Navegando para Reflorestar
(as margens do rio Jacuí)

O popa.com.br tem o orgulho de apresentar, em primeira mão, o lançamento de um projeto sensacional. Um projeto que semeia para o futuro.

Nesses tempos em que o imediatismo grassa de forma danosa na sociedade, brota também uma idéia vigorosa.

Uma proposta para navegadores. Não para tornar um rio mais navegável, mas sim para devolver-lhe o que já teve: margens arborizadas.

Plante uma Semente para o Futuro

Além de chamar a atenção para a degradação dos rios que circundam a região metropolitana de Porto Alegre, o projeto desenvolve a consciência ecológica da população através do plantio de árvores nativas nas margens do Rio Jacuí.

O projeto será, sem dúvida alguma, uma atitude exemplar a ser desenvolvida por de um grupo de navegadores liderados pelo conselheiro do Veleiros do Sul, Geraldo Sperb.

Sperb tem se destacado no meio náutico não apenas por sua grande experiência como navegador, mas pela atenção que vem dedicando a projetos humanitários e sociais.
Em maio passado a iniciativa do veterano velejador arregimentou uma frota de embarcações que culminou na doação, por navegadores, de verdadeira montanha de agasalhos para a comunidade carente de Triunfo.

A exemplo deste seu mais recente projeto, nos apresenta agora um outro muito mais ambicioso: reflorestar as margens do Jacuí.

Através deste rio descia o carvão mineral para fazer funcionar a usina de Porto Alegre. Por ele escoa-se a produção de grãos do interior até o porto de Rio Grande. São apenas exemplos da importância desta via fluvial que já foi palco de batalhas farroupilhas.

Suas margens apresentam grandes extensões sem arborização. Ocasionalmente se vê algumas árvores, como na foto acima. Além disso, o assoreamento natural das margens somado ao desmoronamento causado pelas ondas produzidas pelas embarcações, tem piorado as condições das margens do Jacuí.

Além do grande número de navegadores engajados na proposta de Sperb, o projeto ganhou o apoio dos clubes náuticos de Porto Alegre. Estes clubes cederão embarcações para o transporte das mudas e de pessoas que queiram participar da operação.

O que dizem as autoridades

A atitude cativou a totalidade dos órgãos envolvidos com o meio-ambiente.
IBAMA, FEPAM, SMAM e AGAPAM já manifestaram apoio à iniciativa. .

A CEEE fornecerá mudas a partir de seu horto florestal.

O SPH (antigo DEPREC) também manifestou apoio, provendo embarcações e pessoal de apoio à operação.

Também a Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre apresentou-se solidária, apoiando e oferecendo recursos para a execução do projeto.

Estão ainda sendo convidadas a participar do projeto empresas ligadas ao ramo náutico e várias outras com "consciência ecológica". A imprensa mostrou-se também favorável a divulgar a atividade, prometendo amplo noticiário.

Folhetos explicando a importância do projeto e informando sobre as espécies nativas serão distribuídos nos clubes náuticos.

A operação

Lanchas, veleiros e outros tipos de embarcação navegarão alguns quilômetros rio Jacuí acima até um local a ser escolhido.
Em uma confraternização com churrasco e música, será dado o início da campanha de proteção das margens do rio Jacuí com o projeto NAVEGANDO PARA REFLORESTAR.
O local será plano e sêco, com barranca assoreada. Prevê-se o fundeio de mais de 50 embarcações de todos os tipos. Os clubes náuticos promoverão o translado dos navegadores à terra. Espera-se a vinda de mais de 150 pessoas.

Dois dias antes da data programada para o lançamento do evento, os clubes náuticos enviarão embarcações com equipes para a preparação do terreno escolhido, dando inicio à montagem das instalações necessárias ao acontecimento. Serão instalações de caráter bem provisório que, acima de tudo, não irão agredir o meio-ambiente.

Serão instaladas lixeiras, barraca com 20m2 para abrigar churrasqueiras, mesas e bancos com acomodação para 150 pessoas aproximadamente. Igualmente serão instalados 4 Banheiros químicos. A equipe levará também ferramentas para o plantio.
Engenheiros Agrônomos utilizando megafones orientarão os participantes na distribuição e plantio de espécies nativas que evitarão o assoreamento.

Encerrado o evento, uma equipe de limpeza desmontará as instalações e removerá todo e qualquer vestígio gerado durante a atividade.

Você

Seja como pessoa física, ou jurídica, faça sua adesão ao projeto NAVEGANDO PARA REFLORESTAR, contatando o autor.

O Jacuí agradece.

Geraldo Sperb
risper@terra.com.br
(051) 3248-1562, 3248-2557 e 9966-5993

Envie sua mensagem de apoio ao projeto para publicação neste site.

Danilo Chagas Ribeiro

info@popa.com.br