Um gigante no mar
397m de comprimento x US$145 milhões
Roberto Gruner

NM EMMA MAERSK

Entrou em operação no dia 13/09/06 o navio porta-contêineres ULCS (Ultra-Large Container Ship) Emma Maersk, construído pelo estaleiro dinamarquês Odense Steel Shipyard e com capacidade declarada para transportar 11.000 TEU's, embora segundo analistas do setor, ele seja capaz de acomodar entre 13.000 e 15.000 TEU's.

Para fim de comparação, os maiores navios porta-contêineres existentes até então, do tipo Post Panamax, eram capazes de transportar entre 4.000 a 5.000 TEU's.

Devido a falta de padronização internacional na indústria de contêineres, adotou-se a unidade TEU (Twenty-feet Equivalent Unit), ou seja, unidades equivalentes a 20 pés de comprimento (aprox. 6 metros) para quantificar o número de unidades de carga capazes de serem transportadas.

IMO number: 9321483
Name of ship: EMMA MAERSK
Call Sign: OYGR2
Gross tonnage: 170794
Type of ship: Container
Year of Ship build: 2006
Flag ship: Denmark
Status of: In Service
Registered owner: MOLLER-MAERSK
Address: DENMARK
Ship manager: MOLLER A.P.
Address: 50, Esplanaden, Kobenhavn, DENMARK

Algumas características do navio:
- Comprimento - 397 m
- Boca - 63 m
- Calado (carregado) - 16 m
- Deslocamento bruto - 123.200 tons
- Propulsão - Um motor diesel de 14 cilindros em linha, produzindo 110.000 BHP, eixo e hélice únicos.
- Velocidade de serviço - 31 mph (aprox. 50 Km/h)
- Custo estimado - Acima de US$ 145 milhões.
- Tripulantes - 13
- Rotas de operação - Ásia/Europa com um ciclo de 63 dias entre a ida e a volta, visitando, entre outros, portos na China, Japão, Inglaterra, Suécia e Holanda.
- Sociedade classificadora (seguradora) - Lloyds Register.

A Moller-Maersk informou que a pintura de silicone (ambientalmente segura) que recobre a parte do casco abaixo da linha d'água, reduzirá a resistência ao avanço e economizará cerca de 1.2 milhões litros de combustível por ano.

 

 

 

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