Notícias do popa (Jul ~ Dez 06)
(a começar pela última publicada)

15-12-06
A revolta do náufrago. E de quem o salvou.
No início de dezembro/06 o Comandante Tau Golin velejava com seu Bruma19 na represa de Capingüí, próximo a Passo Fundo/RS, quando observou uma lancha naufragar depois de ir de encontro à própria marola. Sempre segundo Tau, a lancha de 16' vinha em alta velocidade. Ao desviar de um jet ski parado por pane seca,
a lancha levantou da água e logo emborcou. Tau socorreu o comandante e passageiras, com a ajuda de outra lancha que passava por perto. Trouxeram os náufragos para terra firme, dentre eles uma mulher grávida que não sabia nadar.
Dias depois, ao dar aula em curso para habilitação de Arrais Amador no clube junto à barragem, Tau comentou o fato com os alunos. A notícia chegou aos ouvidos de quem parece ser o comandante náufrago, que não gostou da divulgação do incidente e ligou para Tau, ameaçando-lhe. Tau respondeu que "ninguém o peitava" e tomou as providências que julgou adequadas: registrou o incidente na polícia civil e na Delegacia da Marinha, e espalhou a notícia nos jornais locais fornecendo inclusive a cópia do diário de bordo.
Comentando recentemente sobre o bochincho a um grupo de velejadores, Tau disse: "Sou um índio da fronteira. Que eu saiba até agora ninguém escapou dos Golin". O comandante, que é historiador, alega ainda que não recebeu de volta um colete salva-vidas cedido ao náufrago no resgate. Veja os diversos diários, crônicas e imagens enviadas ao Popa por Tau.

15-12-06
Submarino alemão encomendado pela Marinha Brasileira sofre falhas
O submarino alemão Ikl-214, selecionado pela Marinha do Brasil para aumentar a frota dessa classe de navios, está enfrentando sérias dificuldades técnicas na Grécia, primeiro país a comprar o modelo. Por isso, a Coréia, que contratou o fornecimento de sete unidades, estaria disposta a suspender a operação até que as restrições sejam superadas, segundo o analista naval britânico Robert Karniol. O investimento do Comando da Marinha brasileira é de 1,08 bilhão de euros, envolvendo a fabricação de um Ikl-214 e a modernização tecnológica de quatro outros submarinos alemães, Ikl-209, empregados pela esquadra naval. Do lote, três saíram do estaleiro de Ilha das Cobras, no Rio. Deles se originou o quinto navio, Tikuna, cujo projeto foi alterado e aperfeiçoado. Essa embarcação, recebida em 2005, também será revitalizada no fim do processo, até 2014. O plano da Força é manter permanentemente ativa uma linha de fabricação, manutenção e recuperação de submersíveis de ataque. O Ministério da Defesa comunicou ontem, em Brasília, que está sendo informado do assunto pelo estaleiro alemão ThyssenKrupp MS.
Agência O Estado

14-12-06
Sul-Americano de Match Race começa em Porto Alegre
A vela gaúcha se despedirá de 2006 com um importante evento, o Campeonato Sul-Americano de Match Race que inicia nesta sexta-feira (15), às 11 horas, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Participarão oito equipes que se enfrentarão todas contra todas na primeira fase. No total serão 28 confrontos e o nível forte das tripulações promete muita disputa.

No Sul-Americano destacam-se os brasileiros Daniel Glomb, André Fonseca, o Bochecha, e Nelson Ilha, e os argentinos Juan Manuel Duarte e Carlos Gastelú. Nesta competição Glomb é o comandante com melhor colocação no ranking mundial de match race (67º). Ele também terminou na 5º colocação no Match Race Brasil. O Sul-Americano será um evento de grau 2 no ranking da ISAF (Federação Internacional de Vela). Participarão oito Umpires (árbitros), do Brasil, Argentina, Portugal e Uruguai. A competição será com quatro barcos da classe Skipper 21.

Regatas de Aniversário – Além do Sul-Americano de Match Race o Veleiros do Sul realizará neste fim de semana as regatas comemorativas aos seus 72 anos. No sábado (16), será para as classes monotipos (Laser, 470, 420, Soling, Snipe, Hobie Cat 14 e 16, Dingue e Optimist) a partir das 14 horas, na raia do Cristal. E no domingo as regatas da classe oceano e Velejaço Marinha do Brasil, com largadas a partir das 13 horas. No início da noite terá uma confraternização e a entrega de prêmios de todas as competições.
Fonte: Assessoria de imprensa do Veleiros do Sul

