equipe dos bombeiros que tenta retirar o barco Imagination, que nauragou no último domingo no Lago Paranoá, em Brasília, conseguiu trazer o barco à tona na tarde desta sexta-feira (27). Por volta das 15h50, a proa do barco emergiu do lago.
O barco foi levado à superfície por meio de balões infláveis que foram amarrados em seu casco. A retirada completa da embarcação deve ainda demorar, segundo os bombeiros.
Cinco balões foram usados na operação para levar o barco à tona. Os bombeiros pretendem amarrar a proa do barco a um rebocador para levá-lo para a margem.
O acidente deixou nove mortes. O corpo da última vítima foi resgatado na noite desta quarta-feira. Mais de cem pessoas estavam no barco quando ele naufragou. Nota divulgada pela Marinha na segunda-feira passada informava que o barco tinha capacidade para 90 passageiros e 2 tripulantes.
O naufrágio aconteceu por volta das 21h do domingo. No momento do acidente era realizada no barco uma festa organizada por uma empresária, dona de um buffet. A irmã dela morreu no naufrágio.
Segundo o delegado Rogério Leite, da Polícia Fluvial de Brasília, mergulhadores encontraram uma rachadura em uma estrutura na parte de baixo do barco que auxilia na flutuação.
Na segunda, em depoimento à polícia, o piloto do barco, Airton Carvalho da Silva Maciel, disse que a embarcação estava inclinada para a esquerda quando deixou o cais. Ele afirmou que pediu aos passageiros para irem para o outro lado, “para compensar” a inclinação.
Fonte: G1; Foto: Rede Globo
Vídeo da embarcação no fundo do lago

27 Mai 2011
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan lideram na Holanda
Depois de quatro regatas disputadas, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan assumiram a primeira colocação na classe 470, na Delta Lloyd Regatta, à frente de outras 26 duplas. Na quarta-feira (25), as velejadoras do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, obtiveram dois excelentes resultados (2º e 3º) e ultrapassaram as compatriotas Martine Grael e Isabel Swan. A diferença de Fernanda e Ana para as segundas colocadas, as japonesas Yuka Yoshisako e Okuma Noriko, é de nove pontos.
Na mesma classe, só que entre os homens, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen mostraram grande poder de recuperação. A dupla, que na terça-feira (24) queimou a largada na primeira regata e acabou virando na segunda, obteve dois quintos lugares na quarta-feira e pulou da 56ª para a 28ª colocação na classificação geral, que conta com 68 duplas.
A outra dupla do Clube dos Jangadeiros que compete na Holanda, André “Bochecha” Fonseca e Marco Grael, mostrou mais uma vez uma regularidade impressionante, terminando o dia na décima colocação entre os 69 barcos que competem na classe 49er. Bochecha e Marco disputaram até o momento seis regatas.
Nesta quinta-feira (26), as regatas foram canceladas devido a intensidade do vento, que chegou a 35 nós.
A Delta Lloyd Regatta
Disputada de 24 a 29 de maio, em Medemblik, na Holanda, a competição é mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela da Federação Internacional de Vela (Isaf) e conta pontos para o ranking internacional de todas as classes olímpicas. Para acompanhar o dia a dia do evento, acesse deltalloydregatta.org.
Fonte: Clube dos Jangadeiros

27 Mai 2011
Reflutuação de embarcação que afundou em Brasília

Balões infláveis e barco rebocador devem trazer embarcação inteira de volta à superfície
A embarcação Imagination, na foto ao lado duas horas antes de naufragar no Lago Paranoá, em Brasília, no último domingo (22), deverá voltar à superfície ainda hoje.
Os balões foram amarrados por 15 mergulhadores do Corpo de Bombeiros na proa e no meio da embarcação de 15 toneladas, que está a 17 metros de profundidade, inclinada.
Uma corrente amarrada a um rebocador será presa no barco fazer com que ele se desprenda do fundo do rio. O passo seguinte é encher de ar os balões presos ao barco, com cilindros de ar comprimido. A intenção é estabilizar os pontos mais frágeis do barco para que volte inteiro à superfície.
Fonte: ÚltimoSegundo; Foto: Globo

26 Mai 2011
Chuvas revelam embarcação naufragada em Ilhabela

Os moradores da comunidade de Castelhanos, localizada a leste de Ilhabela, avistaram restos de naufrágio encalhado na praia depois da intensa chuva no domingo de Páscoa. As águas do córrego que desemboca no Canto da Lagoa levaram uma camada de areia, aprofundando em mais de um metro o trecho da praia fazendo aflorar a estrutura do casco de uma embarcação semelhante à de uma nau antiga.
Segundo os moradores mais antigos do arquipélago, esta embarcação já foi vista em diferentes épocas, mas o fato foi esquecido. A estrutura aparente do navio está em bom estado de conservação, porém ainda não se sabe se está inteira ou o que se vê é apenas parte dela. Uma parte da madeira tem marcas de fogo, mas não se pode afirmar que seja uma avaria devido à perfuração de bala de canhão, já que existem indícios de que moradores do local ou visitantes podem ter feito uma fogueira em cima da estrutura em outra aparição. Outra característica são as grandes pranchas de pinho de riga, uma madeira muito resistente, comumente usada na construção de naus, galeões e caravelas.
Ilhabela é muito conhecida pelas histórias de corsários e a Baía dos Castelhanos se tornou famosa por ter ficado marcada como o refúgio de piratas e ponto estratégico de navios negreiros que ainda traficavam escravos mesmo após a Abolição. Ainda não há evidências de que o navio encontrado tenha sido usado realmente por corsários uma vez que diversas embarcações, em diferentes períodos da história, transportavam escravos, bens de consumo, materiais de construção, madeira e itens de exportação, como açúcar e café.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela
Colaboração: Andreas Bernauer

