Chegou o Verão!
Solstício de Dezembro ocorreu hoje
Danilo Chagas Ribeiro

22 Dez 2007
Às 06:08h GMT de hoje começou o Verão. O Solstício de Dezembro marca o início do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul. Quando visto das latitudes mais ao norte, a trajetória do sol descreverá seu arco mais baixo no céu pelo horizonte sul. Assim, no norte, o dia do solstício de dezembro tem o menor tempo entre o nascer e o pôr-do-sol. No hemisfério sul, ocorre o dia mais longo do ano.

A imagem abaixo é uma composição de 43 fotografias bem planejadas mostrando 115º de horizonte, do nascer ao pôr do sol na Itália, no Solstício de Dezembro de 2005.


Foto: Danilo Pivato - Colaboração: Ivandel Lourenço

Por que é mais quente no Verão, ou por que temos diferentes estações ao longo do ano?

A distância entre a Terra e o Sol é praticamente a mesma durante o ano todo (varia apenas uns 3%). Assim, como pode ser mais quente no Verão e mais frio no inverno?
Se o eixo Norte-Sul da Terra fosse vertical, não teríamos as estações do ano. Neste caso, em qualquer posição da Terra em volta do Sol, seu ângulo de incidência seria o mesmo. Todos os dias do ano teriam temperatura e duração iguais.
O eixo Norte-Sul da Terra é inclinado, ou seja, o Norte não está no ponto "mais alto" do globo terrestre, e tampouco o Sul está no ponto "mais baixo". O ângulo de inclinação em relação à vertical, ou ao plano de rotação em volta do sol, é de 23,5º. O movimento de rotação da terra, portanto, dá-se em torno de um eixo inclinado. Se for difícil para V. imaginar o que representa um ângulo como este, observe que se o eixo Norte-Sul estivesse na horizontal, teria 90º em relação à vertical. Os 23,5º são mais de 1/4 de 90º.

Este ângulo é fixo, em que pese o movimento de precessão. Portanto, à medida em que a Terra gira em volta do Sol ao longo do ano (movimento de translação), um hemisfério pode estar mais exposto a ele. As diferentes exposições trazem as variações climáticas das estações. Quanto mais vertical a exposição, mais quente.

O movimento relativo do Sol em relação à Terra faz com que hoje (22 dez 2007) o Sol apareça bem na vertical sobre o Trópico de Capricórnio. Ao meio dia de hoje, a sombra de alguém em S. Paulo, por onde passa o trópico (latitude S23º 27'), ficará sobre seus pés. É a posição mais ao sul que o sol "chega" na Terra. O Trópico de Cancer é a posição mais ao norte (latitude N23º 27'). Daí a expressão "tropical" denominando as regiões mais quentes do planeta, entre os trópicos. Aqui em Porto Alegre, nunca temos "sol a pino". É uma região sub-tropical.

No solstício de Dezembro o Pólo Sul tem dias com luz solar por 24h e no Pólo Norte o sol não aparece. No solstício de Junho, ocorre o contrário (observe na ilustração Cause of Seasons, acima).

As datas dos Solstícios variam porque o Calendário Gregoriano que utilizamos tem erro compensado periodicamente (anos bissextos). Em 2008 e 2009 o Verão chegará dia 21 de dezembro. Ilustração acima: University of Iowa