Do diário do veleiro Floripa
Stephen Ma

18 Abr 2008
O
comandante Stephen Ma e sua tripulação acabaram de concluir a circunavegação da América do Sul a bordo do veleiro Floripa.

Foi uma velejada de dar orgulho a todos os velejadores brasileiros.

Depois de 6 meses no mar, sem contar a subida de Florianópolis a Fortaleza, com 14.000 milhas navegadas, o Floripa atracou em Floripa, seu porto de origem, nesta terça-feira, 15 de Abril de 2008.

Uma licença dessas não é para qualquer um. "Penso vinte e quatro horas por dia em ti e nesse dia abençoado que vais chegar aqui", escreveu ao comandante sua esposa Carmen, em Março passado.

"Nosso querido comandante Stephen é um homem realizador, estrategista, de calma infinita, que provou a possibilidade de se fazer uma volta na América do Sul no sentido anti-horário", diz Giovani Frisene, tripulante do Floripa.

Aí vão trechos do diário a bordo do Delta36 Floripa, e a promessa do comandante gaúcho de escrever um livro contando suas peripécias. "Temos muitas estórias pra contar, inclusive o jeito certo e mais rápido de fazer esta viagem, que não foi o nosso caso", diverte-se o comandante Stephen.

O divertido trecho do diário do Floripa que publicamos abaixo é de especial interesse de quem gosta de aventuras tanto em terra quanto no mar.
Danilo [popa]

09 Out 2007
A viagem foi dividida em 4 etapas com aproximadamente 3.000 mn cada:
1) Floripa à Fortaleza (com REFENO) ----> 2.500mn , corrente contra a maior parte do tempo, 32dias com muitas paradas

2) Fortaleza à Panamá City -----> 3.000 mn, com tudo à favor e poucas paradas, saímos 17/out espero estar do outro lado do Canal (Pacífico) em 25 dias, 5 dias para acertar burocracia e percorrer o Canal, 11 de outubro lá

3) Panamá City até Valparaiso (na verdade 60mn abaixo - Y C Algarobo) ---------> 2.900 mn, as primeiras 500 mn com ventos e correntes favoráveis as outras 2.400 mn, 1100mn no Peru e 1.300 mn no Chile com corrente contra amena e eventualmente contra vento ameno, com muitas paradas, acho que 40 dias dá para fazer. Tenho informes que no verão, se não der El Niño, o vento pode ser leste perto da costa, um Terral turbinado pela diferença de temperatura continente/mar. Com 7 dias de parada tecnica em Panamá City, mais 40 dias de viagem, hipotéticamente chegaríamos 28 de novembro.

4)Y C Algarobo até Floripa ---------> 3.200 mn, não tenho a mínima idéia, vai ter que ser no "quem tem boca vai a Roma". Até Puerto Montt, Marina del Sur, parece fácil, depois até Punta Arenas pelos fiordes penso buscar informações na Marina del Sur. Pelo site é bem equipada com mais de 100 vagas para barcos, alugam barcos para passear nos fiordes, tem guincho, toda infra de clube, etc . Dezembro é o início da alta temporada, por isso não dá para esticar o trajeto até Galápagos, por exemplo. Se a gente não cruzar o Estreito no verão, só ano que vem!! Depois de Punta Arenas passamos para o Atlantico e vamos subir com corrente das Malvinas à favor, casualmente até Floripa (Ilha do Arvoredo), esperando frentes amenas, não acho que vai ser problema. Cruzar o Estreito são + ou - 150mn, depois tem 1.700mn até Floripa. Fui buscar no site weatherchannel as médias de tempuraturas em Punta Arenas no verão: max 14, min 6 , ou seja, é frio, mas não mata. Com roupas térmicas simples podemos aguentar a sensação térmica de zero graus com o vento no cockpit.

10 Out 2007
Amigos, depois de 4 dias para aprovar todos os trâmites burocráticos junto à Polícia Federal, Receita Federal e Capitania dos Portos para obter o PASSE DE SAÍDA, finalmente vamos zarpar.
Nossa intenção original era fazer uma escala na Guiana Francesa, mas mudamos nossos planos e vamos velejar 2.000 mn diretamente para Tobago. A tripulação preferiu se sacrificar um pouco mais neste longo trajeto, e descansar mais tempo em Tobago. O barco já está pronto e vamos sair aqui de Fortaleza em algumas horas. Estimamos gastar de 8 a 10 dias para cobrir esta perna. A previsão de vento é boa em todo percurso, praticamente empopado e com ondas também pela popa.
Depois de Tobago, rumamos para Aruba e depois Panamá, isto se não houver motim para alterar o curso.
Vamos ficar sem comunicação durante este período, mas assim que for possível vamos dar notícias.
Grande abraço para todos

