Tripulante acelera e causa Homem Ao Mar
Após punição, sargento desapareceu na Antártida
Globo.com

19/03/2008
O segundo-sargento Laércio de Melo Olegário, de 42 anos de idade e 20 anos de serviços prestados à Marinha, está desaparecido há quatro dias. Ele estava trabalhando na Antártida, no navio "Ary Rongel". Em nota, a Marinha disse que Laércio tinha sido visto pela última vez por volta das 6h30 deste sábado (15) e que as buscas estavam sendo realizadas no navio e no mar.

O Jornal da Globo localizou, esta noite, a mulher do sargento Laércio: ela mora em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Casada há 22 anos com o militar, Maria Goretti dos Santos Olegário afirma que soube do desaparecimento do marido ainda no sábado, quando foi procurada, em casa, por um oficial da Marinha.

Goretti conseguiu então falar, por telefone, com o comandante do navio. Ele lhe contou que, na véspera, seu marido havia cometido um erro e, como punição, acabou desligado da operação Antártica. “Quando ele acelerou o barco, um homem caiu dentro d’água. Meu esposo entrou em pânico por ver aquilo”, explica Goretti.

Segundo ela, o mergulhador que caiu no mar foi salvo por outros marinheiros. Mas, ao voltar ao navio, Laércio recebeu a punição do comandante. “Amanhã você embarca no avião que vai para o Brasil”, conta a mulher do sargento. De acordo com a versão de Goretti, um outro oficial, que não é o comandante do navio, comentou que o segundo-sargento pode ter se suicidado. Mas, para ela, isso não ocorreu, por isso as buscas não podem ser interrompidas. "Eu e minhas duas filhas, meu marido desaparecido, o que eu vou fazer?". Ela completa: "para mim, ele não está morto".

O comando da Marinha informou que já foi instaurado inquérito para apurar o desaparecimento do segundo-sargento. Todas as testemunhas estão sendo ouvidas e as últimas imagens do militar captadas pelo circuito interno do navio "Ary Rongel" estão sendo analisadas.

Segundo a assessoria de comunicação da Marinha, os relatos da mulher do desaparecido também constarão do inquérito e serão esclarecidos. No momento, a Marinha concentra esforços na operação de busca.

 

Veja o vídeo do Jornal da Globo