Apresentando o Arroio Capivara
Paisagem nativa bem próxima a Porto Alegre

Danilo Chagas Ribeiro

Pouco conhecido dos navegadores de Porto Alegre, o Arroio Capivara oferece bela vegetação ciliar de espécies nativas e muita quietude. Navegando-se pelos meandros do arroio escuta-se o pio das marrequinhas entre os aguapés.

Na sempre agradável companhia do Mestre Geraldo Knippling, o Comandante Adroaldo Mesquita da Costa Neto e eu fomos conhecer o Arroio Capivara, ciceroneados por Vinícius Amaral, freqüentador da região há vários anos. Havia ainda 5 adolescentes conosco. Mesmo com toda essa tripulação, a Aline manteve mais de 20 nós no regime de cruzeiro.

Por que tão desconhecido?
O Arroio Capivara é um afluente do Arroio Ribeiro, que por sua vez tem a foz no Rio Guaíba junto à sede do município da Barra do Ribeiro. A barra do Arroio Ribeiro tem um trecho com profundidade crítica, o que restringe o acesso. Provavelmente seja isso que tem escondido o Arroio Capivara dos navegadores.

Profundidades
Esta dificuldade ocorre somente em um trecho estimado em menos de 10m de extensão, onde a profundidade foi avaliada em 2/7/05 em torno de 1,5m (Régua da Harmonia na véspera = 0,90m). O trecho em questão situa-se na região balizada da barra (o balizamento encontra-se em estado precário). A profundidade observada ao longo dos dois arroios foi maior em toda a extensão por onde navegamos, chegando a 4m de profundidade. Em épocas de estiagem o acesso pode ficar complicado, mas normalmente há boas condições de tráfego para a grande maioria das embarcações de recreio (é comum a Régua da Harmonia marcar mais do que 1 metro).

O canal na barra do Arroio Ribeiro é estreito, talvez 10m segundo indicação não confirmada, apesar do balizamento bem afastado dos taludes sugerir maior largura.

A menos de uma hora de Porto Alegre (de lancha)
Não há vegetação sobre o Arroio Capivara como ocorre, por exemplo, no Arroio Estância na Vila de Itapuã e que impede o tráfego de embarcações mastreadas. Na margem esquerda do Arroio Capivara existem propriedades de lazer. Algumas delas têm infra-estrutura náutica, mas são de uso particular. Não há infra-estrutura de uso público no Arroio Capivara. Junto à foz do Arroio Ribeiro há um grande atracadouro municipal, de madeira.

Logo acima do local onde a Aline fez meia-volta no Arroio Capivara (extremidade oeste do track anexo) há uma árvore caída com poucos galhos acima da linha d'água, junto à margem esquerda.

Waypoints para a aproximação à barra do Arroio Ribeiro
Bóia nº4 do Canal de Belém (coordenadas aproximadas): S30º14,2' W051º13,3'
Proximidades a jusante do canalete balizado do A. Ribeiro: S30º17,2' W051º17,6'
Este último ponto está a aproximadamente 4,7mn a SW da bóia nº4 e a 0,8mn a SSW da Pedra do Chagas (submersa!). Veja carta abaixo.

A foz do Capivara está em aproximadamente S30º16,9' W051º18,2', a apenas um quarto de milha da foz do Arroio Ribeiro, onde este faz uma curva para a direita. Nesta confluência, subindo o A. Ribeiro a partir do Guaíba, mantenha a proa no Norte para subir o Capivara.

"Longe da civilização"
A 40 minutos de lancha do Veleiros do Sul, o Arroio Capivara pode representar uma boa alternativa de passeio a freqüentadores do Arroio Araçá. Está a apenas 16mn ao sul do Veleiros do Sul, em linha reta. Mas ao
entrar-se no Arroio Capivara, a vegetação ciliar abundante e o barulho da bicharada dão a impressão de que se está bem longe da civilização. Os navegadores que apreciam pernoitar embarcados e aqueles que buscam novas paisagens nativas certamente vão gostar muito do passeio, tanto a bordo de um veleiro quanto de uma lancha, seja para pernoite ou apenas para conhecer o Arroio Capivara.

Cuidado com a Coroa do Ceroulas e com a Pedra do Chagas
na aproximação à Barra do Ribeiro.

Track da Aline do Arroio Capivara ao Guaíba (formato plt (Ozi), 2KB, zipado)

 

Artigo associado: Acesso à Barra do Ribeiro

Fotos da navegada

Clique uma foto para carregar todas da mesma moldura

 

 

 

 

 

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