Bóia no reboque
Barco de pesca reboca bóia no Guaíba
Danilo Chagas Ribeiro

09 Jul 2008
E
m torno das 11:00h deste domingo, 06 de julho de 2008, um fotógrafo fez uma imagem curiosa no Rio Guaíba, mostrando um barco do tipo comumente empregado em pesca na região, levando a reboque uma bóia de sinalização, do tipo marca especial. Segundo a informação do fotógrafo, o pesqueiro vinha aparentemente de local ao sul da Ponta Grossa, na costa leste, com a proa na cidade de Guaíba, na costa oeste do rio. O cruzamento dos rumos do fotógrafo e do "rebocador" deu-se nas proximidades da bóia de sinalização nº126, no Canal do Leitão.

Bóias desse tipo são comumente utilizadas na sinalização das extremidades de dutos de captação de água bruta ou de esgoto, para que se evite fundeio nas proximidades, o que poderia danificar a tubulação. Via de regra, estas bóias têm por fim evitar danos às instalações, e não às embarcações. Mas não é o que acontece em relação à marca especial nas proximidades do Veleiros do Sul, onde a extremidade da adutora do DMAE tem estacas submersas, que representam um perigo enorme à navegação. A bóia que sinaliza a encrenca garrou há poucas semanas, não mais que 6 meses após a implantação. A sinalização negligente de obra que oferece tão elevado risco é, no mínimo, uma irresponsabilidade da Engenharia do Depto de Águas e Esgotos de Porto Alegre. As bóias sequer foram refletorizadas pelo órgão municipal!

É possível que a bóia sendo rebocada no domingo seja aquela mesma que foi instalada junto à bóia luminosa 132 (veja foto mais abaixo), nas proximidades da Coroa do Angélico. Se assim for, quem sabe se o dono da bóia, possivelmente a Aracruz, tenha dado um alerta aos pescadores para que tentassem localizá-la depois de ter talvez garrado, e prometido uma recompensa a quem encontrá-la?
Não nos cabe tecer outras hipóteses sobre a finalidade do inusitado reboque.
Fica o registro.

 

Bóia de sinalização sendo rebocada por barco de pesca no Rio Guaíba. No fundo, à esq da foto, prédios da Fazenda Itaponã

Fotógrafo anônimo

 

A bóia do tipo Marca Especial é comumente utilizada para sinalizar adutoras

Fotógrafo anônimo

 

 

A bóia no reboque assemelha-se à bóia de Marca Especial implantada próximo
à bóia luminosa 132, aproximadamente no suposto rumo do barco pesqueiro fotografado

Danilo Chagas Ribeiro (imagem de arquivo)

 

 

Comentários: info@popa.com.br

11 Jul 2008
Pedro Sidou

Danilo,
Conforme as tuas considerações, realmente é a bóia da Aracruz que o Silvano (pescador) está rebocando para reposicionar. Durante o ventão de maio a manilha da amarra abriu e se foi. Inicialmente parou na praia de Sans-Souci e com a correnteza foi levada para a Ponta da Serraria. Bacana estar velejando a noite num pau de vento e dar de revesgueio, que seja, num troço destes.
sds
pedro sidou