26 Mai 2011
"Vale Brasil", o maior navio mineraleiro do mundo

A Vale realizou na terça-feira o primeiro carregamento do maior navio mineraleiro do mundo, o Vale Brasil. O carregamento aconteceu em Ponta da Madeira, em São Luís (MA), terminal privativo operado pela companhia. Foram carregadas 391 mil toneladas de minério de ferro, que terão como destino o porto de Dalian, na China.
O Vale Brasil é o primeiro de um lote de sete navios encomendados pela Vale ao estaleiro coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering. O investimento total é de US$ 748 milhões. O navio tem capacidade para 400 mil toneladas e 362 metros de comprimento (~1.206 pés), o que o faz o maior mineraleiro do mundo. A Vale também encomendou 12 navios com igual capacidade ao estaleiro chinês Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, num investimento total de US$ 1,6 bilhão.
Fonte: O GLobo

25 Mai 2011
Rei Juan Carlos dirá "adeus" às regatas em Setembro

A 17 de Setembro o monarca da casa real espanhola vai afastar-se da vela de alta competição, modalidade que pratica há largos anos. A partir daqui só irá velejar em passeio.
O rei Juan Carlos de Espanha irá deixar de praticar vela de alta competição. A "despedida" das regatas, segundo noticia a agência Efe, está agendada para 17 de Setembro deste ano, dia que encerra o Troféu Conde de Godó de Barcelona.
Quem avançou a notícia foi Josep Cusí, o armador do Bribón, a embarcação que ambos comandaram por mais de 40 anos.
"Isto não significa que iremos parar de navegar. Mas, sim, que vamos fazê-lo em barcos de menor dimensão, mais pacíficos. Na nossa idade há já um risco e uma exigência física acrescida em navegar num Transpac52", justificou Josep Cusí.
Fonte: Diária de Notícias

23 Mai 2011
Paul McCartney aproveita folga para velejar na Baía de Guanabara

Paul McCartney aproveitou esta segunda-feira, dia 23, para se divertir nas águas Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
O cantor de 68 anos velejou sozinho em um dos cartões postais da cidade maravilhosa, antes do segundo show que fará no Rio, às 21h30 de hoje, no estádio João Havelange, conhecido como Engenhão.
Neste domingo, dia 22, McCartney já se apresentou no local para um público de 45 mil pessoas.
Fonte: Band

20 Mai 2011
Velejadores do Clube dos Jangadeiros competem na Holanda

Depois de competir na Espanha (Trofeo Princesa Sofia) e na França (Semana Olímpica Francesa), as duplas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan (470), Fábio Pillar e Gustavo Thiesen (470) (foto) e André “Bochecha” Fonseca e Marco Grael (49er) embarcam essa semana para uma nova empreitada. O próximo compromisso dos velejadores do Clube dos Jangadeiros, que seguem em campanha olímpica para os Jogos de Londres, é a Delta Lloyd Regatta, de 24 a 29 de maio, em Medemblik, na Holanda. A competição é mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela da Federação Internacional de Vela (Isaf) e contará pontos para o ranking internacional de todas as classes olímpicas.
Fonte: Clube dos Jangadeiros

19 Mai 2011
Torre do farol da Barra é aberta à visitação em Salvador

Pela primeira vez, visitantes poderão conhecer maquinário ótico do século 19
Marco turístico e histórico da Bahia, a torre do farol da Barra, em Salvador, foi aberta à visitação pública pela primeira vez nesta quarta-feira (18).
Turistas e moradores poderão conhecer de perto a estrutura interna do farol de 313 anos, com destaque para o motor elétrico e o jogo de lentes de cristal francesas de 1890 que permite a visualização da luz do farol a até 60 km de distância.
A abertura da torre à visitação, segundo o comandante André Ferreira, responsável pelo serviço de sinalização náutica do Leste (Bahia e Sergipe), foi um “presente da Marinha para Salvador e para o povo baiano”. Até então visitas eram permitidas apenas ao forte que abriga o farol, que inclui o Museu Náutico da Bahia.
A estrutura passou por pequenas adaptações para receber o público, como a instalação de redes na parte externa da torre, de vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos e o oceano Atlântico.
O farol da Barra é um dos 212 em funcionamento hoje no Brasil, dos quais 207 são operados e mantidos pela Marinha. É aceso diariamente ao entardecer, emitindo luz até as primeiras horas do dia.
Cerca de 80 degraus levam até a torre da estrutura, de 22 metros de altura, o equivalente a um edifício de sete andares. O local pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 8h30 até o pôr-do-sol. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes e idosos).
Fonte: Ultimosegundo/iG; Foto: Thiago Guimarães/iG

