Icebergs coloridos
Imagens curiosas
Danilo Chagas Ribeiro

02 Ago 2008
I
cebergs coloridos. São talvez as imagens mais curiosas que circulam sobre a Antártica na Internet.
A explicação do fenômeno seriam minúsculas bolhas presas no interior do gelo, que dispersariam luz em todas as direções e poderiam ter uma multiplicidade de cores devido a diversos fenômenos naturais. As listas verdes são atribuídas a algas que crescem no gelo.

Os icebergs da Antártica por vezes apresentam estrias ou faixas formadas por camadas de gelo que reagem a diferentes condições. As faixas azuis são criadas quando uma falha no gelo é preenchida com água derretida que congela tão rapidamente que nem chega a formar bolhas, como acontece nos glaciares.

Quando o iceberg cai no mar, a água salgada poderia congelar na parte inferior. Esta água, rica em algas, formaria uma faixa esverdeada. As faixas castanhas, pretas e amareladas poderiam ser causadas por sedimentos.

As fotos são atribuídas ao marinheiro norueguês Oyvind Tangen, 62, tripulante do navio de pesquisa oceanográfica, G.O. Sars, também norueguês.

O conservador e bem escrito jornal inglês Telegraph deu crédito às fotografias divulgadas em Março de 2008. Sites especializados em hoaxes (embustes) não registraram as fotos como farsas. Além disso, alguns desses sites validaram as fotos, como o Hoax-Slayer. As imagens são tão bonitas que quase 2.000 referências são citadas no Google.

Tenho a curiosidade de saber por que, em tantos anos de exploração da Antártica, não se viu mais fotos dos chamados rainbow icebergs, ou "icebergs arco-íris".

 

 

 

 

Comentários: info@popa.com.br