Sea Fighter
Nova classe de navios
James Dunighan
Tradução: Danilo Chagas Ribeiro

Um novo navio está sacudindo a Marinha americana. Em Julho de 2005 a Marinha tomou posse oficialmente do primeiro navio de uma classe nova: Littoral Surface Craft (LSC), batizado de "Sea Fighter", ou FSF-1.

Construção rápida
Originalmente este navio era tido apenas como experimental, para testar várias novas tecnologias. Mas os testes no mar foram tão bem sucedidos, que a pressão agora é construir esta classe em massa. Isso não será difícil de fazer. O Sea Fighter levou somente 20 meses para ser construído, e custa somente 50 milhões de dólares.

Água Marrom
Navios como este são indicados para uma nova força, chamada Marinha Costeira de Água Marrom. Os "marinheiros de água marrom", que estão pleiteando por mais ênfase em barcos pequenos e operações em águas costeiras não são mais considerados um grupo de orla, principalmente porque uma força maior para Águas Marrons deixaria a Marinha mais envolvida na guerra contra o terror.

Moleza
A Marinha tem sido deixada bem de fora da guerra contra o terror por causa da sua ênfase nos porta-aviões e submarinos nucleares. Apesar da inutilidade da aviação baseada em porta-aviões no Afganistão, a Marinha não tem tido muito o que fazer desde 11 de setembro de 2001. O Exército está assumindo a maior parte do trabalho e vendo crescer seu orçamento.

$50MI do LSC x $8BI de um porta-aviões
Com o custo dos navios tradicionais crescendo estratosfericamente o LCS (3.000ton, $250mi Littoral Combat Ship) e o LSC parecem muito mais atrativos. Novos destróieres custarão $2,5 bilhões de dólares cada. Isso equivale a 10 LCSs ou a 50 LSCs. Novos porta-aviões custam em torno de $8 bilhões cada, com o que é possível construir uma frota de navios para água marrom.

O que é tão importante a respeito do LSC?
Ele é um catamarã de 1.600 toneladas com 262 pés (79m) de comprimento, 72 pés de largura, e pode operar em águas com apenas 12 pés de profundidade (3,60m). A velocidade máxima é em torno de 45 nós (90km/h), o que é uma característica única para navios da Marinha americana (especialmente deste comprimento) e uma grande vantagem em operações costeiras. Mesmo em mar revolto (com ondas de mais de 2m) , o navio pode navegar a até 35 nós (70km/h). Isso deve-se em parte ao hidrofólio em forma de T.

Autonomia de 7.200km
O Sea Fighter tem uma tripulação de somente 26, e espaço no convés e embaixo dele para levar 12 containers de carga. Estes containers podem ser chamados "módulos de missão" e conter armas, eletrônicos e robótica, veículos para trabalhos na superfície e embaixo do mar para retirada de minas e de dispositivos anti-submarinos, destruição de navios de superfície e transporte de comandos. O convés é grande o bastante para manter 2 helicópteros. Há uma doca na popa para lançamento de barcos. O navio pode ficar no mar por 8 dias seguidos. Cruzeirando a 36 km/h, pode navegar 7.200km usando seus motores diesel. A alta velocidade é proporcionada por duas turbinas a gás LM-2500 gerando 33.600HP cada uma.

Aparência de nave espacial
Internamente, ele se parece mais como uma nave espacial do que como um navio.O navio é altamente automatizado, e equipado para monitorar grandes porções de costa, e realizar diferentes missões. O LSC é o tipo de navio que pode resolver as coisas na guerra contra o terror, assim como os LCS (maiores), e ambos podem manter-se no mar por meses, reabastecidos e recarregados no mar.

Disputa política
Resta ainda saber se as outras "uniões" dentro da Marinha (porta-aviões, submarinos ou navios de superfície convencionais) irão querer desistir de um ou mais de seus novos navios para permitir que a flotilha de LSCs e LCSs cresça. O alto escalão do Depto de Defesa e o Congresso podem resolver a questão pois são eles quem decidem que navio deve ser construído. O Congresso tem observado a falta de habilidade da Marinha em operações ao longo da costa, apesar dela pleitear mais domínio nesta área. Os marinheiros de água marrom estão informando o Congresso sobre os projetos do novo navio, e uma batalha amarga pelo orçamento está surgindo.

 

 


Envie seus comentários ao popa.com.br:

Seu e-mail:



CLICK APENAS UMA VEZ