Um pedido especial
Clube náutico busca a retomada do acesso por água

19 Out 2008
Encaminho pedido do Clube Náutico Itapuã (CNI). Conheço a batalha que a comodoria do clube vem enfrentando para safar um problema sério. É muito fácil de entender. Basta imaginar um clube náutico sem acesso por água.

Depois de uma tremenda chuvarada há alguns meses, a foz do arroio que dá acesso ao clube ficou assoreada de tal forma, que apenas barcos de muito baixo calado podem navegar por ali.

Vencidas as enormes barreiras burocráticas com o trabalho da comodoria e a ajuda de amigos, o clube precisa agora de recursos financeiros para realizar a obra. Segue o pedido de apoio do Clube Náutico Itapuã, ao qual peço a atenção de todos.

Danilo.

_________________________________________

Amigos do Popa

Como voces sabem, o canal de acesso ao Clube Náutico Itapuã, no arroio Estância, está assoreado com bancos de areia, representando um sério problema aos navegadores, sejam os pescadores ou as embarcações de esporte e lazer. Além de dar acesso ao clube, o arroio representa um valioso abrigo a quem navega na região sul do Guaíba. Todos correm riscos ao chegar à foz do arroio, principalmente à noite e nos dias de vento forte.

Esta situação foi agravada com a enxurrada ocorrida nos dias 2 e 3 de maio passado, quando uma grande quantidade de areia se depositou junto à entrada do canal, inviabilizando o acesso para barcos de mais de 1m de calado.

A partir dessa data, o CNI iniciou uma penosa jornada para viabilizar a dragagem do canal. Primeiro acionamos a Prefeitura para reforçar o pedido de licença junto à FEPAM. Mesmo assim tivemos que juntar uma lista enorme de documentos e, por fim, tivemos que solicitar licença também para a Marinha.

Conseguimos uma licença com autorização para a remoção de aproximadamente 5.000 m3 de areia, que será despejada junto à praia, como nas operações anteriores.

A partir daí fomos orçar os custos de uma draga com prestadores desse serviço e percebemos que era inviável a execução com os recursos que o clube dispõe. A solução foi ir em busca de uma draga emprestada. Conseguimos o empréstimo da draga do Iate Clube Guaíba, um apoio fundamental para viabilizarmos nossa empreitada.

Agora estamos na reta final e necessitamos de recursos para comprar diesel para a draga, que consome aproximadamente 100 litros/dia, extrapolando em muito nossa capacidade de pagamento. Por isso estamos recorrendo à comunidade de navegadores do Guaíba e Lagoa dos Patos para ajudar-nos através de colaboração expontânea e assim podermos viabilizar a dragagem antes do verão.

Inicialmente tínhamos pensado em promover uma venda antecipada de diárias, mas atualmente o CNI não pode prescindir desses recursos, fundamentais para manutenção e subsistência do Clube.

Abrimos uma conta bancária para receber as doações:

Clube Náutico Itapuã
Banrisul - 041
Agência - 0031
Conta - 06.853.147.1-2

cnpj - 00828323/0001-78
(dados atualizados às 14:38h de 19OUT2008)

Contamos com o apoio de todos e, se der tudo certo, já teremos condições de receber a todos no próximo mês, nos dias 22 e 23 de novembro, quando estaremos promovendo mais um velejaço e um Festival de Vela em parceria com o Clube dos Jangadeiros. Receberemos as flotilhas de monotipos dos clubes de POA aqui em Itapuã, com muita regata todo o final de semana na raia do CNI.

Atenciosamente

Christina Silveiro
     Comodoro
Clube Náutico Itapuã

 

 

Comentários: info@popa.com.br