19 Mai 2011
Cruzeiro Costa Sul chega hoje a Florianópolis

flotilha composta por 11 veleiros e 44 tripulantes chega a Florianópolis amanhã, encerrando a terceira edição do Cruzeiro Costa Sul.
Ontem os veleiros chegaram em Porto Belo e Caixa D’Aço, onde permanecem hoje e partem amanhã pela manhã com destino à Jurerê, subsede do Iate Clube de Santa Catarina (Veleiros da Ilha), distante apenas 25 milhas, algo como cinco horas de navegação.
Na sexta-feira dia 20, o Iate Clube através de seu Comodoro Carlos Roberto Bresolin oferecerá um jantar de encerramento aos participantes em sua sede em Florianópolis. Na oportunidade haverá ainda uma cerimônia de homenagem ao clube, feita pela ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro, que entregará uma placa agradecendo a colaboração e recepção no ICSC, além de uma palestra para os participantes do cruzeiro, associados e convidados do clube, com o objetivo de incentivar a vela de cruzeiro na região. Os veleiros participantes do III Costa Sul são: Jazz II, Deslise, Devaneio Rio, Ausgang, Lepesa I, X´Pa, Conero, MM2000, Kapiao, Big Lit e Arthi.
A viagem da flotilha pode ser acompanhada pelo site da ABVC em www.abvc.com.br que mantém uma área com o registro satelital da rota em tempo real.
Fonte: ABVC
Colaboração: Ricardo Amatucci

17 Mai 2011
Scheidt e Prada terminam com bronze em Garda

Robert Scheidt e Bruno Prada encerraram sua participação na Olympic Garda-Eurolimp 2011 com o terceiro lugar em Riva del Garda, na Itália. Neste domingo (15), a dupla brasileira da Star largou escapada na Medal Race, terminando a competição com 58 pontos perdidos.
Os campeões foram os suecos Fredrik Loof e Max Salminen, com 27. Ao contrário das outras provas que os brasileiros estão acostumados a disputar, os pontos da Medal Race, que reúne as dez tripulações mais bem colocadas na fase de classificação, são contados em dobro e não podem ser descartados.
O próximo compromisso dos velejadores, que seguem em campanha olímpica para os Jogos de Londres, em 2012, é a Delta Lloyd Regatta, de 24 a 29 de maio, em Medemblik, na Holanda. A competição é mais uma etapa da Copa do Mundo de Vela da Federação Internacional de Vela (Isaf), onde Scheidt e Prada lideram a classificação, com 53 pontos.
Fonte: Gazeta Press

16 Mai 2011
Viajantes nos EUA são aconselhados a não confiar em GPS
Viajantes no oeste dos Estados Unidos não devem confiar somente em tecnologias como o GPS para navegação, disseram autoridades após um casal canadense se perder no Nevada por 48 dias.
Albert Chretien, 59, e sua esposa Rita Chretien, 56, buscaram uma rota mais curta entre Boise, em Idaho, e Jackpot, no Nevada, durante uma viagem entre a Colúmbia Britânica e Las Vegas.
Rita Chretien bebeu água de um córrego e racionou escassos suprimentos até que caçadores a encontrassem nesta sexta-feira. Albert Chretien está desaparecido desde 22 de março, quando foi procurar ajuda. Os Chretiens mapearam sua rota em seu GPS de mão, um aparelho portátil conectado a satélites globais e usado para navegação.
Autoridades jurídicas e de equipes de buscas afirmaram que muitos viajantes estão deixando a tecnologia lhes transmitir um falso sentimento de segurança. "Algumas vezes você precisa deixar o GPS de lado e olhar pela janela", disse Howard Paul, veterano em buscas e resgates da Equipe de Buscas e Resgates do Colorado, organização voluntária que coordena as missões de busca no Estado.
Autoridades de locais remotos de Idaho, Nevada e Wyoming afirmam que os últimos dois anos apresentaram um crescimento no número de viajantes guiados por GPS saindo de estradas sinalizadas e asfaltadas que acabaram tendo problemas.
Tal crescimento fez com que o Parque Nacional de Death Valley, na Califórnia, alertasse em seu site que "a navegação por GPS para localizações remotas como o Death Valley são, conhecidamente, não confiáveis".
Fonte: Exame; Foto: OregonLive.com
Colaboração: Roberto Gruner
[Popa.com.br]: Conforme o site OregonLive.com, o motorista da van atalhou por estrada ruim à noite (foto) e perdeu tração em um barranco de estrada que aos poucos mostrou-se traiçoeira. Não foi informado ter havido falha no sistema GPS nem no aparelho. Deduz-se que o erro foi ter seguido por atalho indicado no mapa carregado no GPS, tendo o motorista assumido haver boas condições de tráfego. A falha parece ter sido superestimar ou não saber avaliar a informação obtida. Tanto os mapas digitais quanto os impressos não costumam indicar a condição das estradas. A propósito, as profundidades informadas nas cartas náuticas não se referem à profundidade real, mas à média das profundidades mínimas.
Saiba mais sobre o caso (em inglês)
Saiba mais sobre o Sistema GPS

11 Mai 2011
Barco que parou sobre prédio após tsunami é içado no Japão

Guindaste retirou a embarcação em Otsuchi, prefeitura de Iwate.
Algumas pessoas queriam que ele ficasse lá, para lembrar a catástrofe.
Militares japoneses observam guindaste que retira o barco Hamayuri do topo de prédio de dois andares nesta terça-feira (10) em Otsuchi, na prefeitura de Iwate. A embarcação foi parar sobre o edifício por conta do terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami de 11 de março.
Alguns setores queriam preservar o barco no local como um monumento em memória da tragédia, mas o governo local decidiu pelo contrário.
Fonte: G1; Fotos: AFP

