Notícias do Popa

26 Fev 2012
Governo esconde naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida

Acidente ocorreu em dezembro e foi mantido em sigilo para evitar repercussão internacional
Uma chata (embarcação de fundo chato usada para transporte de carga) rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível.
Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel.
O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Minas e Energia e Defesa. Não houve vítimas no acidente.
O Brasil é signatário de tratados de preservação ambiental na Antártida e, portanto, se comprometeu a não poluir o continente.
Sem divulgação oficial por parte do governo, chega na próxima semana à Baía do Almirantado, onde a chata foi a pique, os navios de socorro Felinto Perry, da frota da Marinha, e Gulmar Atlantis, contratado pela Petrobrás. O Felinto Perry é especializado em resgate de submarinos, além de outras operações complexas.
Mergulhadores da Petrobrás, treinados para atuar em acidentes que envolvem vazamentos nas estruturas de exploração e produção de petróleo, participarão da tentativa de resgate.
O planejamento prevê o içamento da chata por boias e guindaste, para que o gasoil artic (combustível anticongelante produzido pela Petrobrás para a ação brasileira na Antártida) possa ser retirado do meio ambiente antes que comece a vazar.
É uma operação considerada de risco, por causa do clima inóspito da região.
Clima. A chata afundou em consequência do mau tempo. Estava sendo rebocada para a terra por quatro embarcações pequenas quando, possivelmente por causa do vento forte e do mar agitado, ela naufragou. Não havia marinheiros a bordo, pois a chata não tem tripulação.
Flutuante sem motor ou qualquer outro tipo de propulsão própria, a embarcação só navega a reboque. Sua função é cargueira. A que naufragou na Antártica tinha fundo reforçado e paredes duplas, para dificultar os vazamentos de óleo.
A chata servia à Estação Antártica. Cabia a ela transportar para a terra os combustíveis líquidos trazidos pela Marinha para o abastecimento da base. O gasoil artic permanece armazenado em 17 tanques.
Por ano, a estação consome 320 mil litros de óleo, empregados em geração de energia e aquecimento interno e da água, indispensáveis em ambientes cuja temperatura pode ficar abaixo de -30°C.
Na estação vivem 15 militares da Marinha, 15 funcionários civis do Arsenal de Marinha (para manutenção, reparos e emergências) e, em sistema de rodízio, 30 pesquisadores (biólogos, biofísicos, geólogos, oceanógrafos e químicos, entre outros) de universidades e instituições científicas brasileiras.
Espera
O resgate da chata não tem data marcada. Dependerá das condições climáticas. Há uma semana, nevascas cobriram com uma camada de pelo menos 1 metro de altura solo da enseada da Ilha Rei George, sede da base nacional. Os ventos superiores a 100 quilômetros por hora impediram os cientistas de realizar trabalhos de campos. Tiveram de ficar confinados.
Depois disso, o tempo melhorou, com o surgimento do Sol. Antes negativas, as temperaturas chegaram a 5°C. Como o verão está no final, são esperadas para breve quedas bruscas nas temperaturas e tempestades de neve. Daí a necessidade de o resgate ser feito o mais rapidamente possível, para que ocorra em condições de segurança.
Alívio
As observações feitas após o naufrágio por um robô de inspeção submarina mostraram que o diesel não vazou, para alívio dos profissionais da estação e do governo brasileiro, preocupado com a repercussão internacional que um derramamento de poluentes na Antártida pode representar.
Conhecido como Protocolo de Madri, o Tratado da Antártica para Proteção ao Meio Ambiente, em vigor desde 1998, torna o continente reserva natural destinada à ciência. O tratado proíbe até o ano de 2047 a exploração econômica dos recursos minerais e regulamenta e controla a presença humana no local.
O artigo 3.º do protocolo estabelece que as atividades na Antártida sejam “organizadas e executadas com base em informações suficientes que permitam avaliações prévias e uma apreciação fundamentada de seu possível impacto no meio ambiente antártico e dos ecossistemas dependentes e associados”.
Caso o diesel vaze, o acidente com a chata poderá ser interpretado pela comunidade internacional como um desrespeito ao protocolo, por falta de planejamento e pelo uso de processo tido como obsoleto.
Para os cientistas, um sistema de dutos – que não foi implantado na base brasileira – seria o ideal para transportar combustível entre as embarcações e os tanques.
O artigo também estabelece que deverão ser evitados impactos negativos sobre a qualidade do ar e da água; modificações significativas no meio ambiente atmosférico, terrestre, glacial e marinho; riscos para as espécies animais e vegetais; e degradação de áreas com especial significado biológico, científico, histórico, estético ou natural.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Colaboração: Mario Ramos, Grupo [POPACOMBR]

26 Fev 2012
Militares somem após incêndio em base da Marinha na Antártida

A Marinha do Brasil procura por desaparecidos na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Antártica
A Marinha do Brasil informou neste sábado que ocorreu um incêndio na casa de máquinas, local onde ficam os geradores de energia, da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Antártida, por volta das 2h. Os militares responsáveis pela manutenção e operação da estação trabalhavam no combate ao incêndio. Um militar ficou ferido e dois estão desaparecidos.
O militar ferido foi transferido para a estação polonesa de Arctowski para receber os primeiros socorros e, posteriormente, para a base chilena Eduardo Frei, sendo seu quadro de saúde estável. Os 30 pesquisadores, um alpinista que presta apoio às atividades de pesquisa e um representante do Ministério do Meio Ambiente que estavam na estação no momento do acidente, foram transferidos de helicóptero também para a base Eduardo Frei, de onde partirão em aeronave da Força Aérea Argentina para a cidade de Punta Arenas, no Chile.
Permanecem na EACF, além do Grupo-Base, 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O Navio-Polar Almirante Maximiano partiu de Punta Arenas em direção à estação para prestar o apoio necessário. Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da estação Arctowski estavam nas imediações da base brasileira, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros prestavam apoio. Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.
A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou à disposição uma aeronave, que seguirá para Punta Arenas, para resgatar os militares que continuam no local. Segundo a Marinha, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar as causas do incidente.
Com informações do Jornal do Brasil e da Agência Brasil.
Fonte: Terra; Foto: AFP
Colaboração: Paulo Silveira, Grupo [POPACOMBR]
Vídeo

24 Fev 2012
Promotoria na Itália aponta falha de capitão e de executivos em naufrágio

O capitão do navio Costa Concórdia, que naufragou no mês passado na costa italiana matando pelo menos 25 pessoas, cometeu uma série de erros que foram agravados por falhas em terra dos operadores da embarcação, segundo documentos da promotoria. O capitão Francesco Schettino está sendo acusado de provocar o acidente por aproximar demais o navio da ilha de Giglio, onde colidiu com uma rocha que rasgou o seu casco, causando uma inundação da casa das máquinas.
Ele está sendo formalmente investigado sob as acusações de homicídio e de negligência, por ter abandonado o navio antes que fosse concluída a retirada de todos os seus 4,2 mil ocupantes. Na quinta-feira, os promotores acrescentaram duas novas acusações a Schettino, por ter abandonado passageiros incapacitados e deixado de prestar informações às autoridades marítimas.
As autoridades confirmaram que os exames toxicológicos feitos no comandante deram resultado negativo. O imediato Ciro Ambrosio e sete outros oficiais do navio e executivos da empresa Costa Cruzeiros também estão sendo investigados. As audiências de instrução do processo, incluindo uma investigação da "caixa-preta" do navio, estão previstas para começarem em 3 de março.
Oito novos corpos foram encontrados dentro do navio submerso na quarta-feira, e ainda há sete desaparecidos. Schettino é acusado de ter levado o navio até perto demais da ilha para saudar seus moradores, mas os promotores apontaram vários outros erros.
Em documentos apresentados na quarta-feira para informar Schettino sobre a investigação, os promotores afirmaram que o capitão desacelerou a embarcação enquanto jantava, e depois aumentou a velocidade para 16 nós para recuperar o tempo, apesar de estar em águas rasas demais. Eles disseram também que suas cartas náuticas eram inadequadas, pois não revelavam detalhes como a rocha que atingiu o casco, e que havia gente demais na ponte de comando na hora do acidente, incluindo Domnica Cermotan, amiga de Schettino. Isso, segundo os promotores "gerou confusão e distração para o capitão".
O documento afirma ainda que o capitão deixou de realizar as manobras adequadas para evitar a colisão, não ativou os procedimentos para vedar o navio, demorou demais para acionar o alarme geral e ordenar a evacuação, e eximiu-se de orientar a tripulação durante a operação. Já a unidade de crise da Costa Cruzeiros foi acusada de manter-se "culposamente alheia à real situação a bordo" e de não verificar adequadamente as informações passadas por Schettino.
Essa unidade, segundo o relatório, se ateve a "aspectos burocráticos (...) e às perspectivas futuras de reparo do navio". Além da investigação oficial, a Costa e a sua empresa controladora, a Carnival Corp., estão sujeitas a várias ações cíveis de sobreviventes e parentes das vítimas.
Fonte: Terra; Foto: AP (Bombeiros gesticulam para avisar sobre um corpo retirado do navio Costa Concordia)

23 Fev 2012
Explosão em barco deixa dois feridos na Ilha do Mel

Um homem, de 35 anos, e uma menina, de 9, ficaram feridos por volta das 11h30 desta terça-feira (21), próximo ao Terminal de Embarque da Ilha do Mel, após a explosão do barco com seis pessoas a bordo. Os dois feridos foram resgatados pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Secretaria da Segurança Pública e encaminhados ao Hospital Regional de Paranaguá.
Segundo pessoas que estavam próximas ao local, o acidente teria acontecido durante o abastecimento da embarcação. A criança teve queimaduras em 9% do corpo, e o homem, em 15%. “Estávamos realizando patrulhamento de rotina na orla marítima, quando fomos acionados pelo Corpo de Bombeiros de Pontal do Sul, para fazer o resgate na Ilha do Mel. Os dois feridos foram transportados até o hospital de Paranaguá, em apenas cinco minutos”, contou o capitão do (Gaer), Wiliam Fávero.
O helicóptero utilizado no trabalho da Operação Verão permite o transporte do paciente com maca, acompanhado de materiais de primeiros socorros. O Graer mantém um médico plantonista a bordo da aeronave para atendimentos. “No local não havia médico e a presença do profissional na aeronave auxiliou no atendimento imediato aos feridos”.
Fávero acredita que o uso da aeronave na remoção dos feridos até o hospital em Paranaguá diminuiu os riscos de complicações do quadro de saúde. “O encaminhamento aconteceu em apenas cinco minutos. Caso os feridos fossem levados por uma ambulância, o deslocamento até o hospital seria de uma hora, por conta do congestionamento nas rodovias”. O hospital informou que os dois feridos estão internados em observação e não correm risco de morte.
Fonte: Ag Notícias do Estado do Paraná

