Teste seus conhecimentos de navegação
no rastro do Habeas Corpus
Danilo Chagas Ribeiro

O rastro do Habeas Corpus

Gravei o track do Habeas Corpus no XIIº Circuito Conesul. É um arquivo contendo as coordenadas, a velocidade, o rumo e outras informações de mais de 1.500 pontos da regata de longo percurso (P. Alegre ~ Lagoa dos Patos).

O comandante do Charlie Bravo, Paulo Hennig, também gravou o track do seu catamaran, e gentilmente cedeu-o para publicação.

Plotei os dois percursos sobre a carta náutica da região. O comparativo de alguns dados do trecho inicial é apresentado sobre a imagem, apenas para demonstrar o que pode ser feito para análise de performance, muito embora os dois barcos tenham participado da competição em classes distintas, com percursos diferentes e não largaram no mesmo horário. O comparativo portanto é meramente didático.

No quadro abaixo Você pode fazer o download dos tracks no formato PLT (Ozi Explorer), zipados. Clicando sobre a imagem, veja a carta com os trackings plotados.

Track do Habeas Corpus 24KB
Track do Charlie Bravo 9KB
332KB
Para quem não tem idéia alguma de como se faz isso, aí vai: o GPS é um receptor de rádio (a partir de US$100, FOB) que recebe informações dos satélites do Sistema GPS, basicamente as coordenadas de onde V. se encontra. Há muito mais a dizer a respeito. Os dados recebidos em determinado percurso podem ser gravados. O conjunto destes dados, ou seja, os pontos, demarca o percurso. Transfere-se os dados do GPS a um computador, por cabo (R$100), em 1 ou 2 minutos. Com um programa de navegação digital (GPS mapping) e a carta da região considerada, plota-se o track.


Teste seus conhecimentos de Navegação

Nesta amostra dos dados obtidos do track do Habeas Corpus, perceba que o Ponto 890 foi onde retornamos.

Como é possível saber?

O retorno foi na L. Patos, ao sul de P. Alegre. Por aqui, quanto mais ao sul, maior o valor da latitude (no hemisf. N (Lat N), não). Antes e depois do #890, a latitude é menor. Portanto, o ponto 890 é o mais meridional por onde passamos.

Veja tb a coluna Hdg (heading = rumo). Rumo 180º é sul. 360º (ou 0º) é Norte. O contorno do farolete está registrado entre os ptos 888 e 895, em que a velocidade (coluna Knots) caiu à metade.

Veja também que passaram-se qse 2 min entre o último registro no rumo sul e o primeiro no rumo norte. O retorno pp. dito levou, no mínimo, 1 minuto (entre os PIDs 889 e 894).

Descubra:
Deixamos o farolete por BB ou BE?

Ou, se V. preferir: ao alcançarmos o farolete, viramos à esq ou à dir para contorná-lo?
Dados de duas das colunas da tabela acima indicam isso.

Veja a resposta mais abaixo. Mas tente resolver. Um Mestre Amador tem que saber responder. Um Capitão Am. tem que rir da pergunta.

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Resposta:

A coluna de heading indica que o valor do rumo diminuiu entre o rumo predominantemente Sul (180º) e o rumo predominantemente Norte (360º), passando por valores 130, 42 e 17º. Isso indica que, ao contornar o farolete, o barco rumou para o quadrante leste (90º). Quem vai para o sul e guina para leste, vira à esquerda, ou seja, guina a bombordo (BB).

A coluna Longitude mostra que o contorno do farolete fez diminuir o ângulo. Longitude caindo, nestas bandas, indica rumo leste.