07-12-06
Palestra: "Como as velas realmente funcionam"
O Iate Clube Guaíba realizará no dia 07 de dezembro quinta feira, com início às 19:00h, Palestra Técnica sobre: VELAS, COMO ELAS REALMENTE FUNCIONAM. Com o Sr. Boris Ostergren. A palestra será realizada na sala do Conselho Ruy Reichardt Wiedmann, aberta a todos os velejadores e será gratuita. Favor confirmar presença pelo e-mail icgesportiva@terra.com.br
Divulgação ICG

06-12-06
Transbordo em alto-mar
Com sintomas de infarto, americano encara Barra do Rio Tramandaí.
Um passageiro americano do transatlântico SeaDream1 estava com sintomas de infarto ontem à tarde. Navegando a 15MN da costa gaúcha, com Tramandaí,RS no través, o navio acionou a Capitania dos Portos. A 3MN da costa houve o transbordo do passageiro, esposa e médica para embarcação menor que o levou até a cidade, onde foi atendido no hospital. O navio fazia a rota BsAs-Rio.
Que situação danada fazer um infartado entrar na barra do Rio Tramandaí.
Fonte jornal Zero Hora

03-12-06
Curso de Navegação Eletrônica
Instrutor: Eduardo Secco Hofmeister (Ferrugem)
Período: 04 a 20/12/2006
Horário: 19:30h as 22:30h (Segundas, Quartas e Quintas-feiras)
Duração: 08 aulas - 24 horas
Local: Escola de Vela Minuano – Veleiros do Sul
Taxa de inscrição: R$ 200,00 (Duzentos Reais)
Conteúdo do curso:
Revisão Básica de Navegação Estimada, Navegação Radar, Poder discriminador em marcação, Poder discriminador em distância, Técnicas de navegação com o radar; Aterragens – Navegação Costeira, Auxílio à Navegação Radar (RACON), O radar como importante recurso para evitar colisão no mar, Navegação por Satélites, GPS, GPS Diferencial – DGPS, Waas, Sistemas integrados GPS + Piloto Automático, Plotters, Chartplotter, Uso do Ozi Explorer, Navegação batimétrica, O uso do ecobatímetro na navegação, Estação de vento eletrônica, Sistemas integrados Speed, Wind e Piloto Automático.

Este evento é um curso completo sobre Navegação Eletrônica e foi solicitado por alguns navegadores que querem ter o conhecimento sobre este tema sem a necessidade de todo o Curso para Capitão Amador, que abrange ainda Navegação Astronômica, Estabilidade, Meteorologia e Oceanografia, Comunicações e Sobrevivência no Mar.
Informações na Secretaria Esportiva do Veleiros do Sul
Fones: 3267.1717 ou 3267.1733 ramais 208 e 209

29-11-06
0800 da Marinha - Atendimento 24h
Prezado Danilo
Solicito divulgar para a comunidade marítima a nota abaixo, emitida pelo Comando do 5º Distrito Naval:
"Participo ativação do TEL 0800-6451519 para o relato de ocorrências afetas à fiscalização das AJB sob responsabilidade deste Comando. O serviço de atendimento ampliará a capacidade de resposta aos eventos SAR, sendo gratuito e guarnecido 24 horas pelo SALVAMAR SUL."
Um abraço
Nelson
Fonte: Comandante Nelson, Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre.
Obs.: siglas na mensagem: AJB: "Águas Jurisdicionais Brasileiras"; S
AR: "Salvamento e Resgate"

26-11-06
A reboque, sem leme
Nesta tarde recebemos de um amigo a notícia de que "hoje, um veleiro ficou sem leme, ao retornar da Ponta do Jacaré para o CDJ. O reboque foi difícil, pelo fato do barco sem governo não ter algo a reboque, sujeitando a popa. Poucos sabem disso, e no entanto, é o grande (e simples) segredo para facilitar essa operação, ainda mais com vento (forte) a favor"...
Em 2004 o Comandante Manotaço deu importantes dicas práticas para resolver isso. Veja o artigo em "Governando sem leme".

23-11-06
Inscrições para o Sul-Americano de Match Race
O Campeonato Sul-Americano de Match Race , de 15 a 17 de dezembro no Veleiros do Sul, terá o prazo de inscrição pelo valor de U$ 280,00 por equipe encerrado neste sábado (25/11). Quem perder a data ainda terá até o dia 5 de dezembro para enviar sua solicitação de inscrição pela taxa de U$ 350,00. São 12 vagas e já estão confirmadas tripulações do Brasil e Argentina para o evento de Grau 2 no ranking de Match Race da ISAF.

