Balonada com festa
Bons ventos e muita animação
Danilo Chagas Ribeiro

21-06-05
A regata Eles & Elas foi marcante. Pela velejada e pela festa.

O vento norte de até 10' propiciou uma balonada na medida certa para velejar com as esposas. Que velejada!

O Veleiros do Sul mandou um barco de apoio pela manhã para preparar a festa na Ilha Chico Manoel. Na tripulação havia um cozinheiro do clube para preparar a lentilhada. No lastro, muita cerveja e gelo, equipamento de som, e os prêmios.

 

Categorias Especiais
Em torno de 20 veleiros participaram do evento, levando 60 a 70 pessoas para a ilha. O fita azul foi o Vento e Alma, do Comte Ortega. Além das categorias habituais (40', 35', etc), foram criadas categorias especiais em função dos acontecimentos durante a regata, como a categoria 'O pau comeu a bordo', 'Antes só que mal acompanhado', e outras...

Prêmios úteis
A festa começou logo após o jantar. Em vez dos troféus habituais, a premiação foi feita com os produtos da loja do clube: dúzias de copos de cerjeva, dúzias de canecos de chope, bolsas, camisas pólo, bandeiras, cintos, bonés, camisetas e toalhas, tudo com o logo do clube. Prêmios úteis, enfim.

Els Uhr Zug
Ortega e Ricardo Englert fizeram bonito no violão.
Plinio Fasolo no teclado e Henrique Ilha na gaita de boca não deixaram por menos.

Andreas Bernauer e Dircinha Piccollo, dentre outros, cantaram MPB, antigas canções italianas e canções atuais, tudo muito animado com o pessoal muito participativo.

Já era tarde e toda aquela cerveja estava terminando quando se ouviu uma melodia bem conhecida, com uma letra que chamava a atenção. Foi a pérola musical da noite, sem dúvida: Els Uhr Zug (nach Iassanan), ou seja, simplesmente O trem das onze, cantado pelo Andreas Canibal, em alemão. Imperdível!

No domingo o vento virou, favorecendo a volta. Foi uma velejada num bordo só.

A regata teve jeito de velejaço. Foi uma festa simples, mas de grande apelo lúdico. Quem participa de um evento assim, tão genuíno no esporte quanto no social, volta sempre.

Parabéns à Comodoria do Veleiros do Sul pela realização do inesquecível evento. Que outros aconteçam no mesmo tom e com os mesmos ventos: em ambiente familiar, com muita confraternização e muita alegria.

Danilo.


A sobremesa foi cortesia do popa

Veja as fotos do evento em Navegadores 128 a 132