Banco das Desertas
No caminho da Lagoa do Casamento
Danilo Chagas Ribeiro


A Lagoa do Casamento é uma opção muito especial para a navegação de recreio de baixo calado, tanto para veleiros quanto para lanchas. Águas claras, sossego, muita paisagem bonita, bons ventos e bons abrigos. O caminho para a Lagoa do Casamento passa pela Ponta das Desertas, na região norte da Lagoa dos Patos. É uma estreita faixa arenosa de duas milhas náuticas de extensão, em continuação à Praia de Fora.

Do Farol de Itapuã à extremidade da Ponta das Desertas são 10 mn de paisagem inóspita, habitada por pequenos animais como lebres e aves. A região faz parte do Parque de Itapuã, com acesso proibido. Como um prolongamento da Ponta das Desertas, o Banco das Desertas desenvolve-se em direção ao sul, por mais 6,6mn. As águas sobre o banco são tão rasas que quando venta forte, ocorre arrebentação (veja imagens do satélite, abaixo).

Na extremidade do banco foi implantada uma estaca de madeira há décadas (foto abaixo). Posteriormente o poste foi substituído por um farolete. Ocorre que a estaca não foi retirada e, dependendo da altura da Lagoa dos Patos, torna-se submersa.

Uma outra estaca foi implantada também (veja na carta, mais a N/NO da outra) e ainda poderá estar lá.
O tráfego entre o farolete e a extremidade do banco é tentador para barcos de nem tanto calado, na tentativa de diminuir um pouco o percurso à Lagoa do Casamento. No entanto, a estaca abandonada representa um sério perigo para a navegação por este "atalho". Observe-se ainda que se trata de uma região com escassos recursos de socorro.

O Mestre Geraldo Knippling esquadrinhou a região e publicou pontos de passagem na raiz do banco*, ou seja, nas proximidades da Ponta das Desertas, onde o tráfego é viável dependendo do calado e da altura da lagoa.

____________
(*) Livro "O Guaíba e a Lagoa dos Patos", está à venda na secretaria do Veleiros do Sul (51.3267-1733).

 

Detalhe da carta náutica 2140

 

Ponta das Desertas e o Banco das Desertas

Imagens de satélite: Google Earth

 

Arrebentação no Banco das Desertas
(ampliação da foto acima)

 

A traiçoeira estaca da Ponta das Desertas (à esquerda), e o farolete, no fundo à direita.

Danilo Chagas Ribeiro

 

Arrebentação no banco a NE da
Ilha do Barba Negra

-o-