Desvendando a Lagoa dos Barros
Em busca das ninfas
Danilo Chagas Ribeiro
Fotos: Lidson Cancela

ds2.jpg
67,89 KB 
A principal rodovia de acesso ao litoral gaúcho (a freeway) mostra uma bela vista nos 15km em que acompanha a margem norte da Lagoa dos Barros. No entanto ninguém vê barcos navegando naquelas águas. O que dizem ver são ninfas*, fantasmas, OVNIs e até monstros.

"As histórias talvez fossem exageradas, mas a verdade é que nenhum pescador se aventurava até o centro da lagoa com medo de jamais retornar vivo.
No entanto, os relatos sobre fantasmas e criaturas estranhas vêm de um tempo bem anterior. Sabe-se que a região já estava ocupada antes de 1773, pois era um ponto estratégico para proteger as fronteiras da província e para criar gado. Contos fantásticos, de data e origem desconhecida, falam sobre ninfas deslizando pelas lagoas, montadas em corcéis brancos carregados pelo vento. Outra lenda bem persistente, segundo o historiador Guido Muri, refere-se à suposta existência de uma cidade submersa no centro da Lagoa dos Barros. Em tempos de estiagem seria possível ver o topo dos prédios mais altos e, em algumas ocasiões, ouvir o sino da igreja tocando. Não se tem qualquer notícia da existência de uma cidade do gênero nas proximidades, quanto mais em meio às águas. Sabe-se que as lagoas foram formadas há cerca de 5 mil anos, de modo que qualquer construção dentro da lagoa teria de ser anterior a essa época."**

dietmaxlid.jpg
72,40 KB 
O velejador Dieter Brack resolveu aceitar o desafio de desvendar os mistérios da Lagoa dos Barros mas, comedido, impôs a condição de que nesta primeira etapa apenas as ninfas seriam procuradas. Não queria saber de monstros nem de cidades submersas. Como a lenda sempre falou de muitas ninfas, Dieter convidou mais alguns velejadores para dar conta da missão, caso as encontrasse.
No Hobbie 16 do Dieter navegaram Maxi, sua namorada, e Lidson Cancela, ex-tripulante do navio Cisne Branco. No Day Sailer do comandante José T. Campello navegaram ainda Fernando, seu filho , e o sobrinho Lucas Dantas.

Circundaram a lagoa, gravaram o track, enviaram a carta geo-referenciada, e fizeram fotos e vídeo, mas quanto à tão esperada notícia sobre as ninfas, infelizmente não houve avanço. Vamos continuar imaginando que elas existem. O cmte Campello apreciou a navegada, ressaltando a bonita vista da encosta da Serra e o belo pôr-do-sol. Informou também que o calado na Lagoa dos Barros varia entre 2,5 e 3,5m pelas medições realizadas com o fio de prumo do Lidson, e que tem peixe. "Constatamos na margem muita cabeça de traíra recentemente abandonada. Há vários levantes dá água para irrigação de arroz. Nossa bolina jamais tocou o fundo durante a velejada. O único problema é o lançamento e a carga do barco no reboque, que ocorre a mais de 100m da margem. É bom ir em grupo. É um belo passeio", diz Campello.

_______
(*) Ninfa - divindade fabulosa das águas; mulher nova e formosa.
(**) jornalista Gilberto Schoereder

Track (Mapa do Exército geo-referenciado e arquivo plt p/Ozi, zipados: 8,5MB)

Clique nas miniaturas para ampliar
jatvelej.jpg
102,97 KB 
dietmaxlid.jpg
72,40 KB 
diet.jpg
79,30 KB 
jat.jpg
68,57 KB 
dietmax.jpg
85,87 KB
HPIM1026.JPG
125,41 KB
gsol.jpg
79,86 KB
HPIM1066.JPG
129,36 KB
trip.jpg
71,71 KB 
ds3.jpg
64,26 KB
ds2.jpg
67,89 KB
psol.jpg
39,85 KB 
Track Barros.jpg
126,59 KB
ds.jpg
74,93 KB

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