20-11-06
Tempo esquisito globalmente
Segundo noticiou a Zero Hora neste final de semana, há 70 anos que não aparecia iceberg nas praias da Nova Zelândia. Pois apareceu, e tem até vôo turístico para passar por cima e matar a curiosidade. Já no hemisfério norte, a surpresa corre por conta do sumiço dos furacões neste ano. Em 2005 o Katrina destruiu New Orleans e o Wilma devastou Cancún. A temporada oficial dos furacões, que começou em junho, termina no fim do mês, e até agora, das 9 tempestades fortes, apenas 5 viraram furacão, mas sem importância destruidora.
Pensando localmente, só falta os aguapés trocarem de lugar por aqui. Meu pai dizia que quando os aguapés se mexem, o tempo muda bastante. É preciso ventar muito e/ou por muito tempo para que mudem de lugar.

16-11-06
Bancos europeus financiarão novo submarino da Marinha
O financiamento de cerca de R 2,9 bilhões ( 1,08 bilhão) que o Comando da Marinha precisa para comprar um novo submarino, da classe IKL-214, vai ser providenciado por um consórcio de bancos da Europa. O acordo de longo prazo é liderado pelo ABN-Amro. A aprovação oficial do contrato foi feita esta semana, pouco mais de dois meses depois do consentimento da operação pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). Do total, 882,4 milhões virão das organizações européias, cabendo ao governo brasileiro responder por 135,9 milhões, valor complementar e final. Grande parte das ações foi assessorada pelo escritório de negócios do ex-chanceler Gerard Schrõeder, que teria vindo discretamente ao Brasil para tratar da questão. O submarino será construído no Arsenal da Marinha, no Rio de Janeiro. O projeto é da HDW alemã, subsidiária da ThyssenKrupp Marine Systems. Os cinco navios que compõem a atual força de submarinos são da mesma família: quatro da classe Tupi, do tipo 209, e o único da linha Tikuna, modificado por engenheiros brasileiros.
Fonte: Yahoo!

13-11-06
VDS conquista oito títulos nos Estaduais de Vela
Os campeões gaúchos de vela foram conhecidos no fim de semana. O Veleiros do Sul conquistou oito títulos. O destaque foi André Streppel (foto) que ganhou antecipadamente na classe Laser standard. Ele venceu seis regatas, disputadas em dois fins de semanas, e nem precisou correr as duas últimas no último domingo. Os demais campeões foram: Laser radial - Henrique Silva Dias (VDS), Laser radial feminino - Aneliza Caminha (VDS) e Laser 4.7 – Conceição Bortolaso (VDS), 420 – José Luís Ribeiro/Denise Chagas (VDS), Soling – George Nehm/Marcos Pinto Ribeiro/Lúcio Pinto Ribeiro (VDS), Dingue – Ruben Ribeiro/Marília Wincler (VDS) e Snipe – Geison Dzioubanov/ Gustavo Thiesen (VDS). Os Estaduais das classes Oceano e Optimist veteranos e estreantes começam no próximo fim de semana.
Fonte: Assessoria de Imprensa VDS. Foto Ricardo Pedebos

13-11-06
Maior navio de cruzeiros faz reparos na Alemanha
O barco Queen Mary 2, considerado a maior e mais luxuosa embarcação de cruzeiros comerciais do mundo, ficará pelo menos cinco dias fora de ação a partir deste domingo, quando chegou a Hamburgo, na Alemanha, para realizar reparos no sistema de propulsão. O gigante, que possui 345 metros de comprimento, 41 metros de largura e 74 metros de altura, permanecerá no porto seco de Blohm e Voss.
Foram justamente problemas de propulsão que causaram uma "rebelião" de aproximadamente 2,5 mil passageiros em janeiro, durante passagem da embarcação pelo Rio de Janeiro, destino final de um cruzeiro iniciado em Nova York, nos Estados Unidos.

Revoltados com o cancelamento de três escalas do navio no Caribe e no Brasil, devido a problemas em um dos motores, os passageiros se recusaram a sair do transatlântico, exigindo a devolução dos bilhetes. O impasse foi resolvido após a a empresa barqueira Cunard, que operava o cruzeiro, se comprometer a ressarcir os clientes.

No final de 2003, quando o Queen Mary II ainda se encontrava em produção no estaleiro de Saint-Nazaire (oeste francês), a queda de uma passarela causou a morte de 15 pessoas.
Fonte: Terra, 13Nov2006

03-11-06
Horário de Verão vem aí!
O horário de verão, uma maravilha para velejar, começará à meia noite deste sábado e terminará no dia 25 de fevereiro de 2007. Aquelas velejadinhas "roubadas" em final de dia de semana tornam-se mais viáveis. No final do ano o sol estará se pondo às 8:30 da noite, no Horário Local de Verão (GMT - 2).