10 Mai 2011
Em maleta branca, as caixas-pretas içadas do fundo do Atlântico rumam para Caiena

Uma maleta branca contendo as duas caixas-pretas lacradas do avião Airbus A330 do voo 447 da Air France foi transferida do navio lança-cabos ‘Ile de Sein’ para o navio-patrulha costeira ‘La Capricieuse’, da Marinha francesa, sábado, dia 7 de maio.
O navio-patrulha vai em direção ao porto de Caiena, na capital da Guiana, território além-mar da França. Acompanham a maleta: um oficial da Polícia Judiciária (OPJ), Alain Bouillard, investigador-chefe Escritório de Investigações e de Análises (BEA) da Aviação Civil da França, órgão responsável pela apuração das causas do acidente, e o coronel aviador da FAB Luís Cláudio Lupoli, designado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) como o “representante credenciado” junto as investigações técnicas e administrativas da tragédia que matou todas as 228 pessoas a bordo do A330.
‘La Capricieuse’ deverá chegar a Caiena, no máximo, até quarta-feira dia 11 de maio.
De lá a maleta será embarcada em avião com destino aeroporto Le Bourget, norte de Paris, onde fica a sede do BEA. A expectativa é de que as caixas-pretas estejam em Paris até quinta-feira, 11 de maio.
Será nos laboratórios do BEA, situados no subsolo do prédio, o momento determinante da investigação: verificar se as caixas-pretas estão em condições de “falar”.
Se os registros das caixas-pretas estiverem danificados, ainda haverá esperança: serão enviadas para o fabricante americano Honeywell, nos Estados Unidos. A tentativa de restauração dos dados pode levar semanas.
Os regates das peças do A330-203 realizados pelo robô-submarino Remora 6000, sob o comando de nove técnicos da americana Phoenix Internacional, continuam no mesmo ritmo.
Foram içados de 3900 metros no fundo do Oceano Atlântico para o convés do Ile de Sein uma das duas turbinas do avião e destroços do “avionics bay”, o conjunto de três computadores primários (PRIM) e dois secundários (SECR) da aeronave.
Fonte: Veja.com; Fotos: BEA

 

10 Mai 2011
Velejaço a Itapuã neste final de semana

No próximo final de semana, 14 e 15 de maio, será realizado o IIIº Velejaço para Itapuã, no Rio Guaíba. A previsão é de tempo bom, colaborando para o sucesso do velejaço, desta vez com churrasco de ovelha e lua cheia.
O evento conta com o empenho pessoal da arraigada velejadora Christina Tina  Silveiro, conhecida pelos seus tradicionais "veleTinaços", há vários anos reunindo velejadores da classe Cruzeiro em Itapuã, em Viamão RS.
A receita com as inscrições será investida na dragagem da foz do Arroio Estância (o arroio de Itapuã) no Guaíba.
Leia o Aviso do evento.
Popa.com.br

10 Mai 2011
Remando por 8 dias na Lagoa dos Patos
Oito dias de remo em caiaque para conquistar a Lagoa dos Patos. Foi assim que os professores Hiram Reis e Silva e Romeu Henrique Chala venceram em abril o desafio de cruzar a extensão de 265 quilômetros do maior manancial de água doce brasileiro, desde Porto Alegre até Rio Grande. Esta foi a segunda tentativa. A primeira, em 2009, precisou ser interrompida e o planejamento repensado diante das dificuldades da missão, com ventos de 70 km/h e ondas de um metro e meio de altura, acrescentando ingredientes de perigo ao que já é um desafio.
A dupla partiu da Capital no dia 10 abril, com plano de concluir a jornada no dia 16. Hiram, coronel reservista do Exército brasileiro, carregava na bagagem a experiência de duas travessias em rios da região Amazônica. Para ele, o segredo para encarar grandes aventuras está na capacidade de interação com o ambiente e, sobretudo, no condicionamento da mente. "Tem que ter preparo físico, sim, mas precisa muito mais preparo mental", ensina o professor.
Aos 60 anos, Hiram pode falar com segurança sobre o assunto. A formação militar atribuiu-lhe condição física invejável para um homem de sua idade, denunciada apenas pelo grisalho dos cabelos e pelo óculos, necessário para tarefas como a leitura. O braço forte para remar é o mesmo que instruiu militares do Exército brasileiro em táticas de sobrevivência na selva e operações especiais na Amazônia. Hoje, quando não estão praticando aventuras, as mãos do coronel riscam a lousa nas aulas de Matemática do Colégio Militar, na Capital.
Hiram explica que a diferença entre as travessias amazônicas e a conquista da Lagoa dos Patos está na condição da água. Enquanto os rios favorecem o deslocamento pela corrente, na Lagoa a posição do vento pode provocar ondas contra a lateral da embarcação. Numa dessas que o professor Romeu passou o maior susto da jornada. "Foi na sexta-feira, dia 15, perto da localidade de Ponta Rasa", lembra. A pequena embarcação de Romeu não resistiu à força dos ventos e virou três vezes. "Fiquei preso na saia do caiaque, com o corpo imerso na água. Precisei fazer muita força para sair da dificuldade. Confesso que tive medo de me afogar", conta o homem de 50 anos.
Para ele, no entanto, a oportunidade de compartilhar da experiência do "coronel" nas aventuras tem sabor de conquista e renovação. "Cada dia tem um aprendizado novo, sobre o ambiente e as pessoas que encontramos pelo caminho e sobre o respeito com a natureza", resume. Hiram acredita que os maiores legados de uma viagem de aventura estão nas lições que a natureza oferece e na possibilidade de interagir com pessoas nas comunidades por onde passa.
Finalmente, depois de superarem os golpes do clima e do tempo, com a ajuda de um barco de apoio para pernoites e refeições, os professores terminaram a viagem em 18 de abril, dois dias após o planejado, quando chegaram a Rio Grande.
Agora, os dois aventureiros já estão preparando a próxima missão: 1,7 mil quilômetros de remadas entre Porto Velho, capital de Rondônia, e Santarém, a "pérola dos Tapajós", encravada no solo do Médio Amazonas, no Pará. O desafio está marcado para começar no dia 22 de dezembro.
Mais detalhes sobre as aventuras na Amazônia e na Lagoa dos Patos podem ser encontradas no diário virtual de viagem no blog www.desafiandooriomar.blogspot.com, no website www.amazoniaenossaselva.com.br e no livro "Desafiando o Rio-Mar - descendo o Solimões", da EdiPUCRS.
Fonte: Correio do Povo; Foto: Hiram Reis e Silva

