Mapa Rodoviário geo-referenciado do RGS
Para auxílio à navegação
Danilo Chagas Ribeiro

Aí vai o mapa rodoviário geo-referenciado do RGS, que poderá auxiliar os navegadores, principalmente os que navegam nos afluentes do Guaíba. A idéia não é suprir a falta das cartas com este mapa. Absolutamente. Servirá apenas para dar uma idéia, principalmente quando sobreposto com tracks e waypoinyts em um programa apropriado.

O que é um mapa geo-referenciado?
Falando de uma forma simplificada, mapa geo-referenciado é um mapa que tem refências geográficas, ou seja, que apresenta as coordenadas dos pontos, como a Latitude e a Longitude. Trocando em miúdos, é um mapa em cima do qual se passa o cursor do mouse e se vê quais são as coordenadas do ponto em que ele está. Com absoluta certeza deve haver muitas definições bem melhores do que estas, mas se V. entendeu, está perfeito.
Para utilizar o geo-referenciamento é preciso rodar um programa apropriado, como o Ozi Explorer ou o Track Maker.

Geo-referenciando um mapa
Para geo-referenciar ou calibrar (calibrate) um mapa, indica-se as coordenadas de alguns pontos conhecidos. Teoricamente, quanto mais pontos forem indicados, maior a precisão do geo-referenciamento. Na prática, não é bem isso. Confesso que minha relação com o Ozi nesse aspecto nunca foi boa.
Uma vez feito o tal do geo-referenciamento, não é mais necessário refazer.

Como indicar ao programa as coordenadas conhecidas? Você localiza no mapa um ponto do qual coletou o waypoint com seu GPS, clica sobre ele e digita as coordenadas. Além disso, Você poderá também aproveitar o cruzamento de meridianos e paralelos presentes no mapa que quer geo-referenciar. Na carta náutica 2109, "Da Ponta Grossa a Porto Alegre", por exemplo, observa-se que bem próximo ao trevo de acesso da travessia do Guaíba o paralelo 30 corta o merdiano 51º12'. Clica-se sobre este cruzamento e digita-se as coordenadas.

Ajustes da calibragem
Terminada a calibragem, carrega-se um waypoint sobre a carta para testar o trabalho. Dentre as causas mais comuns para a ocorrência dos erros de geo-referenciamento estão a falta de precisão na maioria dos mapas, escala inapropriada, deformação na digitalização da carta impressa e diferença de datum. São muitos detalhes concorrendo para a imprecisão do trabalho. Quem já geo-referenciou um mapa ou uma carta, nunca vai acreditar 100% em cartas digitais, pelo menos usando as ferramentas que se dispõe no mercado para amadores.
Há vezes em que Você carrega os tracks de suas navegadas em um rio estreito, e percebe que em alguns trechos "navegou sobre a margem", em terra firme. Nunca fica bem certo. É preciso então ajustar o geo-referenciamento.
Isso significa que é preciso puxar um ponto um pouco pra cá, e o outro um pouco pra lá até que um track carregado sobre o mapa fique no lugar onde visualmente sabe-se que deveria estar: o track de uma viagem de carro acompanha as curvas da estrada, e o track no rio não aparece sobre a terra. Apesar de trabalhoso, é fácil calibrar-se o mapa assim. O pior é quando ao calibrar-se uma região do mapa, uma outra sai fora do lugar...

Mapa do RGS
O mapa oferecido aqui foi criado pelo DAER - Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RGS, visando a impressão. Não é um mapa preciso como as cartas náuticas. As curvas das rodovias, por exemplo, não as representam com exatidão. Não é um mapa para navegação como as cartas náuticas, mas apenas para referência visual.
Junto com o arquivo do mapa disponibilizado aí abaixo, há um outro de 4K, contendo o geo-referenciamento feito pelo popa. Os pontos utilizados para o geo-referenciamento são coordenadas lidas em cartas náuticas e pontos do meu GPS, como a Foz do Canal São Gonçalo, Noroeste da Lagoa da Conceição, Ponte Hercílio Luz, Barragem de Fandango (Cachoeira do Sul), Ponte do Guaíba (paralelo 30) e Dois Lajeados. A calibragem não está boa. A projeção utilizada neste mapa é tal que os paralelos não são horizontais, nem os meridianos verticais. Isso reduz drasticamente as chances de acerto da calibragem. O uso deste mapa geo-referenciado é apenas para dar uma noção do que podem ser as coordenadas em determinado lugar. Já sobre uma imagem de satélite é mais fácil trabalhar.

Se alguém obtiver melhores resultados ao calibrar este mapa, envie o arquivo MAP de volta ao popa, por favor.

Mapa Rodoviário Geo-referenciado do RGS
(Dois arquivos: um JPEG com o mapa e outro MAP com o geo-referenciamento para o Ozi. zipados, 4,1MB)

Exemplos de sobreposição de tracks sobre este mapa

Track do Canibal , ida e volta a Itapuã

 

Track do Igaraçu, do VDS a Tapes

 

Track do Bumerang, do VDS à eclusa de Sto Amaro

 

Pouso de um Boeing 737 em Porto Alegre

 

 

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