South American Match-race Tour
Etapa Brasil 2007
Agustina Solessio, de Buenos Aires
(em maravilhoso sotaque portenho)

Depois de un ano intenso de regatas e competências o South American Match-race Tour, o evento náutico esportivo de maior exposição da região, terá sua 4º Etapa por primeira vez nas costas de Brasil. A cidade de Porto Alegre será o cenário selecionado para o campeonato que será feito desde o 30 de novembro até o 02 de dezembro do corrente ano.

Organizado pela Match-race Sailing Events, o Tour que já teve etapas no Chile e na Argentina este ano, arribará por primeira vez a Brasil com um espetáculo esportivo único na qual se daram cita esportistas de importante trajetória no yachting.

Nesta oportunidade Ezequiel Vescio e Karina Sandor, diretivos de Match-race Sailing Events, empresa líder na organização de eventos náuticos corporativos em América do Sul, têm feita uma aliança com o Clube Veleiros do Sul o qual oficiará como sede da competência já que conta com uma longa experiência em match-racing.

Como já é um clásico, a competicão se disputa sob a modalidade match-race. Levada a fama pela mundialmente conhecida America´s Cup, consiste num conjunto de regatas nas quais um desafio náutico entre embarcarções iguais, corpo a corpo, é vivido. Os competidores vão se eliminando de uma forma muito simples de acordo ao resultado de cada uma das provas onde uma vitória é igual a um ponto.

Entre os deportistas de renome que participarão da 4º Etapa do Tour se destacam:

De Estados Unidos: Dave Perry, treinador na America´s Cup do Victory Challenge e múltiplo campeão na modalidade.

De Brasil: Daniel Glomb, nº 1 do match-race no América do Sul; Nelson Ilha, Umpire Internacional e Campeão Brasileiro, Ricardo Lobato, Umpire Internacional, Marcos Mascarenhas, campeão de match-race e Henrique Haddad, campeão sul-americano.

De Argentina: Juan Ignacio Grimaldi, capitão da equipe TAG Heuer e nº 1 do ranking de match-race na Argentina quem se alçou como campeão da 3º Etapa do Tour | Argentina 2007.

De Uruguai: Diego García, medalhista de prata da classe J/24 e campeão sul-americano.

Durante o evento as tripulacões luciram a indumentária do Tour provista por J. Cabot, a empresa líder em vestimentas e acessórios que também confecciona a indumentária oficial da Federação Argentina de Yachting.

É importante destacar que o evento conta com aval da International Sailing Federation (ISAF), a máxima autoridade do Yachting a nível mundial, que otorgou Grau 3 à compêtencia. O campeonato será parte do seletivo para o Perú Match-race Cup, 5º etapa do South American Match-race Tour.

Sailing Press

Match-race no Chile

 

-o-