Prêmio Amigo do Popa
Homenageando navegador de destaque
Danilo Chagas Ribeiro
Fotos Rafael Britto

O popa.com.br instituiu um prêmio para homenagear pessoas que efetivamente distingüiram-se no meio náutico, deixando marcas relevantes em nosso meio.

Nesta primeira edição do prêmio Amigo do Popa, realizada em 22 de junho de 2006, na festa de comemoração do 4º aniversário do popa, homenageamos o Comandante Geraldo Knippling, autor dos livros Descobrindo o Guaíba e O Guaíba e a Lagoa dos Patos. Estas obras, sem similar, apresentam informações preciosas para a navegação, incluindo cartas, waypoints, rumos, fotografias e orientações.

O prêmio Amigo do Popa foi patrocinado pela Blue Life.

____________

Ele foi o comandante preferido da fábrica dos jatos Caravelle.
Ele voou 40.000 horas mundo afora.
Na poltrona de Comandante de um Boeing 707, em pleno vôo, um seqüestrador lhe pôs o cano gelado de uma pistola na nuca.
Ele recebeu a Ordem do Mérito da Aeronáutica.

Comandante Geraldo Knippling

Quando trocou o céu pelo mar, não parou de criar, de crescer, de servir. E dedicou-se a esquadrinhar o Rio Guaíba e a Lagoa dos Patos. Ora voando para fazer fotografias de ilhas, pontas e enseadas, ora embrenhado nos banhados mais escondidos da região, o Comandante Knippling montou meticulosamente dezenas de cartas, centenas de waypoints, milhares de fotos. E ofereceu isso por um custo que apenas cobriu a impressão de suas obras. Seus livros não têm preço!

Eu, que tenho velejado freqüentemente em diferentes barcos por estas águas, sempre encontrei as obras do Mestre Knippling a bordo. Alguns não tinham a carta da Marinha, mas tinham os livros do Mestre.

Suas obras, Mestre, estão presentes em cada barco que singram estas águas gaúchas.

Certamente os maiores ensinamentos que o Comandante Geraldo Knippling passou não estão em seus livros e ele sequer nos disse, mas nos passou pela atitude, pelo exemplo. Eu já o vi atuar na função de tripulante. Jamais vi tripulante igual. Confesso que fiquei até constrangido ao ver o mestre na faina. Dedicado, esforçado, antevê as dificuldades a serem resolvidas e já vai sugerindo opções. É cordial, parceiro, impecável. Ele ensina pelo exemplo. Na hora de atracar quando todos querem logo desembarcar, o Mestre diz: só desembarco quando o comandante disser “Tripulação, dispersar!”. E já passa a mão no saco do lixo para levá-lo à cesta no trapiche, e volta pra continuar na faina. Isso eu presenciei ainda recentemente.

Aos 84 anos, este comandante veleja no Magana com a Dona Regina, freqüentemente. Há poucos dias eu os encontrei na Ilha Chico Manoel, em um dia bem frio.

Estou certo de que, se houvesse apenas um premio para homenagear navegadores que se destacaram em prol do meio náutico gaúcho, o merecedor seria o Comandante Geraldo Knippling.

Imaginem o que seria navegar pelo Guaíba e Lagoa dos Patos sem as informações que o Mestre nos passou. São cartas, croquis, fotos, rumos, waypoints, indicações, avisos, sugestões, tudo enfim que um navegador pode precisar de informações para alcançar seus destinos. Suas obras jamais terão algo que as substituam.

Pela sua obra, que será útil para muitas gerações, pelo seu exemplo como tripulante, pela sua camaradagem, pelo seu espírito marinheiro, pelo seu espírito de equipe e pelo amor ao esporte à vela, estamos homenageando-lhe, Comandante Geraldo Knippling, com o prêmio Amigo do Popa.

Parabéns Comandante!

O livro "O Guaíba e a Lagoa dos Patos" pode ser adquirido na secretaria do Veleiros do Sul (fone 51 3267-1733)

 

 

 

 

 

 

 

O Comandante Knippling foi muito aplaudido.
Veja o vídeo
(1,4MB, zipado)

Vídeo: Rosane Ribeiro

Festa do 4º aniversário do Popa

Uma andorinha só não faz Verão

Envie seus comentários ao popa: info@popa.com.br