Cruzeiro e Regata Porto Alegre-Tapes
Notícia veiculada pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre

Esportes Aquáticos
Uma aventura na água por 24 horas
Velejadores iniciam percurso pelo Guaíba e pela Lagoa dos Patos hoje


Por 24 horas, a partir das 19h de hoje, 170 profissionais liberais e executivos, na faixa dos 40 anos, deixarão os escritórios e consultórios para enfrentar as perigosas águas do Guaíba e da Lagoa dos Patos em barcos movidos pelo vento nordeste.

Mas estão felizes: ganharão como recompensa a visão de paraísos ecológicos, praias intocáveis e vestígios que recontam histórias gaúchas. Encontrarão também obstáculos de todo tipo: pedras submersas, redes de pesca e ameaças de encalhe em bancos de areia. É a reedição do Cruzeiro e Regata Porto Alegre-Tapes, que volta depois de três anos graças à paixão de um grupo de velejadores congregados pelo site popa.com.br.

Os organizadores esperam a participação de 50 barcos no percurso de 130 quilômetros entre a Capital e Tapes, uma rota usada pelo menos até a década de 50 para o transporte de arroz. Feitiço, embarcação do psiquiatra Jorge Grossman Zaduchliver, 42 anos, integrará o agrupamento. Há sete anos sobre veleiros, Zaduchliver reconhece as dificuldades do percurso, mas contará com um auxílio importante. Como outros participantes, saberá identificar sua localização pelo GPS, o que lhe dará tranqüilidade para se surpreender ao olhar para o céu.

- Quando a gente navega pelos lados da Lagoa dos Patos, vemos muitas estrelas cadentes - conta.

O psiquiatra participará do cruzeiro, um passeio sem o compromisso de chegar à frente de outros participantes. O engenheiro Luiz Ungaretti, 44 anos, precisa sentir a adrenalina de competir pela dianteira: fará parte da regata.

Para que outros gaúchos passem por experiências semelhantes, os organizadores promovem o cruzeiro e a regata. Proprietário do popa.com.br, o empresário Danilo Chagas Ribeiro, 54 anos, pretende estimular a prática da navegação com o evento. Novos adeptos precisam fazer as contas: um barco sai em média por R$ 100 mil, mas é possível encontrar opções por menos de 20% desse valor.