Jogos Olímpicos de Beijing
Amanhã começa a Olimpíada, com o lema "Um Mundo, um sonho"
Danilo Chagas Ribeiro

07 Ago 2008
A
s atenções de todo o mundo voltam-se para a China. Amanhã começam os XXIXº Jogos Olímpicos. Na Grécia antiga a Olimpíada prestigiava 9 modalidades esportivas. Neste ano 10.500 atletas disputarão 28 Esportes de Verão. A cerimônia de abertura iniciará às 8:08h da noite (local) de 8/8/2008 (9 da manhã no Brasil) e se estenderá por 3,5 horas. O número 8 é o número da sorte na China. As regatas serão disputadas entre 9 e 21 de Agosto, no Centro Olímpico de Vela de Qingdao.

A vela nos Jogos Olímpicos
O esporte a vela teve início na Inglaterra. O termo “yachting” provém provavelmente do holandês “jaght” ou “jacht schip”, o que significa uma embarcação leve e rápida.

A primeira regata internacional ocorreu em 1851. Em 1900 o esporte a vela foi introduzido nos Jogos Olímpicos, e desde 1908 passou a ser disputado ininterruptamente.

Em Sidnei, em 2000, o "Yachting" trocou de nome, passando a se chamar "Sailing". Foi a primeira vez que um esporte olímpico teve seu nome trocado.

O Brasil em Beijing
Em um ranking de apostas, a revista americana Sports Illustrated aponta os medalhistas para a Olimpíada da China. O Brasil ficaria com 5 medalhas de ouro, 4 de prata e 6 de bronze. Dessas, a vela garantiria a prata com Scheidt e Prada na classe Star. O Brasil já trouxe 76 medalhas pra casa, desde 1920. Dessas, 14 foram conquistadas pela vela.

Forças
É na vela que o Brasil tem o seu melhor retrospecto. A vela já rendeu ao País seis ouros em Olimpíadas. Na última edição os brasileiros ficaram com dois ouros, conquistados por Robert Scheidt e a dupla Torben Grael/Marcelo Ferreira, e terminaram ao lado da Grã-Bretanha com o melhor desempenho.

Países favoritos na Vela
A Vela é marcada pelo equilíbrio de forças. Países como Espanha, Estados Unidos, Áustria e França são presenças freqüentes nos pódios da competição.


Provas:
classe 470 masculino
classe Laser masculino
RS:X masculino
classe Star masculino
classe 470 ferminino
classe Laser feminino
RS:X feminino
classe Yngling masculino
49er misto
finn misto
tornado misto

Os Jogos na Grécia Antiga
A bandeira olímpica apresenta 5 aros coloridos, representando os 5 continentes. Ao menos uma dessas cores será encontrada nas bandeiras de cada país participante.
A palavra "Olímpico" vem de Olímpia, local onde se realizavam os Jogos Olímpicos antigos na Grécia. As instalações do século 10 a.C. ostentavam arquitetura grandiosa em um local de beleza natural. Acomodavam 80.000 pessoas. Nos anos seguintes novos edifícios foram construídos. As comemorações tinham conotação festiva, política e religiosa. Os vencedores recebiam a premiação logo após a prova: uma palma e uma fita vermelha para colocar na testa. No último dia dos jogos os vencedores recebiam a coroa de oliveira, e na entrega eram pronunciados, além de seus nomes, os nomes de seus pais e de seu país.

Fotos: Delegação brasileira iça sua bandeira na vila olímpica.


Veja o calendário


Comentários: info@popa.com.br