Ah se o Atlantis falasse...
Álbuns da família Sokolowski ( 1936 ~ 1946)

Photographias fornecidas por Roberto Sokolowski Nirvana
Scanning por Rodrigo Beheregaray Asterix

Nas imagens de quase 70 anos atrás a família Sokolowski deixou registrada a prática do esporte à vela no Rio Grande do Sul, já com a participação das mulheres nas navegadas pelo Guaíba e Lagoa dos Patos. São fotos dos anos 30 e 40, na antiga sede do Veleiros do Sul, no bairro Navegantes (P. Alegre), e de um cruzeiro a Rio Grande a bordo do Atlantis, um veleiro da classe Guanabara, em que Rolf e Lori Sokolowski, ex-sócios do Veleiros do Sul já falecidos (ele, em 1992), fizeram junto com o Umuarama, outro veleiro também do Veleiros do Sul.


Lampião a querosene à bordo


Rodas raiadas na carreta

As imagens dos Sokolowski no Atlantis mostram gente alegre e que navegava bastante.

A caminho de Rio Grande, passaram pelo farol Cristóvão Pereira, Bojuru, e passearam na barra junto ao mar.

Os Sokolowski navegaram também no Rio de Janeiro (imagens junto ao Pão de Açúcar), mas também entravam nas sangas por aqui.

As fotos mostram pessoas divertidas, que além de navegar, caçavam perdizes, pescavam, bebiam cerveja, usavam bombacha e tomavam mate. E, pelo visto,fotografavam bastante.

Navegavam no Atlantis com outros casais a bordo. Em uma imagem com prédios ao fundo, aparecem uns 20 veleiros, como em uma largada de regata.

Observe o fogareiro "giroscópico" e um lampião a querosene na foto à esquerda. As canecas eram alouçadas.

Tudo indica que as esposas eram parceiras. E safas: não aparecem no timão como quem faz pose para sair na foto.

Estas imagens desfazem aquela idéia de que todas as esposas de antigamente resumiam-se a criar filhos, fazer a lida de casa e crochê.

Ouve-se seguidamente no meio náutico gaúcho que a Ponta Grossa representava antigamente o limite para navegadores de Porto Alegre. É possível que os Sokolowski e seus companheiros de navegada tivessem tido um espírito aventureiro, talvez à frente dos costumes da época em que viveram.

Ah se o Atlantis falasse... Quantas histórias contaria!...

A publicação dos álbuns dos Sokolowski pelo popa.com.br foi autorizada por Roberto Sokolowski e digitalizados pelo Cmte Rodrigo Beheregaray Asterix, que muito se empenhou na divulgação dessas imagens, interessado unicamente no resgate da história da vela no RGS. A identificação de algumas pessoas fotografadas foi feita pela Frau Rita Richter, com a ajuda do filho Sérgio. Dona Rita foi a grande incentivadora da Classe Optimist no Veleiros do Sul, 30 anos atrás.

Roberto soube que há 2 ou 3 anos o Atlantis foi visto navegando na Praia das Pombas, onde virou com uma forte rajada vinda do morro. Foi desvirado mas nunca mais foi visto nas redondezas.
Veja as fotos do Atlantis.
Danilo.

______

Notícias do Atlantis: info@popa.com.br


Imagens
Obs
Álbum de 1936 25 imagens
Álbum de 1945 (Atlantis) 84 imagens

 

Conversando com o Cmte. Manotaço sobre o álbum dos Sokolowski, ele logo lembrou-se do Diário de Bordo da "excursão" do Umuarama a Rio Grande, publicado pela Revista Yachting Brasileiro de Agosto de 1946. Junto com o Umuarama estava o Atlantis.
A publicação deste diário em conjunto com os álbuns representa um esforço para resgatar as memórias do Esporte a Vela gaúcho.

Veja o Diário de Bordo do Atlantis navegando
com o Umuarama a Rio Grande em
"Excursão a Rio Grande"

-o-

Recomende este artigo a um amigo

Seu Nome

Seu e-mail

Nome de seu amigo

e-mail de seu amigo

Se preferir, altere a mensagem-padrão abaixo:

A msg é enviada ao destinatário sem cópias. O popa.com.br
não registra nem faz consistência dos dados digitados.

 

Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:

 


CLICK APENAS UMA VEZ