Brasileiros chegam à semifinal do match race francês
Copa Internacional dos Alpes Marítimos
Gazeta Esportiva



17 Set 2007
Antibes (França) - A equipe Bravissimo garantiu um importante resultado nesta segunda-feira ao avançar à semifinal da Copa Internacional dos Alpes Marítimos, em Antibes, no sul da França. Campeã européia de J24, a embarcação é comandada por Daniel Glomb e formada ainda por Alfredo Rovere, Pedro Caldas e Alexandre Mueller.

O próximo adversário dos brasileiros será a equipe comandada pelo francês Pierre Morvan, número 9 do ranking mundial de match race. As semifinais serão realizadas nesta terça-feira no sistema melhor de três. Na seqüência, serão disputadas as finais da competição.

“Já estamos mais à vontade nos barcos e com mais vento as regatas ficam mais interessantes. Não concordamos com a forma na qual as regatas foram disputadas no primeiro round robin, mas isso não serve de desculpa, pois as condições são iguais para todos. Agora vamos com tudo para a fase decisiva”, disse o timoneiro Daniel Glomb.

Os brasileiros tiveram problemas no início da competição. Depois de um difícil começo, com apenas uma vitória em seis regatas, eles se recuperaram ganhando cinco das últimas seis regatas e asseguraram o terceiro lugar na classificação geral.

No match race grau dois da Federação Internacional de Vela, todos os velejadores utilizam o mesmo modelo de embarcação – neste caso o Beneteau first 7.5 – e as regatas são disputadas no sistema barco contra barco, em raias curtas com duração entre 20 a 30 minutos cada prova.

“Não estávamos habituados ao barco beneteau 7.5. A falta de conhecimento do barco somada aos ventos fracos de dois a quatro nós atrapalharam um pouco”, explicou o tático Alfredo Rovere.

Para esta terça-feira, a previsão é de ventos mais fortes no sul da França. A outra semifinal reunirá o monegasco Lucas Perris e o francês Alex Litoz. Em quinto lugar na classificação geral ficou o polonês Przemek Tarnaki, 42º no ranking mundial de match race.
Foto: Divulgação - arquivo