23 Fev 2012
Degelo súbito do rio Danúbio afunda centenas de barcos

Blocos de gelo à deriva no rio Danúbio, depois de um súbito degelo neste fim-de-semana, esmagaram e afundaram nesta segunda-feira centenas de barcos na região de Belgrado.
As temperaturas na Sérvia aumentaram de -20ºC na semana passada para 10ºC este domingo. O degelo levou ao desprendimento de blocos de gelo, alguns com um metro de espessura.
“Centenas de barcos e de pequenas embarcações ficaram danificados e afundaram-se”, disse um responsável da Agência das Águas de Belgrado, Zoran Matic. “Três quebra-gelos estão a trabalhar para despedaçar o gelo e assim reduzir a pressão nas pequenas embarcações”, acrescentou.
Testemunhas ouvidas pela AFP contam que a situação é mais grave na zona de Zemun, nos arredores de Belgrado, onde vários pequenos barcos ancorados, pertencendo a particulares, ficaram destruídos. Mihailo Svilaric, proprietário de um barco na Marina de Kapetanija, naquela localidade, tenta recuperar o que pode. “Estamos a tentar resgatar no rio tudo aquilo que podemos. Poucos dos cem barcos da marina ainda estão intactos”, disse à Reuters.
“Os blocos de gelo avançavam tão rapidamente que não podíamos fazer nada”, disse Dragan Jovanovic, outro proprietário. “Os prejuízos serão da ordem dos milhares de euros.”
No início de Fevereiro, no pico da vaga de frio que atingiu a Europa e que matou 20 pessoas na Sérvia, uma extensão com centenas de quilómetros do Danúbio ficou coberta de blocos de gelo que paralisaram totalmente a circulação na principal via navegável da Europa.
As autoridades sérvias usaram quebra-gelos nos rios Danúbio, Sava e Tisa. Mas o gelo formou-se tão rapidamente que, a 8 de Fevereiro, a circulação foi suspensa.
Os economistas estimam que a vaga de frio possa custar à Sérvia cerca de 500 milhões de euros.
Fonte: Público, Pt; Foto homem sobre o Danúbio: Marko Djurica/Reuters; Foto veleiro: arquivo (recebida pela Internet, autor desconhecido)

23 Fev 2012
Marinha do Brasil realiza exercício para treinamento

Com o objetivo de treinar um grupo operativo, e avaliar seu desempenho na execução de uma missão de abordagem e atuação sobre qualquer tipo de plataforma sob suspeita, a Marinha do Brasil realizou no início de fevereiro um exercício de Incidente de Proteção Marítima (IPM), realizado nas proximidades da Ilha Rasa, estado do Rio de Janeiro. Durante a operação, um destacamento de Mergulhadores de Combate foi infiltrado no local com a utilização de um helicóptero UH-14 Super Puma e uma lancha de ação rápida do tipo Hurricane. A Base Naval do Rio de Janeiro ofereceu apoio ao treinamento e a aeronave utilizada.
O cenário tático criado para realizar o exercício consistiu no seqüestro ficticio de um navio mercante estrangeiro, simulado pelo navio de desembarque de carros de combate “Almirante Sabóia”. Na ação, um grupo terrorista, que buscava chamar a atenção da comunidade internacional sobre a ocupação de seus país, ameaçava detonar um artefato explosivo a bordo, caso as tropas e meios de ação destas não fossem retirados imediatamente.
Inicialmente, a infiltração do Grupo Especial de Retomada e Resgate dos Mergulhadores de Combate (GERRMeC) foi realizada por militares que subiram pelo costado do navio em movimento a partir da lancha. Posteriormente, outra equipe a bordo do helicóptero UH-14 desembarcou no navio por meio da técnica de “FastRope”. Marcando o sucesso da operação, o “navio mercante” foi libertado e os “sequestradores” presos.
A Corveta “Barroso” (V-34) participou como unidade de superfície de apoio de fogo, permanecendo de prontidão para empregar, simuladamente, seu armamento caso fosse necessário a neutralização do navio.
O exercício foi proveitoso em diversos aspectos e constituiu-se uma oportunidade de familiarizar os meios da esquadra com os documentos que regulam o assunto, inclusive a legislação internacional. O Grupamento de Mergulhadores de Combate pôde aprimorar o adestramento de suas equipes em retomada de plataformas, em uma situação bem próxima da realidade. Toda a ação foi acompanhada de perto pelos aspirantes da Escola Naval, embarcados nos navios envolvidos na Operação Aspirantex 2012.
Fonte: Tecnologia e Defesa; Foto: Marinha do Brasil

23 Fev 2012
Velejadores profissionais também enjoam

Equipes da VOR sofrem com mar agitado e vagas de cinco metros
Ondas de 5 metros, ventos de 20 nós, navegação à bolina. Este é o cenário no mar do sul da China, onde as seis equipas da frota da Volvo Ocean Race a velejar na 4ª etapa da rota à volta do mundo. Vários velejadores estão a enjoar neste primeiro dia de navegação, até porque os veleiros de 70 pés estão a saltar de uma onda para outra, com impactos de tal ordem que é quase impossível manter os pés no convés ou as mãos no leme.
"As condições são brutais. As ondas com mais de 5 metros são muito acentuadas e o veleiro quase voa da crista até o cavado da vaga. Estamos a registar velocidades de 20 nós (36 km7h), apenas com a vela grande rizada e uma vela na proa.", reportou o tripulante Nick Dana, do veleiro Abu Dhabi em 3º lugar, à frente dos espanhóis do Team Telefónica, líder na classificação geral.
No interior da cabine, a cena é semelhante a uma área de guerra, com vários velejadores enjoados e os demais a tentar não enjoar também. "Hoje, pela primeira vez na vida, senti um início de enjoo. Felizmente, consegui manter o almoço liofilizado - galinha assada e purê de batata - no estômago, por ora.", disse o skipper Ian Wlaker, bicampeão olímpico.
O agitado estado do mar é o que restou do mau tempo dos últimos dias no mar do sul da China, que obrigou até os organizadores a adiarem a largada no Domingo. A frota partiu na segunda-feira de madrugada quando os ventos já tinham amainado um pouco - para os 20 nós (36 km/h) - e seguem agora rumo ao estreito de Luzon, entre as Filipinas e Taiwan, numa navegação à bolina que deve durar ainda vários dias. Só hoje ao final do dias, os tripulantes tiveram tempo para dormir um pouco, mas com os solavancos do barco, mal se pode dizer que realmente descansaram.
Em primeiro lugar, seguem os franceses do Groupama, com uma vantagem mínima de 1,3 milhas sobre a equipa do CAMPER/ETNZ, que aproveitou para ganhar algumas posições depois da largada em ordem de classificação. "Partimos 13 minutos depois do Team Telefónica e isto nos deu a oportunidade de evitar umas áreas de calmaria ao largo de Sanya.", disse o skipper Chirs Nicholson. Já os americanos do PUMA, que iniciaram a rota 39 minutos depois, encontram-se em último lugar com um défice de mais de 20 milhas, enquanto o Team Sanya optou por uma rota mais a sul e está em 5º lugar.
Fonte: Nysse Arruda

23 Fev 2012
Hidrovias gaúchas recebem R$ 270 milhões
A assinatura de um termo de cooperação nesta quinta-feira em Porto Alegre deu a largada para o início de uma série de investimentos calculados em R$ 270 milhões para a modernização da hidrovia Uruguai-Brasil.
Um total de R$ 34 milhões estão previstos para a recuperação do parque de máquinas da SPH, a dragagem, a sinalização e o balizamento dos rios Jacuí, Taquari, Gravataí, Sinos, Caí, Guaíba, Lagoa dos Patos, Lagoa Mirim e Rio Jaguarão.
A medida permitirá a navegação noturna ao longo de todo o trajeto hidroviário até 2013. Atualmente, por questões de segurança, determinados tipos de cargas só podem percorrer a rota durante o dia. Com isso, a capacidade passará dos atuais 6 milhões de toneladas para 17,5 milhões ao ano em 2017. As dragas não serão mais da SPH, mas sim das hidrovias gaúchas, seja na parte que até ontem era administrada pelo governo federal, ou no que era de responsabilidade do Estado.
A reestruturação ainda prevê a construção de terminais de contêineres em Estrela, Porto Alegre e Rio Grande, dedicados à navegação interior. Novos terminais devem surgir ao longo da hidrovia.
Os investimentos em melhorias na hidrovia gaúcha abrirão os caminhos para o transporte de passageiros no trajeto, além de aumentar a competitividade logística nos setores produtivos.
Entre os retornos de curto prazo, 100% do Parque de Dragagem da SPH estará reformado e operando em toda a malha hidroviária do Rio Grande do Sul até o final do ano.
Colaboração: Roberto Gruner

23 Fev 2012
Espanha envia aviões aos EUA para buscar tesouro

A Espanha vai enviar à Flórida, nos Estados Unidos, aviões militares de transporte para recuperar 17 toneladas de tesouros que exploradores norte-americanos encontraram em 2007 num navio espanhol afundado próximo a Portugal. Os mergulhadores perderam na Justiça dos Estados Unidos o direito de ficar com a carga.
A Guarda Civil espanhola afirmou nesta segunda-feira que seus agentes vão deixar a Espanha dentro de algumas horas para recuperar o tesouro estimado em 380 milhões de euros (US$ 504 milhões). Dois aviões Hércules transportarão a carga.
A Justiça federal norte-americana dos exigiu que a companhia Odyssey Marine Exploration libere o acesso das autoridades espanholas às moedas de prata e a outros artefatos do navio, a partir de terça-feira. Os espanhóis argumentaram com sucesso que nunca abriram mão da propriedade da embarcação ou de seus conteúdos.
As informações são da Associated Press.

