Incêndio no Pontal Santo Antônio
Fogo consumiu 50Ha de espécies nativas de flora e fauna
Danilo Chagas Ribeiro

30 Mar 2008
Neste domingo ocorreu um incêndio no Pontal de Santo Antônio, em Tapes,RS (Lagoa dos Patos), com importantes prejuízos à fauna e à flora nativas da região.

Há duas semanas velejadores da região observaram fumaça no Pontal. O mesmo ocorreu na sexta-feira passada. O local pertence à Fazenda Santo Antônio, da família Guerra, com área de aproximadamente 4.000Ha voltada ao reflorestamento com pinus.
Neste domingo foi para valer.

O incêndio da área, que já alcançava aproximadamente 50 hectares na noite de hoje, começou certamente pela manhã, no local conhecido como Birú, extremidade mais meridional do Pontal de Santo Antônio. Dali as chamas espalharam-se para oeste através da "Ponta da Ilha", como é conhecida a extremidade que aponta para noroeste.

No Birú, a pouca quantidade de acículas (folhas em forma de agulha presentes nas coníferas), não permitiu que os pinheiros fossem totalmente queimados. No entanto, quando o incêndio atingiu a Ponta da Ilha, o vento leste de mais de 20 nós encarregou-se de levar o fogo pelos 8km do local onde normalmente há um banhado.

Seco pela estiagem, o banhado teve grande quantidade de palhas de Santa Fé queimadas, dentre outras espécies típicas de banhado, com mais de 1 metro de altura.

O local é habitat de capivaras, lontras, ratões do banhado e tatus, dentre outras espécies nativas. O fogo encurralou os animais na ponta. "Até o final da tarde, mais ou menos 70% da Ponta da Ilha estava queimada", estimou o comandante Emilio Oppitz, consternado. O local é abrigo de velejadores nos finais de semana. Dentre as espécies de vegetação nativa atingidas encontram-se figueiras, coqueiros e butiazeiros.

Durante a tarde de hoje nenhuma aeronave foi vista sobrevoando a região. Ao meio-dia um avião passou por lá, sem revoar. Os bombeiros não combateram o incêndio. "Foi uma judiaria ninguém ter feito nada para apagar o fogo", declarou  o comandante Munir Conter, navegador na região.

Até o final da noite de hoje o incêndio podia ser avistado da cidade de Tapes, há mais de 10km de distância. O incêndio deverá cessar naturalmente mais ao norte do Birú, no "Capão da Lancha", onde a vegetação é muito escassa.

"Agora a pouco fui no clube e vi que as chamas estão altas. Vão acabar consumindo tudo!", lastimou Munir, às 22h de domingo.
Fonte: Emilio Oppitz;
Fotos: Elda Cascaes; Colaboração: Munir Conter.

 

Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura

 

 

-o-