Dragon Boats Festival
Competição na tradição chinesa
Augusto Chagas, de Auckland, Nova Zelândia

Assisti ao Festival de Dragon Boats. Aí vão duas fotos para teres uma idéia. As tripulações são de 20 remando, mais um timoneiro e um "tamboreiro" que marca o ritmo. São pessoas de firmas, escolas, clubes que se reúnem. Eles têm uniforme, barracas de cores e é um festival que vale a pena ver.

Neste sábado tinha mais de 30 tripulações (os barcos eram os mesmos) x 20/barco já são 600 pessoas. Bota mais os acompanhantes, churrasqueiros, etc e vê no que dá. A maioria das tripulações eram mistas, mas tinha até de idosas. Só vendo.

De acordo com a lenda, em 400AC o poeta chinês Ch'y Yuan afogou-se no rio Mi Lo para protestar contra o regime corrupto da Dinastia Ch'u. Os pescadores locais correram em seus barcos para salvá-lo mas era tarde. Para evitar que seu corpo fosse comido pelos peixes, eles bateram com seus remos freneticamente na água e atiraram arroz como um sacrifício a seu espírito. Atualmente a data da sua morte é lembrada pelas corridas nos Dragon Boat Festivals que acontecem mundo afora.

 

 

-o-