11 Fev 2012
Canadenses sobrevivem após terem veleiro destruído no Pacífico

Ao aproximar-se, navio que prestou socorro fez o veleiro naufragar
West James, 9 anos, mostra bilhete escrito "Sobrevivi a um perigoso resgate" ao pai, Bradley, em Honolulu
Dois homens e um menino foram resgatados nesta quinta-feira, no Oceano Pacífico, depois que o barco onde eles velejavam foi destruído. Primeiro, a embarcação dos canadenses teve o mastro quebrado por fortes ventos, e depois ela foi destruída quando um navio se aproximou para ajudá-los. Bradley James, 32 anos, o filho dele, West James, 9 anos, e o irmão de Bradley, Mitchell James, 29 anos, tentavam ir de barco de Puerto Vallarta, no México, até o Havaí.
O trio enfrentou várias tempestades durante a viagem, mas na terça-feira, a mais de 480 km do Havaí, o mastro da embarcação quebrou e o motor foi superaquecido pela agitação das águas. Segundo a agência AP, eles tentaram construir uma jangada improvisada, mas ela não funcionou.
Após pedirem socorro à Guarda Costeira, o navio de carga Horizon Reliance foi desviado para ajudar o grupo. "Eles estavam à deriva, sem esperança de sobrevivência", disse o capitão, James Kelleher. "As condições estavam ruins e piorando. Nós mudamos de rota e imediatamente nos apressamos a toda velocidade em direção a eles", afirmou Kelleher.
Mas a aproximação do navio de mais de 270 m de comprimento virou o barco, destruindo-o. "Nós vamos afundar, vamos morrer", dizia o pequeno West. O pai dele contou que precisou acalmá-lo durante as duas horas em que ficaram na água, antes de subirem no Horizon Reliance.
Os três canadenses chegaram a Honolulu nesta quinta-feira. "Se uma coisa dá errado, parece que fica pior e pior, e foi isso que aconteceu", disse Mitchell James ao jornal Hawaii News Now. "Eles estão bem, e gostaram muito de comer uma refeição quente", afirmou o capitão Kelleher. A empresa dona do navio prometeu hospedar o grupo em um hotel na cidade.
Fonte: Terra; Foto: AP

09 Fev 2012
Isabel Swan cai do barco e perde outra na luta para ir a Londres
Ex-parceira, Fernanda Oliveira triunfa ao lado de Ana Luiza Barbachan
Em uma cena nada comum na vela, a medalhista olímpica Isabel Swan caiu do barco nesta quarta-feira, na Semana Brasileira de Vela, em Búzios. O evento faz parte da seletiva que decide as vagas do país nas Olimpíadas de Londres/2012.
A queda fez com que Isabel e sua parceira, Martine Grael, fossem derrotadas pela quinta vez em cinco regatas por Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan. Fernanda é ex-parceira de Isabel - juntas, as duas conquistaram a medalha de bronze na classe 470 em Pequim/2008.
A briga pela vaga da 470 parece caminhar para um empate. Isabel e Martine venceram a primeira etapa, no Mundial de Perth, na Austrália, mas Fernanda e Ana Luiza lideram em Búzios, com cinco pontos perdidos a menos que as rivais depois de cinco regatas disputadas.
Caso Fernanda e Ana Luiza confirmem o triunfo em Búzios, a decisão será em uma terceira etapa: o Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca (Espanha), no mês de março.
Fonte: Globo Esporte; Foto: Márcio Rodrigues/mpix

09 Fev 2012
Refeno em outubro
Devido a problemas com mau tempo, prova mais tradicional da temporada será adiada em 2012
O Cabanga Iate Clube apresentou, nesta terça-feira, o calendário para a temporada 2012 da vela pernambucana. Entre as principais novidades está o adiamento da data da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), tradicionalmente realizada no final de setembro, mas que, este ano, acontecerá no dia 13 de outubro.
“Em 2010, houve dificuldades com o clima. O mar estava muito bravo e os ventos fortes. Foi muito difícil. Tivemos que atuar em alerta máximo o tempo todo. No ano passado, até a véspera da competição, os ventos também estavam bem atípicos. Este ano, então, não queremos correr esse mesmo risco”, disse o comodoro do Cabanga, Carlos Henrique Dantas.
Fonte: Do JC Online

08 Fev 2012
Empresa dona do navio Concordia abre concorrência para remoção dos destroços
A companhia Costa Crociere, proprietária do navio Concórdia, que naufragou a 13 de janeiro perto da ilha italiana de Giglio, anunciou ter lançado concorrência internacional para a remoção dos destroços do navio.
"A Costa Crociere lançou um concurso, pedindo a 10 empresas de todo o mundo para apresentarem um plano operacional para a remoção dos destroços do Costa Concordia", indica um comunicado divulgado na quinta-feira à noite.
"O pedido foi dirigido às empresas consideradas como as mais importantes e mais experientes, capazes de efetuarem a operação no menor tempo possível e garantindo a máxima segurança e as consequências mínimas sobre o meio ambiente", adianta o comunicado, que refere 10 empresas de vários países, do Japão aos Estados Unidos.
A Costa Crociere pediu às empresas selecionadas para lhe entregarem os seus projetos até ao final do mês e escolherá depois, em conjunto com a Protecção Civil italiana, a melhor proposta.
A primeira fase das operações nos destroços do Concordia consiste em bombear as 2.400 toneladas de combustível existente nos reservatórios do navio. Esta fase iniciar-se-á logo que as condições marítimas e meteorológicas o permitam e deverá durar cerca de um mês. O balanço do naufrágio do Costa Concordia é de 17 mortos e 15 desaparecidos.
Fonte: Diario de Notícias Pt

07 Fev 2012
Navio-veleiro Sagres completa 50 anos a serviço da Marinha portuguesa
O navio escola Sagres comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, mas foi construído há mais de 75 para combater na II Guerra Mundial pela Marinha alemã e já teve o nome de Guanabara, ao serviço do Brasil.
Segundo a Armada, a actual Sagres teve dois antecessores em Portugal com o mesmo nome: um navio inglês que, em meados do século XIX, serviu como navio escola no rio Douro e um outro navio de construção alemã que foi incorporado como português em 1924.
"O actual navio escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome Albert Leo Schlageter. Era o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela Marinha alemã", pode ler-se no site que a Marinha portuguesa criou para assinalar o cinquentenário da Sagres.
No final do conflito, o Albert Leo Schlageter coube aos Estados Unidos da América como despojo de guerra, tendo sido cedido ao Brasil em 1948, onde passou a chamar-se Guanabara, em homenagem à célebre baía do Rio de Janeiro.
Em 1961, a Guanabara foi vendida a Portugal por 150 mil dólares (cerca de 115 mil euros ao câmbio actual), graças, segundo a Marinha portuguesa, "à acção empenhada" de Pedro Teotónio Pereira, ministro da Presidência do Estado Novo.
"A sua aquisição visava substituir a antiga Sagres, que já não se encontrava em condições de assegurar a continuidade das viagens de instrução", refere a Marinha.
O navio escola "largou no dia 25 de Abril de 1962 para a sua primeira viagem com a bandeira portuguesa, tendo chegado a Lisboa a 23 de Junho, depois de escalas no Recife, Mindelo e Funchal".
"Desde 1962, a Sagres tem efectuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval, à excepção de 1987 e 1991", e, para além da missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio escola é também "regularmente utilizado na representação da Marinha e do país, funcionando como embaixada itinerante de Portugal".
Ao serviço de Portugal, a Sagres já cumpriu três viagens à volta do mundo e participou em eventos como a regata Colombo, em 1992, nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses ao Japão, em 1993, e nas celebrações por ocasião dos 500 anos do achamento do Brasil, em 2000.
Fonte: Jornal de Notícias Pt; Foto: Arquivo Global Imagens

06 Fev 2012
Caçador de tesouros diz ter encontrado navio da IIª Guerra com US$ 3 bilhões em platina

Greg Brooks afirma que vai recuperar a carga de platina de qualquer jeito
Um caçador de tesouros submersos dos Estados Unidos afirma que encontrou um carregamento de platina no valor de US$ 3 bilhões em um navio naufragado da época da 2ª Guerra Mundial.
Greg Brooks, da empresa Sub Sea Research, disse que navio naufragado está a cerca de 80 quilômetros da costa dos Estados Unidos, no oceano Atlântico.
A embarcação naufragada é um navio mercante britânico, o SS Port Nicholson, que afundou em 1942 depois de ser torpedeado por um submarino alemão em um ataque que matou seis pessoas.
Brooks afirma que um livro de contabilidade do Tesouro americano mostra que o SS Port Nicholson levava barras de platina, como parte de um pagamento da União Soviética aos Estados Unidos pelo fornecimento de suprimentos de guerra.
O caçador de tesouros fez imagens submarinas que, segundo ele, mostram uma barra de platina cercada por 30 caixas. Brooks afirma que nestas caixas estão outras barras do metal.
Para a superfície
Greg Brooks ainda não trouxe nenhuma das barras ou das caixas para a superfície, mas acredita que sua equipe vai iniciar a operação ainda em fevereiro.
"Vou pegar (as barras de platina) de qualquer jeito, mesmo se eu tiver que tirar o navio da água", disse.
Brooks ainda disse que descobriu o navio naufragado há quatro anos mas não divulgou a informação pois estava negociando os direitos sobre o tesouro. Os direitos de propriedade ainda estão sendo negociados.
Mas, já existem dúvidas se o navio naufragado realmente tem uma carga de platina e as leis aplicadas para estes casos deverão complicar a situação de Brooks.
Anthony Shusta, um advogado que representa o governo britânico, disse à agência de notícias Associated Press que ainda não se sabe com certeza se o SS Port Nicholson realmente levava este carregamento.
"Ainda estamos pesquisando o que estava no navio. Nossas pesquisas iniciais indicam que a maior parte (da carga) era de máquinas e equipamento militar", afirmou o advogado.
O governo da Grã-Bretanha vai esperar pelas operações de resgate antes de decidir se vai pedir os direitos à carga.
Fonte: BBC; Foto: Reuters
Notícia relacionada (vídeo): Americanos encontram tesouro de R$ 33 milhões em navio naufragado

06 Fev 2012
Funcionária de navio agora se diz apaixonada por capitão

Jovem, que já negara namoro, estava com ele na noite do naufrágio
Depois de negar que estava namorando o capitão Francesco Schettino, 52 anos, apontado como responsável pelo naufrágio do navio Costa Concórdia na ilha italiana de Giglio, a moldávia Domnica Cemortan, 25, voltou atrás. Ela afirmou num depoimento oficial à Justiça estar apaixonada pelo comandante.
Segundo o jornal ‘La Stampa’, Domnica admitiu que estava na ponte de comando como convidada de Schettino na noite da colisão e declarou: “Sim, estou apaixonada pelo capitão. Eu o amo, não é justo destruir sua imagem”, declarou a ex-bailarina e funcionária da companhia Costa Cruzeiros, à qual pertencia a embarcação naufragada.
Schettino, casado e pai de uma adolescente, se encontra em prisão domiciliar acusado de homicídio culposo múltiplo, abandono do navio e naufrágio. Até ontem, 17 corpos já haviam sido encontrados na embarcação.
A presença de Domnica no navio deu lugar a muitas especulações sobre quem ela era e o que fazia na sala adjacente à ponte de comando no momento do choque. Na época, porém, ela negou envolvimento com o capitão.
Durante o interrogatório de quarta-feira, Domnica continuou defendendo a atuação do comandante, como já tinha feito em outras ocasiões, nas quais classificou Schettino como “herói”, e afirmou que ele fez tudo o que foi possível para salvar os passageiros.
Fonte: O Dia Online

