Diário do Andante
Maceió - Recife

Costa de Alagoas, rumo nordeste, 15 de agosto, 2006

Depois de conseguir dois filtros de diesel Racor via telefone celular, fazer eles chegarem na Federação de Vela e a canoa do Bira trazer até o Andante, começamos a abastecer e trocar o filtro entupido. Desta vez temos dois, não deve dar problema de entupimento com filtro novo. Parece não ter borra no tanque, a tampa de inspeção não serve para muita coisa, não se enxerga nada, acho que o tanque é descartável...

Mas vamos lá, ta na hora de soltar a poita, liga motor, o vento parece ter mudado, será que vamos perder aquele sudoeste maravilhoso ? O Bira agora abana do rebocador que empurra o navio enorme que chegou, entendido agora, este é o trabalho dele quando não está na canoa.

Deixamos o molhe, a onda aparece, o vento é o pior possível: Nordeste na cara. Vamos precisar muito do motor.... E para não esquecermos dele, ele PÁRA, logo agora ! Para contornar os recifes de Maceió é bom abrir a velas e dar uma velejada pra sudeste...

Droga, filtro recém trocado, como pode ser ? Será mesmo que é ele? Abre motor, desaparafusa a tampa frontal para olhar pro Racor. Cheiro de diesel, barco balançando, todo mundo pensando em novas teorias, o enjôo rondando. Mas o Dramin desta vez parece que vai segurar a turma em cima do convés. Olho pra ele, não é que o filtro está cheio de borra novamente! Parece que quando estivemos sem balançar a sujeira toda foi pro fundo do tanque, e agora veio de vez pro filtro. É outra teoria, das tantas que se vai criando para explicar porque as coisas às vezes não funcionam num barco. Passa uma jangada, de verdade, de um pescador. Essa dá bem menos problema, tudo ali é mais simples.

Chacoalha o filtro, a borra cai no fundo, liga o MOTORO, como diz o mecânico japonês da Yanmar. Ele ronca, não nega fogo, quer diesel , só isso. Tira as velas, vamos lá, vento contra mesmo, afastar da costa... Esse motoro vai ter que funcionar. Vento aumenta, onda aumenta, horizonte fechado, tripulação quieta, cada um pensando qual a melhor estratégia se o diesel estiver muito bichado. O Bira disse que o diesel vem de um posto legal...

A chuva chega, sempre pode piorar, não vai dar pra ler o livro Os Professores de novo. Com ela mais vento, contra claro. Começa a bateção. As ondas começam a combinar, duas a duas , ou aquelas 3 juntas, pra fazer o barco bater forte. Velocidade em média 6 nós, ta bom, motor empurrando muito bem.

Mas como tudo pode piorar , também pode melhorar. Agora são 4 horas de motor girando bem, a chuva foi, o vento deu uma girada favorável. A costa também vai entortando para o Norte, talvez a noite seja possível botar as velas e aliviar esse barulho do motor.

A tripulação toma uma cerveja, um provolone derretido no forno e banana de sobremesa fazem a festa. Corajosa essa tripulação, um brinde ao Dramin.

Tripulação do Andante.


 

 

O Andante carrega o galhardete do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre.

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