09 Mai 2011
Fênix náutico

Após histórica debandada dos associados da varanda do Veleiros do Sul, estima-se que ontem, domingo, mais de 400 pessoas almoçaram no mais tradicional clube náutico de Porto Alegre, em um dia nublado e com chuvisco.
Parabéns ao Comodoro Newton Aerts e à sua comodoria pelo sucesso na recuperação da longa calmaria, que agora já faz parte do passado do clube.
Neste domingo, custei a acreditar que estava na varanda do Veleiros do Sul, como nos bons tempos. Foi emocionante.
Danilo, Popa.com.br

09 Mai 2011
Classe Star e Match Race Feminino excluídos do Rio-2016

A classe mais vitoriosa da vela brasileira em Olimpíada está fora dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. O conselho da Federação Internacional de Vela (Isaf) se reuniu em São Petersburgo, na Rússia, para definir o cronograma das classes para a competição e excluiu a categoria do evento.
O resultado prejudicou o Brasil, que tem tradição na Star. Desde Seul, em 1988, o país tem sempre um velejador no pódio, com exceção de Barcelona, em1992. Nesse período, foram duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
"Já era esperada essa decisão. Foi política e não técnica. Tem muito lobby e interesses. É um pecado a Star ficar de fora da olimpíada do Rio de Janeiro. Nós temos um excelente retrospecto de medalha na Star", lamentou Torben Grael, maior medalhista do país nos Jogos.
Torben não conseguiu apontar uma classe que pode substituir a Star à altura no Brasil e exigiu atenção especial na renovação da vela.
"Talvez a classe 470 possa ser a referência agora, mas é muito difícil. É hora do COB apoiar a garotada para renovar a vela nacional."
A classe Star é a mais antiga do programa olímpico e está presente desde 1932. Na última edição dos Jogos, em Pequim, Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com a medalha de prata.
Torben Grael recebeu a notícia durante o Match Race Brasil 2011. O velejador comandou o Rio Yacht Club, de Niterói e a equipe dele e de Marcelo Ferreira foi eliminada na primeira fase da competição barco contra barco. O RYC tentava o tri do evento. O fato negativo pegou todos os participantes do Match Race de surpresa neste sábado, no Iate Clube do Rio de Janeiro. O evento reúne os principais nomes da modalidade no país.
"É lastimável pelo que a classe fez nos últimos anos. Os brasileiros sempre estão entre os primeiros do mundo na Star. Fica uma pequena esperança. Vou torcer agora para o COB reverter a decisão", completou Marcelo Ferreira, dono de três medalhas ao lado de Torben.
Outro que criticou a decisão da Isaf foi o campeão mundial de Star Alan Adler, que comanda o Marina da Glória (RJ) no Match Race Brasil.
"É uma pena já que todo velejador tenta chegar à Star e depois passa para desafios maiores como a vela de oceano. É uma perda para o esporte a saída da classe."
O superintendente da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Ricardo Baggio, não escondeu a insatisfação com a decisão divulgada neste sábado. O dirigente reforçou a necessidade de reunir os nomes da classe e tentar reverter a situação.
"Essa decisão tira a oportunidade dos ídolos do esporte brasileiro de competir em casa. Nós temos uma vantagem por ser o país sede e isso tem um peso muito forte. Agora é ter calma e esperar a volta do nosso representante na Isaf."
O Match Race Feminino, que participará pela primeira vez da Olimpíada no ano que vem, em Londres, também foi excluído do programa para 2016. As brasileiras, que estão em campanha para conquistar a vaga, participam do evento no Rio de Janeiro. Juliana Mota, Larissa Juk e Marina Jardim criticaram a posição da Isaf.
"Eu acho triste tirar antes de testar. Será um sucesso e as pessoas vão entender a vela mais facilmente. Pra mim é muito triste. Uma pena", ressaltou Marina, tripulante do Marina da Glória no Match Race Brasil.
As semifinais e finais do Match Race Brasil serão disputadas neste domingo a partir das 10h, na Baía de Guanabara. Marina da Glória (RJ) enfrenta o Búzios Vela Clube (RJ) em uma decisão. Na outra, a Marinha do Brasil (RJ) pega o Veleiros do Sul (RS). Os vencedores decidem o título e os perdedores o terceiro lugar.
Fonte: Final Sports