05 Fev 2012
Comandante relata pane e resgate em veleiro na travessia Rio Grande - Florianópolis
Helicóptero e serviços de tornearia em alto-mar
O Comandante Ricardo Garcia, do veleiro Trace Wind, do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, relatou assim a pane e o resgate na quarta-feira passada, durante a travessia Rio Grande - Florianópolis, tendo em sua companhia esposa e filho.
"Diário de Bordo 1.02.2012
Caríssimos, na quarta-feira feira passada, às 08:00h da manhã, confirmada as condições de tempo que nos davam uma “janela” de 3 dias de ventos SW partimos de Rio Grande para Florianópolis. As primeiras 24 horas foram difícies com ventos de 20 a 30 nós, a saída na barra de Rio Grande foi dificílima.
Já sabia que a viajem seria dura, pois estava sozinho na navegação, mas tirando o fato de que os ventos estavam mais fortes que na previsão, e que com isto a Ingrid e o Gustavo estavam bem desconfortáveis, estavamos indo bem.
Ao amanhecer do segundo dia, a Ingrid e o Gustavo subiram ao cokpit mas após algum tempo, tornaram a descer pois o convés estava constantemente sendo lavado pelas ondas. Durante o dia, foi só velejar, o vento permitia, sem motor, manter o barco entre 7 e 10 nós.
Ao cair da noite, tirei a Genoa e rizei a grande, o vento mantinha-se em 18 a 24 nós mas às 21:00h da quinta feira, quinze horas antes de nossa chegada, percebi que o barco começara a navegar em círculos. Após testes no piloto verifiquei que estávamos sem leme. De imediato, tirei os panos, pois estávamos a 20 milhas da costa e com ventos ES. Com as velas, em pouco tempo estaríamos dando na praia.
Nesta hora, o investimento do telefone por satélite se pagou pois após muitas tentativas no rádio sem resposta, com facilidade liguei para o SalvaMar (que não atendeu) para a Capitania dos Portos de Rio Grande (que não atendeu), talvez em funcão da hora. Bom, aí liguei para o amigo Geraldo Almeida, que graças a deus é um homem que não desliga o celular NUNCA. Geraldo fez o serviço e em pouco tempo, pipocavam ligações da Marinha, rádios...
Na sequência, fomos avisados que nosso resgate seria feito pela Corveta Alm. Barroso, belonave orgulho da marinha Brasileira, pois é a mais moderna da sua frota, e foi inteiramente construída no Brasil. A partir daí, a Marinha deu show, seja pelo comandante Alexander Reis Leite, seja por seus oficiais, sargentos, cabos e recrutas, eles foram tudo aquilo que se sonha em receber numa hora destas.
Dezeseis horas depois do pedido de socorro, chegou a corveta. De imediato, seu comandante estabeleceu suas condições de resgate. Mandaria equipe a bordo para tentar resolver os problemas do barco, resgataria minha esposa e filho e os remeteria para terra em segurança.
Junto ao bote da marinha vieram o Patrão (condutor do bote), um soldado, um mergulhador e um sargento mecânico (XEXELL) para avaliar os problemas do leme. Ficaram a bordo e o bote voltou com a Ingrid e o Gustavo.
Avaliada a situação do Leme, verificou-se a existência de peças entortadas e quebradas. O Sargento mecânico retirou todas as peças e as levou para a corveta, lá existia uma tornearia e 3 horas depois as peças voltaram arrumadas.
O conserto de um sistema hidráulico em um barco em alto-mar, parado e jogando nas ondas é algo muito difícil. Imaginem colocar óleo num orifício de ½ “ em um barco sendo jogado pelas ondas.
As condições do leme ficaram ainda precárias, mas dava para conduzir, com dificuldade, o barco até o próximo porto. Foi o que fiz, sempre acompanhado de perto pela corveta da Marinha. Para voces fazerem uma idéia, dois marineiros da Marinha vomitaram com o movimento de meu barco, no tempo que passaram ali.
A Ingrid e o Gustavo, após medicados, alimentados e cuidadosamente tratados foram levados de helicóptero para Florianópolis (foto mais acima), para a escola de formação da Marinha.
A mim, coube ainda 8 horas de navegação para finalmente às 10:30h ancorar a embarcação em Imbituba e, 60 horas depois, finalmente dormir.
A partir daí, fui muito auxiliado pela guarda ambiental da PM de Santa Catariana, onde desfrutei a oportunidade de conhecer uma equipe fantástica, dirigida pelo Sargento Fernandes e seus colegas que não consigo lembrar o nome".
Fonte: Ricardo Garcia; Fotos acrescentadas pelo Popa: Veleiro: Arquivo/Tracewind.com.br; Foto da CV Barroso: Marinha do Brasil; Foto da tripulação desembarcando helicóptero: Página3
Colaboração: Fernando Lisboa Jr ("Mares calmos não fazem bons Marinheiros")

05 Fev 2012
Royal Caribbean admite “impacto significativo” do naufrágio do Costa Concordia

O naufrágio do Costa Concordia a 13 de Janeiro frente à ilha de Giglio, Itália, “tem, no curto prazo, um impacto significativo nas reservas”, admitiu a Royal Caribbean International ao indicar as perspectivas para este ano, avançando que no entanto já nota uma recuperação, especialmente na América do Norte.
Fonte: Presstur Pt

04 Fev 2012
Bando aterroriza família no mar de Paraty

Assaltantes encapuzados torturam paulistas que estavam em iate de 60 pés ancorado perto da Ilha do Cedro
Um passeio de barco por Paraty, na Costa Verde, virou pesadelo para uma família de Ubatuba (SP), na madrugada do último dia 21. Ancorado nas proximidades da Ilha do Cedro, um iate de 60 pés foi atacado por cinco bandidos, que usavam luvas e capuzes. Um médico paulista, seus parentes e a tripulação foram rendidos e torturados.
Por volta das 2h, a família jogava cartas na lancha quando um bote se aproximou silenciosamente com os homens. De acordo com o boletim de ocorrência registrado na delegacia de Paraty pelo filho do médico, que também estava na embarcação, os assaltantes tinham sotaque carioca. Todos os ocupantes foram obrigados a ficar nus e, depois, separados e amarrados. Passaram por afogamentos e foram ameaçados com facas.
Doze pessoas estavam na embarcação
Com medo de revelar o nome, o médico que é membro do Iate Clube de Ubatuba, contou ao Globo que três bandidos entraram no barco, mas disseram haver outros dois no bote em que chegaram. O médico foi separado da família e, na sequência, foi agredido e passou por afogamentos. No total, dez pessoas da família e dois marinheiros estavam na embarcação.
— Foram duas horas e 20 minutos de barbárie. Foi traumatizante. Acho que agiram com tanta violência exatamente para que ficássemos com medo e não prestássemos queixa — relatou o médico.
Segundo a vítima, os marinheiros foram presos na parte de baixo da embarcação e também teriam apanhado. Ninguém ficou ferido com gravidade:
— Foram hematomas e pequenos cortes. Mas o trauma psicológico é terrível. Nem quero mais falar disso. Quero esquecer.
Para o médico, os ladrões pareciam ter conhecimento sobre quantas pessoas e quem estava no barco.
— Eu disse para eles não entrarem na cabine onde estavam meus pais, que são idosos e cardíacos. Eles não entraram, mas por quê? Porque têm boas intenções ou porque sabiam quem estava ali e que eles não iriam oferecer resistência.
Alguns objetos e equipamentos do barco foram levados, além de uma arma de fogo registrada. A delegacia de Paraty procura entre pessoas conhecidas da família possíveis suspeitos do crime. De acordo com o comissário Lauro Américo, da 167ª DP (Paraty), chama atenção o fato de os bandidos usarem capuzes durante toda a ação, o que poderia não ser necessário se fossem desconhecidos da vítima.
A polícia investiga a possibilidade de um ex-empregado da família estar envolvido. Na delegacia, no entanto, a vítima disse não suspeitar de ninguém.
A Ilha do Cedro costuma receber muitos barcos, principalmente nesta época de alta temporada. Com duas praias de areia branca e dois bares, o ponto turístico costuma ser elogiado em blogs náuticos. A ilha fica na Baía de Paraty, de águas calmas e claras, a cerca de duas horas do cais da cidade histórica e próxima à Praia de Tarituba, que tem uma pequena vila de pescadores.
Presidente do Sindicato dos Proprietários de Marinas do Estado do Rio, Antônio Carlos Lobato acredita que o crime tenha sido um fato isolado, já que jamais soube de um assalto na região. Para ele, não há motivos para preocupação:
— Temos 1.300 embarcações nas nossas duas marinas na Costa Verde, e isso nunca aconteceu. Não temos registro de assalto, mesmo porque não costumam ser levados objetos de valor a bordo. Os barcos mais modernos possuem radares que acusam a aproximação de estranhos. A qualquer sinal de perigo é possível soar o alarme.
O presidente do Paraty Convention Bureau, Álvaro Bacelar, também ficou surpreso com o assalto. Ele afirmou que nunca havia ouvido falar de um caso como esse:
— Moro em Paraty há 16 anos e nunca soube de roubos dessa natureza. Como o grupo é de fora, poucos ficaram sabendo do crime.
Fonte: O Globo, através de Professional Skippers Brasil/LinkedIn

02 Fev 2012


MARINHA DO BRASIL 
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE 
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

AVISO  AOS NAVEGANTES

A Delegacia da Marinha em Porto Alegre informa que amanha dia 02FEV2012 ocorrerá :

Uno)
Alfa    - Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes;
Bravo   - Local: Área fluvial do Rio Guaíba, no Município de Porto Alegre-RS,
         no trecho compreendido entre a Ilha da Pintada e o Cais da Usina do

          Gasômetro (carta nº 2111);
Charlie - O evento ocorrerá no dia 02FEV2011, de 09h às 12h; e
Delta   - Os navegantes deverão ter especial atenção ao local do evento durante
         o período acima mencionado, haja vista a grande concentração de

          embarcações na área. O tráfego deve ser realizado com cautela; 

Dois)
Alfa    - Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes no município de Viamão,  
          localidade de Itapuã;
Bravo   - Local: Área fluvial do Rio Guaiba na área compreendida entre as seguintes
         coordenadas: 30º18´00S até 30º20´00s e 051º01´30W até 051º02´30W, carta 2108;

Charlie - O evento ocorrerá no dia 05FEV2011, de 10h às 11h; e
Delta   - Os navegantes deverão ter especial atenção ao local do evento durante
         o período acima mencionado, haja vista a grande concentração de

          embarcações na área. O tráfego deve ser realizado com cautela;