29 Out 2007
Amigos, saimos de Fortaleza dia 18 de outubro e 960mn depois de 110horas (media excelente de 9 nos!) chegamos a Cayenne, capital da Guiana Francesa. A corrente de mais de 3 nos ajudou muito. Nao tinhamos visto para entrar no pais, mas arriscamos, dormimos na marina, demos uma volta pelo centro pra conhecer e 20h depois zarpamos para Tobago. Entramos e saimos do pais sem ser vistos. A viagem foi tranquila e a monotonia so era quebrada com cardumes de golfinhos e "enxames" de peixes voadores. Cruzamos com 3 navios. 'E um deserto azul.
Depois de Cayenne, Tobago. De novo deserto e agora com ventos mais fracos. Navegamos 630mn em 88 horas. Tobago e' uma cidade pobre, nao existe hotel no centro e ficamos em uma pensao, saimos amanha para Isla Marguerita ou Curacao, vamos decidir.
Esta parte da viagem 'e a mais dificil pelas distancias longas sem possibilidade de parada, daqui pra frente podemos parar vencendo curtas distancias em locais bons.
assim que puder mando mais noticias
abracos
stephen

10 Nov 2007
Estamos em Aruba, e vamos ficar 3 dias porque quebrei uma costela e trinquei outra, já esta calcificando mas o médico recomendou pelo menos 3 dias de repouso. Segunda seguimos viagem para Cartagena-Colombia, 380mn que segundo um americano que está 14 anos no mar, é um dos 5 trechos mais perigosos do mundo para navegar, com ventos que descem da montanha(!!??) que podem chegar a 40 nós de repente. Vamos ver que merda vai dar, eheheheh.
Queria parar em Barranquila, mas o gringo foi taxativo: vai ser assaltado. Todos os amigos dele que pararam lá foram assaltados, os caras vem à noite de bote ou à nado, calçam a mulher e o cara não reage, levam tudo.
Fico imaginando se calçarem o Robson e perguntarem pela bolsa ou a vida, vou que nem o japones da piada: vai moller, vai moller...ahhahahh.

O encontro com esse casal americano em Bonaire ajudou muito, inclusive nos presentearam com um CD detalhando todo o caminho até o Panamá, só pediu que levassemos uma garrafa de vinho. Quando perguntei se era tinto ou branco, riu e disse sim.../2 vinhos, barbada pela informação e o CD. Já deu as dicas para atravessar o canal e nomes de "despachantes" que vão ajudar (na verdade motoristas de taxi que tem ponto no Yacht Club), us$ 650 mais uma caução de u$800 que será devolvida caso nosso portentoso iate não cause danos ao canal, ahahah.

Na parada anterior ficamos em Curaçao, no Yacht Club, lugar excelente. Chegamos à noite e fiquei com medo de entrar no canal de acesso, muito estreito. Foi ótimo, porque no dia seguinte de manhã encalhamos e o pessoal do clube veio ajudar. Passamos a noite procurando lugar para ancorar, mas no baixio tinha 40 metros!!! Depois de algum tempo o Robson-olho de lince, achou que viu um trapiche...fomos aproximando...era o trapiche do Hilton Hotel, baita sorte. Na recepção nos informaram que o hotel estava lotado, que poderiamos ficar no trapiche até as 7:30h e infelizmente não poderiam oferecer instalações para banho....tudo bem que ninguém perguntou por isso...devia ser fedor puro,ahahah.

Aí começou o momento mais perigoso da viagem, quando o vigia do hotel disse que tinhamos que conoscer Campo Alegre, porque todos los marinheiros(depois fomos descobrir que os estivadores também) frequentam, que és sensacional, etc..acho que ganhava comissão.
Mas aí é uma longa história, que passa por cenas de sexo explicito em Puta's City, confabulações da Revolução Bolivariana, brindes à saúde de Hugo Chavez, Lula e Fidel, e por fim hospital para medicar/anestesiar as costelas quebradas. Estamos preparando o relato do correspondente do Caribe JacaMan, aguardem.
abraços
stephen

11 Nov 2007
Do seu correspondente do Caribe, JacaMan

Em Curaçao, depois de várias insistências do vigia da marina do Hilton Hotel, do motorista do táxi e do porteiro do hotel que nos hospedamos (só referencia da boa) , como “bons” marinheiros resolvemos conhecer o tal de Campo Alegre.

Nos disseram que havia mais de cem “guapas” morando (!?) lá, que qualquer hora do dia tinha movimento, etc, etc... Podíamos almoçar, jantar, enfim, ficar por lá. Depois de tanto tempo no mar, dar uma olhadinha não ia fazer mal!!!

Saímos do hotel às 19:30h (coisa de mentiroso!) e chegamos lá meio “cedo”, revistados por gigantes, as armas de fogo e, claro, as facas tinham que ficar na portaria, beleza!!! O Robson, brasileiro violento, deixou o cortador de unha na portaria. Só dava pra morrer de garrafada, ehheheh! Depois de umas poucas baleias e alguns bacalhaus , achamos melhor cair fora e ir jantar na cidade.

Boa janta, com direito a vinho Bourdox pela bagatela de u$30 , pedimos dois! Mas a droga do vinho é que causa um efeito “embelezador”, qualquer mocréia parece com a Giselle, daí , já que tínhamos as pulseirinhas para entrar , voltamos.