06 Mai 2011
França retira primeiro corpo de destroços de Airbus que caiu no mar

A França anunciou ontem (5) o resgate do primeiro corpo encontrado entre os destroços do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009. Os restos mortais de um dos passageiros foram levados a bordo do navio Ile de Sein no início desta manhã.
"Submerso durante quase dois anos, a uma profundidade de 3,9 mil metros, o corpo, ainda preso ao assento do avião, está deteriorado", diz um comunicado da direção-geral da Polícia Militar francesa.
A polícia francesa informou que o corpo, juntamente com as caixas-pretas do avião, será encaminhado, na próxima semana, a um laboratório de análise a fim de determinar a possibilidade de uma identificação por meio do DNA.
Segundo os especialistas, os corpos podem não resistir às mudanças de temperatura da água durante a retirada. Além disso, a fortíssima pressão da água a quase 4 quilômetros de profundidade mantém a estrutura corporal coesa na água.
Fonte: Agência Brasil

05 Mai 2011
Maior veleiro do mundo navegará ao Japão

O veleiro “Nadezhda”, da Universidade Naval de Nevelsky, na Rússia, partiu para o mar do Japão com o fim de verificar a situação da radiação depois do acidente na usina nuclear japonesa de Fukushima, provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março. A missão é patrocinada pela Sociedade Geográfica Russa, no mesmo programa executado pelo navio de pesquisa “Pavel Gordiyenko”, que está em missão no oceano Pacífico.
Especialistas a bordo do “Nadezhda” verificarão os níveis de radiação no ar e na água e seus possíveis efeitos sobre a fauna marinha em várias áreas do mar do Japão. Os resultados, somados aos que forem apurados pelos cientistas do “Pavel Gordiyenko”, ajudarão a fornecer um quadro mais preciso da situação após o acidente de Fukushima.
Fonte: Diário da Russia

04 Mai 2011
Veuve Clicot de 171 anos encontrado em navio vai a leilão por até R$ 235,5 mil

Uma das garrafas do champagne Veuve Clicquot, de 1840, encontrada em navio naufragado no mar Báltico irá a leilão no dia 3 de junho.
O preço da garrafa poderá atingir 100 mil euros (R$ 235,5 mil).
A bebida foi analisada por especialistas que afirmaram que o fato das garrafas terem permanecido tanto tempo embaixo d'água não afetou a qualidade da bebida, pois à temperature constante e os baixos níveis de luz dentro do navio impediram o vazamento das rolhas.
A arrecadação do leilão irá para causas beneficentes em iniciativas do governo da ilha Aland.
Fonte: Jornal do Brasil


04 Mai 2011

Marinha fará nova tentativa de venda do navio turco

Depois de duas tentativas de licitação sem êxito para venda do navio turco Düden, o Comando do 5º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, está partindo para uma terceira.
Dentro de 15 dias, deve ser lançado um novo edital, desta vez com lance mínimo no valor de R$ 650 mil. Nas duas tentativas anteriores, com lance mínimo de R$ 1,35 milhão, os interessados alegaram que o valor inicial estava muito alto, uma vez que ainda terão despesas com a retirada do navio.
A embarcação está atracada no Porto Novo de Rio Grande RS, desde 11 de dezembro de 2009, ocupando espaço destinado a plataformas de petróleo. Por isso, a intenção é resolver a questão do Düden neste mês. O vencedor da concorrência terá 20 dias úteis para tirar o navio do porto rio-grandino.
O Düden teve um incêndio em alto-mar, em 22 de novembro de 2009, a 260 quilômetros do Litoral Norte do RS, na altura de Tramandaí. Um tripulante morreu e 22 sobreviveram ao acidente. Além de fazer o resgate dos tripulantes, a Marinha encarregou-se do salvamento do navio, visando à segurança da navegação, uma vez que o armador não providenciou. Posteriormente, como o armador teve várias oportunidades de se manifestar sobre a destinação do navio e não o fez, foi feito processo de perdimento da embarcação que, desde o final de maio do ano passado, pertence à Marinha do Brasil.
Os recursos da venda seriam para pagamento das dívidas do armador com a Marinha, Praticagem da Barra, empresas de rebocadores de apoio portuário e Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). No entanto, essas dívidas já estão em quase R$ 2 milhões, e o lance mínimo é de R$ 650 mil. Se o navio for vendido por esse valor ou um pouco mais, não cobrirá as despesas, e as partes envolvidas ficarão no prejuízo.
Fonte: Jornal Agora; Foto: Marinha