Três)
Alfa    - Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes no município de Triunfo;
Bravo   - Local: Área fluvial do Rio Jacuí, a partir do cais do Estaleiro Naval da
         Superintendência dos Portos e Hidrovias (SPH) em Triunfo,percorrendo a      

          distância de 1 KM a juzante no Rio, retornado posteriormente ao local de  
          partida. Área não cartografada; e
Charlie - O evento ocorrerá no dia 02FEV2012, de 10h às 11h; e
Delta   - Os navegantes deverão ter especial atenção ao local do evento durante
         o período acima mencionado, haja vista a grande concentração de

          embarcações na área. O tráfego deve ser realizado com cautela

                                      2°SG-OS SCHOTT

31 Jan 2012
Piloto de jetski pega cadeia sem direito a fiança

Equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Paraná autuou um piloto de jet ski na Baía de Paranaguá, no dia 22 passado, após realizar manobras arriscadas que colocavam em risco sua segurança e dos demais navegadores da área.
Conduzido à sede da Capitania, o piloto apresentava indícios de estar sob o efeito de álcool. Após realizar, voluntariamente, o teste do etilômetro (popularmente conhecido como ‘bafômetro’), foi constatado teor alcoólico acima do permitido, consubstanciando a existência de crime.
Imediatamente, ele foi encaminhado à Delegacia de Paranaguá, onde foi preso em flagrante, sob duas acusações: colocar em risco a vida de terceiros e a sua própria (artigo 261, do Código Penal) e pilotar em estado de embriaguês (artigo 62, do Código de Contravenções Penais). A combinação das duas infrações tornou a prisão inafiançável. Somente no final da tarde do dia 24, o piloto do jet ski foi solto por meio de habeas corpus. O equipamento, entretanto, permanece apreendido na sede da Capitania dos Portos.
Fonte: Marinha do Brasil; Foto: Marinha do Brasil/Divulgação
Colaboração: Geraldo Sperb

29 Jan 2012
Barco atravessa Atlântico à deriva
Desaparecido nos EUA em 2008, reaparece na Espanha
Quando, em 2008, o norte-americano Scott Douglas e um cunhado foram atirados borda fora de um barco de pesca ao largo de Nantucket, EUA, estavam ambos longe de imaginar que apenas voltariam a ver a embarcação em que navegavam... três anos e três mil milhas (4.500 km) mais tarde!
Dado como perdido pelas autoridades americanas, o ‘Queen Bea’ reapareceu recentemente ao largo da costa espanhola, coberto de bolor e ferrugem, mas relativamente intacto. Certamente a embarcação tem compartimentos estanques que teriam, supostamente, garantido a flutuabilidade mínima por tanto tempo e certamente em tanto mar grosso.
Assunto relacionado:
Correntes marítimas (Gulf stream)
Fonte: Correio da Manhã
Colaboração: Fernando Lisboa Jr

28 Jan 2012
Marinha resgata família que ficou 2 dias à deriva em veleiro

O Serviço de Busca e Salvamento do Comando do 5º Distrito Naval foi acionado ontem, sexta-feira, 27 de janeiro, para realizar o resgate do veleiro “Trace Wind” (projeto Thierry Stump), que se encontrava a 24,5 quilômetros ao sudeste da Praia do Rincão, próximo a cidade de Araranguá (SC), à deriva no mar e sem o leme.
A bordo estavam o proprietário do veleiro, Ricardo Garcia, associado do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, sua esposa Ingrid e o filho Gustavo de oito anos. O estado de saúde da tripulação é bom. Para realizar o resgate dos tripulantes do veleiro “Trace Wind”, a corveta “Barroso”, Navio subordinado ao Comando da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv2), que se encontrava em operação nas proximidades, foi acionada pelo Serviço de Busca e Salvamento e dirigiu-se para o local.
A corveta Barroso fez um reparo inicial no veleiro que navegará somente com o comandante Ricardo Garcia, até a cidade de Laguna ou de Imbituba (SC), dependendo das condições meteorológicas para atracação. A esposa e o filho do comandante seguiram a bordo de um helicóptero da Marinha do Brasil até a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC).
Fonte: Com informações do Terra e do Portal da Ilha; Foto: tracewind.com.br

26 Jan 2012


MARINHA DO BRASIL 
DELEGACIA  EM PORTO ALEGRE 
Rua dos Andradas n.º 386, Centro – Porto Alegre – RS – Brasil – CEP 90.020-000

AVISO  DE MAU TEMPO


A SALVAMAR SUL esta alertando para a possibilidade  de:

Avisos de Mar Grosso.

AVISO NR 054/2012
AVISO DE MAR GROSSO
EMITIDO ÀS 1500 HMG - QUI - 26/JAN/2012
AREA ALFA A PARTIR DE 260000 HMG. ONDAS DE SW/SE 2.5/3.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 271200 HMG.

AVISO NR 055/2012
AVISO DE RESSACA
EMITIDO ÀS 1500 HMG - QUI - 26/JAN/2012
RESSACA ENTRE AS CIDADES DE RIO GRANDE (RS) E LAGUNA (SC) A PARTIR DE 260000
HMG. ONDAS DE SE 2.5 METROS.
VÁLIDO ATÉ 271200 HMG.

2°SG-OS SCHOTT

26 Jan 2012
Dois velejadores do RJ e um do RS no pódium do 40º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist

Terminou no último final de semana o 40º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, sediado pelo Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre. Dois competidores do estado do Rio de Janeiro, Leonardo Lombardi e Rodrigo Tintin Luz, ficaram com o primeiro e segundo lugar. O terceiro lugar ficou com o gaúcho Thiago Ribas, do Veleiros do Sul. Ao todo, 122 competidores estiveram disputando o campeonato no Rio Guaíba.

26 Jan 2012
Barco escolar para alunos ribeirinhos (Cananéia SP)
A Prefeitura de Cananeia adquiriu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), no Programa Caminho da Escola, mais uma lancha escolar com intuito de atender 21 alunos que residem na região ribeirinha do município.
Esta aquisição garantirá o acesso e a permanência dos alunos na escola, sendo conduzidos por uma embarcação que possui todas as normas de seguranças exigidas e que atendem à resolução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
O acordo entre o FNDE e a Marinha do Brasil prevê a entrega, até o final de 2012, de 600 lanchas para o transporte de estudantes das áreas ribeirinhas de todo o Brasil que usam barcos para chegar à escola.
A lancha aguarda liberação por parte da Marinha do Brasil e início do ano letivo para iniciar funcionamento.
Fonte: Diario de Iguape
Colaboração: Fernando Lisboa Jr

20 Jan 2012
Escorregando no convés e caindo no bote: nem tão sortudo como parece!

O comandante Schettino, do cruzeiro Costa Concordia, encontra-se em prisão domiciliar em sua residência depois de ter permanecido quatro dias na prisão, o que gerou revolta e indignação por parte dos parentes das vítimas.
Durante interrogatório na quarta-feira (18) o comandante disse que escorregou e caiu em um bote salva-vidas para explicar o motivo pelo qual não coordenou a retirada dos passageiros da embarcação.
Segundo Schettino, ele tentava fazer com que os passageiros entrassem nos botes, quando escorregou. "Eu não tinha um colete salva-vidas, porque dei para um dos passageiros. Estava tentando levá-los para os botes de forma ordenada. Como o navio estava a uma inclinação entre 60 e 70 graus, eu escorreguei e parei em um dos botes. É por isso que eu não estava lá", declarou.
Schettino confirmou ainda que, de fato, passou pela ilha de Giglio - onde o navio colidiu com uma formação rochosa - para saudar o capitão aposentado Mario Palombo, e estava no telefone com o amigo no momento do acidente. Ele disse que não estava sob o efeito de drogas.
A companhia proprietária da embarcação, Costa Cruzeiros, informou que se apresentará como vítima no julgamento e admitiu que houve "erro humano" e que o capitão não respeitou o regulamento, aproximando-se até 150 metros da costa.
A companhia de navegação Costa Cruzeiro, proprietária do cruzeiro Costa Concordia, que naufragou na sexta-feira (13) na Itália, se apresentará como vítima no julgamento do caso "porque, além da tragédia e do drama humano, a empresa sofreu um dano imenso", afirmou um de seus advogados.
Em declarações à imprensa, o advogado Marco De Luca, condenou o comportamento do comandante do cruzeiro, Francesco Schettino, acusado de ter desviado sem autorização a embarcação de sua rota causando o naufrágio, que provocou a morte de 11 pessoas e mais de 20 desaparecidos.
O advogado disse ainda que a companhia não assumirá a defesa do comandante, que foi suspenso de seu cargo. "A companhia é outra vítima nesta tragédia", acrescentou o advogado, que anunciou que a emprsa colaborará com a justiça italiana.
O presidente da companhia, Pier Luigi Foschi, condenou publicamente o comportamento do capitão, que, além disso, abandonou o navio antes dos passageiros, violando um dos princípios básicos da navegação.
Para coroar o enredo de um filme sobre o naufrágio só faltava uma mulher loira de uns 25 anos, em situação clandestina e misteriosa a bordo, e, claro, a quem o comandante estivesse interessado em cortejar. Mas bom mesmo seria que no momento do acidente ela estivesse na ponte de comando ao lado do comandante. Tal ragazza não falta mais. Introduzindo Dominica Cemortan (foto) no enredo.
Fonte: UOL

