O Efeito Squat
Sugando embarcações, de leve
Danilo Chagas Ribeiro

1º Jun 2007
O veleiro Charlie Bravo V, um Seacat de 43 pés, navegava pelo Guaíba, a motor, em 20/05/07, quando observou-se um aumento de calado, isto é, o barco passou a navegar com maior volume de casco submerso. A observação foi feita na escada da canoa de bombordo do catamarã. O último degrau estava submerso. Pouco depois, navegando em maior profundidade, o degrau já havia emergido novamente. Esta alteração das condições de navegabilidade, já bem conhecidas do comandante Paulo Hennig, deveu-se ao Efeito Squat.

Trata-se da diminuição da altura livre entre o casco e o leito do curso navegado, comumente dita como sendo aumento do calado. O efeito aplica-se somente a embarcações de casco deslocante, em movimento, e refere-se a calado de casco. Em calado de quilha o efeito pode ser quase imperceptível já que o deslocamento é bem menor.

A intensidade do efeito é diretamente proporcional à velocidade e ao deslocamento, e inversamente proporcional à profundidade e largura do canal. O fenômeno é mais significativamente observado quando a profundidade é inferior a 2,5 vezes o calado. A redução de velocidade da embarcação diminui o efeito.
O Charlie Bravo V (foto acima) tem 70cm de calado de casco, mais 70cm de calado de quilha.

Os comandos da potência dos motores não foram acionados entre os pontos considerados, e não houve movimentação de carga a bordo no período. O vento aparente, entre 45 e 60º, diminuiu um pouco (16 p/15nós) entre um e outro registro dos dados (veja detalhe com fotos dos instrumentos), podendo ter contribuído levemente no aumento de velocidade do catamarã, que vinha a motor, embora o GPS não tenha registrado variação de velocidade apreciável no trecho. O efeito é observado sempre que o Charlie Bravo V passa nesta rota, dentre outras.

Conforme o Prático Geraldo Almeida, Diretor-Presidente da Praticagem do RGS, o efeito squat é de grande importância no tráfego dos navios na hidrovia Rio Grande - Porto Alegre, onde a velocidade de cruzeiro é reduzida em alguns trechos para evitar as conseqüências do efeito (na foto ao lado, navio no Canal da Feitoria, L. Patos). O comte Geraldo, que também é velejador, informa que chegou a observar variações da ordem de 1,80m de calado em navios, em decorrência deste fenômeno hidrodinâmico.

Além do efeito squat, o efeito "sucção de banco" (bank suction) deve ser considerado ao navegar-se em canais de baixa profundidade. Para quem tiver 'calado' para aprofundar-se em assunto tão técnico, verá que há muito para estudar sobre o tema, a começar pela revisão do Princípio de Bernoulli. Uma das fontes consultadas afirma que existe uma dúzia de forças concorrendo sobre a embarcação em movimento. A compreensão do efeito squat permitiu entender a razão de inúmeros encalhes 'misteriosos' que vêm ocorrendo há séculos, afirma outra fonte.

E para complicar isso tudo mais um pouco, dizem os especialistas que, na verdade, o squat não aumenta o calado, mas reduz o UKC (Under Keel Clearance, algo como Altura Livre sob o Casco), o que pode parecer a mesma coisa, para leigos. Esta discussão vai muito além do objetivo modesto deste artigo, que é apenas apresentar o efeito aos navegadores. Afinal, este aumento hidrodinâmico do calado não afeta a grande maioria dos veleiros nem as lanchas planantes.

Em todo caso, o que dizer dessa idéia que ouvimos às vezes, de acelerar a embarcação ao máximo para conseguir vencer pequenos trechos de baixa profundidade, como na Ponta do Abreu, na Lagoa do Casamento/RS, na tentativa de reduzir as chances de encalhe naqueles breves segundos de passagem, 'lavrando' o leito?

 

Aumento do calado do Charlie Bravo V pela redução da profundidade do rio

 


Track do Charlie Bravo V na região observada

Track: Paulo Hennig

 

Quando a Profundidade é menor do que 2,5X Calado, o Efeito Squat passa a ser significativo

Federation of American Scientists

 

Registro de encalhe apontando o efeito squat como uma das possíveis causas

International Maritime Organization

Alguns links com mais informações sobre o tema (em inglês):
Seamanship Seminar
International Maritime Organization
The Society of Naval Architects and Marine Engineers
Institut für Meß- und Auswertetechnik (IMA)

Foto aérea: Victor Scur Barth. Outras: Danilo Chagas Ribeiro

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