La Mierda...
Vocês não tem idéia do que é um condomínio cercado, com 157 prostitutas morando em 152 casas bem razoáveis!!! Parece um campo de concentração, com bastante embelezador lembra a RED ZONE de Amsterdan. O dono do negócio (putiero) tem que ser capa da Exame, aluga as casas para as coitadas, cobra ingresso dos marinheiros e vende comida e principalmente bebida para los locos marineros!!! Se alguém tiver a afim de tocar um negócio desses no Brasil, sou parceiro,eheheeh. É lucro certo!!! Melhor que ser dono de cemitério, ahahahah.

Curaçao tem uma refinaria de petróleo gigante, a 20 milhas da Venezuela, o transito de petroleiros e tripulações é intenso, essa galera vive/gasta no Campo Alegre, mais os estivadores. Até ai tudo bem, essa viagem ta virando um tédio mesmo, só mar azul e mais mar verde transparente, as vezes dá uma tempestade pra agitar a galera por 2 horas e é só!!!

Mas vamos voltar para Campo Alegre...
Tomamos umas cervejas (é ruim depois do vinho, mas vai lá). Começou o show de strip tease com umas baleias GIGANTES, como o Robson gosssta di mulleeer grandiii (sotaque catarina, por favor...), tudo bem. Daí o tempo vai passando, e só baleia e bacalhau. Quando chegou uma “mucho fêiaaa” fiquei com pena e tomei uma atitude, u$20 de caridade na calcinha. Meu amigo....a muler olhou pra grana com espantio, daí eu fiquei preocupado... Fui olhar la prata e era uma nota de u$100 , fiquei com vergonha de trocar!!! Bom.... dizem que dinheiro não traz felicidade. Cara... a muller se transformou!!! Pediu um pacote, daí saiu um consolo respeitável, e começou com as evoluções, oferece pra galera, todas essas mierdas que los marineros e capitans gustam despos de tiempos em el mar. Daí puxei uma salva de palmas, que acompanhado pela galera, parecia final de jogo do Corinthians!!!!

Mas as minhas costelas já não agüentavam mais, tinha que sentar urgente....

Um grandão (tri-gigante) babaca estava reservando 3 poltronas em frente ao palco, e não deixava ninguém sentar, era dos amicos. O cara era grande, mais não era 3 (com certeza tinha mais que o dobro do meu peso), resolvi peitar... Reclamou, praguejou, e eu falei que ia embora quando seus amigos chegassem, que também tinha pago ingresso e o lugar tava vazio.

No intervalo do show o mamute perguntou com desprezo de que porto eu vinha. Disse que era brasileiro em volta a Latine América, e blá blá blá, daí o cara amoleceu e elogiou o Lula, eu em sã inocência retribui e elogiei Hugo Chavez.... Meus amigos , o maior perigo da viagem estava recém começando!!! Esse Hernandez estava com mais 5 amigos mamutes, todos bem doutrinados pelo Chavez, e ofereceu uma rodada de cerveja à saúde de Lula. Beleza.... Depois retribui e ofereci uma rodada de cerveja para o Hugo (Chavez , bem íntimo) , daí show vai, show vem , ouvi um rumor da galera e dei uma olhada pro lado. Tá.... um negão fazendo stripe pras holandesas...

Continuei confabulando pela unificação da América Latina, sob comando de Chavez... Aqueles 10 segundos eternos.... Olhei de novo e a holandesa, não era figurante!!!, Baixou a sunga do negão e foi com vontade. A galera torcendo!!! Deviam proibir holandesas em “bares” masculinos, quebra a concentração, ahahahahah!!! Assim não dá pra planejar a revolução!!!!

Já com a unificação preparada, fiz objeções à participação da Arrggentina, não dá pra ser hermano de argentino - são egoístas e só querem se aproveitar dos outros. Eles concordaram, mas teríamos que conquistar com sangue o território. Legal , nova rodada de brindes à Fidel, desejando vida longa... E tava na minha hora de partir, o Robson desesperado, me fazendo sinais pra cair fora... Eu tranqüilo...

Na cabeça do Robson, depois me disse, só passava a preocupação de eu mencionar algumas frases/palavras que iriam acabar com minha vida normal!!sem dentes quebrados e ossos inteiros...

Não contavam com minha astúcia...
?o professor Girafales és um bom ministro de Educação?
A chiquinha es una gran primera dama.
Me gusta mucho el Kiko
Manda um grand abrazo para Chavez e su amigo Chapolin Colorado...ahahahah
Cara....ia ser muito engraçado!!!!!

Nos despedimos, e ganhei 5 abraços de urso de hermanos de toda vida, compañeros de la Revolución.... Resultado.... tive que ir pro hospital para anestesiar/medicar minhas costelas!!!!

JacaMan – from Aruba
Foto do Floripa: Fernando Maciel; Foto da família Ma: Kriz Sans (arquivo do Popa)