Feriadão no Guaíba
Danilo Chagas Ribeiro

21 Nov 2005
A
lua cheia iluminava o morro atrás da pequena Praia do Sítio. Todas aquelas luzes de tope de mastro na enseada davam um toque especial na decoração da noite. Um pouco mais adiante piscava o Farol de Itapuã. A temperatura era muito agradável.

Viola em noite enluarada
Éramos doze barcos fundeados na enseada, a cerca de 50km ao sul de Porto Alegre. Não estávamos em regata. Não havia competição alguma. Éramos todos velejadores cruzeiristas, alguns com a família, outros com amigos a bordo. Que noite! Que cenário! Que clima!

No contrabordo do Canibal tínhamos o Tethys e o Realidade II. Logo ali estavam o Gaudério, o Simbad e o AlforriaII. Enquanto eu assava a carne a bordo, com lenha de maricá* catada do chão, o Ricardo Englert mandava MPB na viola e a galera cantava. Quanta diversão!

Que nem um jardim japonês
No dia seguinte, domingo, o despertador tocou às 5:30h da manhã (nascer do sol). Era hora de ouvir o que os bugios tinham a dizer. Nada a declarar. Fomos visitar as altas dunas atrás da ilha do Barba Negra, na Lagoa dos Patos. O vento não era grande coisa.

No final do dia o Comandante Andreas Bernauer fundeou o Canibal na Praia do Tigre e tomamos banho de lagoa. O canto leste da praia lembrava um bem cuidado jardim japonês. Coqueiros florescendo, touceiras de flores coloridas, areia dourada e aquelas rochas de diversas formas e tamanhos ofereciam um belo cenário, já quase no pôr-do-sol. Voltamos para o abrigo da Praia do Sítio, na noite. Galeto com mangerona no contraponto ao sushi/sashimi.

O atraso dos bugios
Às 5:30h da madrugada de segunda-feira o despertador roncou outra vez, mas os bugios não estavam mesmo a fim de conversa.

Passamos a manhã por ali. Ao meio-dia eu estava em faina na proa quando minha esposa lá no cockpit disse que estava ouvindo um barulho esquisito. Eram os bugios começando o bochincho, finalmente.

Fizemos um bonito passeio bem pela beira de cada prainha da costa leste do rio, da Praia do Sítio até a Vila de Itapuã, onde tomei um mate com o Asterix. Dali fomos para a Ilha Chico Manoel.

Champagne gelado
O Porta do Mar estava atracado na ilha. No final do dia fizemos um tour rápido pelo majestoso trawler do Comte Rogério Morganti. É um barco sem igual. Ele e a Lurdes, como sempre, são impecáveis ao receber os amigos. Dessa vez não deixaram por menos. Logo mais à noite um menino que desembarcara do trawler me chama na proa do Canibal, com uma garrafa de champagne nas mãos.
Um bom champagne gelado presenteado na Chico por um bom amigo, não tem preço.

Brinquedo novo
Descobri um importante acessório para a navegação noturna, daqueles que depois que se usa, não dá mais pra ficar sem. É uma pequena mas poderosa lanterna de cabeça (head lamp) que, presa por um elástico, fica posicionada na testa, deixando as mãos livres para a faina. Como disse alguém lá depois de uns tragos, "A gente vira a cabeça prum lado, e a luz vai praquele lado também. Vira pro outro, e lá vai ela automaticamente...". Da faina de fundeio a assar churrasco, passando por buscas nos paióis, é sensacional. Bem levezinha, mandava luz lá no tope do mastro do Delta36. Chega a durar 120h (5 dias) acesa. É uma versão high tech (fabricação francesa) das velhas luzes que os mineiros tinham no capacete. Como dá pra perceber, me apaixonei pelo brinquedinho que encontrei na BigWall (P. Alegre).

Stress
Depois de um belo dia confraternizando com amigos na Ilha Chico Manoel, o passeio perdeu qualidade naquela terça-feira, 15 de novembro. A atividade de lazer cedeu lugar ao auxílio a um veleiro naufragado nas Pedras do Arado, no Guaíba. Apesar dos Bombeiros terem enviado um avião para reconhecimento e um bote inflável para resgate, nunca é demais lembrar da importância dos próprios navegadores no auxílio a seus pares. A lancha da foto é do Comte Jorge Lessa, na operação de resgate.

_______________
(*) Maricá é uma árvore cheia de espinhos que compõe a mata ciliar, comum no RGS. É proibido o corte. Um único graveto dá um sabor especial à carne assada bem próxima às brasas em churrasqueiras pequenas.

Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura

-o-

Envie seus comentários ao popa.com.br: