Bússolas para o Norte x Bússolas para o Sul
Diferentes, de acordo com o hemisfério onde serão utilizadas
Danilo Chagas Ribeiro

Um visitante do popa.com.br encaminhou mensagem questionando o anúncio em que um fabricante afirmava serem suas bússolas "fabricadas e ajustadas para utilização no hemisfério sul" (veja a mensagem na íntegra abaixo).

As bússolas têm uma leve diferença, sim, de acordo com o hemisfério onde serão utilizadas. O que muda é um contrapeso na agulha.

Há alguns anos minha esposa me presenteou com uma bússola para uso em embarcações, de surpresa. É do tipo para fixação em painel, comprada por ela na Westmarine de San Diego, California. A calota com a escala giratória que fica embebida em líquido mostrava-se inclinada, aparentemente defeituosa, dificultando a leitura. Se fosse uma bússola comum de agulha, a extremidade Sul estaria arrastando no fundo. A bússola tinha dois parafusos de ajuste, o que me levou a pensar que poderiam resolver o problema. Lendo as instruções entendi que serviam apenas para a correção por influência de campo magnético a bordo.

Conforme diz o Comte Geraldo Knippling em sua ela obra Descobrindo o Guaíba , "além de puxar a agulha para o norte, o pólo magnético também a puxa para baixo". Com 40.000h de vôo e sendo velejador veterano, o Mestre já padeceu um bocado para descobrir rumos.

Nas bússolas construídas para uso no hemisfério Norte a agulha tem um contrapeso na extremidade Sul, e vice-versa. O contrapeso mantém a agulha nivelada garantindo a livre rotação.

Um detalhe interessante a respeito disso é que a agulha da bússola aponta para baixo no pólo Norte e no pólo Sul, tornando-a inútil por lá.

-o-

Mensagem recebida:
Estou construindo uma embarcação e gostaria de buscar um esclarecimento em relação a aquisição de uma bússola magnética. Já encontrei em alguns anúncios a seguinte frase "fabricada e ajustada para utilização no hemisfério sul". De acordo com os meus parcos conhecimentos, de posse de cartas náuticas que me indicassem a dec. magn. da região, estando a bússola aferida/calibrada e sem sofrer interferências de campos magnéticos gerados pela própria embarcação, poderia ela ter sido construída em qualquer lugar do mundo que eu não teria problemas de erro. Se o anúncio fosse verdadeiro então o navegador teria que trocar a bússola quando passasse de um hemisfério para outro. Soa estranho.
Desde já agradeço. Carlos
.

 

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