19-10-06
Ferroada dentro da lancha
Idoso americano em condição estável após ferroada de arraia no coração
James Bertakis, de 82 anos, viajava na quarta-feira em sua lancha de cinco metros e meio de comprimento pelos canais do condado de Broward (norte de Miami) quando a arraia pulou dentro do barco.Ele "tentou retirar o animal da embarcação e foi ferroado na parte superior esquerda do peito", informou em comunicado a polícia da cidade de Lighthouse Point.Funcionários do Hospital Geral de Broward disseram que Bertakis mostrava um quadro estável nesta quinta-feira, depois que os cirurgiões removeram o ferrão.Especialistas dizem que as arraias são animais naturalmente dóceis e que ataques como este são extremamente raros.No mês passado, no entanto, correu o mundo a notícia da morte de Steve Irwin, o "Caçador de Crocodilos", apresentador de um popular programa de TV, que morreu em águas rasas da Grande Barreira de Coral australiana após sofrer um ataque semelhante.
Fonte: Último Segundo

19-10-06
Argentina confisca 23 embarcações esportivas brasileiras
A Alfândega argentina confiscou, nesta quinta-feira, 23 embarcações esportivas brasileiras que estavam atracadas de maneira irregular nas águas do país. Os barcos estavam nas cidades de Ituzaingó e Ita Ibate, na província argentina de Corrientes, nordeste do país, em águas do rio Paraná.
Segundo determinou a Alfândega argentina, as embarcações não contavam com registros de permissão temporários, titularidade ou pessoas a cargo, nem a documentação necessária.
As autoridades argentinas suspeitam que além de tentar evadir o pagamento dos impostos de importação, as embarcações estariam destinadas ao mercado clandestino. "Esta descoberta aconteceu depois que a Alfândega decidiu investigar os rios de navegação internacional, para evitar casos de evasão de impostos e transações irregulares de embarcações esportivas", disse a Alfândega em comunicado.
As autoridades disseram que continuam com a investigação para encontrar os donos destas embarcações.
Fonte: Terra - Colaboração: Comte Eduardo Hofmeister Ferrugem

19-10-06
Acidente na Baía da Guanabara
Na noite de terça-feira, 17, um navio de carga abalroou uma traineira no canal de navegação da Baía da Guanabara (300m largura). O choque ocorreu nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont e deixou 8 pessoas mortas ou desaparecidas. A proa do navio atingiu em cheio o costado de boreste da traineira adaptada que transportava mergulhadores. Ambas estavam equipadas com radar. Os 4 sobreviventes que pularam n'água e nadaram para se afastar do hélice do navio tiveram sorte: atrás do navio vinha a lancha da praticagem. O costado de boreste, ou seja, o lado direito de uma embarcação, exibe luz verde, o que indica preferência para a outra embarcação. Além disso, navios têm preferência em relação a embarcações pequenas pela maior dificuldade de manobra daqueles.
Fonte: OGlobo

16-10-06
IPVA sobre embarcações no Rio de Janeiro
O Tribunal iniciou julgamento de recurso extraordinário em que se discute a constitucionalidade da incidência do IPVA sobre embarcações. O Min. Gilmar Mendes, relator, deu provimento ao recurso para declarar a não-recepção do inciso II do art. 5º da Lei 948/85, do Estado do Rio de Janeiro, no que foi acompanhado pelos Ministros Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Britto e Sepúlveda Pertence. Adotou a orientação fixada pela Corte no julga­mento do RE 134509/AM (DJU de 13.9.2002), no sentido de que o IPVA é sucedâneo da antiga Taxa Rodoviária Única - TRU, cujo campo de incidência não inclui embarcações e aeronaves. Em divergência, o Min. Joaquim Barbosa negou provimento ao recurso por considerar que o IPVA incide também sobre embarcações, já que o art. 155, III, da CF tem aptidão para abranger a propriedade de todo e qualquer veículo que tenha propulsão própria e sirva ao transporte de pessoas e coisas. Em seguida, o julgamento foi suspenso em virtude do pedido de vista do Min. Cezar Peluso. (RE-379572)
Fonte: www.stf.gov.br, data: 20/09/2006

15-10-06
André Streppel vence Scheidt
O velejador gaúcho André Streppel, do Veleiros do Sul, venceu hoje domingo o campeoníssimo Robert Scheidt, na
classe Laser Standart. A vitória no Pré-Pan American Games Regatta ocorreu no Rio de Janeiro.

05-10-06
Calendário da FEVERS 2007
A Federação de Vela do RGS convida os
Vice-Comodoros Esportivos, Gerentes Esportivos, Capitães de Flotilha e Velejadores em geral para reunião a realizar-se nesta quinta-feira no Clube dos Jangadeiros com o objetivo de preparar o Calendário 2007 de eventos. Às 19:30h, no Restaurante da Ilha.