19 Jan 2012
Naufrágio gera Inimigo Número 1 e cunha frase
Acusado de brincar com o navio e de enfiá-lo nas pedras, acusado da morte de várias pessoas, acusado também de abandonar o navio ainda com passageiros, e de desobedecer a ordem do oficial da Capitania dos Portos, isso tudo sem contar o enorme prejuízo financeiro que teria causado, e ainda o risco de grave acidente ambiental, o comandante Francesco Schettino, do cruzeiro Costa Concordia que naufragou na semana passada junto à ilha de Giglio, na Itália, está navegando agora em águas bem turbulentas.
Outras falhas são também atribuídas ao comandante, como o atraso de 30 a 40 minutos para mandar soar o alarme a bordo e a falta de comunicação de emergência às autoridades, dentre outras. Tantos erros acumulados fizeram com que a polícia italiana suspeitasse do uso de drogas e requeresse exame toxicológico do comandante.
Francesco está naufragando em terra firme. Até o momento, a imprensa italiana comenta que o comandante poderá pegar 15 anos de cadeia.
Pelo telefone, enquanto o resgate ainda estava sendo conduzido, o Capitão-de-Fragata Gregorio de Falco, da Capitania dos Portos de Livorno, foi duro com o comandante do navio, na tentativa, em vão, de forçá-lo a voltar a bordo enquanto os passageiros sofriam para desembarcar de um navio adernado a quase 90º. As desculpas que deu para não voltar ao navio não fizeram sentido para o Capitão dos Portos, que a certa altura, xingou pra valer: "Vada a bordo, cazzo!", algo como Volta pra bordo, c****** (palavrão). Se de um lado o comandante do navio transformou-se no Inimigo Número 1 da Itália, de outro, o oficial da Capitania dos Portos virou herói, e sua frase tornou-se chavão nacional, embora suas ordens não tenham sido cumpridas. Até camisetas com o xingão foram impressas e estão virando mania nacional (foto mais acima).
Outra desculpa do comandante do navio parece não ter repercutido muito bem. Declarou na Justiça que não abandonou o navio, mas que escorregou no convés e caiu no mar, tendo ido parar em um bote salva-vidas!!! Essa realmente foi extremamente criativa, convenhamos. Mergulhadores estão em busca do cofre do comandante, na tentativa de descobrir mais alguma coisa, quem sabe drogas.
Leia a seguir a transcrição da conversa entre Schettino e De Falco (foto abaixo):
Publicado pela Revista Veja:
De Falco: "Sim, eu sou De Falco, de Livorno, falo com o comandante?"
Schettino: "Sim, boa noite, comandante De Falco."
De Falco: "Diga-me o seu nome, por favor."
Schettino: "Eu sou o comandante Schettino, comandante."
De Falco: "Schettino? Ouça Schettino: há pessoas presas a bordo. Agora, vá com seu bote à proa do navio do lado direito. Há uma escada (de socorro) e suba a bordo. Você vai a bordo e nos diga quantas pessoas estão lá. Entendido? Estou gravando esta comunicação, comandante Schettino."
Schettino: "Comandante, vou te dizer uma coisa..."
De Falco: "Fale mais alto. Coloque a mão na frente do microfone e fale mais alto. Entendido?"
Schettino: "Agora o navio está inclinado..."
De Falco: "Entendo. Ouça: há pessoas descendo pela escada de proa. Você deve passar por essa escada no sentido inverso, subir no navio e me dizer quantas pessoas estão lá e o que está acontecendo a bordo. Entendido? Você deve me dizer quantas crianças, mulheres e pessoas estão lá precisando de ajuda. E você me diga quantas pessoas há nessas categorias. Entendido? Ouça Schettino, você talvez tenha conseguido se salvar do mar, mas aqui, as coisas vão ficar realmente ruins... Eu vou te causar muitos problemas. Volte a bordo, c***!!"
(na foto ao lado, feita com infra-vermelho, passageiros são vistos descendo pela lateral do Concordia)
Schettino: "Comandante, eu imploro a você..."
De Falco: "Não, eu é que imploro a você... Você tem que ir agora mesmo, volte a bordo. Você tem que me garantir que está voltando a bordo."
Schettino: "Já estou indo para lá, já estou indo, não vou a parte alguma, estou indo."
De Falco: "O que você está fazendo, comandante?"
Schettino: "Vou para lá para coordenar os trabalhos de socorro."
De Falco: "Quem está coordenando lá? Volte agora a bordo para coordenar o socorro a bordo. Você está se recusando? "
Schettino: "Não, não me recuso."
De Falco: "Você está se recusando a voltar a bordo? Diga-me por qual motivo você não vai para lá?"
Schettino: "Eu não estou indo para lá porque outro barco (bote de socorro) chegou."
De Falco: "Volte a bordo, é uma ordem. Você não deve pensar em outra coisa. Você declarou o abandono do navio. Agora sou eu quem comanda. Volte a bordo! Entendido? Ouviu? Vá lá e entre em contato diretamente do navio. No local já há o meu socorro aéreo".
Schettino: "Onde está o seu veículo de socorro?"
De Falco: "Ele está na proa. Vá para lá. Já há corpos, Schettino".
Schettino: "Quantos?"
De Falco: "Eu não sei.. Um com certeza, eu fui informado. É você que tem que me dizer quantos, Cristo!!!"
Schettino: "Mas você se deu conta de que é noite e que aqui não vemos nada?"
De Falco: "O que você quer fazer, Schettino, voltar para casa? É noite, e por isso você quer voltar para casa? Volte para a proa do navio pela escada e me diga o que pode ser feito, quantas pessoas há lá, do que elas precisam. Agora!!"
Schettino: "Eu estarei com o segundo comandante" (no bote de socorro).
De Falco: "Voltem a bordo todos os dois. Você e seu segundo, voltem agora a bordo, entendido? "
Schettino: "Comandante, eu queria voltar a bordo, mas o outro bote aqui... Há outros socorristas... Ele parou e está preso, eu chamei outros socorristas".
De Falco: "Você está me dizendo isso há uma hora. Volte a bordo agora, Volte a b-o-r-d-o!! E me diga já quantas pessoas estão lá".
Schettino: "Tudo bem, comandante"
De Falco: "Vá para lá imediatamente!!"

Vídeo sobre a ligação telefônica entre De Falco e Schettino (YouTube)

Ligação telefônica entre De Falco e Schettino (Corriere della Sera)
Apresentação de fotos (PPS com 10MB)
O Concordia recentemente havia passado bem próximo à ilha (Corriere della Sera)


Imagem original em Corrire della Sera

18 Jan 2012
Após odisseia, navio russo chega ao Alasca para abastecer povoado

Os moradores de um remoto povoado do Alasca começaram a receber gasolina e diesel de um cargueiro russo que atravessou o denso gelo do Mar de Bering seguindo o caminho aberto por uma embarcação quebra-gelos americana, confirmou uma funcionária na segunda-feira.
A imagem ao lado, divulgada pela Guarda Costeira americana, mostra o navio russo Renda abastecendo o povoado de Nome, no Alasca.
Após batalhar ao longo de 480 km de gelo ártico, o navio-tanque russo Renda começou a bombear o combustível por um duto que o conecta a um centro de armazenamento na localidade de Nome.
"O combustível começou a ser bombeado oficialmente às 17h06 (1h desta terça-feira) após superar todos os requerimentos de segurança", disse à AFP Kip Wadlow, porta-voz da guarda-costeira americana.
O Renda atracou perto da costa de Nome no sábado seguindo o quebra-gelos americano Healy, que durante a travessia precisou ajudar por diversas vezes o cargueiro russo, já que o gelo voltava a se formar ao redor da embarcação.
O navio bombeará 1,3 milhão de galões de combustível ao povoado de 3,5 mil habitantes no centro-oeste do Alasca, em uma operação que deve durar 45 horas.
Fonte: Terra; Foto: AP

18 Jan 2012
Naufrágio: capitão Schettino é colocado em prisão domiciliar

O tribunal de justiça de Grosseto ordenou nesta terça-feira a prisão domiciliar de Francesco Schettino, comandante do navio de cruzeiro "Costa Concordia", que naufragou na noite de sexta-feira diante da ilha italiana de Giglio, causando a morte de pelo menos onze pessoas, informaram fontes da defesa. Ele foi indiciado por homicídio culposo múltiplo, responsabilidade pelo naufrágio e abandono do navio.
No entanto, ao ser ouvido pelos magistrados, o capitão Francesco Schettino voltou a negar o abandono do navio, apesar dos testemunhos e das gravações que o acusam de ter se desviado da rota e de chegar à terra antes da maioria dos passageiros, além de violar as leis de navegação.
O capitão, detido por ordem do Ministério Público de Grosseto (centro da Itália) ante a possibilidade de fuga, é acusado de homicídio culposo múltiplo, naufrágio e abandono da nave.
Schettino foi indiciado por homicídio culposo múltiplo pelo naufrágio e abandono do navio
Schettino foi interrogado durante três horas pela juíza para a instrução preliminar, que determinou a sua detenção.
Segundo a imprensa local, Schettino assegurou que estava no timão quando o navio se chocou contra uma rocha e que "não abandonou o navio, e sim caiu no mar devido a um solavanco da embarcação".
Os depoimentos contra ele, um italiano de 52 anos, multiplicaram-se depois do naufrágio, que causou, até agora, onze mortos e 28 desaparecidos.
Nascido na cidade de Sorrento, terra de marinheiros, o comandante ficou desacreditado ao ser acusado de ter se negado a voltar ao navio, apesar das ordens de um oficial da Capitania dos Portos que o obrigava a regressar para coordenar as operações de retirada dos passageiros, como cabia a sua patente de capitão.
Schettino, que pode ser condenado a 12 anos na prisão, foi descrito como uma pessoa "exuberante e de credibilidade" por um de seus superiores, o comandante Mario Palombo, atualmente na reserva.
"Quis fazer uma brincadeira, uma palhaçada, uma loucura e o condenaria não apenas uma, mas dez vezes", disse à AFP outro comandante italiano que preferiu não ter o nome divulgado.
Schettino "declarou aos juízes que não abandonou o Concordia e que salvou milhares de vidas", contou seu advogado de defesa, Bruno Leporatti.
O capitão insiste que fez tudo o que estava a seu alcance.
"Defende a decisão de ter mudado a rota do navio de cruzeiro depois do choque contra as rochas, o que o permitiu salvar centenas ou milhares de vidas, ao encalhar num banco de areia", disse o advogado.
Leporatti diz também que Schettino "está tranquilo por ter mantido naquele momento a lucidez necessária para realizar uma difícil manobra de emergência".
O comandante será submetido a vários testes toxicológicos para verificação de seu estado físico e mental no momento do choque.
Vários depoimentos asseguram que estava de brincadeira com vários amigos, tomando champanhe, acompanhado de turistas.
Schettino, comandante de ferrys, começou a trabalhar em 2002 na famosa companhia de cruzeiros - uma notável ascensão, principalmente se for levado em conta o enorme incremento do turismo nesse setor.
"Era como passar de motorista de caminhão a piloto de um Ferrari", comentou um de seus colegas, ao referir-se ao "Costa Concordia", o gigante do mar, uma nave sofisticada, de alta tecnologia, de dez andares, capaz de navegar a 20 nós (37 km/hora).
Mas sua carreira parece acabada: as gravações das conversas com a Guarda Costeira divulgadas pela imprensa nesta terça-feira são desconcertantes.
Revelam que o capitão não apenas se negou a regressar ao navio, mas que evitou retomar o comando, ao ser informado de que havia mortos.
"Volte imediatamente a bordo, suba pela ponte de segurança e coordene a evacuação. Deve nos dizer quantas pessoas ainda estão lá: crianças, mulheres, passageiros, o número exato", ordenaram a ele.
O presidente da companhia Costa Crociere, Pier Luigi Foschi, disse nesta segunda-feira que a empresa tem a obrigação de prestar assistência jurídica ao comandante, destacando que existem "testemunhas confiáveis" de que permaneceu no navio.
Sua família o defende mais do que nunca: "querem acabar com uma brilhante carreira, meu irmão provará que não é o responsável", disse sua irmã Giulia.
Fonte: Jornal do Brasil/AFP

16 Jan 2012
Uma brincadeira do Comandante pode ter sido a causa do naufrágio do Costa Concordia

O naufrágio do cruzeiro Costa Concordia pode estar relacionado a uma homenagem que o comandante do navio Francesco Schettino, de 52 anos, teria propiciado a um capitão aposentado, permitindo que os passageiros saudassem os habitantes da pequena e rochosa ilha de Giglio, na costa oeste da Itália, no Mar Tirreno, (litoral do sul da Toscana), segundo a imprensa italiana revelou.
O fato é que o navio foi desviado da rota e, navegando a 11 nós, abalroou as rochas na costa da ilha, abrindo um rasgo de 50m no casco.
Logo em seguida, em frente ao porto, o navio manobrou bruscamente, já fazendo muita água, o que o fez adernar de forma drástica por 20º a boreste e continuar adernando até 80º, como ficou até o final.
O navio de 300 metros naufragou com 4.229 pessoas a bordo, sendo 3.200 turistas de 60 nacionalidades e mais de mil membros da tripulação.

