Cruzeiro do Bugio 2007 teve bons ventos
Evento de caráter ambiental no Rio Guaíba
reúne navegadores para limpar a Praia do Sítio
Danilo Chagas Ribeiro

 


Patrocinador anônimo
(Comte do Jangadeiros)

Patrocínio


Realização

Apoio

Autorização Especial


Apoio

CLUBE NÁUTICO ITAPUÃ

05 Dez 2007
Nossa missão era fazer uma navegada até a Praia do Sítio, a mais bonita do Guaíba e, em um mutirão, deixá-la ainda mais bonita. Tivemos sucesso.

Eventos voltados à educação ambiental não são comuns no meio náutico e demandam logística diferenciada, principalmente quando realizados em locais sem recursos, como no Parque Estadual de Itapuã. Além do trâmite burocrático para o acesso especial à Unidade de Conservação, o transporte dos alimentos, incluindo um freezer e carvão, além dos embarques e desembarques das tripulações com botes infláveis em duas praias, são itens que tornaram trabalhosa a realização do evento. No entanto, tivemos inestimável ajuda de alguns velejadores, como no ano passado, e deixamos a praia limpa como havíamos planejado.

O Cruzeiro do Bugio 2007 foi agendado inicialmente para Outubro, mas as condições meteorológicas forçaram o adiamento. Evitando-se datas com eventos já agendados, remarcamos o cruzeiro para o mês de Dezembro, que não é dos melhores para a realização de eventos náuticos.

Mesmo assim tivemos uma participação ainda maior do que no ano passado. Entre veleiros e lanchas tivemos 44 embarcações inscritas, com mais de 100 tripulantes. O vento, que passou um pouco dos 20 nós no sábado, afugentou algumas embarcações a motor e veleiros de pequeno porte. Como é comum em cruzeiros, algumas tripulações foram formadas por familiares e por amigos sem muita experiência na vela, para quem 20 nós de vento pode ser demais. Mas para quem gosta de vento em doses generosas, o final de semana esteve excelente.

Velejamos no sábado em contravento variando de 10 a 22 nós, conforme a medição de alguns participantes. O vento apertou logo que passamos pela Ponta Grossa, crescendo no decorrer da tarde.

Confraternização e brindes
Tivemos uma confraternização preparada com o insubstituível auxílio do Clube Náutico Itapuã, por cortesia da Comodoro Christina Tina Silveiro. A bebida estava bem gelada e os salsichões para o choripan foram assados em local de escassa infra-estrutura, mas para as condições do local, parecia um festival de gastronomia.
 
Simone Rosa, Marilene Goularte e Eloísa Endres comandaram o sorteio de 40 camisas pólo, dúzias de kits com produtos da Jimo, dezenas de chaveiros flutuantes do Manotaço, e canetas e camisas oferecidas pela Casa dos Extintores. Um extintor de incêndio oferecido também pela Casa dos Extintores foi presenteado ao Comte MegaCylon por ter apagado os incêndios durante a organização do Cruzeiro do Bugio.
 
Após um belo pôr-do-sol no sábado, tivemos uma noite muito tranqüila na Praia da Pedreira. Aí pela meia-noite, com a praia espelhada, voltando para o Canibal no bote inflável, víamos os barcos fundeados na pequena praia com suas luzes de tope de mastro refletidas na água. Estava muito bonito.
 
Limpando a praia
O desembarque na Praia do Sítio começou às 08:30h do Domingo. Alguns chegaram mais tarde, e outros saíram mais cedo para evitar o vento forte na volta.

O pessoal pegou pesado, garimpando a praia cheia de plásticos que lá chegaram boiando Guaíba abaixo. Sabemos que o plástico voltará, mas nossa missão tem caráter exemplar.

Fomos os últimos a sair da Praia do Sítio, já totalmente livre de plásticos. Mas antes de sairmos sentamo-nos sobre o tronco de uma árvore entre umas 10 pessoas e um Jameson, e sob a sombra de uma grande figueira à beira da praia, diante daquela vista tão bonita, com o Farol de Itapuã logo ali, e ainda com uma brisa sob medida, brindamos o sucesso do evento.

Voltamos de vento em popa na maior parte do trajeto, com direito até a uma cochilada no cockpit do Canibal. Que velejada sensacional!

Clubes e embarcações
Estiveram representados, pela presença de membros das comodorias e de seus associados, o Veleiros do Sul, o Clube dos Jangadeiros, o Iate Clube Guaíba, o Sava, o Clube Náutico Itapuã, o Clube Náutico Tapense e a Marina do Lessa.

Embarcações inscritas (veleiros e algumas lanchas): Acalantho, Achego, Anarquia, Baependi, Barba Negra, Barlavento, Bella Bruna, Boêmio, Bora Bora, Breeze, Canibal, Chamonix V, Cmt Rudy, Easy Going, Escape, Fiapo, Forasteiro, Forest, Galante, Goofy, Graxaim, Joshua, Kauana, Lago Azul, Longitude, Lucky, Maison Blanche, Maquiavel, Marinaio, Mucuripe, Noa Noa, Panos Quentes, Quatro Patas, Raio de Luar, Refúgio, Rihl, Safado, Saigon, Santa Preguiça, Speed Racer, Tai Chi, Victor, Yes e Zé Colméia, este último vindo de Tapes. As inscrições foram feitas no VDS, no CNI, e nas palestras.

Agradecimentos
Muita gente boa apoiou e participou da organização do Cruzeiro do Bugio. Agradecemos ao Cylon Rosa Neto, Luiz Ungaretti, Luiz Morandi, João Paulo Lucena, Andreas Bernauer, Christina Tina Silveiro, Nelson Fontoura, Dieter Brack, João Daniel Jodan Nunes, Carlos Manotaço Altmayer Gonçalves, Marcelo Caminha, Carlos Alberto Trein, Odécio e Ricardo da secretaria esportiva do Veleiros do Sul, Neguinho do CNI, Liliani da Bourscheid, Mauro Heinle, chefe de gabinete da SEMA, Roberta Dalsotto chefe da DUC/SEMA, Marcelo gerente do Parque, Clube Náutico Itapuã, Veleiros do Sul. Agradecemos também a todos os participantes que prestigiram o evento e aos amigos que de alguma forma contribuíram para o sucesso de mais um Cruzeiro do Bugio.
 

-o-