25-09-06
Congere é o campeão na monocasco da REFENO
O veleiro gaúcho Congere (Veleiros do Sul) foi o campeão na classe Monocasco da Regata Recife - Fernado de Noronha, e terceiro lugar na Geral. O primeiro lugar na geral foi do catamarã Adrenalina Pura, seguido pelo trimarã Ave Rara, o segundo a chegar à ilha.
Fonte: Comandante Gigante, Entre Pólos

19-09-06
Equinautic Wear em Queima de Estoque
De 20 a 24 de setembro a conhecida loja de vestuário náutico de Porto Alegre estará liquidando o estoque de fim de temporada. No Clube dos Jangadeiros.

Vice-Comodoros EsportivosGerentes EsportivosCapitães de Flotilha
e Velejadores em geral

14-09-06
Aumentado o tempo para estrangeiros
O curto prazo de permanência de embarcações estrangeiras em portos brasileiros foi questionado durante muitos anos. Era de 3 meses com direito a renovação por igual período. Uma proposta recentemente apresentada foi vetada, mas acabou aceita pelo governo federal na semana passada (Decreto 5.887 de 06/09/06). O novo prazo é de 2 anos, podendo o barco permanecer enquanto a tripulação volta para o exterior para retornar ao Brasil mais tarde, dentro do período.
Colaboração: Comte Roberto Gruner/CDJ

04-09-06
Arraia mata Steve Irwin, 44, o "caçador de crocodilos" do Animal Planet
Atenção navegadores para os perigos do mar

O apresentador de televisão australiano Steve Irwin, conhecido como o caçador de crocodilos, morreu nesta segunda-feira aos 44 anos, vítima da picada de uma arraia. O naturalista estava mergulhando perto de Cairns, em Low Isles, no litoral nordeste da Austrália, quando ocorreu o acidente.

Stephen Robert Irwin (seu nome completo) filmava um documentário sobre animais marinhos quando foi atingido.

Irwin causou polêmica ao alimentar um crocodilo com o filho no colo.

O aguilhão da arraia entrou no peito de Irwin, atingindo seu coração e, possivelmente, segundo médicos, provocando um ataque cardíaco. Uma equipe de resgate chegou a ser enviada ao local, mas ele morreu antes de chegar ao hospital.

"Ele segurou uma arraia e o barbilhão do animal entrou no peito dele, abrindo um buraco em seu coração", disse o produtor dos programas de Irwin, John Stainton, que estava ao lado do aventureiro.

"Provavelmente ele morreu na hora. Não acredito que tenha sentido dor", acrescentou Stainton, com lágrimas nos olhos.
Fonte: Folha Online / Colaboração: Evandro Gomes da Silva

30-08-06
Veleiro vai para a areia, no Rio de Janeiro
O veleiro Solution, de 36 pés (cerca de 12 metros), seguia de Angra dos Reis para o Iate Clube, quando apresentou problema no motor, que parou.

O vento sul (do mar para a areia) colheu a embarcação. Os dois tripulantes não conseguiram controlar o veleiro, que foi arrastado pela ventania e acabou tombado na areia.

Guido Souza Júnior e Rodrigo de Paula, ambos de 26 anos, foram socorridos por bombeiros.
Fonte: Estadão / Colaboração: Renato Salles

28-08-06
Previsão de bom tempo no Velejaço a Itapuã
Considerando a boa previsão de tempo para o início de setembro, o Clube Náutico Itapuã reforça o convite para o Veletinaço, como também para o passeio pela Lagoa do Casamento no feriado de 7 de setembro.
A previsão da CPTEC indica tempo bom, com vento de través ou popa na ida (sábado) e popa ou 3/4 na volta (domingo) como representado no gráfico ao lado. Veja o Aviso. Confira a previsão atual clicando no gráfico.

22-08-06
Passeio a São Jerônimo foi adiado
O passeio de lanchas pelo Jacuí, programado para o sábado 02 de setembro de 2006, foi adiado e ainda não tem nova data agendada. Assim que a data for conhecida, será informada.

16-08-06
Pescadores mexicanos são resgatados após 9 meses perdidos no Pacífico
Três jovens pescadores mexicanos ficaram nove meses à deriva no Oceano Pacífico, sobrevivendo da água da chuva e de gaivotas e peixes crus até serem resgatados na semana passada por um barco pesqueiro taiwanês, a 8.000 km do México.

Os imprudentes pescadores de tubarões saíram de Nayarit, noroeste do México, em outubro de 2005, em um barco de três metros de largura por nove de comprimento que ficou à deriva pouco depois, quando a gasolina acabou e o motor quebrou, deixando-os à mercê dos ventos do Pacífico e de uma corrente marinha que desemboca na costa da Austrália.