03 Mai 2011
França envia navio-patrulha para escoltar a caixa-preta

’La Capricieuse’, navio-patrulha costeiro classe P400 da Marinha da França, deixou o porto de Caiena, em direção a zona do acidente do voo 447 da Air Fance no qual morreram as 228 pessoas a bordo do Airbus A330. O navio de guerra francês tem por missão buscar no navio lança-cabos ‘Ile de Sein’ e levar de volta a Caiena, a caixa-preta com os registros de 1 300 parâmetros do Airbus A330, acidentado na madrugada do 1 Junho de 2009. ‘La Capriosa’ realizará o percurso de ida em 5 ou 6 dias. Se até lá, a segunda caixa-preta com os registros de áudio da cabine de pilotagem do avião tiver sido encontrada e resgatada, será também transportada para Guiana Francesa onde embarcará em avião para Paris.
O Crash Survivable Memory, a unidade de memória encontrada ontem pelo veículo autônomo submersível Remora 6000 a 3 900 metros de profundidade no Oceano Atlântico, passa atualmente por um processo de dessalinização em banho de água potável. O Escritório de Investigações e de Análises (BEA) da Aviação Civil da França, órgão responsável pela apuração das causas do acidente, afirma que a caixa-preta será lacrada por agentes da Polícia Judiciária francesa (OPJ). Em seguida, serão colocadas sob custódia dos agentes da Gendarmaria do Transporte Aéreo (GTA) até ao aeroporto Le Bourget, norte de Paris, onde fica a sede do BEA.
Será nos laboratórios do BEA, e somente em presença dos investigadores franceses, de um oficial da OPJ e registrado por uma câmera de vídeo, o momento determinante da investigação: verificar se a caixas-pretas estão em condições de “falar”. Se tudo estiver bem, as informações poderão ser extraídas em menos de 20 minutos por um leitor. Mas Se os conteúdos das caixas-pretas estiverem danificados ainda haverá esperança. Elas serão enviadas para o fabricante americano Honeywell. A tentativa de restauração dos dados pode levar meses. Os dados do Flight Data Recorder (FDR, na sigla em inglês) encontrada ontem são considerados os mais importantes nas investigações sobre o acidente.
Fonte: veja.com
Artigo sobre caixas-pretas (em inglês)
Patente do "Crash Survivable Memory" (em inglês)

03 Mai 2011
Velejadora argentina de 66 anos atravessará o Atlântico sozinha

A velejadora argentina Aurora Canessa, de 66 anos, embarca nesta segunda-feira em uma travessia solitária pelo oceano Atlântico. Ela vai partir da ilha caribenha de St. Maarten com destino a Cascais, em Portugal.
A viagem terá 6.500 quilômetros e deve terminar em dois meses. "Estou emocionada e digo a mim mesma que na minha idade ainda podemos fazer muitas outras coisas", disse Canessa, por telefone, à BBCBrasil.
Canessa vivia coma pescadora em lancha nos anos 1980, na Argentina, quando se divorciou. Pouco tempo depois, em 1992, já com um pequeno veleiro, velejou até as Ilhas Malvinas (Falklands para os ingleses) com um grupo de profissionais.
Em 2005, ganhou uma competição no Rio da Prata, entre Argentina e Uruguai. "Estou fascinada com os desafios que enfrentei e com este novo que começa segunda-feira".
Ela conta que sua maior preocupação será como administrar o sono - especialmente durante a noite na travessia pelo oceano Atlântico. "Comprei um despertador, como os de cozinha, que vou colocar para despertar a cada vinte minutos", disse. Seu temor é com os cruzeiros e outros navios que podem aparecer no seu caminho na escuridão.
"Mas estou muito animada e me preparei bem para esta viagem", disse.
Jorge Amado
A velejadora leva no barco, chamado Shipping, legumes, frutas e verduras e algumas roupas. Ela fará uma escala em Bermudas e outra nas Ilhas Azores, onde o veleiro será revisado antes da parada final, no porto de Cascais.
"Não conheço Cascais, mas vi na internet e achei um lindo lugar para desembarcar nesta minha linda viagem", afirmou.
A esportista argentina é leitora de Jorge Amado e prefere samba ao tango. "O tango às vezes me gera baixo astral. Já o samba me provoca alegria o dia inteiro", disse.
Canessa está viajando com seu veleiro há mais de um ano. Partiu do Rio de Janeiro, com outros velejadores brasileiros, chegou até Fernando de Noronha, onde se encontrou com outros esportistas do ramo e dali partiu até a St. Maarteen.
"Com os brasileiros tem sempre muita caipirinha e feijoada. Foram meus amigos na viagem até aqui", disse.
Pelos seus cálculos, ela chegará no fim de junho em Cascais. "Até lá vou atualizar meu site todos os dias. Vou contar cada detalhe desta travessia que muitos como eu conhecemos dos livros, mas não da realidade. Vai ser um sonho realizado."
Ela contou que o outro desafio, logo após o fim da viagem poderá ser ainda mais difícil. "Reencontrar o grande amor que conheci há tão poucos dias. Mas se Deus quiser tudo vai dar certo".
Fonte: Terra; Fotos: Divulgação

