Brasil 1 sonha com barco pronto
E com jovens para nova volta ao mundo


04 Out 2007
O Brasil ainda pode ter um barco na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race, que começa em outubro de 2008. A equipe Brasil 1, que disputou a última edição da competição, porém, trabalha com uma solução modesta para concretizar o projeto.

Sem Torben Grael e com tempo insuficiente para construir uma nova embarcação, os diretores do time sonham em comprar um dos barcos que disputou a Volvo 2005/20069 e convocar uma equipe de jovens velejadores para dar a volta ao mundo no ano que vem.

"É uma solução que estamos analisando e que pode manter viva a equipe. O barco comprado seria um dos que terminaram na frente na última Volvo (o campeão em 2006 foi o holandês ABN Amro 1)", confirma Enio Ribeiro, responsável pela equipe na primeira volta ao mundo ao lado de Alan Adler.

Essa solução modesta ainda esbarra na falta de dinheiro. Ribeiro e Adler buscam apoio desde o fim da última Volvo, em junho de 2006, mas ainda não conseguiram patrocínios. Em 2005, o projeto custou R$ 38 milhões, com verbas públicas e privadas.

Comandante do Brasil 1 que chegou ao terceiro lugar no ano passado, Grael confirmou ao UOL Esporte que está fora de um segundo projeto brasileiro. Ele foi convidado para ser o comandante do time sueco e deve decidir nos próximos dias se aceita a proposta.

"Eu tinha estabelecido um limite para que a equipe saísse do papel. Esse limite era fevereiro, mas fui adiando essa decisão até agora. Hoje, se o Brasil 1 fosse confirmado, teríamos o mesmo tempo de preparação que a primeira edição", disse o bicampeão olímpico, que considera o tempo insuficiente para uma campanha vencedora. Os suecos devem começar a treinar no final de outubro.
Fonte: UOL

-o-