"Incrível espetáculo"
O jornal La Stampa publicou uma carta de Agosto de 2011, na qual o prefeito de Porto Giglio agradece ao capitão do Concordia pelo "incrível espetáculo" de uma passagem bem próxima ao porto da ilha. "É um lindo show assistir da terra o navio todo iluminado" (foto ao lado). Como se já fosse uma tradição o navio passar tão perto. Dessa vez deu errado, disse o prefeito.

Track do navio
Um sistema internacional de monitoração e localização de navios, o AIS, grava os dados de navegação de cada embarcação cadastrada, com boa precisão. O percurso do navio, incluindo posição, velocidade e rumo, são enviados online via satélite. Todos os navios com mais de 299ton são obrigados pela IMO (International Maritime Organization) a transmitir as informações através de um transponder.
Clique na imagem acima para assistir à animação com o track do Concordia, gravada com informações do AIS. Observa-se nitidamente a alteração do rumo para a aproximação à ilha de Giglio.

Acusações
O comandante foi acusado de erro por diversas autoridades italianas, inclusive pelo Ministro da Defesa. Além de já ter sido indiciado e preso por crime culposo, o comandante é acusado ainda de ter abandonado o navio bem antes de todos os passageiros e tripulantes terem desembarcado: ele foi encontrado em terra às 23:40h, sendo que os últimos passageiros só foram retirados 7 horas depois. O chefe da Guarda Costeira pediu para o comandante voltar ao navio, mas não foi atendido. O primeiro oficial do navio também foi preso. Na foto ao lado, o comte Francesco embarca no carro dos Carabinieri.
Várias testemunhas da Guarda Costeira disseram que o Costa Concordia navegava perto demais da costa da ilha de Giglio.
Na foto ao lado observa-se uma enorme rocha encravada no casco do Concordia.
Segundo alguns, o navio estava fazendo uma manobra chamada "l'inchino", "reverência" em italiano, para saudar os 800 moradores da ilha de Giglio.
O promotor Verusio afirma que "o comandante se aproximou de forma imprudente da ilha de Giglio, e o navio se chocou contra uma rocha que destruiu boa parte de seu lado esquerdo, fazendo a embarcação adernar e receber uma enorme quantidade de água em dois ou três minutos".
Com o navio inclinado a quase 90º, muitas cabines de boreste ficaram inundadas. Até o final da tarde de ontem, domingo, 15 pessoas continuavam desaparecidas, entre idosos e crianças, além de 5 mortas. O comandante alegou que as "pedras não estavam na carta náutica" (assista à entrevista com o Capitão).
Segundo a CNN, o chefe da Guarda Costeira da Itália disse que não poderiam descartar que alguma emergência ainda desconhecida poderia ter levado o comandante a arribar para a ilha, mas ressaltou que nenhum pedido de socorro do navio (mayday) foi registrado pelas autoridades locais antes, durante ou após o acidente.
Um comissário, considerado herói pela tripulação e passageiros, ficou no navio até que todos desembarcassem, tendo por fim desembarcado com fratura exposta na perna.
Membros da tripulação acusaram Schettino de imperícia, o que teria provocado o acidente. "Quando você navega na costa, você não usa mais o piloto automático, mas o (piloto) manual. É, portanto, critério do comandante escolher a distância da costa, e a navegação foi longe demais desta vez", disse um oficial do navio que pediu para não ter sua identidade revelada.
A empresa "Costa Crociere", proprietária do navio de cruzeiro "Costa Concordia", que naufragou na noite de sexta-feira matando ao menos cinco pessoas, admitiu no domingo que o comandante "cometeu erros de julgamento" e "não observou os procedimentos" para situações de emergência. Disse ainda o porta-voz da companhia, que Francesco Schettino, que foi admitido em 2002, como responsável de segurança, foi promovido a comandante em 2006, após concluir com sucesso todos os cursos de formação.

A importância do Preparção da Rota e o risco por alterá-la
Qualquer cruzeirista, mesmo de um pequeno veleiro que navegue em um rio, sabe das implicações de desvios de rota. Aquela rota segura, plotada em casa sobre uma carta náutica, com calma, revisada e comentada por alguém do ramo, traz segurança. É uma rota confiável. Ao navegar, deve-se fazer o possível e o impossível para segui-la, ponto por ponto. Qualquer alteração nesta rota, feita durante a navegação a poucos minutos antes de alterar o rumo, perde completamente a confiabilidade. Uma alteração assim só deve ser feita em casos de emergência. Se não, o desvio poderá resultar em um "incrível espetáculo" de horror.

Imagens aéreas do navio naufragado
Vídeo gravado a bordo logo após o acidente
Cenas gravadas no navio 8 semanas antes do naufrágio
Fontes: Compilado com informações da Revista Veja, Globo, CNN e La Stampa.

14 Jan 2012
Cruzeiro naufraga na costa com mais de 3.000 passageiros

Cruzeiro que naufragou na costa da Itália tinha 46 brasileiros, diz empresa
O governo brasileiro informou na manhã deste sábado (14) que havia brasileiros entre os 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes do barco de cruzeiro da empresa que naufragou na véspera no Mar Mediterrâneo, no litoral da Itália.
Por volta de 12h25, a empresa Costa Cruzeiros, dona do navio, informou que eram 46 brasileiros. Um grupo de 26 deles estão se dirigindo, de ônibus, para Milão, segundo o consulado brasileiro na cidade.
A empresa, por intermédio de sua assessoria de imprensa no Brasil, deixou disponíveis os seguintes números de telefone para informações: 55-11-2123-3673 e 55-11-2123-3679 .
De acordo com autoridades italianas, o acidente deixou três pessoas mortas, 14 feridos e pelo menos 70 desaparecidos. Os mortos, segundo a imprensa italiana, que citou autoridades locais, seriam dois turistas franceses e um tripulante peruano.
O navio chocou-se contra uma rocha, encalhou em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, na Toscana, região central da Itália, teve seu casco quebrado, virou e ficou parcialmente submerso. O acidente ocorreu a cerca de 40 quilômetros do continente.
As vítimas morreram afogadas. Os desaparecidos podem ter procurado abrigo com os moradores da ilha.
Segundo o Itamaraty, brasileiros que estavam entre os passageiros do navio da Costa Cruzeiros entraram em contato por telefone com o consulado do país em Roma.
Fonte: G1
Vídeo
Colaboração: Rodrigo Cardoso Ribeiro e Fernando Maciel
[Popa]:
Quem navega, algum dia encalhou ou vai encalhar. Daí a deixar um navio como esse ir às pedras...

13 Jan 2012
Incêndio em navio nas águas geladas da Antártida
Um avião militar americano teria partido ontem da Nova Zelândia para resgatar os sete pescadores sul-coreanos feridos num incêndio que deflagrou quarta-feira na embarcação onde viajavam na Antártida.
A embarcação sul-coreana "Jeong Woo 2" tinha 40 tripulantes a bordo quando emitiu um alerta de socorro na sequência de um incêndio que sofreu no Mar de Ross, a 3.700 quilómetros da Nova Zelândia e a 600 quilómetros a noroeste da base McMurdo dos Estados Unidos na Antártida.
Três homens morreram no acidente e outros sete ficaram feridos com queimaduras graves de segundo e terceiro graus.
Fonte: Sapo, Portugal; Foto: Maritime New Zealand

12 Jan 2012
Semana de Clássicos Rolex Cup 2012

A Semana de Clássicos Rolex Cup é uma competição de barcos a vela muito especiais, reunindo veleiros clássicos em Punta del Este, Uruguay. Organizada por clubes argentinos e uruguaios, sob regras da ISAF e outras específicas da AAVC (Associação Argentina de Veleiros Clássicos), as regatas serão realizadas de 24 a 27 de janeiro de 2012. Participará desta edição o veleiro brasileiro Atrevida, construído em 1923, sendo o mais antigo dentre os participantes. Na tabela abaixo estão listados os veleiros inscritos, com a informação do ano de fabricação de cada um.
Na foto ao lado, de Guto Vieira da Fonseca, o Atrevida nas águas de Punta del Este na Semana dos Clásicos de 2011, sob o comando do Skipper Átila Böhm.

VELA BARCO SKIPPER DESENHO - ANO CLUB
ARG  96 AGUACIL GERMAN FRERS GERMAN FRERS - 1941 YCA
ARG  22 ALFARD BENJAMIN HAYMES BIEDMA GERMAN FRERS - 1942 YCA
BRA  8 ATREVIDA ATILA BOHM HERRESHOFF - 1923 YCI
ARG5  98 BLUE MOON RAUL MARTY Collin Archer - 1934 YCA
ARG  452 BRISTOL II JORGE BULACIO German Frers - 1959 CUBA
ARG  403 CALYPSO DIEGO MEILAN Sparkman & Stephens - 1957 YCA
ARG  494 CHARANGO FELIX FERNANDEZ MADERO Antonio Regge - 1963 CNSI
ARG 66 CIPPINO LUIS GOLD German Frers - 1949 YCA
ARG  395 CRUZ DEL SUR III ALBERTO MOORE German Frers - 1954 YCA
ARG  461 DUMBO EDUARDO CHAINA Sparkman & Stephens - 1959 YCR
ARG  399 ERRANTE II RAFAEL OVIEDO German Frers - 1956 CNSI
ARG  222 FORTUNA LUIS TESOLIN Manuel Campos - 1949 AA
ARG  286 GARUA PABLO GUTHEIM German Frers - 1951 YCA
ARG  118 HORIZONTE JUAN BALL German Frers - 1942 YCA
ARG  1321 HYDRA ALEJANDRO ABELENDA Pablo Cibert - 1966 YCU
ARG  15 JOANNE FELIX NOGUERA German Frers - 1946 YCA
ARG  592 MALAY MARCELO BECCAR VARELA German Frers - 1968 CNSI
ARG  3265 MALON ALFREDO C. POTT German Frers - 1972 CNSI
ARG  628 MARIATRES JUAN P. MARTIGNONE Sparkman & Sthepens - 1968 CNSE
ARG  454 MAY BE II GUILLERMO MASPERO Sparkman & Stephens - 1959 YCA
ARG  707 PEPITA ALBERTO PLAGHOS German Frers - 1971 CNSI
ARG  0 PORTOFINO ANIBAL CARAMES Pablo Cibert - 1963 CSF
ARG  513 SAN ANTONIO FRANCISCO BILLOCH / RICARDO GALARCE Sparkman & Sthepens - 1961 YCA
URU  0 SANTOS VEGA ENRIQUE BAZTERRICA   CNPM
ARG  311 VATELU VALENTIN THOMPSON 1948 YCA
ARG  220 VENDAVAL GABRIEL TERRADO Sparkman & Stephens - 1949 CNSI