Durante esse período, a conversa foi o único recurso para combater o cansaço, as feridas provocadas pela permanente exposição ao sol e a impotência ao ver mais de uma vez sua salvação passar a poucos quilômetros de distância.

"Ficávamos alegres quando víamos um barco, fazíamos sinais e quando víamos que não nos dava bola, que ia embora, ficávamos tristes algumas vezes, outras chorávamos... Depois nos esquecíamos e começávamos a conversar para passar o tempo", disse Jesús Eduardo Vidal à emissora Televisa.

Vidal (originário de Chiapas, sudeste), Salvador Ordoñez Vázquez (Oaxaca, sudeste) e Lucio Rendón Becerra (Nayarit) sobreviveram todo esse tempo bebendo água da chuva e comendo patos, gaivotas e peixes crus. Pescavam usando anzóis improvisados feitos com os cabos do motor e arame.

"Uma vez passamos 15 dias sem comer nada, quando apareceu um pato", lembrou Vidal.

Acostumados a todo tipo de tempestade e acidente, os pescadores só perceberam a dimensão de sua tragédia quando começaram a ver que as ilhas Marias, situadas em frente a Nayarit, sumiam no horizonte.

Enquanto isso, no México, seus parentes, depois de meses de busca, já acreditavam que "o mar os havia engolido".

Os pescadores estão a bordo do navio que os resgatou, a caminho da Nova Zelândia, onde devem chegar dentro de mais duas semanas. Em seguida, serão repatriados para o México.
Fonte: Último Segundo 16:51h 16/08

19-07-06
Uma adernada e tanto
Um navio de cruzeiro adernou nesta terça-feira à tarde em alto-mar, em frente à costa da Flórida (sudeste), e vários passageiros ficaram gravemente feridos, de acordo com testemunhas e nota divulgada pela empresa Princess Cruises.
A companhia não especificou o número de feridos, mas afirmou, no comunicado, que "vários passageiros tiveram ferimentos sérios" e há "vários relatos sobre ferimentos como cortes, arranhões e fraturas".
O barco, com capacidade para 3.000 pessoas, adernou para a esquerda a 17 km da costa do Porto Cañaveral (leste da Flórida), disse à AFP um porta-voz da Guarda Costeira americana, James Judge. Testemunhas descreveram para a TV local cenas de terror com passageiros, mesas, cadeiras e outros objetos voando por todo o navio, e pessoas batendo contra paredes e janelas."Vi que a água começava a sair das piscinas (...) o navio de fato se inclinou completamente (...) as pessoas deslizavam, batendo nas janelas", contou um passageiro de Nova York à TV local de Miami Al Limani." Todo o mundo estava em pânico, todo o mundo estava chorando", completou, acrescentando que "havia narizes quebrados, braços quebrados". O porta-voz Judge disse não ter "relatos de que alguém tenha caído (no mar) pela coberta". Segundo ele, a embarcação foi abordada por agentes da Guarda Costeira e, depois que se garantiu que tinha condições de navegar, foi escoltada para a costa. O navio também teve problemas no mecanismo de direção.
A empresa cancelou o restante da viagem, e médicos e equipes de emergência receberam os passageiros no Porto Cañaveral, onde foram avaliadas suas condições de saúde. Alguns foram levados para o hospital."Lamentamos profundamente este incidente e estamos fazendo tudo que podemos para que os passageiros fiquem tão confortáveis quanto possível sob estas difíceis circunstâncias", completou a nota divulgada pela empresa.O "Crown Princess" partiu nesta terça à tarde do Porto Cañaveral, ao leste da Flórida.
O mais novo navio da linha, cumpria um itinerário de nove dias de Nova York para as ilhas Turks e Caicos, Jamaica, Ilhas Cayman e Porto Cañaveral. Esta era sua última parada antes de retornar para Nova York.O navio, de 113.000 toneladas, foi inaugurado em junho passado, em NY.
Fonte: AFP 18-07-06 22:09h

18-07-06
DMAE e Anvisa monitoram embarcações no Guaíba
A Divisão de Pesquisa do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o monitoramento da qualidade dos efluentes produzidos pelos sistemas de tratamento, instalados nas embarcações que trafegam pelo Lago Guaíba e seus formadores (Caí, Sinos, Gravataí e Jacuí). Esses sistemas são reservatórios destinados a coletar e tratar o esgoto produzido pela tripulação dos barcos e navios.

A Resolução 217/01, do Ministério da Saúde, determina que até 2008 os dejetos das embarcações, além de coletados, deverão ser tratados de forma que o efluente apresente qualidade adequada para o lançamento no manancial.

A Anvisa solicitou um monitoramento ao Dmae para que forneça subsídios para a avaliação de métodos de tratamento adequados que viabilizem o cumprimento da legislação. A adequação à lei ajudará a reduzir a transmissão de doenças de veiculação hídrica (diarréia, cólera, hepatite A) e tornará o tratamento da água menos oneroso, com a redução da carga orgânica incorporada, pelas embarcações, aos rios e lagos.

