Alerta aos navegadores (da internet)
Edição de imagens e mentiras no ar
Danilo Chagas Ribeiro

"Comandante Ademir de Miranda, o Gigante, encontra foto de seu bisavô em museu da cidade de
Sines, Portugal, dos idos de 1819. O antepassado do comandante foi almirante da Armada Portuguesa.
A semelhança do comandante do Entre Pólos com seu antepassado (à direita, na foto), é imensa".

 

Comandante Gigante comemorando seus 51 anos em Barcelona, a bordo do veleiro Entre Pólos, na semana passada.


14 Jul 2008
Foto do bisavô almirante do Comandante Ademir de Miranda, o Gigante, no museu de Sines, em Portugal? Armada portuguesa? 1819?...
É verdade?
Não, não é.
Em 1819 a fotografia ainda não havia sido inventada, e nessa época teria sido pentavô do Gigante ou anterior ainda, e não seu bisavô. Esta página pretende alertar os navegadores da Internet sobre as fraudes cada vez mais freqüentemente publicadas, e mostrar como é fácil montar uma imagem.

A imprensa internacional mostra sua vulnerabilidade
Não pense que as mentiras da Internet restringem-se a sites sem reputação. Nessa semana a Agência France Presse divulgou notícia de testes com mísseis iranianos e mostrou uma foto. Renomados jornais do mundo inteiro publicaram a imagem distribuída pela agência, obtida em um site ligado ao governo iraniano. A foto mostrava o lançamento de 4 mísseis simultaneamente. Mais tarde, nova foto foi apresentada pelo site com um míssil a menos. Só então a fraude foi constatada, embora qualquer leigo no assunto fosse capaz de identificar a farsa na foto inicialmente publicada. Era só observar com um pouco de cuidado, como se vê nas fotos mais abaixo.

Inspirado na manipulação que levou vexame à imprensa internacional, fiz uma brincadeira com a foto recebida ontem do Comandante Gigante, do veleiro gaúcho Entre Pólos, atualmente atracado em Barcelona.

Manipular imagens pode ser um passatempo, como resolver quebra-cabeças ou desenvolver qualquer outro tipo de atividade intelectual para fins de lazer. A seguir, descrevo ligeiramente o processo de montagem de uma imagem, para mostrar como é fácil.

Montagem
A imagem original que utilizei mostra o Gigante em frente ao que parece ser um poster fixado na marina de Sines, Portugal (foto ao lado). A farda que o comandante do Entre Pólos recebeu na montagem é a mesma do "colega" da foto. O uniforme teve o tamanho ampliado, já que o Gigante está em primeiro plano na foto.

O quepe não pode ser aproveitado porque está de frente na foto antiga, e o rosto do Gigante está de lado. Em busca no Google Imagens com a palavra "captain" consegui um quepe emprestado pelo Captain Turner em imagem publicada pelo Lousiana on line (foto abaixo). Foi preciso rebater (espelhar) a imagem lateralmente e ampliá-la para o tamanho conveniente. Eu queria um quepe branco, como o outro, e que estivesse em ângulo mais parecido com o do rosto do comandante gaúcho, mas me contentei com o que logo encontrei. Levou menos de 1 minuto para ter a imagem salva em meu computador.

O bigode, para manter o estilo do "almirante" do poster, e dar um ar de mais velho ao Gigante (fez 51 anos na semana passada), veio da busca por "moustache" no Google. A imagem encontrada e salva em menos de 1 minuto também (foto abaixo) foi redimensionada, girada, transformada em tons de cinza, e clareada.

As emendas das imagens sobrepostas foram tratadas com sobreposição de efeitos, como smudge, soften, correção gama e outros. É a parte que leva mais tempo.

Alguns pontinhos salpicados e manchas típicas de fotos antigas ajudam a dar mais credibilidade à montagem.

A borda branca recortada da foto, como se fazia antigamente, foi copiada de foto antiga de Tapes,RS publicada recentemente pelo Popa.
A montagem levou umas 2 horas, ao todo, mas poderia levar menos, não fosse o gosto pela brincadeira.

Curiosidades na imagem original: O que parece ser um estai à direita do marinheiro, passando por traz do que parece ser a extremidade de uma retranca, some a certa altura. Um dos dois cabos que aparecem atrás do ombro direito do "almirante", aparece mais em cima, um pouco mais para o lado. À esquerda do pescoço do oficial, há uma linha reta mais escura que eu não pude identificar.

Não deixe de conhecer a coleção de asneiras sobre vela e navegação.
E aí vai um pedido: avise sobre eventuais mancadas do Popa:info@popa.com.br


Fases da montagem

 

Na edição da imagem dos mísseis foi utilizada ferramenta avançada, mas o conceito foi simplista.
Observe a forma idêntica da poeira marrom no solo, causada pelos 2 mísseis à direita

Segundo noticiou a imprensa, a edição visaria esconder suposta falha no lançamento de um dos mísseis

As partes em laranja foram copiadas e coladas (em vermelho)

The New York Times, AFP

 

Todo mundo entrou na fria. Certamente, como a agência de notícias tem renome, ninguém se preocupou em checar a foto

Outras montagens

Brincando com as nuvens
Mar grosso
Que lua em Florianópolis!
Boeing no Arroio Araçá
Tubarão injustiçado
Cargueiro à vela
Comissão de regata severa
O tubarão e o surfista / Iceberg
A santa da Barragem do Salto, RS

 

Comentários: info@popa.com.br