Colaboração: Átila Böhm

Saiba mais sobre "Semana de Clásicos" e sobre o veleiro Atrevida:
AAVC
YCA
Vídeo do Atrevida velejando em Punta del Este em Janeiro de 2012
Imagens do Atrevida na Semana dos Clássicos de 2011
A Reforma do Atrevida

11 Jan 2012
Japão instalará sistema subaquático de prognóstico de tsunami

O governo do Japão instalará em março de 2013 um sistema de monitoramento no leito marinho do litoral leste do país para acelerar a detecção de tsunamis, informou nesta segunda-feira a televisão pública NHK.
O Ministério da Educação e Ciência instalará sismômetros e detectores de tsunami sob a água na península Boso e na costa de Sanriku, na qual ficam as zonas mais devastadas pelo mortal terremoto e tsunami que assolaram o Japão no dia 11 de março do ano passado.
O sistema submarino, que será capaz de detectar tsunamis através de sensores de pressão hidráulica, medirá cerca de 150 localizações diferentes do litoral em março de 2015, acrescentou a NHK.
À margem do plano de prevenção governamental, a Agência de Meteorologia instalará este ano sismômetros em três localizações no mar, a 400 quilômetros do litoral nordeste do país, que transmitirão suas medições via satélite e permitirão alertar sobre grandes terremotos e tsunamis.
Fonte: Terra

10 Jan 2012
Barco mais antigo do Uruguai pode ser aposentado

A embarcação da Marinha do Uruguai "Capitán Miranda", um ícone da navegação do país, pode vir a ser aposentada após 81 anos de serviço.
O capitão do navio, Orlando Mara, disse à ANSA que o 'Capitán Miranda' é um embaixador itinerante do país. "É o que nos fazem sentir em todo o mundo e particularmente no Uruguai", afirmou.
O barco mais antigo da Marinha uruguaia tem 64 metros de comprimento, 8 metros de largura, 3,80 metros de profundidade e chega a atingir a velocidade de navegação de 10 nós.
A embarcação conta com mais de 1,5 milhão de milhas navegadas, sendo que já visitou 122 países e já teve entre seus passageiros os reis da Espanha e da Holanda.
Fonte: ANSA

10 Jan 2012
Operação Verão da Marinha faz fiscalização em embarcações no litoral paulista

Desde dezembro, já foram feitas 444 abordagens e 193 notificações
À bordo de um pequeno bote da marinha em direção a Ilhabela, a equipe do Vanguarda TV acompanhou uma blitz em alto mar. Quem navegar precisa estar preparado. A Operação Verão da Marinha colocou cinco equipes pra fiscalizar a rota das embarcações de passeio.
Um cirurgião proprietário de uma lancha apresentou toda documentação e ainda passou pelo bafômetro. Mas ele sabe que nem todos dão o bom exemplo. “Aqui, no verão, a gente sempre vê mais absurdos do que o normal. Pessoas depreparadas, pessoas que bebem, é complicado”.
A fiscalização é complicada. De acordo com o Capitão Marcio de Vasconcellos, a aproximação também tudo para ver se existe documentos e habilitação. “As pessoas que estão a bordo dessas embarcações devem estar habilitadas portando os seus documentos. Com isso, imagina-se que há uma redução da possibilitade de incidente ou acidente aqui no canal de São Sebastião e ao longo do Litoral Norte”.
Desde dezembro já foram 444 abordagens e 193 notificações. Quatro embarcações foram apreendidas. As multas variam de R$ 40 a R$ 3200. A maior parte das irregularidades é cometida pelos donos e condutores de jet-skis.
O jetski pode atingir grandes velocidades e provocar graves acidentes se for pilotado por quem não conhece as regras de segurança. “O condutor é notificado por conduzir embarcação sem ser habilitado e a embarcação é apreendida”. A Operação Verão vai até 15 de março e cobre todo o Litoral Norte de São Paulo.
Fonte: VNews

08 Jan 2012
Barco francês bate recorde da volta do mundo: 45 dias

O máxi-trimarã francês Banque Populaire V se tornou nesta sexta-feira o barco mais rápido a dar a volta ao mundo sem paradas. A equipe liderada por Loick Peyron e que tem mais 13 velejadores conquistou, assim, a posse provisória do Troféu Júlio Verne, prêmio dado ao recordista mundial da volta ao mundo em vela. Qualquer barco, a qualquer momento, pode conquistá-lo.
O barco francês de 40 metros de comprimento chegou a Brest, no noroeste da França, às 22h13 da noite de sexta-feira. Assim, a volta ao mundo foi completada em 45 dias, 13 horas e 42 minutos. A marca deixa muito para atrás o antigo recorde, do Groupama 3, que, em 2010, cruzou o globo em 48 dias, 7 horas e 44 minutos.
"Velejar ao redor do mundo em 45 te faz chegar muito perto dos seus limites", disse Peyron, ao atracar no porto de Brest, onde uma multidão esperava o maxi-trimarã para dar boas-vindas aos novos recordistas mundiais.
Fonte: AE

08 Jan 2012
Três meninas perdem os cabelos enroscados em motores de barcos no Pará

Cabelos se enroscaram em motor do barco. Em um dos casos, uma adolescente de 13 anos perdeu 70% do couro cabeludo
Belém - Duas crianças e uma adolescente foram escalpeladas em menos de uma semana no interior do Pará. Todos os acidentes ocorreram durante viagens em barcos pequenos em cidades da Ilha do Marajó e no nordeste paraense no final de semana do Ano Novo.
Em Oeiras, cidade a 160 quilômetros de Belém no nordeste paraense, uma adolescente de 13 anos perdeu 70% do couro cabeludo na manhã do dia 31 após seu cabelo ter ficado preso no eixo do motor do barco onde estava. Horas depois, um acidente parecido aconteceu com uma criança de 10 anos, da cidade de Portel, localizada a 268 quilômetros da capital, na Ilha do Marajó.
No dia seguinte, uma nova vítima. Agora uma criança de sete anos, mas na cidade de Breves, também na Ilha de Marajó, distante 230 quilômetros e Belém. Todas as vítimas seguiam para Belém onde passariam as festas de final de ano. Elas também já receberam atendimento médico e seu quadro clínico é estável.
Acidentes como esse são comuns nos rios paraenses. Esses escalpelamentos ocorrem em barcos pequenos, nos quais normalmente o motor fica desprotegido. Por ano, o Pará registra em média nove casos de escalpelamento por ano. Entre 1982 e 2011, 250 pessoas foram vítimas deste tipo de acidente.
Fonte: O Dia Online
Artigo relacionado

06 Jan 2012
Marinha brasileira compra navios de patrulha por R$ 388 milhões
A Marinha brasileira assinou um contrato com a inglesa BAE Systems para compra de três navios de patrulha oceânica por 133 milhões de libras esterlinas (R$ 388 milhões). Os dois primeiros navios serão entregues em 2012 e o terceiro no início de 2013.
O contrato inclui a licença e o projeto de fabricação, que permitem à Marinha construir outros navios do tipo no Brasil. Os três navios vão reforçar a capacidade da Marinha no curto prazo, enquanto não são feitas as aquisições do plano governamental Prosuper.
"Essa aquisição não muda o escopo do Prosuper, nosso programa de aquisição futura de navios que também inclui outros cinco navios de patrulha oceânica de 1,8 mil toneladas a serem construídos no Brasil", afirma o diretor de engenharia naval da Marinha brasileira, contra-almirante Francisco Deiana.
Os navios comprados pelo Brasil, com peso de 2,2 mil toneladas quando totalmente carregados, foram construídos originalmente para o governo de Trinidad e Tobago, em um contrato assinado em 2007. Desde que o acordo foi encerrado, no final de 2010, a BAE Systems oferece os patrulheiros para países interessados.
Fonte: Economia.IG; Foto: BAeSys

06 Jan 2012
Descoberto 'mundo perdido' da vida submarina na Antártida
Uma estrela do mar de sete pontas, um misterioso polvo pálido e um novo tipo de caranguejo yeti fazem parte do vital ecossistema descoberto no fundo marinho, perto da Antártida, informaram cientistas britânicos.
As espécies, detalhadas esta semana na revista on-line PloS Biology, foram vistas pela primeira vez em 2010, quando os pesquisadores fizeram descer um veículo robótico para explorar a cordilheira submarina Dorsal da Scotia Oriental, nas profundezas do Oceano Atlântico Sul, entre a Antártida e o extremo da América do Sul.
Nesta zona escura e remota são encontrados os respiradouros hidrotérmicos, mananciais das profundezas que jorram líquido a temperaturas de até 382ºC e nos quais foram descobertas formas incomuns de vida em outras partes do mundo.
"Os respiradouros hidrotermais abrigam animais que não são encontrados em nenhuma outra parte do planeta, que obtêm sua energia não do sol, mas de substâncias químicas, com o sulfeto de hidrogênio", disse o cientista principal, Alex Rogers, da Universidade de Oxford.
"O primeiro estudo destes respiradouros particulares no Oceano Atlântico Sul, perto da Antártida, revelou um 'mundo perdido' quente e escuro, onde proliferam comunidades inteiras de organismos marinhos desconhecidos", acrescentou.
Os respiradouros ou fontes hidrotermais foram descobertos em 1977 nas Ilhas Galápagos.
As últimas descobertas de vida submarina incluem vários tipos novos de anêmonas e um polvo sem identificação, bem como um novo tipo de estrela do mar, avistadas alimentando-se da fauna arredor dos respiradouros. Os peixes só foram avistados na periferia das áreas quentes.
Os cientistas também ficaram intrigados com o que não encontraram, como minhocas gigantes, mexilhões, caranguejos, vôngoles e camarões vistos antes em outros respiradouros de águas profundas nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.
A diferença de espécies sugere que as condições geográficas da região tornam únicas certas formas de vida, que não puderam migrar para outras partes do fundo marinho do planeta.
"Estes resultados são uma prova a mais da rica biodiversidade que se encontra em todos os oceanos do mundo", disse Rogers.
"Onde quer que olhemos, seja nos arrecifes de coral das águas tropicais iluminadas pelo sol ou nos respiradouros da Antártida mergulhados em uma escuridão eterna, encontramos ecossistemas únicos que temos que entender e proteger", acrescentou.
A pesquisa, publicada na edição on-line da revista PLoS Biology, foi feita por cientistas da Universidade de Oxford, da Universidade de Southampton e do British Antarctic Survey.
Fonte: AFP; Fotos: Natural Environment Research Council ChEsSo

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