02 Mai 2011
Deputado quer obrigar uso de colete a bordo de embarcação

O número de acidentes com embarcações na Amazônia Ocidental aumentou 47%.
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 421/11, do deputado federal Carlos Bezerra (PMDB-MT), que torna obrigatório o uso de colete salva-vidas pelos passageiros de embarcações que navegam em rios.
Nos últimos seis anos, o número de acidentes com embarcações na Amazônia Ocidental aumentou 47%, segundo a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. No total, foram 36 naufrágios e colisões registrados em 2005, contra 53 acidentes no ano passado.
Neste período, foram registrados 295 acidentes com cerca de 200 vítimas fatais, decorrentes principalmente dos naufrágios.
O naufrágio total ou parcial da embarcação por ‘perda de flutuabilidade’, aumentou 30% em seis anos. Em 2005, foram 15 registros contra 17 em 2010, mas com um pico de 33 naufrágios em 2009 e 31 em 2008, que causaram respectivamente 29 e 70 vítimas fatais.
Mesmo com o crescente número de acidentes, a quantidade de vítimas fatais caiu acentuadamente nos últimos três anos, passando de 90 registros em 2008 para oito em 2010, devido ao aumento da fiscalização.
Atualmente, as embarcações são obrigadas por norma fixada pela autoridade marítima a colocar um colete à disposição de cada passageiro. Para Bezerra, essa norma “é insuficiente para reduzir ao mínimo o risco de afogamentos em acidentes ou naufrágios”.
O deputado defende a obrigação de o passageiro vestir o colete e sustenta que o Congresso Nacional “deve e tem competência” para aprovar a lei.
Na avaliação do parlamentar, “diante de uma emergência, é muito difícil, mesmo para tripulantes experientes, orientar os passageiros e fazê-los colocar corretamente os coletes”.
Para ele, “o pequeno inconveniente provocado pelo uso do colete salva-vidas durante o trajeto é insignificante quando confrontado com os benefícios que podem advir do fato de os passageiros estarem em posição de poder preservar suas vidas em uma situação de emergência”.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Fonte: D24am
[Popa] Frequentemente chegam notícias de naufrágios na Amazônia. No ano passado foi mais de 1 acidente/semana, fora os não registrados (53 acidentes). Tudo indica que as causas sejam sempre as mesmas: superlotação e negligência. A medida pretendida é ao mesmo tempo risível e preocupante. Parece que a lógica é "se as embarcações naufragarem, não haverá problema já que os passageiros estarão usando coletes". Por outro lado, se 'a moda pegar', em se tratando de lei federal, atingirá todo o território nacional. E com a pretensão descabida de resolver um problema regional, basicamente de falta de fiscalização, e de uma lei sem sentido, o deputado vai complicar a vida de todos os navegantes brasileiros. Já à Marinha caberá autuar velejadores e lancheiros para fazer cumprir a lei.
Quem vai botar o guizo no gato? Quem vai convencer os passageiros da Amazônia a usarem coletes em barcos superlotados ou não?
Os passageiros deverão dormir nas redes usando colete? Usarão coletes em um calorão daqueles?
Quem vai ajustar o colete em cada passageiro, incluindo idosos, mulheres e crianças, na correria do embarque todos os dias? Quanto tempo durarão os coletes a bordo antes de serem roubados ou depredados? E a quem será repassado o ônus da reposição, no final das contas? Parece evidente que a lei não vai ser cumprida, nem lá, nem aqui.
Se o uso do colete passar a ser obrigatório na navegação fluvial, por que não também no mar, como nos navios de cruzeiro, à luz dos argumentos do Projeto de Lei? Conheça a íntegra do Projeto.
Se a lei for aprovada, tudo indica que será descumprida, principalmente na região-alvo do ilustre deputado.
Artigo principal do Projeto de Lei:
Art. 2º A Lei nº 9.537, de 1997, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo :
“Art. “6º-A. É obrigatório o uso de colete salva-vidas pelo passageiro de embarcação que esteja realizando navegação fluvial”. Acompanhe o trâmite do Projeto de Lei.

02 Mai 2011
Nova diretoria do Sava Clube foi empossada no sábado, em Porto Alegre

A posse da nova diretoria do SAVA Clube, de Porto Alegre, para o bienio 2011/2013, foi realizada dia 30 de abril de 2011, com coquetel após a cerimônia.
Foram eleitos:
Presidente
ADEMIR DE SOUZA PIRES
Vice-presidente
CARLOS HERTER CABRAL
Titulares do Conselho de Justiça
LUIZ ALBERTO PIMENTA GRASSI
JORGE UMBERTO BERIA
JULIANO KLING BONOTTO
Suplentes:
MARIO LIMA E SILVA
EDISON GOMES MACHADO JR
CELSO AFONSO NEBEL LEMOS
Titulares do Conselho Fiscal
ROGERIO F. SANCHOTENE
EDSON MOTA MENDONÇA
JOSÉ FERNANDO ORTIZ DOS SANTOS
Suplentes :
JACSON EUZÉBIO LUMERTZ
EDUARDO D’AVILA LEAL
DÉCIO VENTURI

1º Mai 2011
Noivado a bordo

A lancha América nos levou até o Veleiro Cisne Branco, que ficou ancorado depois dos recifes, em Porto Seguro. Para irmos a bordo do navio tivemos que usar um bote salva vidas e foi uma aventura incrível. Fomos recebidos pelo Imediato e o Capitão-de-mar-e-guerra Renato Batista de Melo ao som de apito. Tivemos um tour pelo navio acompanhados pelo responsável das Relações Públicas do navio. Há três anos atrás, escrevi a poesia Peixe Voador, dedicada ao Cisne Branco e nela inspiro todos a navegar no voo dos sonhos. Quando conheci Sérgio Júnior contei a ele meu sonho e imediatamente ele embarcou neste sonho comigo. Quando Sérgio Júnior tirou as alianças meu coração bateu muito forte e eu me senti voando por cima de um mar de felicidade e amor. Ao chegarmos no salão Praça das Armas, a Orquestra Sinfônica da Marinha do Brasil estava tocando e foi de frente a ela que Sérgio Rehder Júnior pediu a minha mão em casamento e trocamos as alianças. A orquestra me acompanhou na música Água de Beber, na qual a letra motiva a todos a abrir o coração e amar sem medo. Sérgio Rehder Júnior, te amo sem medo! Estou muito feliz ao teu lado.
Priscilla de Lima.
Fonte: Tribuna da Costa

Notícias anteriores