XIX REFENO
"Hoje vai ter churrasco"
Fernando Maciel



26 Set 2007
O Fita Azul mais uma vez foi o catamarã Adrenalina Pura - Salvador,BA, cruzou a linha com o tempo total de 14h 34min e 54seg, batendo seu recorde anterior que era de 15h 30min e 59seg.
A tripulação do Planeta Água esta em Noronha graças ao comandante Ademir Miranda "Gigante", problemas técnicos e falta de tempo nos fizeram desistir de chegar ao Recife e nos obrigaram a deixar o Planeta Água em Vitória,ES, então gentilmente o comandante "Gigante" ajeitou uma vaga no cockpit do Entre Pólos para este humilde escriba.
Esta é quarta vez que participo da REFENO e foi de longe a melhor delas, o Entre Pólos dispensa apresentações é um grande barco, o seu comandante da mesma forma tem um currículo de fazer inveja tendo navegado só a bordo do Entre Pólos mais de 15000 MN.

Fizeram parte da tripulação do Entre Pólos nesta REFENO; este que vos escreve, o Silvio "Landeco", uma figuraça especialista na trimagem das velas e responsável pelo bar de bordo, o Tau Golin que já na largada mostrou que conhece bem o Entre Pólos, sendo firme em defender sua tática para a partida. O Tau também nos entreteu com suas histórias e estórias durante as mais de 41:00h de regata, o comandante Ademir e a Almiranta Cleusa Miranda que pôs ordem na bagunça toda.

A largada foi muito boa, saímos do RECIFE em 1° e durante 02:30h lideramos a REFENO, sendo então superados pelo Multi-Casco Baiano Adrenalina Pura.
O vento soprou de 15 a 25 nós, sua direção era SSW (100° a 120°) o que possibilitou nossa vitória na classe "AÇO" com uma velocidade média de 7,3 nós. "Era o vento do Entre Pólos", como bem disse o comandante "Gigante".

Chegamos a Ponta da Sapata extremo S do arquipélago por volta das 06:30h de segunda-feira dia 24/09, pouco tempo depois cruzávamos a linha de chegada em frente ao mirante do Boldró, sendo saudados pela CR com a seguinte frase:
- Mas Bah Tche! Hoje vai ter churrasco...
Fundeamos no Porto de Santo Antonio, em seguida eu já mergulhava em um mar de águas cristalinas que permitiam ver a quilha do Entre Pólos.

Acompanhando a chegada dos outros barcos o tempo passou rápido, logo o comandante tratou de instalar a churrasqueira enquanto o Silvio foi encarregado de abrir o bar, - putz! voltei a beber... Como diz o Tau Golin,
Não se endireita sombra de galho torto.
Churrasco a bordo, cerveja gelada, 1° na REFENO e Noronha como cenário, isto tudo, NÃO TEM PREÇO.

-o-