Cerca de três mil embarcações, de diversos portes, navegam nas águas da bacia hidrográfica do Guaíba e muitas delas cruzam diariamente o Lago.
Fonte: Site da Pref.Mun.PortoAlegre
__________
[popa] Procuramos pela resolução citada para descobrir se a legislação aplica-se também a embarcações de recreio. E caso positivo, a partir de que comprimento, ou de que número de tripulantes? No site do Ministério da Saúde encontramos apenas a ementa abaixo.
RES-217, de 21/11/2001
APROVA O REGULAMENTO TECNICO, ANEXO A ESTA RESOLUÇÃO, COM VISTA A PROMOÇÃO DA VIGILANCIA SANITARIA NOS PORTOS DE CONTROLE SANITARIO INSTALADOS NO TERRITORIO NACIONAL, EMBARCAÇÕES QUE OPEREM TRANSPORTES DE CARGAS E OU VIAJANTES NESSES LOCAIS, E COM VISTAS A PROMOÇÃO DA VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA E DO CONTROLE DE VETORES DESSAS AREAS E DOS MEIOS DE TRANSPORTE QUE NELAS CIRCULAM
__________
Sobre a resolução acima, na qualidade de advogado e velejador, não necessariamente nesta ordem, penso que a parte destacada em negrito responda à questão sobre a aplicabilidade ou não às embarcações de recreio. Minha opinião, à primeira vista, é a de que não se aplica, pois embarcações de recreio são distintas de embarcações "que operem transportes de ... viajantes", embora o direito não seja uma ciência lá muito exata, estando sujeita às mais variadas interpretações. Penso, ainda, que equiparar as embarcações de recreio às embarcações de transporte de passageiros, seja uma interpretação forçada, como aquela que incluía barcos e aeronaves como veículos automotores, recentemente derrubada.
Abraços,
Norberto Marcher Mühle - "Trovão"
Veleiro Duende - CDJ

18-07-06
Placas no Guaíba e na Lagoa dos Patos
, de ponta a ponta
O IBAMA e o governo gaúcho têm 90 dias para a elaboração do mapeamento e monitoramento da área de ocorrência do mexilhão-dourado no estado, identificando os pontos com placas informativas. A decisão foi tomada pela Justiça Federal, que acolheu ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, diz a notícia do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, de hoje, 18 Jul 2006.
Quem navega na região sabe que não há praia ou leito livre do bicho, da Lagoa do Casamento à Lagoa Mirim. O mexilhão dourado é uma praga que veio de fora, talvez em lastros de navios do Oriente e, não encontrando predadores naturais, esparramou-se por essas águas. Está também na Argentina e no Pantanal mato-grossense. A Professora da PUC Cristina Mansur, especialista no assunto, disse hoje ao popa.com.br que o governo do estado do RGS deveria ter atuação mais marcante nesta questão.
Cumprindo-se a decisão judicial, imagina-se que as costas do Guaíba, Lagoa dos Patos, Lagoa do Casamento e outras deverão estar tomadas por placas, de fora a fora.

17-07-06
Uruguaios vencem em Ilhabela

Depois da sensação frustrada de vitória (veja notícias de 09-07 mais abaixo), os velejadores uruguaios finalmente conheceram o legítimo sabor da vitória. O Memo Memulini faturou o título mais importante da 33ª semana de Ilhabela, seguido do argentino Matador e do brasileiro Sorsa III. Pela primeira vez na história de Ilhabela vence um competidor estrangeiro.

16-07-06
11 anos do CNI

Uma deliciosa paella marcou o 11º aniversário do Clube Náutico Itapuã (Viamão, RS) neste sábado, reunindo velejadores e velejadoras. O evento ocorreu sob o comando da Comodora Tina. Dentre os participantes da festa estavam os comandantes Ricardo Englert, Edgar Eichenberg e André Barth com as famílias.

09-07-06
Ooops!

Após a divulgação oficial dos resultados da Regata Alcatrazes, dando como vencedor o Memo Memulini (veja notícia abaixo), houve correção. O Cristabella foi o vencedor, na verdade. Ocorre que na primeira avaliação foi considerado o horário previsto da largada, e não o horário efetivo.

09-07-06
Veleiro uruguaio vence em Ilhabela

O veleiro Agripina-Asa Alumínio (ESP) foi o fita-azul (primeiro a cruzar a linha de chegada), da regata Alcatrazes por Boreste, prova de abertura da 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, São Paulo, realizada no último sábado.

