Marina de Perros Guirec
Segurando a maré
Danilo Chagas Ribeiro
Colaboração: Zilton Gomes da Silva

24 Jun 2008
A
Bretanha, palco das batalhas do personagem Asterix no noroeste da França, tem uma costa de 3.500km, recortada por muitas praias, baías e enseadas, com lagos, rios e canais. A partir dos anos 60 a região tornou-se um grande pólo da navegação de recreio européia, contando hoje com 52.000 marinas, 120 escolas de vela e 230 centros de esportes aquáticos.

Uma das marinas da Bretanha tem uma característica inusitada. Os barcos estão dentro de uma grande piscina que os mantém flutuando na maré baixa.

A ver navios
As comportas da marina abrem-se duas vezes por dia, por ocasião da maré alta, claro. Assim, os horários de saída e chegada precisam ser planejados. Mas por ocasião das marés de quadratura, de pequena variação de amplitude e que ocorrem com as luas crescentes e minguantes, os donos dos barcos podem ficar "a ver navios" por até 4 dias. Ou seja, além dos finais de semana perdidos por ventos impróprios, pelas chuvas e pela temperatura, ainda tem os finais de semana perdidos pelas marés impróprias para a abertura das comportas.

Entrada difícil de encontrar
As comportas têm 6 metros de largura. "Foi difícil encontrar a entrada porque haviam muitos barcos por ali. Alguns estavam amarrados em poitas na parte 'seca' (de fora) da marina, e muitos aproveitaram as comportas abertas para dar apenas uma voltinha e entrar novamente. Tem que acreditar na carta náutica e na tábua de marés, e ir.", disse o velejador P. G. Lassous, que nunca havia entrado na marina.

Veja as fotos feitas pelo Comandante Zilton Gomes da Silva Malibu em Perros Guirec, mais abaixo.

Perto dali, há 64 anos
A região respira esportes náuticos. O comércio de barcos é intenso. Um Jeanneau de 34 pés, ano 1986, sai por 55.000 Euros. Todo mundo só quer saber de se divertir na costa norte da França. No entanto, há 64 anos, a 100 milhas de Perros Guirec, a costa francesa foi palco da maior invasão marítima da história. Os aliados desembarcaram 155.000 soldados na Normandia utilizando 14.200 lanchas de desembarque (foto). O "Desembarque da Normandia" ocorreu em 6 de Junho de 1944 utilizando 1.240 navios de guerra, mudou o rumo da história, e deu origem à expressão "Dia D".

 


Clique uma imagem para carregar todas da mesma moldura