Conta todas, vovô!
velejando e contando histórias
Comentários do Capitão Am. João Luiz de Mello



Conta todas, vovô! velejando e contando histórias.

Jorge Vidal, Editora AGE, Porto Alegre, 2003, 187 páginas.

Natural de Rio Grande, filho de dona Marina (nome certo para mãe de velejador), aniversaria em 6 de outubro, data que escolheu para lançar oficialmente seu primeiro livro.

A tônica deste livro é o encontro da alegria com a esposa, filhos, netos e amigos a bordo de seus barcos - Martha, Arpège e o atual, Vida, um Delta 36.

As estratégias de sobrevivência em velejadas extremas não são objeto do livro, pois o comandante Vidal é claro - não é um "catador de temporais", embora sua longa história na vela gaúcha mostre que ele sabe enfrentá-las. Cada um dos 47 capítulos desperta a imaginação, a inquietude e freqüentemente a fome de seus leitores. A cronologia das fotos permite que a gente observe que o comandante foi se aperfeiçoando na arte da cozinha embarcada, o que lhe ampliou o sorriso e sua compleição física.

Vidal é pródigo nos elogios a seus comandantes e comandados. Acho que foi tocado pela espécie de beatitude dos velejadores felizes, que em paz com seu barco, vêem nos outros sua melhor face. Bons ventos, e conta mais vovô!

João Luiz - Veleiro Fiapo/VDS