No entanto, quem teve motivos para comemorar foram os tripulantes barco uruguaio Memo Memulini (URU), de propriedade de Santiago Mesa. A embarcação foi a vencedora no tempo corrigido, com o brasileiro Nelson Ilha a bordo, e é o atual campeão mundial da classe IMS. As condições climáticas, com pouco vento desde a largada, favoreceram os barcos menores, como o Memo Memulini, de 42 pés, que levaram vantagem no tempo corrigido sobre os maiores, como o Asa Alumínio, de 57, nas 55 milhas do percurso.

O resultado de sábado colocou o Memo Memulini na liderança da IMS 500, principal categoria do evento. Em segundo está o Cristabella (GBR), com os tripulantes do Brasil 1 André Fonseca e Horácio Carabelli a bordo, e em terceiro o Matador (ARG). O barco de bandeira brasileira melhor classificado foi o Touché Plus, de Ernesto Breda, em quarto lugar. Foto Rubém Linares/Ag.Yamim
Fonte: Yahoo!

06-07-06
Porto Alegre terá nova marina para 200 barcos

A SVB Participações, em conjunto com Debiagi Arquitetos e Urbanistas, está desenvolvendo um projeto que pretende resgatar uma das regiões mais bonitas de Porto Alegre: a área do antigo Estaleiro Só. O terreno foi arrematado em leilão em 2005. Os novos proprietários pretendem erguer no local um novo portal para a Zona Sul. É o Pontal do Estaleiro, ainda em fase de análise pelos órgãos públicos, que vai transformar o bairro Cristal num lugar moderno e múltiplo, com empreendimentos residenciais, profissionais e comerciais. Do ponto de vista social, os porto-alegrenses vão ganhar um espaço de convivência pública, com calçadão, ciclovia, bares, restaurantes e praças. Estão previstos ainda um hotel de nível internacional e uma marina para 200 embarcações. Em termos econômicos o projeto vai oferecer à cidade um shopping a céu aberto. Uruguaios vencem no tempo corrigido em Ilhabela
Fonte: Affonso Ritter

05-07-06
Veteranos lembram acidente com submarino soviético

Dezenas de grisalhos veteranos da Marinha soviética relembraram hoje o 45º aniversário de um acidente a bordo do submarino nuclear K-19, recordando os esforços heróicos da tripulação para impedir um grande desastre ecológico e possivelmente uma guerra global. O K-19, primeiro submarino soviético a carregar mísseis balísticos, estava em sua primeira viagem de treinamento nas águas neutras do Atlântico Norte em julho de 1961 quando o sistema de resfriamento de seu reator começou a vazar, provocando uma elevação extrema da temperatura e a ameaça de derretimento de seu núcleo. O capitão e 139 tripulantes permaneceram a bordo para reparar o sistema, expondo-se a uma radiação severa. Oito membros da tripulação morreram em poucas semanas, 12 morreram nos dois anos seguintes, e 20 outros sofreram doenças prolongadas. "Poderia ter sido um outro Chernobyl perto da América... mas numa escala muito maior", disse Alexander Nikishin, um dos organizadores da cerimônia de aniversário, referindo-se à explosão e incêndio na usina de energia nuclear soviética na Ucrânia em 1986.
Fonte: Yahoo!

04-07-06
Semana de Vela de Ilhabela
Os 21pés Alvará e Cibs do Clube dos Jangadeiros foram transportados para Ilhabela onde correrão a 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela a partir de amanhã (inscrições, etc). As regatas começarão no sábado.

03-07-06
Festa Junina em Itapuã dia 8 de Julho
O Clube Náutico Itapuã convida para Festa Junina neste sábado, dia 8 de julho. Pinhão, pipoca e quentão. Renda para os formandos da escola estadual.

02-07-06
Veleiro Solaris está
na Venezuela
Ola Danilo!
Estamos em Isla Margarita, Venezuela, onde vamos passar a temporada dos furacoes. Daqui para Tortuga, Los Roques, talvez ate Bonaire e muitos outros lugares bonitos que existem por aqui.
Nosso trajeto para o norte foi ate St. Thomas nas ilhas virgens americanas.
Pensamos em ir para a Europa mas desistimos porque foi pouco tempo para conhecer o Caribe.
Desistimos tambem de ir para os USA pois sao 2000 milhas para tentar se proteger dos furacoes.
Provavelmente voltaremos ao Brasil em Fevereiro/2007 saindo de St. Maarten rumo a leste 600 a 800 milhas e apontar para Fernando de Noronha quando alcancar os alisios.
Agora esta comecando a sobrar tempo para atualizar o diario.
Desculpa a falta de acentos, pois este teclado e americano.
Um abraco.
Fernando e Miriam.

Notícias veiculadas no período Jun/05 a Jun/06