Bravíssimo lidera o Circuito Cone Sul de Vela
Primeira Etapa concluída
Ricardo Pedebos



O 16º Circuito Cone Sul de Vela de Oceano que começou no fim de semana no Veleiros do Sul já completou a realização de três regatas. A novidade neste domingo foi na Classe ORC Club com o barco Bravíssimo (VDS), assumindo a primeira posição na classificação. O timoneiro Gustavo Thiesen mostrou que está substituindo a altura o comandante Daniel Glomb, que se encontra competindo na Europa. A meta da tripulação do Bravíssimo é o bicampeonato no Circuito Cone Sul. Em segundo lugar está o Kamikaze, de Hilton Piccolo (CDJ).

Na Classe RGS a luta é bem parelha, mas a liderança se mantém com o veleiro Storm, de Renato Poy da Costa (VDS), e em segundo lugar o Tatina, de Augusto Streppel (VDS). E na O’Day 23 quem está na frente é o Lady Jany, de Renato Meurer (ICG).

Neste domingo foram disputadas duas regatas de barlasota na raia de Ipanema, no rio Guaíba. O vento de direção sul e de intensidade forte chegou aos 36 km/h de intensidade e protagonizou algumas diabruras, pois nas pernas de balão teve várias atravessadas na raia, mostrando que o pessoal estava um pouco sem treino para manter o equilíbrio dos barcos com vento por trás. E também houve algumas quebras que deixaram de fora das regatas três barcos.

O 16º Circuito Cone Sul de Vela de Oceano segue na próxima quinta-feira (20) feriado Farroupilha no RS com uma regata triangular. No próximo fim de semana é o final do Circuito com a realização das regatas longas destacando-se o 36º Troféu Seival, na distância de 90 milhas. O percurso é feito pela Guaíba e a lagoa dos Patos. A competição conta com a participação de 27 barcos das classes ORC, RGS e O’Day23 e tem o apoio da Delta Yachts, Nautos e Equinautic.

Classificação parcial

Classe ORC Club
1º Bravissimo, Gustavo Thiesen (VDS) 4
2º Kamikaze XI, Hilton Piccolo (CDJ) 7
3º Abaquar, Paulo R. Ribeiro (VDS) 10

Classe RGS
1º Storm, Renato Poy da Costa (VDS) 4
2º Tatina, Augusto Streppel (VDS) 6
3º Bavardagem, Roger Lamb (VDS) 9

Classe O’Day 23
1º Lady Jany, Renato Meurer (ICG) 4
2º Vento Solar, Ricardo Brondani (CDJ) 5

Fotos